Author Topic: Fatimor? Timortip? Uma experiência com SRs  (Read 4116 times)

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Fatimor? Timortip? Uma experiência com SRs
« Reply #15 on: November 11, 2014, 12:22:00 am »
0
 :D :D :D

Vou por na lista  ;)
But the tigers come at night

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Fatimor? Timortip? Uma experiência com SRs
« Reply #16 on: November 18, 2014, 02:03:33 am »
0
A Fatip funciona muito bem com lâminas afiadas como a Feather, pois o corte do pelo é mais fácil e provavelmente reduz a "vibração" da lâmina.

Lâminas menos afiadas, não funcionam bem na Fatip. Eu imaginava que o ângulo fosse o problema, pois a lâmina fica mais "em pé", o ângulo do cabo tende a ficar mais paralelo a pele.

A uma semana e meia, venho usando uma Mühle R41, modelo novo, menos agressivo. Foi aí que comecei a notar que o problema da Fatip não é necessariamente o ângulo, pois o ângulo da R41 é maior... não sei se está ficando claro a questão do ângulo, seria mais ou menos assim:

ângulo da EJ DE89 (por exemplo) (Image removed from quote.)          ângulo da Fatip (Image removed from quote.)

Além do ângulo da R41 ser maior, a lâmina fica menos curvada, ou seja, teoricamente usar uma lâmina menos afiada deveria ser pior que a Fatip, mas na prática não é assim. A R41 funcionou relativamente bem com todas as lâminas que testei.

Então acredito que o problema da Fatip seja a tampa pequena, que deixa a lâmina "vibrar". Outra coisa, a tampa da Fatip não dá segurança, no sentido de que, se você encostar a tampa na pele e depois tentar achar o ângulo não vai funcionar. Na Fatip a tampa não protege a lâmina, e não dá pra fazer isso:

(Image removed from quote.)

No final das contas, a Fatip acaba me dando pequenas irritações, principalmente no pescoço, além de um barbear levemente desconfortável. Já com o R41, apesar de poucos usos, estou gostando bastante. Não estou tento nenhum tipo de irritação e nem o leve desconforto que sentia com a Fatip.

Interessante e muito bem explicado.

Apenas tenho alguns reparos. Não tenho problema nenhum com lâminas menos afiadas na Fatip, mas as lâminas afiadas são mais suaves do que seria de esperar. Uso tanto a tampa como guia como os dentes, não encontro qualquer dificuldade num ou noutro método. A piada da máquina reside precisamente em poder variar imenso o ângulo de corte, nem sequer é preciso ter os dentes ou a tampa encostadas à pele. Ainda que eu considere que as máquinas são desenhadas para ter a guarda e a lâmina em contacto com a pele e não a tampa e a lâmina.

A R41 e a Fatip são máquinas quase antagónicas em firmeza de lâmina e não só, a R41 é áspera e desconfortável no desbaste mas muito precisa a apurar, a Fatip é o inverso e exige muita mais técnica. Eu diria que a R41 é praticamente foolproof quanto ao ângulo.

Interessante que a agressividade da R41 lembra, em certa medida, a Mulcuto Torsionhobel ou a NadelSpitzen.

Offline jpfilho

  • Trade Count: (+2)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 128
  • Respect: +13
Re: Fatimor? Timortip? Uma experiência com SRs
« Reply #17 on: November 18, 2014, 02:55:27 am »
0
[...] a R41 é áspera e desconfortável no desbaste mas muito precisa a apurar, a Fatip é o inverso e exige muita mais técnica.

Desbaste, seria o sentido contrário ao dos pelos? Se sim, então é algo que não faço, e portanto não posso opinar.

O que eu gosto nas duas máquinas é justamente a possibilidade de conseguir um barbear muito rente com apenas duas passagens, uma no sentido do crescimento dos pelos e outra lateral ao crescimento.

Neste mundo do barbear, há inúmeras variáveis. Cada um acaba tento uma opinião. Certas coisas funcionam muito bem para uns, enquanto para outros são terríveis.

Meu tipo de pele é oleosa, sensível e apresenta uma textura fina. Já os pelos são de médio a grosso, com um volume mediano. Sendo assim, posso dizer que no momento a R41 está sendo perfeita para mim. Tenho feito uso diário, e as vezes alterno, dia sim, dia não. Já a Fatip, encontra-se momentaneamente abandonada.  :)
« Last Edit: November 18, 2014, 02:57:08 am by jpfilho »

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Fatimor? Timortip? Uma experiência com SRs
« Reply #18 on: November 18, 2014, 02:54:53 pm »
0
Desbaste é geralmente a primeira passagem em que se elimina a barba grande, a favor do pelo. Uma lâmina mais flexível é mais suave no desbaste, no contrapelo não. Daí que seja normal ter irritação no remoínho do pescoço com a Fatip.

Offline jpfilho

  • Trade Count: (+2)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 128
  • Respect: +13
Re: Fatimor? Timortip? Uma experiência com SRs
« Reply #19 on: November 19, 2014, 12:37:32 am »
0
Desbaste é geralmente a primeira passagem em que se elimina a barba grande, a favor do pelo. Uma lâmina mais flexível é mais suave no desbaste, no contrapelo não. Daí que seja normal ter irritação no remoínho do pescoço com a Fatip.

Então, na minha experiência pessoal, tenho que discordar. Para mim, a R41 é mais confortável que a Fatip. Talvez seja alguma falha na minha técnica. Mas usei bastante a Fatip, e a cada uso procurava extrair o melhor dela.

Uma coisa posso dizer a favor da Fatip, nos pelos embaixo do nariz ela é imbatível.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal