Author Topic: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?  (Read 10070 times)

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #30 on: February 29, 2016, 08:43:56 pm »
0
Certo .
Mas uma R41 , vai ser sempre endiabrada , com qualquer lâmina.

nao disse o contrario. Uma maquina agressiva slant bakelite que tenho aqui me da BBS com elios mas com bic me arranha inteiro. nao deixou de ser agressiva... 

Já uma tech me é super suave com elios e me morde com uma russa... isso é muito subjetivo a muitas variaveis. dizer que laminas nao definem agressividade em aparelho me soa errado.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline Ricardo Freitas

  • Trade Count: (+1)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 77
  • Respect: +9
    • Email
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #31 on: February 29, 2016, 09:52:57 pm »
+1
Eu não acho que as lâminas são iguais nem que não têm influência. Mas a capacidade de corte entre as várias lâminas é muito próxima. Tão próxima que a maior parte de nós não tem sensibilidade táctil suficiente para notar a diferença.

Não estamos a comparar entre uma faca afiada e uma faca romba. Estamos a comparar entre duas facas extremamente afiadas.

A meu ver, os factores que ditam as características de uma lâmina prendem-se mais com o aço que usam, a sua espessura, a sua resistência à flexão, os coatings que algumas usam, a resistência à corrosão, etc.

Mais uma vez repito, isto é a minha opinião, mas essas são as razões pelas quais lâminas diferentes soam diferentes na mesma máquina e à mesma pessoa. Não porque uma corte muito melhor do que outra, mas porque os seus comportamentos são diferentes e as características de umas se adequam mais à técnica dessa pessoa.

Se fosse por causa da capacidade de corte, não havia ambiguidade. Uma que corte mais para mim, também cortava mais para o Américo. E para o Paulo e para o Pedro e para todos.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #32 on: March 01, 2016, 09:00:24 am »
+1
Deixem dar meu contributo: 
Para compararmos agressividade de lâminas, usamos várias diferentes numa mesma máquina. E para compararmos agressividade de máquinas, usamos a mesma lâmina em várias máquinas diferentes! O binômio máquina + lâmina fica mais difícil de comparar!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #33 on: March 01, 2016, 11:53:30 am »
0
Deixem dar meu contributo:
Para compararmos agressividade de lâminas, usamos várias diferentes numa mesma máquina. E para compararmos agressividade de máquinas, usamos a mesma lâmina em várias máquinas diferentes! O binômio máquina + lâmina fica mais difícil de comparar!
Perfeito!!
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #34 on: March 01, 2016, 12:02:21 pm »
0
Eu não acho que as lâminas são iguais nem que não têm influência. Mas a capacidade de corte entre as várias lâminas é muito próxima. Tão próxima que a maior parte de nós não tem sensibilidade táctil suficiente para notar a diferença.

Não estamos a comparar entre uma faca afiada e uma faca romba. Estamos a comparar entre duas facas extremamente afiadas.

A meu ver, os factores que ditam as características de uma lâmina prendem-se mais com o aço que usam, a sua espessura, a sua resistência à flexão, os coatings que algumas usam, a resistência à corrosão, etc.

Mais uma vez repito, isto é a minha opinião, mas essas são as razões pelas quais lâminas diferentes soam diferentes na mesma máquina e à mesma pessoa. Não porque uma corte muito melhor do que outra, mas porque os seus comportamentos são diferentes e as características de umas se adequam mais à técnica dessa pessoa.

Se fosse por causa da capacidade de corte, não havia ambiguidade. Uma que corte mais para mim, também cortava mais para o Américo. E para o Paulo e para o Pedro e para todos.

Da uma olhada no topico de laminas bic, derby e me diz depois se concorda com a frase "Mas a capacidade de corte entre as várias lâminas é muito próxima. Tão próxima que a maior parte de nós não tem sensibilidade táctil suficiente para notar a diferença." 

Acredito que seja um abençoado se elas nao tem tanta influencia na sua opniao, mas isso nao é verdade na maioria. Olha os topicos, que vao ilustrar. Nao há inclussive uma unica lamina dentre as todas que existem com amor unanime.. 

o barbear é a soma de muitas variaveis, jogar a culpa na tecnica é facil o dificil é querer colocar uma regra aonde não há.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline Ricardo Freitas

  • Trade Count: (+1)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 77
  • Respect: +9
    • Email
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #35 on: March 01, 2016, 02:41:47 pm »
+1
Da uma olhada no topico de laminas bic, derby e me diz depois se concorda com a frase "Mas a capacidade de corte entre as várias lâminas é muito próxima. Tão próxima que a maior parte de nós não tem sensibilidade táctil suficiente para notar a diferença."

Acredito que seja um abençoado se elas nao tem tanta influencia na sua opniao, mas isso nao é verdade na maioria. Olha os topicos, que vao ilustrar. Nao há inclussive uma unica lamina dentre as todas que existem com amor unanime..

o barbear é a soma de muitas variaveis, jogar a culpa na tecnica é facil o dificil é querer colocar uma regra aonde não há.

Peço desculpa, mas compreendeu ao contrário. Eu não disse que não tem influência. Eu disse que a influência que tem se prende com outras características das lâminas, não com o seu poder de corte.
Os tópicos e a grande variação de opiniões indicia exactamente isso. Se fosse pela sua capacidade de corte não havia tantas opiniões diferentes! Mais ou menos afiado não é subjectivo nem sujeito a opinião.

Ninguém está a jogar culpa em coisa nenhuma! Que culpa, culpa de quê?
Também não estou a pôr regra em coisa nenhuma! Estou só a dizer que as lâminas cortam quase todas a mesma coisa, não que são todas iguais. Até encontrarmos dados fiáveis e obtidos de forma consistente, a minha opinião é tão válida quanto a sua.

Por favor não se sinta ofendido se a sua experiência lhe diz o contrário. Certamente não me sentirei ofendido por sua opinião ser diferente da minha.

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #36 on: March 01, 2016, 05:13:58 pm »
0
Peço desculpa, mas compreendeu ao contrário. Eu não disse que não tem influência. Eu disse que a influência que tem se prende com outras características das lâminas, não com o seu poder de corte.
Os tópicos e a grande variação de opiniões indicia exactamente isso. Se fosse pela sua capacidade de corte não havia tantas opiniões diferentes! Mais ou menos afiado não é subjectivo nem sujeito a opinião.

Ninguém está a jogar culpa em coisa nenhuma! Que culpa, culpa de quê?
Também não estou a pôr regra em coisa nenhuma! Estou só a dizer que as lâminas cortam quase todas a mesma coisa, não que são todas iguais. Até encontrarmos dados fiáveis e obtidos de forma consistente, a minha opinião é tão válida quanto a sua.

Por favor não se sinta ofendido se a sua experiência lhe diz o contrário. Certamente não me sentirei ofendido por sua opinião ser diferente da minha.

Ricardo, eu nao estou ofendido eu estou tranquilo.  Irritado deve estar o outro acima ai, como sempre. 

vamos la, fotos de laminas por microscopio tem de montes... so procurar, aqui mesmo já foi discutido e sao diferentes. (seja pelo coating, pela forma de afiar...).

Sobre agressividade, eu nao vou mais falar do assunto porque isso é subjetivo e de pessoa pra pessoa. e cada settings uma sentença se isso é diferente para voce, maravilha. Ao menos voce nao tem que ficar tentando se lembrar qual era a droga da lamina que naquela maquina era uma droga e qual era a boa.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #37 on: March 01, 2016, 08:35:53 pm »
0
Lâminas cortam quase o mesmo, Ricardo? Discordo frontalmente! Compare uma Wilkinson no terceiro uso e uma Feather no primeiro e verás uma diferença abissal!
E quanto a dados fiáveis, que tal a experiência de centenas de usuários calejados no assunto! Vá nos tópicos das 2 lâminas e compare as opiniões!
« Last Edit: March 01, 2016, 08:51:34 pm by JL »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #38 on: March 01, 2016, 10:24:13 pm »
0
Peço desculpa, mas compreendeu ao contrário. Eu não disse que não tem influência. Eu disse que a influência que tem se prende com outras características das lâminas, não com o seu poder de corte.
Os tópicos e a grande variação de opiniões indicia exactamente isso. Se fosse pela sua capacidade de corte não havia tantas opiniões diferentes! Mais ou menos afiado não é subjectivo nem sujeito a opinião.

Ninguém está a jogar culpa em coisa nenhuma! Que culpa, culpa de quê?
Também não estou a pôr regra em coisa nenhuma! Estou só a dizer que as lâminas cortam quase todas a mesma coisa, não que são todas iguais. Até encontrarmos dados fiáveis e obtidos de forma consistente, a minha opinião é tão válida quanto a sua.

Por favor não se sinta ofendido se a sua experiência lhe diz o contrário. Certamente não me sentirei ofendido por sua opinião ser diferente da minha.
Faz a seguinte experiência: deixa crescer a barba durante uns dias e depois corta com lâmina nova Feather depois, ou antes, deixa crescer a barba durante o mesmo número de dias e corta com uma lâmina nova Astra e provavelmente vais verificar que uma corta mais que outra.

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #39 on: March 01, 2016, 10:27:24 pm »
0
Para mim as Feather são inferiores às Rapira Platinum, às Wilkinson Premium, às Gillette Rubie e a quaisquer .vintage.

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #40 on: March 01, 2016, 10:36:47 pm »
0
Para mim as Feather são inferiores às Rapira Platinum, às Wilkinson Premium, às Gillette Rubie e a quaisquer .vintage.
O que queres dizer com inferiores?
Gostas menos / cortam pior …

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #41 on: March 01, 2016, 10:41:09 pm »
0
Em poder de corte.
Em durabilidade são iguais mais barba menos barba.

Offline leandrofsouza

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 348
  • what's up?
  • Respect: +11
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #42 on: March 02, 2016, 03:09:51 am »
0
discordo completamente.
Uma lamina dita meu barbear mais que a maquina.
Concordo. Posso me barbear perfeitamente com uma Gilette azul inox presa a um bamboo, numa SR ou num navalhete que o barbear sai sempre perfeito. Para mim, a lâmina é a principal variável de toda a equação do barbear.


Offline celestino

  • Trade Count: (+1)
  • Lord Sheffield
  • ***********************************
  • Posts: 5364
  • Respect: +5942
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #43 on: March 02, 2016, 04:14:08 am »
0
Agressiva:  R41 e Ikon Tech com uma lamina.  :D
O riso, o amor, e barbear! :)

Celestino

Offline Ricardo Freitas

  • Trade Count: (+1)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 77
  • Respect: +9
    • Email
Re: Máquinas agressivas! O que significa uma máquina agressiva?
« Reply #44 on: March 02, 2016, 08:52:42 am »
+1
É, isto é tudo muito ambíguo. Alguns confrades do fórum do texugo até já fizeram longas experiências em que isolaram as variáveis ao máximo, barbeando-se durante muito tempo sempre com o mesmo setup (preparação, sabão, máquina, etc.) variando apenas a lâmina. Daí tiraram um ranking, que apesar de isolar algumas variáveis, não elimina a maior de todas que é a preferência e estilo pessoal de cada um. Nem isola as várias características da lâmina além do poder de corte.

A minha premissa é que elas são muito parecidas no poder de corte. Isto quer dizer que sem mais nenhuma consideração, ao sair da embalagem e ao fazer o primeiro corte elas são muito parecidas entre si. Apenas no poder de corte.

Mas estas considerações têm desviado a conversa do tópico inicial, que devia falar de máquinas e não de lâminas. Peço desculpa pelo offtopic.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal