Author Topic: ST 19 a 25 de Fevereiro de 2018 – Língua Materna  (Read 9080 times)

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
    • Email
ST 19 a 25 de Fevereiro de 2018 – Língua Materna
« on: February 17, 2018, 08:11:06 pm »
Olá companheiros,
vamos lá lançar a próxima semana temática. No dia 21 do corrente mês celebramos a o Dia internacional da Língua Materna. Assim, com base nesta efeméride, propomos a utilização de produtos nacionais. Quantos mais, melhor. Obviamente que isso não significa que apenas se vejam produtos portugueses nos sets desta semana. Afinal de contas o BC conta com elementos das mais diversas nacionalidades e que falam diversas línguas. Pretendemos então que cada um utilize o máximo de produtos do seu país e que teça algumas considerações sobre os mesmos. E já agora o motivo por terem sido escolhidos para figurar nos seus sets.


A língua materna estrutura-nos, é a nossa raiz, individual e grupal. Aprendemo-la na infância, crescemos nessa língua e vamos intuindo (e ajuizando sobre) o funcionamento dela. Comunicamos, pensamos, sentimos, criamos com e pela língua materna; ela é sinónimo de identidade cultural. A língua portuguesa tem cerca de 250 milhões de falantes.

21 de fevereiro é o Dia Internacional da Língua Materna. Esta efeméride foi proclamada pela UNESCO em 1999 e reconhecida formalmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas; o episódio que lhe deu origem remonta a 1948. Nesse ano, o Governo do Paquistão declarou o urdu como única língua oficial para todo o território; no Paquistão de Leste (atual Bangladesh), cuja maioria de falantes tinha como língua materna o bengali, houve protestos. Em 21 de fevereiro de 1952, em Dhaka, durante uma manifestação em defesa do reconhecimento do bengali, alguns estudantes universitários e ativistas políticos enfrentaram forças policiais, acabando por ser mortos.
  
  Ao comemorar o Dia Internacional da Língua Materna pretende-se proteger todas as línguas faladas no Mundo, honrando tradições culturais e respeitando a diversidade linguística. Estima-se que metade das quase 6000 línguas faladas no Mundo esteja em risco de desaparecer; ora, como bem alerta Irina Bokova, Directora-Geral da UNESCO, a perda de línguas empobrece a Humanidade."

Fonte: https://www.portoeditora.pt/espacoprofessor/paginas-especiais/educacao-pre-escolar/opiniao-pre/dia-internacional-da-lingua-materna/

Em Portugal, várias são as agências governamentais que trabalham, em parceria com outros organismos nacionais e internacionais, nomeadamente com países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e com os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), para a difusão e promoção da língua portuguesa. A CPLP e os PALOP são redes comunitárias que, no seu intuito maior de cooperação e concertação política e diplomática entre os países nas mais variadas áreas de intervenção, procuram a promoção efetiva da língua portuguesa como ferramenta estratégica ao nível económico, político, social e cultural. A trabalhar concretamente nesta questão, estão o Observatório da Língua Portuguesa e o Instituto Internacional de Língua Portuguesa.

Camões, Pessoa, Saramago e tantos outros que cantaram o português além fronteiras, participaram ativamente na construção da história da língua e ajudaram a Língua Portuguesa a ser distinguida como a 4º língua mais falada em todo o mundo.            

Fonte:http://internacional.ipvc.pt/pt/node/613[/color]

Bem, agora é só tirarem 10 minutinhos para escolherem o material a usar durante a semana e pensarem nas diferentes combinações possíveis


« Last Edit: February 19, 2018, 11:05:45 am by oversaturn »
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
Re: ST 19 a 25 de Fevereiro de 2018 – Língua Materna
« Reply #1 on: February 17, 2018, 09:54:45 pm »
Vou ver se esta semana consigo contribuir mais de forma mais eficaz, afinaknde contas, a semana passada participei bastante menos do que queria.

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
    • Email
Re: ST 19 a 25 de Fevereiro de 2018 – Língua Materna
« Reply #2 on: February 18, 2018, 03:59:42 pm »
Vou ver se esta semana consigo contribuir mais de forma mais eficaz, afinaknde contas, a semana passada participei bastante menos do que queria.
Obrigado Bninho. O mais importante é não deixar de participar de todo. É normal haverem umas fases menos participativas, o tempo não chega para tudo. Fico à espera dos teus habituais contributos que visam a partilha de informação. ;)
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
    • Email
Re: ST 19 a 25 de Fevereiro de 2018 – Língua Materna
« Reply #3 on: February 19, 2018, 01:03:15 pm »
Máquina: Eversharp Hydra-Magic
Lamina: Schick Injector
Sabão/Creme: Antiga Barbearia de Bairro
Pincel: Semogue 680
Espuma: no "Zarabashi"
Pós: Espuma de conforto + ASL Musgo Real

Semana de artigos nacionais. Tirando máquina e lâmina (das quais não possuo versão portuguesa) tudo o resto foi material nacional. O sabão, já muito falado aqui, é muito bom. Performance global muito boa e é daqueles que rende....O pincel está cada vez melhor, um bom cerdas a fazer jus à marca. Por fim o ASL. Mas há melhor do que aquele aroma na pele o dia todo e com aquele tratamento fantástico. Não me parece. ;) Apesar disso, e a bem desta iniciativa, agora é pensar já no que vai mudar para o próximo escanhoado ;) 


Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline XF-17

  • Trade Count: (+2)
  • Leve como uma Feather
  • ************************
  • Posts: 2569
  • O Indiana Jones de produtos portugueses
    • Email
Re: ST 19 a 25 de Fevereiro de 2018 – Língua Materna
« Reply #4 on: February 19, 2018, 03:20:16 pm »
Esta semana a temática é produtos portugueses.
Não é difícil, pelo contrário.

Aqui fica o meu escanhoado de hoje.

Banho quente
Pré barbear óleo Musgo Real
Pincel Musgo Real
Stick Musgo Real
Máquina Antiga Barbearia de Bairro Príncipe Real
Lâmina Gillette Platina
Após barbear loção Musgo Real
Água fria

Uma boa semana para todos.

Enviado do meu SM-C115 através do Tapatalk

"A música é a mais elevada forma de arte. É também a mais nobre. É emoção humana, capturada, cristalisada e encastrada - e depois passada a outros."

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
    • Email
Re: ST 19 a 25 de Fevereiro de 2018 – Língua Materna
« Reply #5 on: February 19, 2018, 03:23:34 pm »
Esse stick@Xf-17, esse stick... O melhor.
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline moshinho

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 399
Re: ST 19 a 25 de Fevereiro de 2018 – Língua Materna
« Reply #6 on: February 19, 2018, 06:06:16 pm »


Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2701
    • Email
Re: ST 19 a 25 de Fevereiro de 2018 – Língua Materna
« Reply #7 on: February 20, 2018, 10:24:48 am »
Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2018

Semogue Olive Wood SE 2013 em Selected Silvertip
Sabão Portus Cale
Mongoose + Feather Professional Super ( 9 )
3 passagens + conforto
ASL Bozzano + geleia 444

Em semana de Língua Materna fui buscar um sabão Português e uma loção pós-barba brasileira. À excepção do aparelho e da lâmina, todos os outros produtos falam Português. Ainda tinha o Azulen, mas hoje o tempo estava a pedir a "água de limão mentolada". O aroma é simples e agradável, o tratamento à pele não é nada de especial, mas faz o serviço.

Que privilégio podermos contar com uma língua tão rica, falada por tanta gente e que une povos nos 5 continentes! Uma língua que produz autores como Pessoa, Amado e Mia Couto, só para nomear alguns, tem que ter algo especial...

É nossa obrigação protegê-la no dia a dia, e também aqui no fórum, evitando os anglicismos e procurando escrevê-la correctamente, com ou (de preferência) sem acordo ortográfico!

Offline Tripé

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1006
Re: ST 19 a 25 de Fevereiro de 2018 – Língua Materna
« Reply #8 on: February 20, 2018, 10:27:14 am »
Lingua Materna...
Ora aqui está uma agradável surpresa produzida pela artesã portuense da ArteSana.
Resolvi usar o primeiro sabão que comprei a esta artesã, o aroma Lavanda/Limão.






- Pincel: Semogue 1800
- Sabão: ArteSana Lavanda/Limão
- Máquina: Gillete Mach 3
- ASB: Proraso Aloe Vera e Vit. E
« Last Edit: February 20, 2018, 11:32:52 am by Tripé »
O Senhor das Multilâminas  :)

Offline aykaramba

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 628
    • Email
Re: ST 19 a 25 de Fevereiro de 2018 – Língua Materna
« Reply #9 on: February 20, 2018, 11:15:19 am »
Máquina: Rockwell 6C – R4
Lamina: Astra SP #2
Creme: Top Secret
Pincel: Semogue 620

Pós: ASL Tabex mentolado + geleia 444






Queria prestar a minha homenagem à Língua Materna, de acordo com o tema desta semana. Acho que eu é que fui homenageado, com um escanhoado maravilha brindado por produtos portugueses.

A começar pelo Top Secret, um creme que nunca falha, sempre top. Está entre os meus favoritos, tenho que ver se arranjo stock antes que desapareça por completo.

Espumado com um pequeno grande pincel, pequeno em tamanho, mas grande prestador, muito bom de facto para espumar na cara.


Por último, um aftershave que encontrei perdido num supermercado local, de que gosto muito. Além de se notar bastante o álcool, misturado com o 444 que por descuido abusei ligeiramente na quantidade, levei um coice de mentol esta manhã que parecia que estava debaixo de neve.

Ah, não esquecer a minha mini-taça de barbear Monte Gordo, mesmo boa para carregar cremes e amostras/pedaços de sabão. Para a próxima tiro a foto sem nada dentro, para se ver a pintura em relevo.

Offline moshinho

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 399
Re: ST 19 a 25 de Fevereiro de 2018 – Língua Materna
« Reply #10 on: February 20, 2018, 11:38:49 am »


Offline XF-17

  • Trade Count: (+2)
  • Leve como uma Feather
  • ************************
  • Posts: 2569
  • O Indiana Jones de produtos portugueses
    • Email
Re: ST 19 a 25 de Fevereiro de 2018 – Língua Materna
« Reply #11 on: February 20, 2018, 12:32:18 pm »


Máquina: Rockwell 6C – R4
Lamina: Astra SP #2
Creme: Top Secret
Pincel: Semogue 620

Pós: ASL Tabex mentolado + geleia 444


(Image removed from quote.)

A começar pelo Top Secret, um creme que nunca falha, sempre top. Está entre os meus favoritos, tenho que ver se arranjo stock antes que desapareça por completo.

Sou capaz de arranjar uns 80 cremes Top Secret vintage.

Enviado do meu SM-C115 através do Tapatalk

"A música é a mais elevada forma de arte. É também a mais nobre. É emoção humana, capturada, cristalisada e encastrada - e depois passada a outros."

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
Re: ST 19 a 25 de Fevereiro de 2018 – Língua Materna
« Reply #12 on: February 20, 2018, 02:31:33 pm »
Cada vez que vou a Braga abasteço-me de Top secret na Drogália :)
E das vezes que passei na Loja da Fábrica sempre o vi lá.

Sou capaz de arranjar uns 80 cremes Top Secret vintage. Enviado do meu SM-C115 através do Tapatalk
Qual a diferença para com os Top Secret não-vintage? ???
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
Re: ST 19 a 25 de Fevereiro de 2018 – Língua Materna
« Reply #13 on: February 20, 2018, 02:35:35 pm »
De memória, acho que os ingredientes variam.

Eu devo ter para aqui duas versões e depois confirmo.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
Re: ST 19 a 25 de Fevereiro de 2018 – Língua Materna
« Reply #14 on: February 20, 2018, 02:42:59 pm »
Já tive Top Secret com várias embalagens diferentes (lembro-me de umas com a morada antiga da Confiança, por exemplo), mas nunca reparei que os ingredientes variavam.
Como nunca notei diferenças no desempenho ou no aroma, nunca liguei a isso...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal