Author Topic: Canetas Nacionais  (Read 4931 times)

Offline Nuvem negra

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • Email
Canetas Nacionais
« on: August 02, 2015, 10:45:48 pm »
0
Olá a todos.

      Fui durante muito tempo um observador off do vosso site, dai ter sentido que o mais correto era registar-me e participar.

    O tema que mais estou a vontade é as canetas, pois tenho umas quantas canetas, modestas na sua maioria. Tenho preferência por canetas em plásticos coloridos, riscas, marmoreados e ebonite, mas procuro adquirir as peças pelo seu aspecto de conservação independente da marca que possa ter ou não e do custo. O que me mais me fascina é procurar o máximo de informação de cada peça e do seu fabricante sempre que isto é possível, e isto também nos aparos de mergulho, tintas caligráficas e uma ou outra peças relacionada ou associada á escrita.
As marcas nacionais que não me parecem muitas, penso que pouco mais de meia dúzia se incluirmos duas de estilistas de moda e três de aparos de mergulho.
     Claro está de que o que me chamou a  atenção do site foi umas canetas de fabrico nacional de marca FELISA, as quais tenho três modelos, mas só um tem a gravação no corpo, os outros dois modelos só os aparos como referência, e um dos modelos o clipe tem gravado “ Imperial” que não sei se será o modelo.
     Quanto a história da marca que julgo estar correto pelos elementos que tenho e são os seguintes.

      INDUSTRIA FELISA PORTUGAL - De Felisminos e Machado, fundada em 1930. Com representação de várias marcas, passou também representante da Conklin e com oficina de reparação de canetas para todas as marcas. Só encontro referências á marca FELISA em janeiro de 1951, o que não será errado podermos dizer que as canetas serão dos finais dos anos 40 a inícios dos anos 50. Alguma da publicidade aparece também associada a Papelaria Rijo na sua maioria, mas também a outras de Lisboa e Porto.

Tags: felisa 
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal