Pois é, depois de tanto conversar e falar das maravilhas do Barbear Clássico, um amigo Norueguês largou a máquina elétrica que ele usava e comprou um Mach3 e espuma em lata. comecamos a conversar e ele falou comigo que nunca tinha tido um barbear tão bom como esse... aqui foi o final do Mach3 que ele tinha acabado de comprar. Conversamos mais um pouco e expliquei pra ele realmente como é o barbear clássico; que ele precisa de uma barbeador classico, um pincel, sabão ou creme de barba e um after shave. Dito isso ele se animou e por indicacão minha comprou um R89. E dei pra ele um pincel de texugo que estava encostado, um sabão palmolive (achei numa loja aqui e tinha comprado pra guardar), uma xícara grande de café (que eu usava antes de comprar minha Scuttle), amostras de giletes de barbear (uma de cada das que eu tenho aqui) e uma amostra do Old Spice e do bálsamo Nívea.
Ele veio aqui no meu ap num sábado e fomos às explicacões práticas. De frente pro espelho no banheiro, mostrei pra ele como fazer a espuma à partir do stick palmolive (direto na cara), peguei o proraso e fiz a espuma na tigela, peguei o Tabac e fiz a espuma na mão tudo isso explicando também como é que a espuma tem que parecer quando está pronta (prestando atencão à quantidade de água e que a cara também tem que estar molhada). Depois pegamos a R89 e fiz minha barba para mostrar pra ele o ângulo de uso do barbeador e o trabalho do pincel na cara.
Foi recomendado que ele fizesse apenas uma passagem à favor do pelo nas duas primeiras semanas pra se acostumar com o novo estilo de fazer a barba e os ângulos do barbeador clássico.
Já faz pouco mais de uma semana e tenho mandado msgs pra ele pra saber como está indo e a resposta foi uma só: "nunca tive um barbear tão bom como o que eu estou tendo agora e estou adorando muito mesmo a rotina do barbear clássico. Não volto nunca mais à máquina elétrica ou multi-lâminas."
Sucesso total em mudar e melhorar de alguma forma a qualidade do dia-a-dia de uma pessoa. E eu estou muito, muito feliz em ter conseguido fazê-lo mudar para o barbear clássico. E na última mensagem que ele me mandou, ele já falou que quer aprende a se barbear com navalha também.
E aqui a explicacão do por que escrevi 1 + 1 no título do tópico:
E depois desse sucesso todo, minha esposa também se interessou no negócio e estou iniciando as mudancas com ela também e ela gostou da primeira experiência. Espero que ela também seja mordida pelo bicho do barbear classico.