Author Topic: Lote inicial de lâminas  (Read 16692 times)

Offline mmrmm

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 143
  • Never stop learning!
  • Respect: 0
Re: Lote inicial de lâminas
« Reply #90 on: April 27, 2020, 07:43:29 pm »
0
Vou lá de muito vez em quando, acho que é todos os fins de semana.

Não tenho fotos das outras, não as tenho comigo - estão em bom estado.

Em relação à agressividade é ao contrário, com a EJ que acho ser demasiado “suave” acabo por massacrar até resultar. Não me acontece com a Slim Adjustable nem com a Futur. Essas nos settings do “meio”. Parece que me dou melhor com mais agressividade, nas máquinas claro...

Talvez não ao ponto da R41 que assusta pelos relatos, não sei.  :o

Offline mmrmm

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 143
  • Never stop learning!
  • Respect: 0
Re: Lote inicial de lâminas
« Reply #91 on: April 28, 2020, 08:45:07 pm »
0
Repeti hoje a experiência com a Gillette Slim Adjustable com Feather e arriscaria dizer que terá sido um dos melhores desempenhos até hoje. Interessante que coloquei o setting da máquina no 5, anteriormente estava no 3.

Melhor resultado final, barbear muito rente sem ser exactamente ainda BBS, sem qualquer irritação mesmo no pescoço. Com 3 passagens.

Não tem comparação com as minhas poucas dezenas de experiências com a EJ89. E estava apenas a fazer 2 passagens sempre a tentar controlar a irritação da pele normalmente sem sucesso.

Será que a R41 seria mesmo um disparate num futuro próximo...?  :-\

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Lote inicial de lâminas
« Reply #92 on: April 28, 2020, 11:42:26 pm »
0
Repeti hoje a experiência com a Gillette Slim Adjustable com Feather e arriscaria dizer que terá sido um dos melhores desempenhos até hoje. Interessante que coloquei o setting da máquina no 5, anteriormente estava no 3.

Melhor resultado final, barbear muito rente sem ser exactamente ainda BBS, sem qualquer irritação mesmo no pescoço. Com 3 passagens.

Não tem comparação com as minhas poucas dezenas de experiências com a EJ89. E estava apenas a fazer 2 passagens sempre a tentar controlar a irritação da pele normalmente sem sucesso.

Será que a R41 seria mesmo um disparate num futuro próximo...?  :-\
A R41 não é nenhum crocodilo... ;)

Offline mmrmm

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 143
  • Never stop learning!
  • Respect: 0
Re: Lote inicial de lâminas
« Reply #93 on: April 29, 2020, 06:43:47 am »
0
Fora de brincadeiras, gostava de ter duas peças adicionais na minha coleção:

- CC mais eficiente, provavelmente Tatara Nodachi! (dark edition....)
- OC para barba de 5 ou mais dias, uma destas
          - Muhle R41 (tenho medo que demasiado agressiva)
          - Merkur 41c (tenho medo que demasiado pequena e leve)
          - Fatip (tenho medo das folgas e acabamentos)

O que acham? Especificamente na seção das OC talvez tenha mais dúvidas como podem ver.
« Last Edit: April 29, 2020, 10:21:33 am by mmrmm »

Offline hjnr

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2260
  • Respect: +816
    • Email
Re: Lote inicial de lâminas
« Reply #94 on: April 29, 2020, 11:12:54 am »
0
A Merkur 41c adaptou-se bem mas parece não ser assim tão agressiva quanto isso, em especial quando a comparação é com a homónima Muhle ou com as Fatip.

Offline Tripé

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1006
  • Respect: +414
Re: Lote inicial de lâminas
« Reply #95 on: April 29, 2020, 12:44:18 pm »
0
Fora de brincadeiras, gostava de ter duas peças adicionais na minha coleção:

- CC mais eficiente, provavelmente Tatara Nodachi! (dark edition....)
- OC para barba de 5 ou mais dias, uma destas
          - Muhle R41 (tenho medo que demasiado agressiva)
          - Merkur 41c (tenho medo que demasiado pequena e leve)
          - Fatip (tenho medo das folgas e acabamentos)

O que acham? Especificamente na seção das OC talvez tenha mais dúvidas como podem ver.

A Merkur 41c de leve não tem nada! Para o seu tamanho tem um peso bastante equilibrado.
O único senão, é que apesar de ser uma OC é demasiado suave...
O Senhor das Multilâminas  :)

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Lote inicial de lâminas
« Reply #96 on: May 01, 2020, 02:51:52 pm »
0
Fora de brincadeiras, gostava de ter duas peças adicionais na minha coleção:

- CC mais eficiente, provavelmente Tatara Nodachi! (dark edition....)
- OC para barba de 5 ou mais dias, uma destas
          - Muhle R41 (tenho medo que demasiado agressiva)
          - Merkur 41c (tenho medo que demasiado pequena e leve)
          - Fatip (tenho medo das folgas e acabamentos)

O que acham? Especificamente na seção das OC talvez tenha mais dúvidas como podem ver.


Na pratica a R41 não é um OC. Tenho uma Piccolo que é uma excelente máquina, mas lá está, o cabo pode ser demasiado estreito para alguns.

Devias considerar as vintage. A Gillette tem algumas das OC mais icónicas da historia. De um modo geral as New Improved são mais suaves que as Old type.



Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Lote inicial de lâminas
« Reply #98 on: May 03, 2020, 11:12:00 pm »
0

- OC para barba de 5 ou mais dias, uma destas
          - Muhle R41 (tenho medo que demasiado agressiva)
          - Merkur 41c (tenho medo que demasiado pequena e leve)
          - Fatip (tenho medo das folgas e acabamentos)

O que acham? Especificamente na seção das OC talvez tenha mais dúvidas como podem ver.

Bichos totalmente diferentes, vale a pena ter todas.

As folgas da Fatip são bem vindas para aceitar todas as lâminas sem problemas. Uma técnica correta de montagem da máquina nunca deixará a lâmina desalinhada.

Diga-se que em qualidade de construção, a melhor é a Fatip seguida pela Merkur e depois a Mühle. Em acabamentos é precisamente o inverso.

A máquina que exige menos técnica e mais fácil de usar é a Merkur. A Fatip é a que permite mais ângulos e permite graus elevados de flexão da lâmina. Por seu turno, a Muehle fixa a lâmina bem rígida.

A Fatip é eficiência, a Muehle é eficácia, a Merkur é suavidade.

Offline mmrmm

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 143
  • Never stop learning!
  • Respect: 0
Re: Lote inicial de lâminas
« Reply #99 on: May 10, 2020, 07:17:49 pm »
0
Tendo terminada esta breve e amadora análise de lâminas, tenho andado entretido entre a Slim Adjustable e a Futur. Confirmo a tese da EJ89 não ser minha amiga. Agora sobre a componente da técnica que aqui fomos falando tenho aqui dois temas....

1. Pre-shave, pelo menos se for a base de óleo é complicado sentir que trabalha para mim e não o contrário. Sinto proteção mas nada de deslize, antes pelo contrário na maioria das vezes. Os melhores resultados que obtive foi aplicar com a cara húmida - ao contrário da “receita” dos mesmos - e não esperar antes de aplicar a espuma. Antes colocava o óleo a seco e deixava enquanto fazia a espuma que para mim ainda demora um bom bocado... e ficava com uma camada meia “peganhenta” e sentia a lâmina a prender mais. Senti o mesmo nas várias tentativas com este tipo de aplicação com o Glyce.

2. Velocidade, na manipulação da máquina. Especialmente na zona mais crítica do pescoço. Se fizer muito devagar quase em pára-arranca, a pele fica muito massacrada mesmo tendo muito cuidado com a pressão. Fazendo movimentos mais longos e rápidos tenho melhores resultados. Mesmo fazendo N-S que no meu caso no fim do pescoço é praticamente ATG. Se calhar em vez de velocidade deveria dizer “determinação”.  ;D

Estes resultados são consistentes com algo que alguém também observe nos seus casos?
« Last Edit: May 10, 2020, 09:25:59 pm by mmrmm »

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Lote inicial de lâminas
« Reply #100 on: May 10, 2020, 10:49:26 pm »
0
Agora sobre a componente da técnica que aqui fomos falando tenho aqui dois temas....

1. Pre-shave, pelo menos se for a base de óleo é complicado sentir que trabalha para mim e não o contrário. Sinto proteção mas nada de deslize, antes pelo contrário na maioria das vezes. Os melhores resultados que obtive foi aplicar com a cara húmida - ao contrário da “receita” dos mesmos - e não esperar antes de aplicar a espuma. Antes colocava o óleo a seco e deixava enquanto fazia a espuma que para mim ainda demora um bom bocado... e ficava com uma camada meia “peganhenta” e sentia a lâmina a prender mais. Senti o mesmo nas várias tentativas com este tipo de aplicação com o Glyce.

2. Velocidade, na manipulação da máquina. Especialmente na zona mais crítica do pescoço. Se fizer muito devagar quase em pára-arranca, a pele fica muito massacrada mesmo tendo muito cuidado com a pressão. Fazendo movimentos mais longos e rápidos tenho melhores resultados. Mesmo fazendo N-S que no meu caso no fim do pescoço é praticamente ATG. Se calhar em vez de velocidade deveria dizer “determinação”.  ;D

Estes resultados são consistentes com algo que alguém também observe nos seus casos?

Sim, é isso tudo, velocidade inclusive.

Só não percebi a questão do Glyce e aí não sufrago a tua opinião.

Offline mmrmm

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 143
  • Never stop learning!
  • Respect: 0
Re: Lote inicial de lâminas
« Reply #101 on: May 11, 2020, 08:33:49 am »
0
Obrigado pela confirmação na questão da velocidade...

Sobre o Glyce, ou na realidade também com qualquer pré-shave à base de óleo: ou o aplico com água e logo a seguir a espuma, ou seca e fica a agarrar em vez de escorregar. Ou seja, na maioria das vezes acho que prejudica em vez de ajudar. Acredito que seja um problema de aplicação, uma vez que leio tanto sobre como tanto os pré-shaves de óleo como os sabonetes de glicerina fazem a espuma deslizar mais.

Offline hjnr

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2260
  • Respect: +816
    • Email
Re: Lote inicial de lâminas
« Reply #102 on: May 11, 2020, 10:36:28 am »
0
Eu usava o pré da Floid, óleo.
Sim, não é um pré per si mas é como é usado muitas vezes.

Aplico, faço a espuma e aplico a espuma.

Normalmente ajuda no deslize, mas posso indicar 2 sabões em que isso não acontece.

A verdade é que nem neste inverno usei.

O sabonete de glicerina uso no banho.

A pele fica mais seca, limpa.

Mas como é no banho não fico com sabão na cara e nem sei se é esse objectivo.

Offline mmrmm

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 143
  • Never stop learning!
  • Respect: 0
Re: Lote inicial de lâminas
« Reply #103 on: May 11, 2020, 01:09:41 pm »
0
Também tenho o Floid. Sinto o mesmo embora com menor impacto, quanto menos esperar que “seque” entre o aplicar e a espuma tanto melhor. Sinto proteção mas maior deslize... nem por isso.

O Glyce é frequentemente aplicado como pré-shave, tal como por exemplo neste vídeo.
https://youtu.be/zaQaLSZsXjQ

Mas lá está, no meu caso parece não ter o efeito desejado mas quase mais o oposto. Será por não espumar na cara, e por isso o pincel não trabalhar tanto e como tal deixar a tal camada de glicerina demasiado espessa?

Esse sabonete por exemplo escorrega muito nas mãos se estiver molhado, mas se for seco é ao contrário. Parece que a absorve. Será que a cara tem que estar mais molhada, ou mesmo a espuma mais aguada...?
« Last Edit: May 11, 2020, 01:12:14 pm by mmrmm »

Offline mmrmm

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 143
  • Never stop learning!
  • Respect: 0
Re: Lote inicial de lâminas
« Reply #104 on: May 18, 2020, 07:22:18 pm »
0
Fora de brincadeiras, gostava de ter duas peças adicionais na minha coleção:

- CC mais eficiente, provavelmente Tatara Nodachi! (dark edition....)

...

Deixo aqui um pedido de informação, espero que alguém me consiga esclarecer... não encontro muito informação sobre esta máquina, pelo que entendo será na linha de sucesso da Massamune mas um pouco mais agressiva e eficiente. Será a minha escolha de eleição para ter uma CC a sério, mas gostava de ter mais feedback. Por outro lado apanhei já 2 ou 3 utilizadores a desfazerem-se das suas máquinas noutros fóruns.... o que pode ser apenas “negócio” mas também algo menos positivo, apesar de não encontrar tal feedback.

Anyone please...?

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal