Author Topic: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis  (Read 6921 times)

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2709
    • Email
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #15 on: February 27, 2018, 10:52:35 am »
Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2018

Semogue BC mistura 2013, n.º 7/100
Stick Tabac
Merkur Progress + Rapira Super Stainless (2)
3 passagens + conforto
ASB CH for Men by Carolina Herrera

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
    • Email
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #16 on: February 27, 2018, 12:48:10 pm »
Máquina: Merkur Progress
Lamina: ASCO
Sabão/Creme: D'Artesão Myrh, Frankinssence and Orchid
Pincel: ABB 5º Aniversário by Semogue
Espuma: no "Zarabashi"
Pós: Espuma de conforto + ASL Clubman Pinaud



A Merkur é uma empresa fundada em 1896 por Emil Hermes e ao longo deste tempo produziu algumas das mais icónicas DE. Tendo-se mantido na família Hermes até 1970 é adquirida pela DOVO, em 1996.
A Merkur Progress é a máquina de entrada da gama de ajustáveis da Merkur. Criada por volta de 1980, trata-se de uma máquina de duas peças que permite o ajuste da exposição da lâmina. Apresenta-se em três versões 500, 570 e 510 com pequenas diferenças entre si. A 500 e a 570 são a mesma máquina mas no caso da 570 a máquina é vendida numa caixa de viagem plástica. A 510 apenas difere no comprimento do cabo (8,731 cm na 500/510 e 12,859 cm na 570). A "pequena" pesa 85 gramas, ao passo que a irmã maior pesa 100 gramas. Com um "carácter" e imagem muito próprias tornou-se, ainda, objecto de "aperfeiçoamento" para aqueles que não gostam da peça plástica de ajuste no fundo do cabo. Daí surgiram as Megress e as Digress.
Fontes:http://www.mistershaver.com/ultimate-guide-merkur-safety-razors/ ; https://books.google.pt/books?id=4oX3BgAAQBAJ&printsec=frontcover&dq=safety+razor&hl=pt-PT&sa=X&ved=0ahUKEwiwztLrjMbZAhVHXhQKHd1jD3sQ6AEIKDAA#v=onepage&q=merkur&f=false

Mas numa coisa, todos aqueles que a usam, estão de acordo: é uma grande máquina ;)
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline M23C

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 835
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #17 on: February 27, 2018, 07:24:22 pm »
Ainda não tenho uma ajustável. Gostava mesmo de ter uma Slim. Talvez um dia....

Offline Ishvadenbaden

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1775
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #18 on: February 27, 2018, 09:03:04 pm »
Semogue 1305
MERKUR PROGRESS
Lord Classic
Haslinguer Sandolz
ASL Skino



Tenho duas ajustáveis. Uma delas é esta, excelente máquina que muito me satisfaz e que bem podia ser a única. Completa, robusta, suave, no fundo adapta-se a qualquer pessoa,  da mais sensível à mais rude, à mais exigente ou ao que não liga nenhuma. Está aí para durar. A acompanhar o sempre fiel 1305, Haslinguer, que sabão, enorme na qualidade  e custa tão pouco, boa lâmina esta Lord e o Skino que tem excedido as expectativas.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #19 on: February 27, 2018, 10:16:10 pm »
Que categoria de escanhoado. Brutal mesmo. O sabão é TOP, muito deslize, muita proteção e cheira bem.

Claro que a Progress equipada com uma boa lamina e com um sabão destes, porra, parecia que nem se sentia a cortar.

Material para a vida!!!



Offline XF-17

  • Trade Count: (+2)
  • Leve como uma Feather
  • ************************
  • Posts: 2569
  • O Indiana Jones de produtos portugueses
    • Email
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #20 on: February 27, 2018, 11:10:18 pm »
Banho quente
Semogue SOC 2 Band
RazoRock Mudder Focker
Merkur Progress
Astra verde
RazoRock Mudder Focker
Água fria


image uploader
"A música é a mais elevada forma de arte. É também a mais nobre. É emoção humana, capturada, cristalisada e encastrada - e depois passada a outros."

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2709
    • Email
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #21 on: February 28, 2018, 11:19:05 am »
Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2018

Semogue BC Sintético 2017, n.º 55/100
Creme T&H Sandalwood
Merkur Progress + Rapira Super Stainless (4)
3 passagens + conforto
ASL Le Père Lucien + geleia 444

Offline rveladas

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1609
    • Email
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #22 on: February 28, 2018, 03:00:28 pm »
Segunda e Terça feiras foi assim

Água fria
Pincel Semogue 1305
Creme musgo real
Máquina Merkur progress
Lâmina feather
Água fria
Asb floid
Asl floid black

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
    • Email
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #23 on: February 28, 2018, 05:41:33 pm »
28.02.2018



Hoje usei a Gillette Super Adjustable 109 (cabo longo) do 3º trimestre de 1974. A Super Adjustable, carinhosamente conhecida pelos aficionados como a Black Beauty, foi a última safety razor ajustável da Gillette. Iniciou a sua produção em 1968 com a Super 84 (cabo curto) e terminou a sua produção em 1988 com a Super Adjustable com a base plate de plástico negro. O cabeçal é semelhante à Slim, o cabo é de alumínio recoberto com uma resina de cor negra, e em termos de diferentes modelos temos: a Super 84 de cabo curto fabricada de 1968 a 1975, em que o seu nome advém do tamanho do cabo, 84 mm, ligeiramente superior à sua antecessora, a Slim; a Super 109 de cabo mais comprido, com 109,5 mm, fabricada de 1969 a 1976; e finalmente a Super Adjustable com a base plate de plástico negro que substituiu a Super 109 com fabricação de 1977 a 1988.



Ainda dentro da Super Adjustable de base plate de plástico (1977-88) existiram duas sub-versões com diferentes padrões das estrias do cabo. De 1977 a 1981 apresentava um padrão de estrias vertical, de 1980 a 1988 um padrão em diamante.



A Gold Deluxe Super Adjustable foi apenas uma variação premium da Super 109 recoberta a ouro de 23 Quilates, fabricada desde o primeiro trimestre de 1969 durante 5 trimestres, para ser então descontinuada.

Como curiosidade gostava ainda de partilhar convosco uma publicidade da Gillette a advogar que a sua Gillette Single Ring 1911 já seria uma ajustável, para tal sendo necessário apenas desapertar um pouco o cabo, aumentando o gap e alterando o ângulo de corte da lâmina, com correspondente alteração da agressividade/eficiência do escanhoado.



E uma imagem da primeira patente da Gillette para uma Safety Razor Ajustável:



Em termos do escanhoado esta Black Beauty 109 proporciona um escanhoado bem suave, muito semelhante à sua antecessora, mas em termos de gap é mais "agressiva" do que a Slim, comparando ajustes semelhantes, no entanto em termos de eficiência, para mim, a Slim ganha pelo seu maior peso total.

Para quem quiser saber mais sobre a História das Gillette Ajustáveis o site: Gillette Adjustable é um site imperdível. Vale bem a pena!
« Last Edit: February 28, 2018, 05:45:33 pm by Corto »

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
    • Email
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #24 on: February 28, 2018, 06:10:11 pm »
Creme Proraso Azul/ Pincel DIY VS Silvertip/ Famex/ Astra SS/ Pinaud Clubman



Hoje fui de Famex.

Não é a nossa típica máquina ajustável, alias sempre se debateu sobre se esta maquina é mesmo ajustável e se sim, como?

Por algum estranho motivo nos forums americanos surgiu o conceito de inverter o cabeçal do tipo gaiola para efectuar a mudança de mais para menos agressivo.

Claro que este conceito levantava outra questão. Qual o lado mais agressivo? Aqui também as opiniões se se dividiam. Uns afirmavam que era com as letras para cima, outros juraram que era com as letras para baixo.

A realidade é bem mais simples, o fabricante patenteou a máquina como ajustável, isso é verdade mas o ajuste faz-se dando um maior ou menor aperto ao cabo. Em teoria o cabeçal, mercê da sua construção, agindo como mola altera o gap da lâmina.

Não tenho essa percepção. Talvez com as laminas antigas se notasse isso mas com lâminas contemporâneas a variação de agressividade é desprezível. Alem do mais pretende-se que a lâmina fique bem fixa pelo que brincadeiras com o aperto são desaconselháveis.

Contudo em termos de prestação pura e dura esta máquina é muito boa. Suave e confortável sem comprometer a eficácia. É uma das minhas preferidas mesmo não fazendo aquilo a que o fabricante se propôs.

Noutra toada, 2º uso da mais um pincel DIY, este com um nó Silvertip da Virginia Sheng. Que nó fantástico! Totalmente diferente de outro silvertip que tenho também da VS. 

A ver as prestações nos próximos dias.






Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
    • Email
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #25 on: February 28, 2018, 07:34:30 pm »
Grandes máquinas, grandes escanhoados e grande qualidade no que toca à informação postada pelo @corto e pelo @PauloF.
Já agora o corto foi meu amigo e facilitou-me o trabalho para amanhã... vou utilizar a minha Black Beauty ;)
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline Benoit86

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1066
  • You`ll never shave alone
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #26 on: February 28, 2018, 07:37:41 pm »
Com creme Proraso vermelho e lâmina Bolzano superinox.

Enviado do meu MYA-L41 através do Tapatalk

"Toda a gente fala de direitos humanos e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar um Dia dos Deveres Humanos."-José Saramago

Offline Benoit86

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1066
  • You`ll never shave alone
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #27 on: February 28, 2018, 07:41:17 pm »
Creme Proraso Azul/ Pincel DIY VS Silvertip/ Famex/ Astra SS/ Pinaud Clubman

(Image removed from quote.)

Hoje fui de Famex.

Não é a nossa típica máquina ajustável, alias sempre se debateu sobre se esta maquina é mesmo ajustável e se sim, como?

Por algum estranho motivo nos forums americanos surgiu o conceito de inverter o cabeçal do tipo gaiola para efectuar a mudança de mais para menos agressivo.

Claro que este conceito levantava outra questão. Qual o lado mais agressivo? Aqui também as opiniões se se dividiam. Uns afirmavam que era com as letras para cima, outros juraram que era com as letras para baixo.

A realidade é bem mais simples, o fabricante patenteou a máquina como ajustável, isso é verdade mas o ajuste faz-se dando um maior ou menor aperto ao cabo. Em teoria o cabeçal, mercê da sua construção, agindo como mola altera o gap da lâmina.

Não tenho essa percepção. Talvez com as laminas antigas se notasse isso mas com lâminas contemporâneas a variação de agressividade é desprezível. Alem do mais pretende-se que a lâmina fique bem fixa pelo que brincadeiras com o aperto são desaconselháveis.

Contudo em termos de prestação pura e dura esta máquina é muito boa. Suave e confortável sem comprometer a eficácia. É uma das minhas preferidas mesmo não fazendo aquilo a que o fabricante se propôs.

Noutra toada, 2º uso da mais um pincel DIY, este com um nó Silvertip da Virginia Sheng. Que nó fantástico! Totalmente diferente de outro silvertip que tenho também da VS.

A ver as prestações nos próximos dias.






Que tesouro, Confrade.

Enviado do meu MYA-L41 através do Tapatalk

"Toda a gente fala de direitos humanos e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar um Dia dos Deveres Humanos."-José Saramago

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
    • Email
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #28 on: February 28, 2018, 07:43:45 pm »
Grandes máquinas, grandes escanhoados e grande qualidade no que toca à informação postada pelo @corto e pelo @PauloF.
Já agora o corto foi meu amigo e facilitou-me o trabalho para amanhã... vou utilizar a minha Black Beauty ;)

A inspiração vem de ti! Os parabéns não são suficientes pela ideia e pela forma como entusiasmas a malta a aumentar o nível das nossas participações. Esta iniciativa é fantástica. ;)

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
    • Email
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #29 on: February 28, 2018, 07:47:57 pm »
A inspiração vem de ti! Os parabéns não são suficientes pela ideia e pela forma como entusiasmas a malta a aumentar o nível das nossas participações. Esta iniciativa é fantástica. ;)
Nada disso. A iniciativa avança por si, desde que todos participem e contribuam. E tal como havia dito inicialmente, o objectivo era esse, que vocês tornassem o fórum mais rico com o tipo de intervenção como a tua e a do PauloF.
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal