Eu nao tenho nenhum, Mas sei alguns cuidados que se devem ter no queimadores de pellets. Deves comprar pellets certificadas para terem menos humidade e então queimarem melhor e não sujarem tanto o copo e assim precisarem de menos limpezas, mas mesmo assim terá de se limpar diariamente. As pellets são baratas. Se comprares as de pellets, um conselho, não compres da Roca, estão a dar raia. Se for de GN, não tens qualquer problema.
Obrigado Bninho!
Tenho lido bastante sobre este sistema mas ainda não consegui encontrar testemunhos de quem tenha realmente feito a mudança de um para o outro.
Há quem fale maravilhas, mas também já li que não é ouro sobre azul. Muito embora a maioria dos comentários que li a esse respeito sejam de há uns 2/3 anos atrás.
Esta semana vou estar com o instalador que me forneceu o orçamento que mais me agradou (tanto pelo valor, como pelas explicações que me deu na altura, acerca do funcionamento) e já vou colocar mais algumas questões, que vão pesar na decisão de optar por lenha ou pellets.
A possibilidade de programação é uma das mais valias anunciadas, se bem que considero ser apenas uma questão de comodismo.
Agrada-me o facto de ao haver uma quebra de luz o equipamento se desligar automaticamente. No caso de ser a lenha temos de ter o cuidado de abrir o recuperador e baixar a queima (isto já vi o meu cunhado ter de fazer no dele). Estou a falar no caso de um sistema de aquecimento central.
Os Pellets permitem também programar a temperatura de funcionamento, e penso ser aqui a principal forma de obter maior rendimento deste combustível face à lenha normal, que nesses tem de ser a "olhómetro".
Não me agrada a necessidade de ter de ser feita uma manutenção técnica todos os anos, cujo valor (pelo que tenho lido) pode rondar os 90/100€. A menos que seja uma intervenção simples e possa ser feita por mim.
Não me agrada o facto de estar dependente de uma única forma de combustível... Existem os mistos, queimam lenha, caroço de azeitona, pellets, etc, mas esses são valores upa upa...
Também tenho lido sobre a qualidade dos pellets, há testemunhos de quem nota de um ano para o outro diferenças na qualidade, mesmo sendo da mesma marca e então optam por comprar um saco de cada marca, vêem como se comportam e compram a que lhes dá melhor experiência nesse ano.
Já li também que faz um certo ruído a trabalhar(?) e este comentário não me agradou muito. Fiquei sem perceber bem o que provoca esse ruído, deduzo que seja o alimentador de pellets, já que estes equipamentos têm um silo que vai alimentando a queima.
Não me agrada ter de limpar todos os dias... sou preguiçoso...
Com a lareira é uma preocupação que não tenho, quando estiver cheia limpa-se.
Bninho, quando falas em Roca e GN estás a falar de marcas de recuperador ou de pellets? Não conheço a marca GN...
Os equipamentos que tenho orçamentados são da Brompi.
No caso de pellets - Alpes Hydro+BA, 16.9kw
No caso de lenha - Hydro 50, 18kw