20.12.2013Sabão: Cella
Pincel: Vie Long 12705B
Espuma: na cara com movimentos circulares e de pintor
Máquina: Merkur 37C
Lâmina: Gillette Bleue Extra
Passagens: 3
Pós Barba: Espuma de conforto
21.12.2013Sabão: Palmolive
Pincel: Vie Long 12705
Espuma: na cara com movimentos circulares
Máquina: Leresche
Lâmina: Gillette Silver Blue
Passagens: 4
Pós Barba: Espuma de conforto e ASB La Toja
22.12.2013Sabão: Palmolive
Pincel: Semogue 650
Espuma: na cara com movimentos circulares
Máquina: Leresche
Lâmina: Gillette Silver Blue
Passagens: 3
Pós Barba: Espuma de conforto e ASB La Toja
Não sei se é do lote ou de estar habituado à Gillette Bleue Extra, mas a Gillette Silver Blue pareceu-me menos afiada, até me lembro de a Platinum ser mais afiada...
O stick Palmolive espuma fácil, em abundância e dá um bom acolchoamento. O deslize e proteção são adequados. A espuma tende para o seco e a hidratação deixa a desejar. O aroma é reminiscente do stick Lea, ou seja, nada de especial e algo artificial. O stick Lea é sem dúvida uma melhor aposta para um aroma similar.
O Vie-Long 12705B está a ficar cada vez mais suave, mas ainda tem um pelo ou outro que não permite fazer a espuma em movimentos circulares, pica. Melhorou bastante depois de cerca de uma semana de espumas, mas ainda não está no ponto.
O 12705 permite fazer a espuma em movimentos circulares apesar de ter mais firmeza nos pelos, isto é, faz espuma sem picar, por isso é expectável que o 12705B ainda se torne melhor que este. Por outro lado, o 12705B espuma com maior facilidade que o 12705 (talvez por ter menor altura de pelo), tem um pelo menos esfoliante mas também mais frágil (parece borracha). O pincel deve ter perdido uns 70 pelos no período de suavização

Ainda está bastante denso, mas espero que estabilize, porque a perder pelo assim não dá.
Estes pincéis são uma delicia a aplicar a espuma na cara. Para fazerem espuma na cara são um bocado incómodos, não porque picam, isso desaparece com o tempo e com a adaptação da técnica, mas porque a água tende a descer pelo nó, assim como a espuma, lambuzando tudo e criando uma espuma pouco volumosa a tender para o seco ou para o extremamente hidratada. É difícil controlar a água. Eu não aprecio reduzir a altura do pelo, principalmente porque retira suavidade a estes pincéis, mas, neste caso, um cavalo com mistura 50/50 e altura reduzida não ficará muito áspero e é capaz de ajudar na questão da água.
Por falar em suavidade, usei os cavalos durante as duas semanas que passaram e pude constatar que de vez em quando picam e são algo esfoliantes quando pressionados contra a pele, mas as suas pontas são muito suaves. Suaves ao ponto de sentir aspereza quando mudei para o Semogue 650 com pelo silvertip (claro que o primeiro uso de um pincel que está seco é sempre mais desconfortável e eu não o ensopei no dia anterior, mas mesmo assim é digno de nota a sensação de pelo mais áspero que me deu mudar de pincel).
Percebi porque os meus 12705 racharam o cabo, no 12705B isso não está a acontecer nem vai acontecer. O que sucede é que o nó do 12705 é demasiado largo para a abertura do cabo. O nó está tão justo que, com a humidade, incha e pressiona o cabo para fora até estalar. No 12705B nota-se alguma folga entre o pelo e o cabo.
Talvez por isso também rachem as anilhas de plástico dos Semogue ou os cabos dos Omega.
Nota: Um pincel de cavalo deve ser usado na mão ou na taça pelo menos duas semanas para amaciar as pontas antes de começar a espumar na cara.