Author Topic: Considerações a ter ao comprar a primeira navalha  (Read 96951 times)

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« on: February 09, 2010, 11:16:43 am »
0
Olá pessoal,

Aqui vão algumas pistas sobre como escolher correctamente a primeira navalha.

  • Qualquer navalha serve? Nem todas as navalhas são boas ou servem para barbear. De facto, existem muitas à venda, no eBay por ex., que não servem para fazer a barba, mas dariam uma bonita faca de abrir envelopes ou para cortar cartões ;D. Não é fácil fazer uma navalha, há que ter a noção do que é preciso atingir para que o produto final seja satisfatório. Regra geral, as navalhas antigas são boas. As marcas alemãs, suecas, francesas, inglesas e espanholas são satisfatórias, mas quase a totalidade das marcas já se extinguiram, pelo que se não quiserem gastar muito dinheiro numa Thiers Issard, Dovo, Boker, Henckels ou Revisor nova, tentem encontrar uma navalha antiga em mínimo bom estado em feiras de antiguidades, por exemplo.
  • O que se deve ter em atenção ao comprar uma navalha antiga? O mais importante é o estado da lâmina, já que um cabo partido é substituível, mas uma lâmina partida já não. A lâmina deve estar inteira e deve ter pouco sinal de uso. Deve ter a superfície cortante paralela à parte de cima mais grossa. Na superfície cortante não deve ter irregularidades visíveis, nem corrosão, mas se a lâmina tiver manchas de água não é grave. Evitar lâminas que tenham um desgaste considerável, pelo que é sinal que foi à pedra muitas vezes e de maneira muito agressiva, tendo a sua geometria sido alterada substancialmente.
  • O que se deve ter em atenção ao comprar uma navalha nova? No eBay, ou noutros mercados, existem navalhas novas à venda. Muitas das vezes são navalhas muito baratas (10, 15 Euros). Se uma navalha nova custar este montante então é porque certamente não presta. As marcas que continuam a fabricar boas navalhas são: Thiers Issard, Dovo, Boker, Henckels e Revisor. Se tiverem a sorte de encontrar uma navalha antiga sem nunca ter sido utilizada, parabéns! São as mais procuradas por nós, coleccionadores. Para além disso, ainda existem bons artesãos a fabricar navalhas, mas pelo dinheiro que cada peça custa, já estamos noutro campeonato.

Se tiverem alguma pergunta, disparem!
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Paco Nassa

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 142
  • Respect: 0
Re:Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #1 on: February 09, 2010, 10:05:53 pm »
0
Boa Noite,

Boa informação, vou procurar em feiras de antiguidades se encontro alguma navalha antiga das marcas indicadas...

Quando encontar, esta deve ser afiada ou não?? como sei se corta bem??

Saudações

Paco Nassa

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #2 on: February 09, 2010, 11:14:39 pm »
0
Olá, quase de certeza que não deve cortar nada.
Dois testes rápidos que podes fazer no momento:

1) Põe o fio da navalha a apontar para cima e com o polegar desloca levemente no sentido no correr da lâmina. Atenção para não te cortares! Se sentires que a navalha começa a "sugar" o polegar e que se continuares vai-te cortar a pele, então pára. É sinal que a navalha mantem o fio a cortar.
2) Abre a navalha e pousa-a junto do pulso do teu outro braço. Começa a percorrer em direcção ao cotovelo. Se começar a cortar os pêlos, é bom sinal.

Quando encontar, esta deve ser afiada ou não?? como sei se corta bem??

Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Arzo

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 60
  • O que escrevo aqui?
  • Respect: 0
    • Projeto Sonho.com
    • Email
Re:Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #3 on: May 26, 2010, 03:28:34 am »
0
Leon, ou Bruno, este site é teu? http://www.vintagescent.com/
Quero comprar uma navalha. Sou do Brasil, gostaria de uma já afiada e com os acessórios necessários.
Estou louco para Tê-la.;
O que me recomenda?
Também aceito doações. rs...



Atualmente uso safety razor e um navalhete (lâmia descartável).
Thiago Oliveira
Teresina-PI
Visitem: www.ProjetoSonho.com
Hardware: SR Merkur 1904, Um navalhete Parker (lâmina descartável) e uma Navalha Dovo Astrale .
Lãminas Chrome Platinum (Bic), Super -max (made in India), Feather e Wilkson.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #4 on: January 20, 2012, 11:42:28 am »
0
Bom dia,
Não penso que seja necessário abrir outro tópico para a minha pergunta mas os moderadores caso achem que é necessário
é só dizer. Mas cá vai a pergunta para os experientes em navalhas queria saber se fazer a barba com uma navalha near wedge(quase cunha)
é necessário alguma técnica diferente?? É que adquiri uma a pouco tempo e os barbeares com ela têm sido bastante maus coisa que não me acontece com a minha putra navalha full holow pelo que questiono se estarei a fazer alguma coisa de errado.
Muito obrigado desde já e bons escanhoados!!! ;)
   

Vou abrir um novo tópico aqui.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline opaleiro

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 25
  • Respect: 0
    • Email
Re:Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #5 on: September 27, 2012, 04:14:25 am »
0
Amigos gostaria de saber onde compro uma boa navalha aqui no brasil, vi apenas algumas no mercado livre, mais
não gosto de comprar lah.
Como e minha primeira navalha gostaria de saber o que os amigos recomendam?
abraços.
Agora sim minha mão esta completa.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #6 on: September 27, 2012, 12:16:15 pm »
0
Amigos gostaria de saber onde compro uma boa navalha aqui no brasil, vi apenas algumas no mercado livre, mais
não gosto de comprar lah.
Como e minha primeira navalha gostaria de saber o que os amigos recomendam?
abraços.

Conheço mal o mercado livre, mas do que vi, não aparecem navalhas em bom estado.

É preferível, como primeira navalha, comprar nos fórums ou em lojas online da especialidade. Sempre é mais seguro porque as navalhas estão em melhor estado e os preços são mais justos.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #7 on: September 28, 2012, 11:08:03 am »
0
Amigos gostaria de saber onde compro uma boa navalha aqui no brasil, vi apenas algumas no mercado livre, mais
não gosto de comprar lah.
Como e minha primeira navalha gostaria de saber o que os amigos recomendam?
abraços.

Com a permissão do nosso amigo Bruno,
Aqui
www.callega.com
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #8 on: September 28, 2012, 11:28:32 am »
0
Amigos gostaria de saber onde compro uma boa navalha aqui no brasil, vi apenas algumas no mercado livre, mais
não gosto de comprar lah.
Como e minha primeira navalha gostaria de saber o que os amigos recomendam?
abraços.

Com a permissão do nosso amigo Bruno,
Aqui
www.callega.com

Não que eu seja fã do meu honemeister, mas as navalhas à venda estão muito bonitas!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re:Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #9 on: September 28, 2012, 02:04:59 pm »
0
eu recomendo o amigo Callega.

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #10 on: September 29, 2012, 11:56:42 am »
0
Agradeço aos amigos..
Tenho varias que nao estao no site.. Falta tempo..
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline thiagoscharmann

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 138
  • Respect: 0
Re:Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #11 on: September 30, 2012, 04:40:02 pm »
0
Com certeza em bem melhor comprar algo de quem sabe o que está vendendo, que venderá algo para se usar 'shave ready',  do que tentar se arriscar no mercado livre, não que não vale a pena mas acredito que seria um próximo passo, a minha primeira navalha comprei aqui do forum do amigo Rui afiada pelo outro membro Leon, que é super recomendado, não me arrependo em nada.
Já fiz uns ''briks" com o nosso colega Callega, nunca houve problema comigo, podes confiar tranquilamente.

Offline opaleiro

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 25
  • Respect: 0
    • Email
Re:Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #12 on: October 02, 2012, 01:26:52 am »
0
obrigado amigos vou seguir a indicação de vcs e comprar do Callega, vi nos site que tem 4 navalhas
fiquei interessando na  Navalha Magnetic Razor Germany Special o preço 120 achei que esta otimo o que vcs acham
dela pra primeira navalhas ???
abraços a todos

Agora sim minha mão esta completa.

Offline JPCoelho

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 180
  • Respect: 0
Re:Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #13 on: October 02, 2012, 03:06:35 am »
0
Sem querer ignorei todos esses conselhos ao comprar uma Gold Dollar como primeira navalha.Mas no fim das contas foi bom ter começado com um orçamento baixo, pior é fazer um investimento em uma boa navalha e acabar não se adaptando.
Curitiba-Paraná-Brasil

Offline opaleiro

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 25
  • Respect: 0
    • Email
Re:Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #14 on: October 07, 2012, 06:15:40 am »
0
amigos creio que não vai ser preciso comprar a Navalha de momento, mais quando for comprar com certeza vai ser do nosso amigo aqui do forum
agora  deem uma passadinha aqui rsrs contei uma historia quase http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=2593.0
Agora sim minha mão esta completa.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal