Author Topic: Quais as diferenças? e Duvida...  (Read 1477 times)

Offline rui.costa

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 34
  • Respect: +9
    • Email
Quais as diferenças? e Duvida...
« on: January 26, 2020, 09:31:27 am »
0
Boas malta,
tenho umas duvidas de iniciante. que talvez me consigam esclarecer.

Quais as diferenças de after shave e água de colonia? Quando se usa um e quando se uso o outro?
Já vi relatos de pessoal que só usam colonia depois de fazer a barba ou usam os dois. Posso usar a colonia em substituição do after Shave?

Outra questão é relacionado com o oleo pre shave e o oleo de barbear.
Há oleo de pre shave que se coloca antes de fazer a barbar e que depois de aplicado fico na duvida se se pode fazer a primeira aplicação da espuma de barbear por cima do oleo sem o retirar.
E há o oleo de barbear que não percebo a diferença na qualidade do oleo em comparação com o do preshave.


Offline rui.costa

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 34
  • Respect: +9
    • Email
Re: Quais as diferenças? e Duvida...
« Reply #1 on: January 27, 2020, 11:50:02 am »
0
Alguém me dá uma ajuda?

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2709
  • Respect: +1618
    • Email
Re: Quais as diferenças? e Duvida...
« Reply #2 on: January 27, 2020, 01:58:49 pm »
0
1. Diferença entre água de colónia e loção after-shave reside basicamente na quantidade de álcool, se tudo o resto for igual. A AC tem normalmente mais álcool que a loção. Atenção ao "se tudo o resto for igual"!. É que algumas loções AS incluem outros agentes cicatrizantes que as AC não têm, como extracto de hamamelis.

2. Óleo pré-barba destina-se a amaciar os pêlos da cara e prepará-la para o escanhoado. Nunca usei e por isso não posso opinar sobre eles (acho que tenho uma amostra guardada...)
Estão muito na moda os óleos para tratamento da barba, para quem usa barba comprida. Desconheço semelhanças e diferenças entre um e outro óleo, mas estes últimos cheiram sempre bem, pois destinam-se a permanecer na cara durante o dia. Eu diria que, sendo o propósito tão diferente, só por sorte serviriam os dois para pré-shave, que acho que é o que pretendes...

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Quais as diferenças? e Duvida...
« Reply #3 on: January 27, 2020, 02:10:15 pm »
+1
Vamos por partes:

Boas malta,
tenho umas duvidas de iniciante. que talvez me consigam esclarecer.

Quais as diferenças de after shave e água de colonia? Quando se usa um e quando se uso o outro?
Já vi relatos de pessoal que só usam colonia depois de fazer a barba ou usam os dois. Posso usar a colonia em substituição do after Shave?



Colónia é para perfumar, para usar no corpo, etc.
Aftershave é para usar na cara, e pretende tratar e hidratar a pele após o barbear.

Em termos de composição, podem diferir também na percentagem de óleos essenciais e de álcool. Mas ambos têm geralmente uma elevada concentração de álcool (pelo menos nos aftershaves splash com álcool, os bálsamos já são algo diferente) e uma concentração baixa em essências. Os aftershaves geralmente têm outros componentes para tratar/hidratar a pele (como glicerina, hamamelis, alantoína, castor oil ou outros), coisa que as EdC geralmente não têm.

Dito isto, há também as preferências pessoais de cada um, daí que existe quem goste de usar EdC como aftershave.

Não confundir EdC (água de Colónia) com EdT e EdP (Eau de Toilette e Eau de Parfum) que geralmente têm maior concentração de óleos essenciais/fragrâncias. Dar uma olhadela aqui.


Outra questão é relacionado com o óleo pre shave e o oleo de barbear.
Há oleo de pre shave que se coloca antes de fazer a barbar e que depois de aplicado fico na duvida se se pode fazer a primeira aplicação da espuma de barbear por cima do oleo sem o retirar.
E há o oleo de barbear que não percebo a diferença na qualidade do oleo em comparação com o do preshave.



Depois de aplicar o prebarba (seja em que forma for), geralmente deixa-se lá ficar, aplica-se a espuma por cima e pronto.
No entanto, não tenho muita experiência com óleos de pré-barba, geralmente uso prebarba em forma de creme (Proraso ou algo do género). Já usei o óleo pre-barba da Musgo Real e sinceramente não lhe achei grande piada.

Há quem diga que os óleos pré-barba podem danificar os pelos do pincel ou até prejudicar a espuma, mas isso já é uma discussão à parte.

Um óleo de barbear será para ser usado sozinho para barbear, sem qualquer creme ou espuma, apenas o óleo e água. Não quer dizer que não haja óleos pre-barba que não possam ser usados para barbear e vice versa... dependendo dos gostos e pele de cada um.

Diferenças na qualidade dos óleos... bom, não iremos por aí. Geralmente o que difere são as misturas que formam o óleo. No outro tópico falei-te do TotalShave (o único óleo de barbear de que posso falar com conhecimento de causa, mas que me parece que foi descontinuado) que era uma mistura de uns 4 ou 5 óleos naturais diferentes (não me lembro da mistura mas se quiseres posso procurar por aí, ainda devo ter algo disso algures :P). Consoante varia o tipo de óleos que usam na mistura, assim variam as propriedades do produto...

Há também óleos para hidratar a barba (para quem deixa crescer e cuida barba/bigode).
« Last Edit: January 27, 2020, 02:13:05 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline rui.costa

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 34
  • Respect: +9
    • Email
Re: Quais as diferenças? e Duvida...
« Reply #4 on: January 27, 2020, 04:07:48 pm »
0
obrigado malta parece que estou mais esclarecido.
 ;)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal