Author Topic: Pedra Commerciol  (Read 38551 times)

Offline Bracara

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 301
Pedra Commerciol
« on: May 21, 2011, 04:14:32 pm »
Bem queria pedir ajuda mais uma vês sobre pedras de afiar aos VETERANOS, encontrei esta pedra
http://www.commerciol.com/epages/ea1248.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/ea1248/Products/pedrameigasnormal/SubProducts/pedrameigasnormal-0001&ChangeAction=SelectSubProduct   e não sei se será uma boa compra ou se me vai sair o tiro pela colatra pelo que gostaria saber se esta pedra é o que diz ser pois não quero ficar com uma pedra de afiar a fazer de pisa_papeis!!!

Desde já obrigado e bons escanhoados!!!

Offline a_soares

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 418
  • Rei do face lathering fail!
Re: Pedra Commerciol
« Reply #1 on: May 21, 2011, 05:11:52 pm »
Quote
Pedra de amolar: 700 grit.
Grão muito grosso.
Saudações, Augusto.

Offline Bracara

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 301
Re: Pedra Commerciol
« Reply #2 on: May 21, 2011, 05:15:04 pm »
Quote
Pedra de amolar: 700 grit.
Grão muito grosso.
Não estou a fala da de 700 estou a falar da de 4000 "grãos" podes seleccionar o grão da pedra k queres.

Offline a_soares

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 418
  • Rei do face lathering fail!
Re: Pedra Commerciol
« Reply #3 on: May 21, 2011, 05:21:23 pm »
Quote
Pedra de amolar: 700 grit.
Grão muito grosso.
Não estou a fala da de 700 estou a falar da de 4000 "grãos" podes seleccionar o grão da pedra k queres.
Ah ok. My bad. 4000 já é um grão normal numa progressão de pedras de afiar. Em princípio sendo um grão apropriado a pedra deverá funcionar perfeitamente. Mas mesmo assim deves precisar depois de um grão mais fino para polir um bocado mais antes de usar, pelo menos um 8000 ou assim.
Saudações, Augusto.

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re: Pedra Commerciol
« Reply #4 on: May 21, 2011, 10:28:44 pm »
Amigo, alem do grao temos que ver sobre o tipo depedra.
Algumas tem performance diferente da outra.
Artificiais e naturais sao mundos a parte. DIamante risca fundo, arkansas é lenta mas pole muito mais.
Existe um mundo na afiaçao que me tem cativado. A performance de uma pedra esta muito distante de ser unicamente dada pelo grao.
As naturais tem caracteristicas que nao permitem a determinacao por  grao. Pq na pedra é um, mas no slur no final do processo, é bem outra. Ou pq sera que uma pedra arkansas com grao aproximadamente entre 4 e 6 k acaba polindo mais do que algumas com grao bem mais alto?
Nao se guiem apenas pelo grao.

O que queres? reformar ou manter o fio?

Este vizinho teu, espanhol, tem pedras interessantissimas
http://www.galeriadelcuchillo.com/index.php/component/virtuemart/index.php?option=com_virtuemart&page=shop.browse&category_id=33&Itemid=1&TreeId=8
ele tinha graos bem finos, vi que agora so tem mais grossos.

Eu tenho uma destas ai, 10k. Otima.

A rpoposito, o espanhol vende cutelaria de alta qualidade. Como isto daqui

http://www.galeriadelcuchillo.com/index.php/es/component/virtuemart/?page=shop.browse&manufacturer_id=35

 ::)
« Last Edit: May 21, 2011, 10:32:56 pm by callega »
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline Bracara

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 301
Re: Pedra Commerciol
« Reply #5 on: May 21, 2011, 11:55:18 pm »
Bem o k eu quero é aprender a afiar navalhas de barbear para não ficar totalmente dependente de um afiador e para alem disso também
quero aprender um pouco sobre afiação e sobre como criar um fio de navalha de raiz.
Eu para já tenho uma pedra de afiação do meu avô que pelo k descobri ronda os 8k queria apenas comprar uma 4k para aprender a criar fio e vou ver se encomendo uma 12k que vi no ebay k ja me disseste que era uma maravilha para polir fio. Mas o único problema é  que o mundo da afiação de navalhas é um bocado caro. pelo k kero ir devagar para não cometer erros e comprar pedras que em vez de afiar façam feitio.

Mas obrigado callega e a_soares!!!     

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
    • Email
Re: Pedra Commerciol
« Reply #6 on: May 22, 2011, 06:21:16 am »
Bela explanação callega, parabéns!
Abraços.
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re: Pedra Commerciol
« Reply #7 on: May 22, 2011, 11:16:12 pm »
Olhe, acredito que uma ceramica, kiocer, naniwa, te darao resultados mellhores. Elas sao, na minha opiniao, mais faceis de usar.
Sim, o mundo das pedras de afiar navalhas nao compensa.  Algumas japonesas passam dos mil dolares no ebay, facil. As escher, dos 500.
As coticule, muito facilmente (qdo saqo boas) passam a casa dos 100 dolares.
É um caso de criar "dolores" no bolso.

AS 13k xingling, sao lentas. Principalmente se usares slur dela mesma. Com slures "envenenados", melhora.  MAS fazm um bom polimento de fio.

Outra coisa importante, um microscopio para ver o fio.  O meu chegou na semana. TO adorando aprender com ele..........

Gadrel, nao to tentando impor meu conhecimento e minhas crenças. So to compartilhando algumas experiencias. Nao sao verdade absoluta.. Apesar de minha maneira enfatica. Gringo ...

"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
    • Email
Re: Pedra Commerciol
« Reply #8 on: May 23, 2011, 03:07:06 am »
O legal, Prof. Jean, é que, mesmo com esse jeito "Talian" de ser, tens uma didática fantástica! É sempre bom ir ao "latom" para afiar minhas navalhas e "trocar experiência"=aprender, pois te dar em troca é algo um tanto complicado...
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re: Pedra Commerciol
« Reply #9 on: May 23, 2011, 11:09:55 am »
Amigom, sabes qeu realemente curto ensinar
A didatica é tipica dos talian. Pega  ai os treco e te vira.
A troca, por favor, apesar de ter adorado teus "regalos", gosto de compartilhar. Sempre se aprende com o qeu se ensina.
De qeu adianta o conhecimento guardado?
Abrassom
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
    • Vintage Scent
Re: Pedra Commerciol
« Reply #10 on: May 23, 2011, 02:08:19 pm »
Tanto quanto sei, a "Pedras das Meigas" mais fina é de cerca de 6000 e mesmo assim não será o suficiente para polir o fio de uma navalha. Originalmente estas pedras foram concebidos para facas e cutelos, pelo que não precisam de um fio tão pulido.
Num outro forum espanhol, sem ser o FA, estão a fazer "experiências" com estas pedras em navalhas e acho que os resultados tinham sido inconclusivos, mas ainda preliminares.

A ver vamos.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Bracara

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 301
Re: Pedra Commerciol
« Reply #11 on: May 23, 2011, 03:09:48 pm »
Bem o k eu quero é aprender a afiar navalhas de barbear para não ficar totalmente dependente de um afiador e para alem disso também
quero aprender um pouco sobre afiação e sobre como criar um fio de navalha de raiz.
Eu para já tenho uma pedra de afiação do meu avô que pelo k descobri ronda os 8k queria apenas comprar uma 4k para aprender a criar fio e vou ver se encomendo uma 12k que vi no ebay k ja me disseste que era uma maravilha para polir fio. Mas o único problema é  que o mundo da afiação de navalhas é um bocado caro. pelo k kero ir devagar para não cometer erros e comprar pedras que em vez de afiar façam feitio.

Mas obrigado callega e a_soares!!!     

Qual a pedra que "herdaste", já agora? Dizes que ronda os 8k? Será uma cotícula belga?
Se for há quem faça todo o processo com uma dessas....

A pedra que herdei é esta http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=1187.30 encontrei na stropshop uma pedra k ao k me parece é idêntica mas as aparências iludem
mas acho k deve ser 8k pois o meu afiava formões nesta pedra.
Leon não penso k a pedra seja de 6k mas não tenho certezas se é ou não mas quanto a pedra e 4k no site português achas k valerá a pena ou é desperdício de dinheiro??


Obrigado a todos e bons escanhoados!!  ;)

Offline Bracara

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 301
Re: Pedra Commerciol
« Reply #12 on: May 23, 2011, 10:41:23 pm »
Pelo que leio o que é aconselhado (e que me parece sensato) é usar material que os entendidos conhecem para assim melhor te orientarem e esclarecerem as tuas dúvidas. Por essa lógica comprar essa pedra é entrar numa "aventura" pois com as dificuldades iniciais a aprender nunca vais saber exactamente como usá-la/tirar o melhor partido dela.
A tua pedra o ideal era alguém que perceba disto(Leon?) vê-la ao vivo para poder tirar algumas conclusões para saberes o que tens e o que necessitas.
Existem pedras acessíveis para começar, embora nos foruns os ianques usem todos as Norton(cá são bem mais caras...), por cá consegue-se King/Ice Bear, thuringian modernas, Naniwa superstone,... que segundo os entendidos são razoáveis para começar.
Bem obrigado pela dica já sabes se encontrares essas "bichanas" a um preço razoável avisa.

Obrigado e bons escanhoados!!!

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re: Pedra Commerciol
« Reply #13 on: May 23, 2011, 10:44:28 pm »
Qual a pedra que "herdaste", já agora? Dizes que ronda os 8k? Será uma cotícula belga?
Se for há quem faça todo o processo com uma dessas....

A  coticule 4k é de um tom azulado. U,a das que tenho tem veios mais escuros, parecendo a estrutura de um pulmao, fibrosa. a outra é mais escura e sem apare tar veios, é mais velha que a outra. A slur, parece a segunda;
A 8k é amarelada. tenho uma de um amarelo bem clarinho e mole. Outra, a mais antiga, e deum amarelo mais queimado, com listas alaranjadas. Segundo sei, tigerstrip, melhor que a primeira. A slur, lembra mto a que herdei de meu bisavô e nem imagino oque seja.

Qto as norton, americano é bairrista ao cumulo. Nao acreio que os oxidos aluminaceos ou seus relativos, possam ter a melhor performance. Alias, ja escutei justamente o contrario sobre elas. Acho que o microscopio é a prova defiitiva em termos de polimento. Com 200x,se tu nao ve nada, ta polido. A 4k deixa riscos qeu parecem um abismo. Talvez, por isso, usem a tal "piramide". As escher sao famosas por serem as melhores pra navalhas.
Volto ao meu ponto inicial, a afiaçao provocada por uma pedra natural é mto mais polida que a de uma sintetica.  E falo  nao por ler por ai. Falo por experiencia própria com enfoque cientifico.  A performance da ceramica 10k que tenho é otima. Proporciona polimento perfeito a 200x de aumento. SO que nao é pra iniciante nao. Ela é meio mole. Se tu tascar o fio na pedra, enterra e abre um buraco. O qu e nao acontececom as xingiing e naturais.  E duvido que aconteca com as norton.
Em termos de afiacao de facas, em graos abaixo de 1k, as norton sao de performance marginal. Quebram o galho. So isso.
As coticule sao conhecidas por afiar duresas acima de 67HRc; Dureza que jamais encontraras numa navalha construida ate hoje.
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
    • Vintage Scent
Re: Pedra Commerciol
« Reply #14 on: May 23, 2011, 10:45:31 pm »
Leon não penso k a pedra seja de 6k mas não tenho certezas se é ou não mas quanto a pedra e 4k no site português achas k valerá a pena ou é desperdício de dinheiro??

Se te faz falta uma pedra "intermédia", isto é, se já tens uma de 1000 para formar o fio e uma de 8000 para pulir, então precisas de uma aí no meio para fazer a "ponte". Mas desconheço as pedras das meigas, por isso não posso "opinar" devidamente :D

Pelo que leio o que é aconselhado (e que me parece sensato) é usar material que os entendidos conhecem para assim melhor te orientarem e esclarecerem as tuas dúvidas. Por essa lógica comprar essa pedra é entrar numa "aventura" pois com as dificuldades iniciais a aprender nunca vais saber exactamente como usá-la/tirar o melhor partido dela.
A tua pedra o ideal era alguém que perceba disto(Leon?) vê-la ao vivo para poder tirar algumas conclusões para saberes o que tens e o que necessitas.
Existem pedras acessíveis para começar, embora nos foruns os ianques usem todos as Norton(cá são bem mais caras...), por cá consegue-se King/Ice Bear, thuringian modernas, Naniwa superstone,... que segundo os entendidos são razoáveis para começar.

O Callega apontou um link com uma Naniwa. Tenho 2 delas (1k e 8k) e são muito consistentes, apesar de ultimamente não têm tido muita acção porque tenho-me virado mais para as naturais.
Quanto às Norton, tens razão, não são tão populares aqui na Europa como nos EUA.
Aqui consegue-se um bom conjunto com pedras de diferentes origens, por exemplo:
1000: Naniwa, Sun King, ou outra sintética.
4000: Naniwa, Belgian Blue, Pedra das Meigas (?).
8000-10000: Naniwa, Coticule, Thuringian.
« Last Edit: May 24, 2011, 02:56:39 pm by Leon »
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal