Author Topic: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis  (Read 6872 times)

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
    • Email
ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« on: February 25, 2018, 07:37:29 pm »
Esta nova semana temática será dedicada às máquinas ajustáveis.
A primeira máquina ajustável era uma variante da famosa Monk's Razor (1874) ou "Pig Scraper". A versão ajustável foi patenteada em 1879 e chamou-se "The Fontaine", numa alusão ao seu criador Pierre Lucien Fontaine de Chartres, na França. Diversas máquinas baseadas nas patentes de Monks e Fontaine foram feitas ou vendidas pela American Safety Razor Co..
Só por volta de 1928, quando Paul Richard Kuehnrich, criou a Darwin Universal Razor, que se passou a produzir amplamente e de forma reconhecível uma verdadeira máquina ajustável, tendo permanecido em produção até à década de 1950. Trata-se de uma máquina baseada na, não menos famosa, Rolls Razor. A principal diferença entre ambas reside no facto de que, no caso da Darwin, ser possível regular o gap da lâmina, através de um parafuso no interior do cabo.
Fonte: https://vintagerazorcollection.squarespace.com/restorations-and-revelations/2016/4/7/the-adjustable-safety-razor-almost-lost-in-history-the-darwin-universal#.WpAwcZXLjIU

É, então, na década de 50, que se pode considerar que as máquinas ajustáveis se simplificam na sua utilização e se democratizam com a criação, por parte da Gillette, da Toggle, a qual permitia que na mesma máquina o utilizador tivesse forma de ajustar facilmente a exposição da lâmina: mais ou menos agressiva, em diferentes níveis de agressividade, para ir de encontro às necessidades de cada utilizador.

E fica assim aberto o véu sobre esta temática que se espera seja desenvolvida com o contributo dos caros confrades que participarem neste tópico. São inúmeras as máquinas ajustáveis já apresentadas por vocês, desde Gillettes, Gibbs, as mais raras Personna, Injector,  Merkur e até as famosas "Melkul Futul", etc. :)  
Assim, vamos todos mostrar as nossas ajustáveis e contribuir com um pouco de história ou factos das mesmas para que se possa enriquecer o tópico, o debate e o conhecimento de todos acerca destas todo-o-terreno do Barbear Clássico. ;)
« Last Edit: February 25, 2018, 08:05:30 pm by Zeri »
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
    • Email
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #1 on: February 25, 2018, 08:11:15 pm »
Que grande introdução Zeri! E a alusão à Darwin fez-me lembrar que já me cruzei com ela:

https://www.etsy.com/listing/578907260/vintage-razor-darwin-razor-hollow-ground

Se algum confrade tiver vontade de a usar esta semana hehehe

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
    • Email
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #2 on: February 25, 2018, 09:23:48 pm »
Que grande introdução Zeri! E a alusão à Darwin fez-me lembrar que já me cruzei com ela:

https://www.etsy.com/listing/578907260/vintage-razor-darwin-razor-hollow-ground

Se algum confrade tiver vontade de a usar esta semana hehehe
Quem dera Corto, quem me dera. Isso é que era escanhoado.
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #3 on: February 25, 2018, 09:52:07 pm »
Categoria.

NT Vigur, Merkur Progress, E Gibbs ajustável Fixa. Eheheh

Pelo menos três máquinas. :)

Gostei. Se poder continuar a barbear-me, contem comigo.

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
    • Email
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #4 on: February 26, 2018, 09:23:16 am »
26.02.2018



Já não usava a Slim há bastante tempo... first world problems de fartura de ferramenta disponível. Mas obrigado ao @zeri e à semana temática das ajustáveis que me fizeram usá-la e recordar-me da sua excelência. Escanhoado fantástico com a lâmina GSB e com o auxílio do sabão D’Artesao Lima, Tangerina e Manjericão. Estou com sorte pois cada amostra que experimento torna-se a minha favorita destronando as anteriores. Esta não foi excepção com um aroma a frutos cítricos, não floral como o do fórum, simplesmente delicioso.

Um comentário à minha experiência com as ajustáveis. Já passei por várias fases no início a descoberta do melhor ajuste para mim com escanhoados digamos, desafiantes hehe. De seguida a utilização com ajuste fixo normalmente 6 ou 7. Testei de seguida um setting mais agressivo nas duas primeiras passagens e um dois ajustes abaixo para o contra-pêlo. E agora finalmente utilizo o ajuste 7 nas duas primeiras passagens e finalmente 9 no contra-pêlo. Com este procedimento alcanço um resultado sempre consistente e super suave. Pelo menos com as Gillette. Recomendo a todos que queiram experimentar uma ajustável para caçarem uma Slim que não se vão arrepender.
« Last Edit: February 26, 2018, 01:04:04 pm by Corto »

Offline aykaramba

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 628
    • Email
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #5 on: February 26, 2018, 10:21:02 am »
Recomendo a todos que queiram experimentar uma ajustável para caçarem uma Slim que não se vão arrepender.
Está na lista Corto, está na lista.

D'Artesão citrico? Ena, isto promete, esse vai entrar para a minha lista também. Anda aqui uma pessoa a tentar cortar nos gastos, e vocês é isto.

Enntretanto hoje tive que me contentar com a Progress :P

Máquina: Merkur Progress
Lamina: GSB #2
Sabão: D’Artesão Bergamota & Neroli
Pincel: VigShaving Silvertip 24mm
Pós: Thayers Rose Petal + ASB CF Lavender






Esta lâmina não sei que se passou, mas nos seus dois usos deu-me um bocado de razro burn. Escanhoado impecável, tranquilo, sem vermelhidão, mas a cara dorida e alguns pontos vermelhos uma meia hora depois. Nunca me tinha acontecido com as GSB, e a 2ª utilização foi com tudo diferente mesmo para confirmar Enfim, já foi para o lixo.

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2701
    • Email
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #6 on: February 26, 2018, 11:26:30 am »
Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2018

Semogue 1305
Sabão Le Père Lucien Naturel
Merkur Progress + Rapira Super Stainless (1)
3 passagens + conforto
ASL Le Pére Lucien + geleia 444

Nesta semana de ajustáveis só vou participar com a minha Progress, que é a única ajustável que tenho, mas vou usá-la toda a semana, uma vez que costumo manter o aparelho enquanto a lâmina durar.

Sobre a Progress já tudo se disse e tudo se sabe. É uma máquina muito eficiente e robusta, com uma gama de regulação ampla. Há sempre um setting adequado para cada barba. Mesmo com lâminas menos afiadas consigo excelentes escanhoados. Percebe-se facilmente que haja muita gente que apenas use este aparelho.

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
    • Email
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #7 on: February 26, 2018, 09:31:38 pm »
Creme Proraso/ Semogue 1140/ Merkur Progress/ Astra SS/ ASL Speick





Desde que me lembro que o pomo da discórdia com esta máquina sempre foi o botão de ajuste.

Há quem goste e há quem deteste ao ponto de nem considerar a compra. 

Entre Mergress (USA), Digress (UK) ou Eskimo as modificações ás Progress são vastas e apesar de admirar o engenho destas modificações tenho de admitir que estou no grupo dos que gostam daquele pedaço de plástico amarelecido. O look vintage que este confere à máquina é irreplicável e tenho para mim que é parte integrante do carisma da Merkur.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #8 on: February 26, 2018, 10:34:49 pm »
26.ii.2018

Prebarba Proraso
Zenith Manchurian 506U "AfeitadoClasico 2016"
D. R. Harris Marlborough
QShave RD728 Adjustable
Gillette Silver Blue
L'Occitane Eau des Baux ASB



Esta foi das ajustáveis que mais me surpreendeu até hoje. Uma máquina que recomendo sempre, de compra quase obrigatória pela relação qualidade/preço - e que sempre me dá bons escanhoados. :)

I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #9 on: February 26, 2018, 10:43:16 pm »
Semogue 2000 Vintage
Denim
NT Vigur ( regulagem menos 2, sim, aquilo no zero ainda anda para trás )
Trig
Night Show by Joaquin Cortez

Belíssimo escanhoado. Este Semogue 2000 é muito bom de ser usado, suave e trabalhador. O Balsamo foi o primeiro uso, gostei muito dele, uma boa surpresa. Amanha devo usar novamente.


« Last Edit: February 26, 2018, 10:45:27 pm by Bninho »

Offline XF-17

  • Trade Count: (+2)
  • Leve como uma Feather
  • ************************
  • Posts: 2569
  • O Indiana Jones de produtos portugueses
    • Email
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #10 on: February 26, 2018, 11:22:37 pm »
Mais uma vez os meus parabéns ao Octávio por esta semana.

Já tinha experimentado esta Gillette com uma GP e achei agressiva. Agora usei com a GSB e continuo achar agressiva.
Este pincel é uma maravilha. Obrigado @Zeri.
O sabão já é conhecido por Portugal e fronteiras. Espero que tenha muito sucesso.

Enviado do meu SM-C115 através do Tapatalk

"A música é a mais elevada forma de arte. É também a mais nobre. É emoção humana, capturada, cristalisada e encastrada - e depois passada a outros."

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #11 on: February 27, 2018, 12:16:16 am »
Mais uma vez os meus parabéns ao Octávio por esta semana.

Já tinha experimentado esta Gillette com uma GP e achei agressiva. Agora usei com a GSB e continuo achar agressiva.
Este pincel é uma maravilha. Obrigado @Zeri.
O sabão já é conhecido por Portugal e fronteiras. Espero que tenha muito sucesso. (Image removed from quote.)

Enviado do meu SM-C115 através do Tapatalk
Estranho, são lâminas que quase não se sentem nas ajustáveis da Gillette de tão suaves e eficientes que são.

Já experimentaste noutra ajustável da Gillette?

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
    • Email
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #12 on: February 27, 2018, 12:32:25 am »
26.ii.2018

Prebarba Proraso
Zenith Manchurian 506U "AfeitadoClasico 2016"
D. R. Harris Marlborough
QShave RD728 Adjustable
Gillette Silver Blue
L'Occitane Eau des Baux ASB



Esta foi das ajustáveis que mais me surpreendeu até hoje. Uma máquina que recomendo sempre, de compra quase obrigatória pela relação qualidade/preço - e que sempre me dá bons escanhoados. :)

O Homem está vivo.... há tanto tempo que não se via uma foto tua por aqui. Agora já não podes parar @Oversaturn :P
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #13 on: February 27, 2018, 12:36:00 am »
Estranho, são lâminas que quase não se sentem nas ajustáveis da Gillette de tão suaves e eficientes que são.

Já experimentaste noutra ajustável da Gillette?
Eu também acho a máquina algo agressiva.

Offline XF-17

  • Trade Count: (+2)
  • Leve como uma Feather
  • ************************
  • Posts: 2569
  • O Indiana Jones de produtos portugueses
    • Email
Re: ST de 26 de Fevereiro a 4 de Março - Máquinas ajustáveis
« Reply #14 on: February 27, 2018, 01:13:27 am »
Estranho, são lâminas que quase não se sentem nas ajustáveis da Gillette de tão suaves e eficientes que são.

Já experimentaste noutra ajustável da Gillette?
Por acaso não.

Enviado do meu SM-C115 através do Tapatalk

"A música é a mais elevada forma de arte. É também a mais nobre. É emoção humana, capturada, cristalisada e encastrada - e depois passada a outros."

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal