Author Topic: Tatara Masamune  (Read 16838 times)

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
  • Respect: +849
    • Email
Tatara Masamune
« on: January 16, 2018, 01:19:07 am »
+2
Aqui fica a minha avaliação deste aparelho de barbear fabricado em Portugal que tive o prazer e a honra de usar durante uma semana. Tive a oportunidade de utilizar o pente fechado e o aberto em dois escanhoados cada um.

Vou numa primeira parte partilhar convosco as especificações técnicas retiradas do site oficial.


Especificações técnicas:


  • Dimensões: 93,7 x 41,4 x 24,6mm

  • Diâmetro cabo: 11mm

  • Peso: 91 gr


  • Fabricada em aço inoxidável 303

  • Maquinação CNC com tolerâncias até 0.02 mm realizada em Portugal

  • Acabamentos manuais para garantir consistência e qualidade de resultados finais





  • Exposição da lâmina: -0,13mm



  • Abertura da lâmina: pente fechado  0,63mm / pente aberto  0,73mm



  • Ângulo da lâmina: 24º






  • Sistema original e único de sujeição da lâmina no cabeçal. A lâmina encaixa nos pilares da tampa do cabeçal e estes encaixam em rasgos correspondentes na placa base, por fim o próprio cabo ao ser enroscado encaixa no interior da placa base bloqueando a lâmina de forma firme e precisa.



Nesta próxima parte irei escrever as minhas observações e opiniões sobre a Tatara Masamune após utilizá-la nesta última semana.


Revisão:


A Tatara Masamune é um aparelho que na mão se sente bastante equilibrado e que quase naturalmente conseguimos manusear com uma sensação sempre presente de controlo. As reentrâncias esféricas do cabo associadas a um acabamento que me parece ser de metal escovado (perdoem-me se não for este o termo técnico), proporcionam uma boa firmeza de utilização.




O seu centro de gravidade encontra-se mais direcionado para o cabeçal, o que para mim, me assiste no escanhoado, permitindo um melhor controlo do aparelho num todo, e facilita movimentos de pivot para navegar as curvas do rosto. O perfil baixo do cabeçal torna-a bastante manobrável, principalmente em zonas mais desafiantes como no bigode por baixo do nariz.




Este aparelho apresenta acabamentos de qualidade superlativa, sem qualquer vestígio visível de estrias de maquinação ou imperfeições, mesmo no interior das peças do cabeçal.







O encaixe da lâmina é original e proprietário da Tatara Masamune. A lâmina está sujeita pelos pilares da tampa, os sulcos correspondentes na placa base e o próprio cabo que encaixa no interior da placa base. Alcançando um bloqueio perfeito da lâmina que resulta num escanhoado suave e sem vibração ao longo do gume da lâmina. A mim presta-me uma sensação similar à de estar a usar um aparelho monofio com lâminas mais rígidas, tipo as Artist Club ou GEM.













Este sistema no entanto tem um senão: não permite a utilização de cabos que não o original da marca. Poderá ser uma desvantagem para alguns pois sei que muitos gostam de utilizar cabos personalizados. Não é para mim. Este cabo é perfeito em termos estéticos para este cabeçal.

A abertura da lâmina é consistente ao longo de todo o gume e perfeitamente simétrica, tal como a sua exposição. As laterais da lâmina encontram-se expostas, o que embora não prejudique o escanhoado, considero um pormenor menos conseguido neste desenho.







Em termos de design e com a ressalva dos gostos pessoais, estamos perante um portento visual. Em termos funcionais, a exposição negativa da lâmina e a abertura da lâmina resultam num escanhoado suavíssimo. O acabamento de metal escovado e o centro de gravidade inclinado para o cabeçal auxiliam no deslize da máquina. E o sistema de bloqueio da lâmina removendo a vibração desta e aumentando a sua rigidez aumenta a sua eficácia. Resumindo em quatro palavras: eficiente, suave, manobrável, equilibrada.

Em relação ao pente aberto achei o recorte dos dentes demasiado recto, o que em conjunto com a maior abertura da lâmina, resultou num escanhoado menos suave e com irritação ligeira residual. Com o pente fechado senti que podia ter feito mais passagens que nunca teria irritado a minha pele. Concluo que para mim, para o meu tipo e densidade de barba, e frequência de escanhoado, o pente aberto é redundante.    

Como observação/comentário final, posso dizer que a Tatara Masamune foi o melhor aparelho de barbear que usa lâminas de duplo gume que alguma vez utilizei. Se fosse a adquirir um neste momento, não hesitaria em comprá-la. O seu preço é bastante competitivo dentro da gama de aparelhos de barbear de qualidade premium e  de aço inoxidável. Espero que tenham gostado desta minha revisão, caso detectem algum erro, por favor indiquem-me para o poder corrigir. Tive alguma dificuldade a traduzir alguma nomenclatura nomeadamente blade gap que traduzi por abertura de lâmina. Se tiverem alguma sugestão para melhorar posso mudar. Obrigado por lerem e espero que vos tenha agradado.

E bem haja e parabéns à malta da @Tatara Razors por este feito de logo na seu primeiro produto terem alcançado a excelência. Fico a aguardar pelos seus próximos produtos e fico a torcer que seja um aparelho que use lâminas GEM... Pode ser? wink wink nudge nudge
« Last Edit: January 17, 2018, 10:29:01 pm by Corto »

Offline XF-17

  • Trade Count: (+2)
  • Leve como uma Feather
  • ************************
  • Posts: 2569
  • O Indiana Jones de produtos portugueses
  • Respect: +922
    • Email
Re: Tatara Masamune
« Reply #1 on: January 16, 2018, 07:32:32 am »
+1
Muito obrigado pela avaliação.

Fico contente que tenhas gostado.

Enviado do meu SM-C115 através de Tapatalk

"A música é a mais elevada forma de arte. É também a mais nobre. É emoção humana, capturada, cristalisada e encastrada - e depois passada a outros."

Offline FGarcez

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 101
  • Respect: +25
Re: Tatara Masamune
« Reply #2 on: January 16, 2018, 08:41:42 am »
0
Essa máquina tem uma grande pinta.

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Tatara Masamune
« Reply #3 on: January 16, 2018, 11:13:09 am »
0
Óptimo review Corto. Muito obrigado.
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: Tatara Masamune
« Reply #4 on: January 16, 2018, 11:21:37 am »
+1
Este review está espectacular.
Eu deixei os meus reviews na thread da Tatara criada pelo XF.

Algum mod poderia colocar aqui?

Offline diogo2800

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 780
  • Respect: +593
    • Email
Re: Tatara Masamune
« Reply #5 on: January 16, 2018, 12:33:01 pm »
0
Excelente review

Offline xxlpack

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: +1379
Re: Tatara Masamune
« Reply #6 on: January 16, 2018, 07:42:26 pm »
+1
Boa revisão Corto :D

Acho que Original, Original não seja, porque é muito semelhante a alguns cabeçais já existentes embora com algumas alterações como por exemplo o da SR da Feather e algumas Gillette Tech antigas




Quanto ao cabo são gostos ;D

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
  • Respect: +849
    • Email
Re: Tatara Masamune
« Reply #7 on: January 16, 2018, 09:50:32 pm »
0
Boa revisão Corto :D

Acho que Original, Original não seja, porque é muito semelhante a alguns cabeçais já existentes embora com algumas alterações como por exemplo o da SR da Feather e algumas Gillette Tech antigas


(Image removed from quote.)(Image removed from quote.)

Quanto ao cabo são gostos ;D

O original é o cabo entrar pela placa base e auxiliar no bloqueio da lâmina. Repara na animação do início do meu post, imagina a extremidade do cabo como o macho que encaixa na fêmea à volta do parafuso e fica super firme e justo todo o cabeçal e a lâmina. ;)

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Tatara Masamune
« Reply #8 on: January 16, 2018, 10:17:13 pm »
0
Excelente revisão Corto! 

É de louvar já termos em Portugal tal máquina.  Não fazia ideia do pormenor da não intermutabilidade do cabo. Não é muito significativo, mas é sempre bom saber que pelo menos temos essa opção. 

Se por um lado o aspecto das características proprietárias não ser lá muito bem visto neste hobby, por outro, sou defensor de que se o criador entendeu que assim incrementaria melhor perfomance à maquina, então temos de respeitar o produto tal como ele é.

As laterais da lâmina encontram-se expostas, o que embora não prejudique o escanhoado, considero um pormenor menos conseguido neste desenho.


Só como curiosidade: muitas pessoas vêem de facto esse sobressair da lâmina como algo indesejável. Há inclusive relatos de quem se tenha cortado nos lóbulos por tal.

A Wilkinson para maximizar a segurança aboliu essa característica do seu modelo "Classic". A Merkur Futur e a Filomatic são outras que de momento também me lembro em que a lâmina não sobressai.
 
No entanto essa característica é intencional. O objectivo é permitir a retirada da lâmina com facilidade e acima de tudo, uma maior segurança.

Offline TATARA RAZORS

  • Vendedor
  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 7
  • Respect: +2
    • Website
    • Email
Re: Tatara Masamune
« Reply #9 on: January 16, 2018, 10:39:50 pm »
0
Excelente Review @Corto.

Muito obrigado pelas tuas palavras, ficamos contentes que tenhas gostado da Masamune razor.

Para esclarecer pequenos detalhes:

-A Masamune razor depois de manualmente polida uma a uma é granalhada em esfera de vidro para ser obtido este aspeto "gun metal".
-Realmente o @PauloF tem razão "No entanto essa característica é intencional. O objectivo é permitir a retirada da lâmina com facilidade e acima de tudo, uma maior segurança."  foi esse pensamento que tivemos quando decidimos ter o cabeçal nestas dimensões. 
No entanto todas as opiniões são bem-vindas e com certeza teremos esse detalhe em consideração para o que aí há-de vir.

João Gomes

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
  • Respect: +849
    • Email
Re: Tatara Masamune
« Reply #10 on: January 16, 2018, 10:40:48 pm »
0
Excelente revisão Corto!

É de louvar já termos em Portugal tal máquina.  Não fazia ideia do pormenor da não intermutabilidade do cabo. Não é muito significativo, mas é sempre bom saber que pelo menos temos essa opção.

Se por um lado o aspecto das características proprietárias não ser lá muito bem visto neste hobby, por outro, sou defensor de que se o criador entendeu que assim incrementaria melhor perfomance à maquina, então temos de respeitar o produto tal como ele é.


Só como curiosidade: muitas pessoas vêem de facto esse sobressair da lâmina como algo indesejável. Há inclusive relatos de quem se tenha cortado nos lóbulos por tal.

A Wilkinson para maximizar a segurança aboliu essa característica do seu modelo "Classic". A Merkur Futur e a Filomatic são outras que de momento também me lembro em que a lâmina não sobressai.
 
No entanto essa característica é intencional. O objectivo é permitir a retirada da lâmina com facilidade e acima de tudo, uma maior segurança.

Com este comentário rebentaste-me o cérebro hehe Realmente nunca pensei nessa protrusão lateral da lâmina como uma característica intencional/funcional e ainda por cima simples, e eficaz. No caso da Masamune é uma protrusão mínima, provavelmente menos de 1 mm, e o meu comentário de descrever este pormenor como menos conseguido é mesmo por motivos estéticos, pois duvido muito que alguém conseguisse ferir-se por acidente com o uso normal do aparelho. As linhas do cabeçal são tão "limpas" que preferia que a lâmina ficasse totalmente coberta.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Tatara Masamune
« Reply #11 on: January 16, 2018, 10:42:56 pm »
0


Excelente revisão Corto!

É de louvar já termos em Portugal tal máquina.  Não fazia ideia do pormenor da não intermutabilidade do cabo. Não é muito significativo, mas é sempre bom saber que pelo menos temos essa opção.

Se por um lado o aspecto das características proprietárias não ser lá muito bem visto neste hobby, por outro, sou defensor de que se o criador entendeu que assim incrementaria melhor perfomance à maquina, então temos de respeitar o produto tal como ele é.


Só como curiosidade: muitas pessoas vêem de facto esse sobressair da lâmina como algo indesejável. Há inclusive relatos de quem se tenha cortado nos lóbulos por tal.

A Wilkinson para maximizar a segurança aboliu essa característica do seu modelo "Classic". A Merkur Futur e a Filomatic são outras que de momento também me lembro em que a lâmina não sobressai.
 
No entanto essa característica é intencional. O objectivo é permitir a retirada da lâmina com facilidade e acima de tudo, uma maior segurança.

Esse pormenor da lamina saída dos lados, falei com eles. Pessoalmente também prefiro a lamina totalmente dentro do cabeçal, mas tenho de dar o braço a torcer no caso da Tatara Masamune a lamina fica muito justa ao cabeçal, e se assim nao fosse, iriamos correr alguns riscos a remover a lamina do cabeçal.

Acabei de a usar e vou usar mais algumas vezes para ter opinião.

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
  • Respect: +849
    • Email
Re: Tatara Masamune
« Reply #12 on: January 16, 2018, 10:46:48 pm »
0
Excelente Review @Corto.

Muito obrigado pelas tuas palavras, ficamos contentes que tenhas gostado da Masamune razor.

Para esclarecer pequenos detalhes:

-A Masamune razor depois de manualmente polida uma a uma é granalhada em esfera de vidro para ser obtido este aspeto "gun metal".
-Realmente o @PauloF tem razão "No entanto essa característica é intencional. O objectivo é permitir a retirada da lâmina com facilidade e acima de tudo, uma maior segurança."  foi esse pensamento que tivemos quando decidimos ter o cabeçal nestas dimensões.
No entanto todas as opiniões são bem-vindas e com certeza teremos esse detalhe em consideração para o que aí há-de vir.

João Gomes

Muito obrigado por esta oportunidade João e parabéns sinceros! Fico bastante expectante do que mais irão produzir...Uma Muramasa GEM???? ;) ;) ;)

Offline M23C

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 835
  • Respect: +205
Re: Tatara Masamune
« Reply #13 on: January 16, 2018, 10:56:53 pm »
0
Excelente review deste produto nacional.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Tatara Masamune
« Reply #14 on: January 17, 2018, 12:10:31 pm »
0
Que excelente review.

Sinceramente, e apesar de a tendência geral nos fóruns (particularmente os anglo-saxónicos) seja a de valorizar os cabeçais que "tapam" a lâmina toda, pessoalmente até prefiro cabeçais em que isso não acontece.
Especialmente em cabeçais deste tipo, em máquinas de 3 peças, em que se torna bastante mais fácil retirar e colocar a lâmina agarrando-a pelas laterais.

Outro pormenor: em certas máquinas em que as tolerâncias não são tão apertadas (como por exemplo algumas Merkur ou iKon, especialmente as slant), o pormenor das laterais da lâmina estarem expostas chega a ser fulcral, uma vez que até ajuda a alinhar a lâmina.

Já vendi uma iKon slant por causa disso: era bastante "tricky" colocar a lâmina perfeitamente alinhada, não só porque as tolerâncias da máquina eram uns furos abaixo do que se esperaria, mas também porque (ao contrário do que acontece nas Merkur slant, por exemplo), a lâmina estava totalmente coberta, o que decididamente tornava impossível tentar alinhar a lâmina segurando a mesma pelas laterais... coisa que é facílimo fazer numa Merkur slant simplesmente segurando a mesma pelas abas laterais.

Claro que no caso de uma máquina com boas tolerâncias (como por exemplo na Feather AS-D2, e como parece ser a Masamune), a lâmina alinha naturalmente e este pormenor perde importância. Aqueles pilares e sulcos no interior do cabeçal (a fazer lembrar fortemente as Gillette NEW e algumas Tech dos anos 40) deve ajudar bastante nesse sentido, e parece-me um pormenor de design bastante bem conseguido.

Pena o pormenor de não permitir trocar de cabo. Mas o cabo original até me parece bem conseguido, pelo menos esteticamente. :)

E por falar em slants... para quando uma Tatara slant? :) :D

Este review está espectacular.
Eu deixei os meus reviews na thread da Tatara criada pelo XF.

Algum mod poderia colocar aqui?

rcoutada, eu posso colocar aqui, mas como os teus posts são cronologicamente anteriores à review do Corto, iriam aparecer antes da referida review, e ficava a parecer esquisito...

Se quiserem, posso fazê-lo, mas podes também fazer copy/paste para um novo post aqui agregando as tuas opiniões que estão dispersas no outro tópico, sempre ficava tudo mais arrumadinho :)
« Last Edit: January 17, 2018, 12:16:54 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal