Author Topic: Rei das Facas no RJ  (Read 62663 times)

Offline cegadede

  • Moderador Local
  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Rei das Facas no RJ
« Reply #60 on: October 20, 2011, 07:36:52 pm »
0
Aí, já tá me fazendo querer gastar um dinheiro! :P  hauahuauhahuahuahuauh

Vou procurar algo melhor depois. O que recomendam?

Aí depende de quais são as suas facas.

Nada que preste! Tramontina de cabo branco, destas linhas mais baratas, que vendem em "kits"...  Depois vou até querer recomendações pra ter pelo menos uma ou outra faca boa em casa. Tenho até uma de legumes, também de cabo branco, mas que dá pra notar que é melhor um pouquinho, mas ainda assim, nada demais.



Cegadede, qto mais afiada melhor, e mais segura.
Qdo nao sabia afira, achava que 600 era suficiente. Hoje, chego a stropar as fcas.
1000 ainda é pouco, ams melhor que nada. O preco, variacom a qualidade,
As naniwa custam mto mais,
Mas antes esta do qeu nada.

To vendo que a pedra que comprei vai virar peso de papel em breve... Já to me arrependendo de não ter comprado a 240-1000. hehehe

Nesse nível e considerando que as facas ainda não estejam cegas, recomendo essa chaira cerâmica: http://www.dealextreme.com/p/ceramic-knife-sharpener-whet-stick-44904

Ela tem o grão próximo de 1.000 e, se usada numa faca que ainda está afiada, a mantém com o fio "tinindo". Fora que é bem baratinha.

Quando compro facas novas faço a sequência 300-600-1200-2000-4000-8000-12000 e óxido de cromo aplicado em uma fita micropore colada em um pedaço de vidro. As facas ficam cortando MUITO e o fio fica um espelho. Para a manutenção só chaira lisa até começar a perder o fio. Quando isso acontece geralmente basta fazer a sequência de 2000 pra frente.

mas este meu setup é completamente overkill, eu sou meio doido mesmo. Com essa pedra 400/1000 você já vai ser capaz de fazer um fio melhor que o de fábrica (e melhor do que as facas das casas de 99,99% das pessoas). Se além da pedra vc comprar a chaira do link você vai poder manter a faca sempre com fio no mesmo nível sem precisar ficar voltando pra pedra, bastam algumas passadas na chaira logo antes de usar a faca e logo antes de guardar.
« Last Edit: October 20, 2011, 07:49:29 pm by cegadede »
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Rei das Facas no RJ
« Reply #61 on: October 20, 2011, 07:57:21 pm »
0
Ah japonesa que eu vi era 240-1000. Achei estranho essa diferença grande, mas não entendo disso, então...

Bem, pelo visto fiz besteira grande, né? Comprei uma chaira Mundial (um pouco grossa e meio grande) qualquer e essa pedra 120-200...  To quase indo lá de novo e tentando trocar a chaira e a pedra ruim, somando uma graninha, pela pedra japonesa e depois a chaira de cerâmina da DE.
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline cegadede

  • Moderador Local
  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Rei das Facas no RJ
« Reply #62 on: October 20, 2011, 07:58:43 pm »
0
Ah japonesa que eu vi era 240-1000. Achei estranho essa diferença grande, mas não entendo disso, então...

Bem, pelo visto fiz besteira grande, né? Comprei uma chaira Mundial (um pouco grossa e meio grande) qualquer e essa pedra 120-200...  To quase indo lá de novo e tentando trocar a chaira e a pedra ruim, somando uma graninha, pela pedra japonesa e depois a chaira de cerâmina da DE.

É bem mais vantagem.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline cegadede

  • Moderador Local
  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Rei das Facas no RJ
« Reply #63 on: October 20, 2011, 08:05:22 pm »
0
Ah e se quiser comprar facas boas on-line, recomendo este site: http://www.chefknivestogo.com/

E, se quiser algo realmente especial e único, tem nosso amigo Callega.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Rei das Facas no RJ
« Reply #64 on: October 20, 2011, 08:11:37 pm »
0
Ah japonesa que eu vi era 240-1000. Achei estranho essa diferença grande, mas não entendo disso, então...

Bem, pelo visto fiz besteira grande, né? Comprei uma chaira Mundial (um pouco grossa e meio grande) qualquer e essa pedra 120-200...  To quase indo lá de novo e tentando trocar a chaira e a pedra ruim, somando uma graninha, pela pedra japonesa e depois a chaira de cerâmina da DE.

É bem mais vantagem.

Não tem galho eu fazer essa mudança brusca? 240 para 1000?  Tipo, pegar a faca, tacar ela na 240 direto, jogar na 1000 e ficar só mantendo na chaira de cerâmica?

Se não tiver galho, vou lá agora trocar!

Ah, verificado, a pedra que comprei é 120-240, um tiquinho melhor que 200, mas ainda ruim...   Só alguém confirmar isso e eu vou lá.

Edited: Pronto, trocado! Peguei a pedra japonesa 240-1000! Só falta agora a chaira de cerâmica, mas acabei de ver que está em falta na DE. Dá pra ficar sem ela por enquanto?
« Last Edit: October 20, 2011, 09:07:44 pm by brunofontes »
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Rei das Facas no RJ
« Reply #65 on: October 20, 2011, 11:59:00 pm »
0
Respondendo a mim mesmo, só pq os remendos já deixaram a mensagem anterior meio confusa:

Descobri o nome da pedra. Sei que devo ter pago muito mais nela do que se tivesse procurado em outro lugar, mas teve a conveniência deu já estar com ela e não perder ainda mais dinheiro, considerando os itens "errados" que eu havia comprado anteriormente.

É uma Suehiro 240/1000.
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline cegadede

  • Moderador Local
  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Rei das Facas no RJ
« Reply #66 on: October 21, 2011, 12:34:35 am »
0
Respondendo a mim mesmo, só pq os remendos já deixaram a mensagem anterior meio confusa:

Descobri o nome da pedra. Sei que devo ter pago muito mais nela do que se tivesse procurado em outro lugar, mas teve a conveniência deu já estar com ela e não perder ainda mais dinheiro, considerando os itens "errados" que eu havia comprado anteriormente.

É uma Suehiro 240/1000.

Pelo que li por aí é uma boa pedra. E sim, dá pra esperar a chaira.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Rei das Facas no RJ
« Reply #67 on: October 21, 2011, 10:16:13 am »
0

E, se quiser algo realmente especial e único, tem nosso amigo Callega.

Valeu a referencia.
Obrigado
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Rei das Facas no RJ
« Reply #68 on: October 21, 2011, 01:14:16 pm »
0

E, se quiser algo realmente especial e único, tem nosso amigo Callega.

Valeu a referencia.
Obrigado

Opa, claro que dou preferência a comprar com o Callega! :)
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Rei das Facas no RJ
« Reply #69 on: October 21, 2011, 03:19:11 pm »
0
Ah, e nóis pedala..
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Rei das Facas no RJ
« Reply #70 on: October 23, 2011, 07:23:54 am »
0

E, se quiser algo realmente especial e único, tem nosso amigo Callega.

Valeu a referencia.
Obrigado
Concordo plenamente, devemos valorizar os nossos Confrades!!! :D
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Rei das Facas no RJ
« Reply #71 on: February 10, 2012, 05:52:12 pm »
0
Nesse nível e considerando que as facas ainda não estejam cegas, recomendo essa chaira cerâmica: http://www.dealextreme.com/p/ceramic-knife-sharpener-whet-stick-44904

Ela tem o grão próximo de 1.000 e, se usada numa faca que ainda está afiada, a mantém com o fio "tinindo". Fora que é bem baratinha.

Essa chaira sumiu da DealExtreme. Nunca mais a vi. Então voltando a perturbar um pouquinho, vale a pena alguma outra, ou fico só na pedra mesmo?
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Rei das Facas no RJ
« Reply #72 on: February 10, 2012, 10:27:21 pm »
0
Nesse nível e considerando que as facas ainda não estejam cegas, recomendo essa chaira cerâmica: http://www.dealextreme.com/p/ceramic-knife-sharpener-whet-stick-44904

Ela tem o grão próximo de 1.000 e, se usada numa faca que ainda está afiada, a mantém com o fio "tinindo". Fora que é bem baratinha.

Essa chaira sumiu da DealExtreme. Nunca mais a vi. Então voltando a perturbar um pouquinho, vale a pena alguma outra, ou fico só na pedra mesmo?
Se for para manter o fio, existem chairas à venda por aqui.
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Rei das Facas no RJ
« Reply #73 on: February 11, 2012, 02:46:02 am »
0
Essa chaira sumiu da DealExtreme. Nunca mais a vi. Então voltando a perturbar um pouquinho, vale a pena alguma outra, ou fico só na pedra mesmo?
Se for para manter o fio, existem chairas à venda por aqui.
[/quote]

É só para manter o fio mesmo, Gadrel. Na verdade, apesar de gostar do assunto, não entendo lhufas e não levo o menor jeito com a coisa. Tenho uma pedra 400 - 1000, pq eu tinha feito besteira e comprado uma 120-240 + uma chaira qualquer. Aí troquei tudo na mesma loja por uma 400 - 1000.

As facas até ficaram cortando melhor do que veio originalmente, mas estão longe de estarem boas. hehehe Várias imperfeições na lâmina e tudo o mais. Só que elas perdem o fio relativamente rápido, então não sabia se qualquer chaira serviria ou se eu teria que voltar a pedra sempre.
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Rei das Facas no RJ
« Reply #74 on: February 11, 2012, 02:59:08 am »
0
Acho que o problema é a faca! Compra uma Tramontina! Tenho um set a cerca de um ano e nem precisei afiar ainda! Mas não uso muito!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal