Author Topic: Recuperador de calor a lenha ou pellets?  (Read 10230 times)

Offline secretum

  • Trade Count: (+15)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1571
  • PT - Coimbra
  • Respect: +32
    • Email
Recuperador de calor a lenha ou pellets?
« on: October 24, 2015, 02:10:36 am »
0
Meus caros, pedia a opinião a quem tenha já passado pelo mesmo e que possa dar uma luz...

Vantagens/desvantagens

Recuperador de calor a lenha VS Recuperador de calor a Pellets

Quero instalar um sistema para aquecimento central mas estou muito indeciso entre lenha ou pellets.
Algum de vós migrou de um sistema para o outro e que possa dar testemunho da experiência?


Grato ;)

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Recuperador de calor a lenha ou pellets?
« Reply #1 on: October 24, 2015, 09:04:43 am »
0
Eu nao tenho nenhum, Mas sei alguns cuidados que se devem ter no queimadores de pellets. Deves comprar pellets certificadas para terem menos humidade e então queimarem melhor e não sujarem tanto o copo e assim precisarem de menos limpezas, mas mesmo assim terá de se limpar diariamente. As pellets são baratas. Se comprares as de pellets, um conselho, não compres da Roca, estão a dar raia. Se for de GN, não tens qualquer problema.

Offline secretum

  • Trade Count: (+15)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1571
  • PT - Coimbra
  • Respect: +32
    • Email
Re: Recuperador de calor a lenha ou pellets?
« Reply #2 on: October 24, 2015, 06:33:58 pm »
0
Eu nao tenho nenhum, Mas sei alguns cuidados que se devem ter no queimadores de pellets. Deves comprar pellets certificadas para terem menos humidade e então queimarem melhor e não sujarem tanto o copo e assim precisarem de menos limpezas, mas mesmo assim terá de se limpar diariamente. As pellets são baratas. Se comprares as de pellets, um conselho, não compres da Roca, estão a dar raia. Se for de GN, não tens qualquer problema.

Obrigado Bninho!

Tenho lido bastante sobre este sistema mas ainda não consegui encontrar testemunhos de quem tenha realmente feito a mudança de um para o outro.
Há quem fale maravilhas, mas também já li que não é ouro sobre azul. Muito embora a maioria dos comentários que li a esse respeito sejam de há uns 2/3 anos atrás.
Esta semana vou estar com o instalador que me forneceu o orçamento que mais me agradou (tanto pelo valor, como pelas explicações que me deu na altura, acerca do funcionamento) e já vou colocar mais algumas questões, que vão pesar na decisão de optar por lenha ou pellets.

A possibilidade de programação é uma das mais valias anunciadas, se bem que considero ser apenas uma questão de comodismo.
Agrada-me o facto de ao haver uma quebra de luz o equipamento se desligar automaticamente. No caso de ser a lenha temos de ter o cuidado de abrir o recuperador e baixar a queima (isto já vi o meu cunhado ter de fazer no dele). Estou a falar no caso de um sistema de aquecimento central.
Os Pellets permitem também programar a temperatura de funcionamento, e penso ser aqui a principal forma de obter maior rendimento deste combustível face à lenha normal, que nesses tem de ser a "olhómetro".
Não me agrada a necessidade de ter de ser feita uma manutenção técnica todos os anos, cujo valor (pelo que tenho lido) pode rondar os 90/100€. A menos que seja uma intervenção simples e possa ser feita por mim.
Não me agrada o facto de estar dependente de uma única forma de combustível... Existem os mistos, queimam lenha, caroço de azeitona, pellets, etc, mas esses são valores upa upa...
Também tenho lido sobre a qualidade dos pellets, há testemunhos de quem nota de um ano para o outro diferenças na qualidade, mesmo sendo da mesma marca e então optam por comprar um saco de cada marca, vêem como se comportam e compram a que lhes dá melhor experiência nesse ano.
Já li também que faz um certo ruído a trabalhar(?) e este comentário não me agradou muito. Fiquei sem perceber bem o que provoca esse ruído, deduzo que seja o alimentador de pellets, já que estes equipamentos têm um silo que vai alimentando a queima.
Não me agrada ter de limpar todos os dias... sou preguiçoso... :) Com a lareira é uma preocupação que não tenho, quando estiver cheia limpa-se.

Bninho, quando falas em Roca e GN estás a falar de marcas de recuperador ou de pellets? Não conheço a marca GN...

Os equipamentos que tenho orçamentados são da Brompi.
No caso de pellets - Alpes Hydro+BA, 16.9kw
No caso de lenha - Hydro 50, 18kw

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Recuperador de calor a lenha ou pellets?
« Reply #3 on: October 24, 2015, 10:36:00 pm »
0
Obrigado Bninho!

Tenho lido bastante sobre este sistema mas ainda não consegui encontrar testemunhos de quem tenha realmente feito a mudança de um para o outro.
Há quem fale maravilhas, mas também já li que não é ouro sobre azul. Muito embora a maioria dos comentários que li a esse respeito sejam de há uns 2/3 anos atrás.
Esta semana vou estar com o instalador que me forneceu o orçamento que mais me agradou (tanto pelo valor, como pelas explicações que me deu na altura, acerca do funcionamento) e já vou colocar mais algumas questões, que vão pesar na decisão de optar por lenha ou pellets.

A possibilidade de programação é uma das mais valias anunciadas, se bem que considero ser apenas uma questão de comodismo.
Agrada-me o facto de ao haver uma quebra de luz o equipamento se desligar automaticamente. No caso de ser a lenha temos de ter o cuidado de abrir o recuperador e baixar a queima (isto já vi o meu cunhado ter de fazer no dele). Estou a falar no caso de um sistema de aquecimento central.
Os Pellets permitem também programar a temperatura de funcionamento, e penso ser aqui a principal forma de obter maior rendimento deste combustível face à lenha normal, que nesses tem de ser a "olhómetro".
Não me agrada a necessidade de ter de ser feita uma manutenção técnica todos os anos, cujo valor (pelo que tenho lido) pode rondar os 90/100€. A menos que seja uma intervenção simples e possa ser feita por mim.
Não me agrada o facto de estar dependente de uma única forma de combustível... Existem os mistos, queimam lenha, caroço de azeitona, pellets, etc, mas esses são valores upa upa...
Também tenho lido sobre a qualidade dos pellets, há testemunhos de quem nota de um ano para o outro diferenças na qualidade, mesmo sendo da mesma marca e então optam por comprar um saco de cada marca, vêem como se comportam e compram a que lhes dá melhor experiência nesse ano.
Já li também que faz um certo ruído a trabalhar(?) e este comentário não me agradou muito. Fiquei sem perceber bem o que provoca esse ruído, deduzo que seja o alimentador de pellets, já que estes equipamentos têm um silo que vai alimentando a queima.
Não me agrada ter de limpar todos os dias... sou preguiçoso... :) Com a lareira é uma preocupação que não tenho, quando estiver cheia limpa-se.

Bninho, quando falas em Roca e GN estás a falar de marcas de recuperador ou de pellets? Não conheço a marca GN...

Os equipamentos que tenho orçamentados são da Brompi.
No caso de pellets - Alpes Hydro+BA, 16.9kw
No caso de lenha - Hydro 50, 18kw
Roca é marca (BaxiRoca)
GN é Gas Natural.

O que te falei da queima de pellets foi me dito por uma colega de trabalho que tem caldeira a energia solar e no inverno é a pellets. So pra aguas de banhos, um saco de pellets da pra três dias. Tem de ser certificadas mesmo.

Quem me falou que as caldeiras a pellets da Roca estarem a dar alguns problemas, foi mesmo um instalador da marca. Informa-te com varias pessoas, porque cada um puxa a brasa pra sua sardinha. :)

Offline secretum

  • Trade Count: (+15)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1571
  • PT - Coimbra
  • Respect: +32
    • Email
Re: Recuperador de calor a lenha ou pellets?
« Reply #4 on: November 16, 2015, 11:41:12 pm »
0
Bem... depois de tanto pensar e pensar e pensar e pensar...... lá me decidi por instalar um tradicional recuperador a lenha em vez dos pellets.
Apesar de ainda faltar acertar alguns pormenores mas hoje foi finalmente a estreia do equipamento para ver se ficou tudo ok e devo dizer que para já estou satisfeito. A casa está toda quentinha :D

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re: Recuperador de calor a lenha ou pellets?
« Reply #5 on: November 17, 2015, 01:39:50 am »
0
Excelente escolha que não há como a lenha a crepitar!! :)   [ah...e tudo mais simples, nos preços e limpezas...]

Offline campos

  • Trade Count: (+1)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 67
  • Respect: +2
    • Email
Re: Recuperador de calor a lenha ou pellets?
« Reply #6 on: November 30, 2015, 04:27:38 pm »
0
lenha, lenha e a seguir lenha. Por experiência.

Offline Ricopu

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
Re: Recuperador de calor a lenha ou pellets?
« Reply #7 on: January 16, 2017, 02:07:58 pm »
0
Sem dúvida, a lenha fornecida mais interessante. Eu coloquei isso airbox e atualmente indo muito bem!

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal