Para quem gosta do barbear clássico é inevitável a incursão pelas navalhas. No entanto estas, além de onerosas, carecem de manutenção e por vezes, fruto de uma má técnica ou manutenção não proporcionam um barbear tão confortável quanto as nossas, já familiares, maquinas com lâminas DE.
Como forma acessível de trazer as lâminas modernas para esta arte antiga e também como tira-teimas sobre se este tipo de barbear é de facto o que procuramos, nada melhor do que o navalhete. No entanto este não é permissivo e um escanhoado pode muito rapidamente dar para o torto.
Tendo isso em mente e para colmatar essa característica comecei por me iniciar com um navalhete da E.Weck & Co. com guarda. E numa só palavra: ESPECTACULAR.

O que me levou a escolher esta marca foi precisamente esta guarda. Existem as de pente fechado e de pente aberto.
A sua função óbvia é de proteger contra os erros do principiante, ajudando com o ângulo de posicionamento da lâmina. Como é evidente, ao mudar de lado da face torna-se necessário inverter, também a guarda. Este processo não sendo moroso ou difícil, atrasa o escanhoado embora compensando em segurança. Mas não nos podemos esquecer que, para todos os efeitos, este é acima de tudo um valioso auxiliar num processo de aprendizagem. Com o evoluir da técnica é perfeitamente possível proceder ao escanhoado sem a guarda.
A marca também produziu navalhetes para o corte de cabelo. Estes são menores mas passíveis de serem usados para o barbear. Chamo no entanto a vossa atenção para o facto de que as guardas que acompanham estes últimos tapam na totalidade a lâmina não sendo possível utiliza-las para o barbear.
Como características ressaem as suas dimensões idênticas á de uma navalha tradicional. O peso é, neste exemplo, de 49 grs para o Sextoblade com lâmina e guarda contra as 46 grs da J.A. Henckels 72 ½. As hastes acabam por ser muito semelhantes em espessura.

Utiliza lâminas para corte de cabelos que facilmente se encontram em lojas físicas embora mais caras que as DE convencionais

Pessoalmente, por serem mais espessas inspiram-me mais confiança que as DE num navalhete convencional.


Como curiosidade: há quem afie e mantenha as lâminas originais. A própria marca comercializava um assentador.

Ou seja, também aqui se trata de uma porta de entrada para o mundo das SR.


Resumindo: para um iniciante ou mesmo amante das SR e dadas as suas características de peso e tamanho, esta é sem dúvida uma excelente escolha.

Carecendo obviamente do carisma de uma navalha tradicional acredito que ombreie e sobressaia em relação a muitas navalhas que por aí pululam.

Cumprimentos.

Uma vez que são intermutáveis, não é incomum encontrar
modelos de hair shaper com guardas para a barba e vice versa. Deve-se-se prestar especial atenção a este facto pois a
s guardas dos hair shapers não se prestam ao escanhoado. As guardas dos navalhetes para barbear curvam para fora, as do hair shapers curvam para dentro tapando parcialmente o gume da lamina.Neste exemplo as guardas 1,2 e 4 são para barbear. A 3 e 5 são de hair shapers.

foto do @TheVez2 retirada daqui." />