Author Topic: Ajuda na compra de navalha inox  (Read 5883 times)

Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Ajuda na compra de navalha inox
« on: December 22, 2018, 10:21:37 pm »
0
Caríssimos
Estou a ver por aqui muitas muitos confrades com navalhas e ando a considerar comprar uma navalha em inox. Tenho em vista uma japonesa tamahagane inox, mas também vi boas críticas às henckels . Por outro lado acho que gostava de comprar uma nova. E prefiro uma largura de lâmina igual ou superior a 6/8. Tb já vi a zy pro chinesa.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline aykaramba

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 628
  • Respect: +180
    • Email
Re: Ajuda na compra de navalha inox
« Reply #1 on: December 24, 2018, 09:31:06 am »
0
Pelo que já li da ZY, não é má de todo, mas é uma liga mais fraca de inox (não sei qual ao certo). Ou seja, além de perder o fio mais depressa, pode vir a ficar com agumas manchas/pontos de oxidação se não for bem cuidada.

Para experimentares tens uma boa alternativa, comprar uma vintage, restaurada e afiada. Sai mais em conta e tens alguns membros aqui do fórum que as vendem, e com certeza te darão boas dicas para a sua utilização.

Offline Rui G

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 118
  • Respect: +38
    • Email
Re: Ajuda na compra de navalha inox
« Reply #2 on: December 24, 2018, 11:54:41 am »
0
Como o confrade Aykaramba referiu, o ideal é comprares uma navalha já afiada porque é muito raro uma navalha vir já afiada de fábrica ainda por cima uma gold dollar ou zy. Ambas são navalhas muito boas o problema é com o estabilizador as navalhas normalmente vêm "tortas" então são mais difíceis de afiar do que o normal. Mas as gold dollar agora vêm sem estabilizador portanto à partida hão de ser mais fáceis de afiar.
Navalhas, Navalhas e Navalhas...

Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Re: Ajuda na compra de navalha inox
« Reply #3 on: December 24, 2018, 11:26:47 pm »
0
Obrigado Rui e Aykaramba

Como encomendei uma coticule, vou começar com uma chinesa, se estragar a afiar não perco grande coisa. Depois recorro aqui aos confrades para algo mais fiável

Abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Rui G

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 118
  • Respect: +38
    • Email
Re: Ajuda na compra de navalha inox
« Reply #4 on: December 25, 2018, 01:21:29 am »
0
Obrigado Rui e Aykaramba

Como encomendei uma coticule, vou começar com uma chinesa, se estragar a afiar não perco grande coisa. Depois recorro aqui aos confrades para algo mais fiável

Abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Optima compra. 
Compraste onde?
Qual é o tamanho?
Vem com a pedra para fazer lama (slurry stone)?
Optima ideia começares numa navalha chinesa. O problema é criares o bisel com a coticule, é possível mas demora algum tempo.
Navalhas, Navalhas e Navalhas...

Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Re: Ajuda na compra de navalha inox
« Reply #5 on: December 25, 2018, 12:54:00 pm »
0
Optima compra.
Compraste onde?
Qual é o tamanho?
Vem com a pedra para fazer lama (slurry stone)?
Optima ideia começares numa navalha chinesa. O problema é criares o bisel com a coticule, é possível mas demora algum tempo.
Obrigado. O confrade Gil também me a recomendou.
Pois a slurry stone é que não vem no pacote, e quando falei com o vendedor ele disse que não era preciso??!! Também disse que aquela pedra era para deixar mergulhada uns 15!minutos em água, mas eu achava que as coticule era só colocar água na superfície.
Estive à procura de sítios para comprar a slurry mas não encontrei e assim vou primeiro tentar só com a coticule.
Comprei na
https://m.epda.pt
Saudações


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Re: Ajuda na compra de navalha inox
« Reply #6 on: December 25, 2018, 01:01:32 pm »
0
Optima compra.
Compraste onde?
Qual é o tamanho?
Vem com a pedra para fazer lama (slurry stone)?
Optima ideia começares numa navalha chinesa. O problema é criares o bisel com a coticule, é possível mas demora algum tempo.
Ps: tamanho é 10x5. Achei-a pouco comprida, mas o vendedor disse que para navalhas estava bem, para facas teria de ser maior? O preço da 15 é bem maior, mas ainda assim menor que comprado no site da Ardennes. Em todo o caso arrependi-me ligeiramente pq na Amazon ainda a teria comprado um pouco mais barata Amazon.de (a Alemã) eles chamam às pedras Belgas das Ardennes Bocker senão estou em
Erro.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Rui G

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 118
  • Respect: +38
    • Email
Re: Ajuda na compra de navalha inox
« Reply #7 on: December 25, 2018, 11:07:19 pm »
0
Obrigado. O confrade Gil também me a recomendou.
Pois a slurry stone é que não vem no pacote, e quando falei com o vendedor ele disse que não era preciso??!! Também disse que aquela pedra era para deixar mergulhada uns 15!minutos em água, mas eu achava que as coticule era só colocar água na superfície.
Estive à procura de sítios para comprar a slurry mas não encontrei e assim vou primeiro tentar só com a coticule.
Comprei na
https://m.epda.pt
Saudações


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Muito estranha essa informação.
A "slurry stone" é necessária quando queres usar a coticule para algo diferente de acabamento, ou seja, usar uma pedra de grão 1000 e depois coticule com "Slurry".
15 minutos dentro de Água é a primeira vez que leio isso ainda para mais direccionado a uma pedra natural e de acabamento. se fosse de um grão mais baixo e muito porosa ainda vá que não vá.
Para os trabalhos que queres fazer precisas definitivamente de uma slurry.
Não tenho nada contra essa loja, nem a conhecia. Mas acho que com o pouco conhecimento que tens e com a informação que te passaram  deverias ter comprado directamente da fonte na Ardennes.
Navalhas, Navalhas e Navalhas...

Offline Rui G

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 118
  • Respect: +38
    • Email
Re: Ajuda na compra de navalha inox
« Reply #8 on: December 25, 2018, 11:15:38 pm »
0
Ps: tamanho é 10x5. Achei-a pouco comprida, mas o vendedor disse que para navalhas estava bem, para facas teria de ser maior? O preço da 15 é bem maior, mas ainda assim menor que comprado no site da Ardennes. Em todo o caso arrependi-me ligeiramente pq na Amazon ainda a teria comprado um pouco mais barata Amazon.de (a Alemã) eles chamam às pedras Belgas das Ardennes Bocker senão estou em
Erro.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Esse tamanho é minimo, ainda para mais para utilizar durante o processo todo de afilamento. O tamanho é um bocado irrelevante tanto para navalhas como facas, desde que o metal passe todo na pedra com a mesma pressão e duração. Tens é de pensar no tempo como uma variável para o tamanho, ou seja, vamos supor que numa coticule com as dimensões 10*5 precisas de 100 passagens para atingir o fio para a tua barba enquanto numa coticule com 15*4 bastam 50 passagens. Faço-me entender?
Acho estranho ser mais barato que na Ardennes mas de qualquer das maneiras a Ardennes com 150*40 já tens uma caixa e uma pedra para fazer lama.
Navalhas, Navalhas e Navalhas...

Offline Rui G

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 118
  • Respect: +38
    • Email
Re: Ajuda na compra de navalha inox
« Reply #9 on: December 25, 2018, 11:22:02 pm »
0
Em todo o caso arrependi-me ligeiramente pq na Amazon ainda a teria comprado um pouco mais barata Amazon.de (a Alemã) eles chamam às pedras Belgas das Ardennes Bocker senão estou em
Erro.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Cuidado que os alemães têm várias pedras naturais que são "réplicas" que não têm nada a haver com as originais. Existem as novaculites mas propriamente as arkansas que os alemães também têm, estas não sei se são vendidas pela boker, mas não têm nada a haver com as "verdadeiras" arkansas. 
Se quiseres comprar pedras Naturais tenta sempre comprar à fonte ou então a um vendedor com uma boa reputação.
Navalhas, Navalhas e Navalhas...

Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Re: Ajuda na compra de navalha inox
« Reply #10 on: December 28, 2018, 01:18:06 pm »
0
Muito estranha essa informação.
A "slurry stone" é necessária quando queres usar a coticule para algo diferente de acabamento, ou seja, usar uma pedra de grão 1000 e depois coticule com "Slurry".
15 minutos dentro de Água é a primeira vez que leio isso ainda para mais direccionado a uma pedra natural e de acabamento. se fosse de um grão mais baixo e muito porosa ainda vá que não vá.
Para os trabalhos que queres fazer precisas definitivamente de uma slurry.
Não tenho nada contra essa loja, nem a conhecia. Mas acho que com o pouco conhecimento que tens e com a informação que te passaram  deverias ter comprado directamente da fonte na Ardennes.
Pois é. Também achei estranho. Vou averiguar. Obrigado

Offline Rui G

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 118
  • Respect: +38
    • Email
Re: Ajuda na compra de navalha inox
« Reply #11 on: December 28, 2018, 06:38:04 pm »
0
Vai dando noticias.
Navalhas, Navalhas e Navalhas...

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re: Ajuda na compra de navalha inox
« Reply #12 on: February 17, 2019, 08:10:01 am »
0
Há novidades??
A navalha chegou?

Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Re: Ajuda na compra de navalha inox
« Reply #13 on: February 17, 2019, 10:35:09 am »
0
Há novidades??
A navalha chegou?
Nuno
Não sei bem a que navalha te referes? Neste post eu pedia ajuda para uma inox. Entretanto comprei ZY 430+ que é inox. É uma navalha mal acabada nas escalas, mas tendo a usado já várias vezes, assim como a Dovo Bismark, estou em condições de dizer que o aço da 430 é melhor que o da Dovo. Não só não enferruja (a Dovo oxida num ápice) como mantém o fio por mais tempo e de
Forma mais dura. Na realidade queria também comprar a Boker inox mas o tamanho 5/8 não me agrada apesar que a vi em vídeos e parece muito boa. Mas ao mesmo tempo queria uma feita por um artesão. Então comprei uma Sándor 8/8 aço 01. Mas estava esgotada e terei outra pronta amanhã. Depois tenho de esperar chegar  a Portugal.
Entretanto recebi uma que também já tinha encomendado há mais de um
mês, que é uma Vostok-2, Russa portanto. Dizem que o aço Russo é muito duro. Mas a navalha veio com
Falhas no fio e ainda não sei como fazer para estabelecer um
Novo fio.
Isto é, não sei se a minha coticule vai ser capaz de comer tanto aço.

Abraço

Ps: fotos da Vostok-2






Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re: Ajuda na compra de navalha inox
« Reply #14 on: February 17, 2019, 11:53:19 am »
0


Nuno
Não sei bem a que navalha te referes? Neste post eu pedia ajuda para uma inox. Entretanto comprei ZY 430+ que é inox. É uma navalha mal acabada nas escalas, mas tendo a usado já várias vezes, assim como a Dovo Bismark, estou em condições de dizer que o aço da 430 é melhor que o da Dovo. Não só não enferruja (a Dovo oxida num ápice) como mantém o fio por mais tempo e de
Forma mais dura. Na realidade queria também comprar a Boker inox mas o tamanho 5/8 não me agrada apesar que a vi em vídeos e parece muito boa. Mas ao mesmo tempo queria uma feita por um artesão. Então comprei uma Sándor 8/8 aço 01. Mas estava esgotada e terei outra pronta amanhã. Depois tenho de esperar chegar  a Portugal.
Entretanto recebi uma que também já tinha encomendado há mais de um
mês, que é uma Vostok-2, Russa portanto. Dizem que o aço Russo é muito duro. Mas a navalha veio com
Falhas no fio e ainda não sei como fazer para estabelecer um
Novo fio.
Isto é, não sei se a minha coticule vai ser capaz de comer tanto aço.

Abraço

Ps: fotos da Vostok-2

(Image removed from quote.)
(Image removed from quote.)
(Image removed from quote.)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Bem, eu sinto que há muito para dizer.... primeiramente... Bem vindo ao mundo das navalhas ;D
Vou tentar dar uma achega a cada ponto que mencionaste.

A minha primeira navalha nova em folha foi também uma inox, um dovo envogue 105 e parti dos mesmos pressupostos - quanto mais duro maior duração, não enferruja, etc..  Com todas estas "vantagens", andava mesmo supreso por haver ainda tanta procura pelo aço carbono.

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=c_ylkYVAfxg" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=c_ylkYVAfxg</a>

A minha comparação era com uma dovo bismark - carbono. Que comprei usada numa loja.
O dono achou-lhe piada, levou-a para casa e usou-a uma vez para ver como era. Depois voltou a pô-la na caixa e na vitrine.
Eu fui à loja e pedi para me mostrar a navalha. A senhora que estava a atender desembrulhou-a à minha frente e mostrou-me uma navalha com pontos de ferrugem muito graves, mas que por acaso não chegaram ao gume. Fiz este video na altura e mandei para o Leon para lhe pedir uma opinião.

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=hD4LjPWQug0" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=hD4LjPWQug0</a>

O Leon tratou da restauração e da afiação, e foi por muito tempo a navalha que eu tinha mais medo e respeito.
Deu-me cortes que achei que ia ficar desfigurado para a vida :'( - nariz, queixo,... ainda me lembro do meu pânico.... e depois justificar isso no trabalho e receber os olhares incrédulos.
Felizmente os cortes são tão finos que cicatrizam e não ficam vestígios.

Em relação às inox.
A minha inox NUNCA me fez um corte na cara. No dia que a comprei fiz um compromisso de a usar todos os dias. Todas as manhãs tinha o ritual de dar 10 voltas no assentador com pasta e 60 voltas no cabedal. Isto durou por quase um mês.

Nunca me cortou, contudo ganhei irritação na pele, provavelmente por não conseguir ser tão afiada como o a de carbono.
Aprendi (talvez erradamente) que não se deve usar uma navalha dois dias seguidos, que o metal precisa de "descansar" para recuperar das micro enpenadelas que levava enquanto cortava os pêlos. Era assim que justificava, porque eu conseguia fazer a barba na mesma.
E o tempo passou, eu fui rodando com outro material e não pensei mais nisso.

As inox também oxidam, de uma forma diferente, não ficam com buracos pretos de ferrugem, mas perdem o brilho, ficam "baças".
As inox por serem mais duras, mantêm o fio mais tempo, mas também são mais difíceis de afiar. Estás a ver aqui como isto afecta no compromisso de acertar o fio da navalha. O inox em geral também é mais caro.

Essa navalha Vosdok-2  parece que foi afiada numa máquina qualquer :(  isso não é bom, pode ter afectado a tempera do aço.
Um teste rápido para testares a geometria de uma navalha é assentar a lâmina completamente numa superfície plana. A navalha deverá ficar completamente estável nos dois lados. Se tal não acontecer vai ser impossível teres uma afiação consistente. Sugiro que faças esse teste também à Sándor quando chegar.

Este é um teste entre a famigerada dovo bismark (que passa no teste perfeitamente) e um "abre cartas" que comprei na amazon por 15 libras a pensar que ia ser um desafio e uma escola para mim (essa navalha preta ainda não está em condições e já lhe arranquei imenso metal)

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=ofGyUo7c5Wk" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=ofGyUo7c5Wk</a>


Tanto quanto eu sei as falhas no fio reparam-se da pior forma possível... :( é desbastar a lamina numa superficie plana até ficares com um gume recto. Eu faço isso na lateral das pedras. Depois vais ter de reconstruir o fio. Eu recomendo vivamente o Leon no forum para fazer esta restauração para ti.
A coticule come o aço feliz e contente. O problema de comer aço é que eventualmente vais ficar com a pedra desnivelada, e terás de a aplanar novamente.

Já escrevi demais acho :D :D :D

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal