Author Topic: Gillette Rocket, a DE elegante  (Read 7225 times)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Gillette Rocket, a DE elegante
« on: May 27, 2020, 01:11:39 am »
0
O mundo das Gillettes vintage é vasto, e a identificação de um determinado modelo por vezes não é fácil. Claro que na net se encontra muita informação, e há artigos e páginas que são autênticas referências no que toca a informação acerca das Gillettes antigas que tanto gostamos de colecionar.

Um dos artigos que, para mim, é uma autêntica referência é este, acerca das Gillette Rocket, originalmente publicado no TheShaveDen pelo membro MTgrayling. Já recorri a ele inúmeras vezes, na busca de identificar peças quer neste fórum, quer no mundo lá fora. E há muito que o queria ver traduzido, e ter as imagens salvaguardadas (pelo menos desde que aconteceu o primeiro grande apagão da photobucket).

De maneiras que comecei a traduzir isto há uns bons dois anos, na altura do maldito apagão. Entretanto a política da Photobucket mudou (e as imagens voltaram a ficar disponíveis), e eu fui perdendo a vontade de traduzir isto e acabei por ficar a meio… até que, recentemente, a photobucket resolveu novamente fazer das suas, e algumas das imagens ficaram indisponíveis, tornando o artigo original praticamente ininteligível. Como já tinha isto praticamente traduzido… foi só questão de acabar a tradução e ir buscar as imagens com a ajuda do internet archive.

Assim, aqui vos apresento este artigo acerca dessas máquinas inglesas, tão apreciadas pelos colecionadores. 😊

Todos os créditos ao respectivo autor e website, eu apenas fiz a tradução. Obviamente, qualquer erro ou liberdade cometidos durante a tradução são da minha inteira responsabilidade - e qualquer erro ou imprecisão que encontrem, digam qualquer coisa para que possa corrigir. :)




Gillette Rocket, a DE elegante!
por MTgrayling

Original aqui: Gillette Rocket, the refined DE

Tudo começou quando encontrei um bidão de 12L cheio de Gillettes em Outubro de 2007. Foram 16Kg de safety-razors antigas, pessoal. O que poderia resultar de tal evento, perguntam vocês? Por um lado, uma paixão por tudo o que seja relacionado com a Gillette, especialmente as incomuns e solidamente construídas TTOs inglesas conhecidas por Rockets. Por outro lado, um grande rombo na minha liquidez financeira.

Aquele balde continha mais de 250 safety-razors, a maioria Gillettes, mas nenhuma dessas safety-razors era uma Rocket. Assim, seguindo a lógica retorcida de um viciado recém-formado, teorizei que precisava de mais aparelhos de barbear. Precisava de uma Rocket!

Apenas 12 meses depois, e negociando exclusivamente através do eBay, penso que as encontrei todas.

Rocket, que nome fixe!


O balde de safety-razors, fonte dos meus poderes


Primeiro que tudo, o que é uma Rocket? Todos sabemos a definição oficial: mísseis pontiagudos que perfuram o céu em direção ao espaço. Quanto aos aparelhos de barbear, aplica-se, na minha opinião, às safety-razors Gillette fabricadas na Inglaterra, que têm um design exclusivo, onde o parafuso TTO diminui e retrocede para dentro do cabo quando as portas são abertas, como um parafuso e uma porca. As safety-razors americanas não têm este mecanismo, e o comprimento delas não se altera quando as portas do cabeçal abrem ou fecham. Esse "gap” das Rocket é uma característica distintiva fácil de reconhecer. A família Rocket engloba algumas outras máquinas, como a Parat e a Aristocrat Jr.

Existem outras diferenças, como uma barra central sólida que inclui as placas laterais pontiagudas, por oposição à barra central entalhada e dobrada, e às placas laterais redondas comuns nos aparelhos de barbear americanos. Essas características, juntamente com o design mecânico interno, dão a sensação mais sólida que a maioria das pessoas relata ao falar das Rockets. As Rockets também têm portas mais polidas e revestimento de maior qualidade na minha opinião.


Rocket aberta, Rocket fechada

Aqui está uma foto destas máquinas Americanas e Inglesas mais comuns, para uma identificação rápida.

American vs: English:

40’s style SS, 40’s style Rocket | Flare tip SS, Flare Tip Rocket | TV Special SS, TV Special Rocket | Red Tip SS, Red Tip Rocket

E quando foram fabricadas? Essa é uma boa questão, uma vez que a fábrica inglesa da Gillette não usou nenhum código que datasse as máquinas que produziu, como a Gillette americana tão graciosamente fez. Como tal, datar estas máquinas torna-se divertido e interessante.
As primeiras Rockets foram fabricadas depois da 2ª Guerra Mundial - desde 1948, ou talvez um pouco antes. A produção continuou pelo menos até aos anos 60. Geralmente, estas datas podem ser afinadas comparando os diversos modelos da Rocket com os modelos semelhantes produzidos na América, no entanto este método pode não ser 100% fiável.

Vamos às Rockets!

Rockets


#1: 40’s style Rocket; esta máquina é a Rocket típica dos anos 40, bastante comum em diversos países como o Canadá, Inglaterra (onde eram produzidas) e Austrália. Estas máquinas eram vendidas na caixa transparente e vermelha que foi apresentada acima, e em caixas de cartão tal como as primeiras Super Speeds. Podem ter a gravação “Patent Pending” ou “Brit. Pat. 694093” no interior do cabeçal, peso total de 63 gramas.

#2: Parat Esta versão da Rocket é normalmente conhecida como a “Parat”. O nome “Parat” vem de alguns anúncios publicitários alemães que a descreviam como sendo um “apparat”, “rasierapparat” ou “apparatus”. Podiam ser fabricadas em Inglaterra (e nesse caso têm a respetiva gravação “Made in England” debaixo do cabeçal), ou fabricados na Alemanha (e nesse caso não têm gravação nenhuma). A melhor maneira de a distinguir da Rocket é abrir as portas, rodando o parafuso até encostar ao cabo – se o diâmetro do parafuso for igual ao do cabo será uma Parat, se for diferente será uma Rocket. Têm a gravação Brit. Pat. 694093 dentro do cabeçal, a gravação II debaixo do mesmo, e um peso total de 61 gramas.

Rocket, Parat

Parat

#3: Aluminum 40’s style Rocket ; esta Rocket é invulgar e é feita quase inteiramente em alumínio, excetuando algumas peças como a barra central e as placas laterais. Apenas vi outra unidade além desta.  Tem a gravação “Patent Pending” debaixo do cabeçal e pesa apenas 27 gramas, sendo a Rocket mais leve.

#4: Gold Rocket; esta Rocket tinha um fino revestimento de ouro. São incomuns - e nunca vi nenhuma que tivesse mais de 90% do revestimento original. São algo delicadas. A minha tem a gravação “Patent Pending” e pesa o mesmo que uma Rocket comum, isto é, 63 gramas.

#5: Aristocrat Jr.; esta é uma das Gillettes mais bem construídas, na minha opinião. Tem um cabeçal cuja base (onde repousa a lâmina) é pesada e espessa, em latão, com uma espessura de 1/8’’ ou 3mm, de resto é igual a uma Rocket em todos os outros aspetos. Ultimamente são também chamadas de #49. Vinham numa caixa vertical escura com a inscrição “Aristocrat Jr.” no interior. Li que algumas unidades vinham embaladas na mesma caixa vermelha ou clara em que vinham as Rocket, no entanto sou um pouco cético em relação a isso. Muitas pessoas colocavam a sua velha Gillette na embalagem nova (ou vice-versa) apenas para a guardar. É como tentar encontrar o CD que procuram na capa correta na coleção de algumas pessoas! Tem a gravação BRIT PAT NO 403030 debaixo do cabeçal - e com 71g de peso, é uma das Rocket mais pesadas.


Aristocrat Jr., Rocket


#6: Aristocrat Jr./#48; esta máquina incomum parece ser a antecessora das Rocket e das Aristocrat Jr. Tem um mecanismo que não retrocede para dentro do cabo, mas que funciona da mesma maneira que uma SuperSpeed americana. Tem também no cabeçal o mesmo prato espesso e pesado em latão tal como uma Aristocrat Jr. Outras características incluem a ausência de “end-caps” e a ausência de entalhe na barra central, a fazer lembrar uma SuperSpeed de 1947 - este é a única Rocket sem esse entalhe de que eu conheço. Tem um cabeçal em tudo semelhante à British Aristocrat #21. Em suma, um estranho híbrido que vinha em caixas de baquelite azuis ou brancas. Penso que as caixas azuis eram vendidas em Inglaterra e as brancas no mercado Australiano. Têm a gravação BRIT PAT NO 403030 debaixo do cabeçal e pesam 62 gramas.

Aristocrat Jr.

Aristocrat Jr./ #48
 

Rockets HD e LD


Apercebi-me agora que saltei o #11, e não tenho explicação para isso. Não tenho nada contra o nº 11, chamemos-lhe apenas um “brain fart”e não me venham com detalhes Freudianos. Edit: a #58 com cabo de alumínio poderia ficar na posição #11.

#7: HD 500 Rocket/#59; esta é a Rocket HD (“Heavy Duty”), por vezes conhecida como “double ring”, 500 ou #59. A máquina favorita de muitos “wetshavers”. Tem um cabo com um diâmetro maior, e algumas variantes que veremos mais tarde. Estas máquinas robustas vinham em caixas de plástico, azuis ou claras, e que são diferentes das caixas das Rocket mais comuns, pois mantêm a máquina horizontal através de uma espécie de lingueta de plástico por cima do pacote de lâminas. Também eram fornecidas em caixa rígida azul-escura, sendo comercializadas como #59. Tanto podem ter gravação “Patent Pending” ou “Brit. Pat. 694093” debaixo do cabeçal, e algumas têm ainda a gravação “II” na mesma zona. A versão em latão pesa 71 gramas, já a versão com cabo em alumínio, menos comum, pesa 57 gramas.

#59, aluminum Rocket

#8: HD Rocket variant; uma variação da Rocket para o Mercado Europeu. Notem o parafuso que aciona o mecanismo, sem estrias, apenas com o recartilhado. Gravação “Brit Pat. 694093” e “II” na parte inferior do cabeçal. Não tem nenhuma gravação “Made in…” debaixo do cabeçal, indicando que talvez fosse de produção alemã. Peso: 72 gramas.

#9: Paperclip ou LD (“Light Duty”) Rocket; é uma HD Rocket toda em alumínio, com exceção da barra central, barras laterais (“side plates”) e portas. Muito parecida com a Rocket de alumínio, #1. É uma versão muito comum, denominada de “Paperclip”, porque se dizia que era tão leve quanto um… bom, acho que conseguem adivinhar! Com gravação de “Patent Pending” debaixo do cabeçal, tem um peso de 34 gramas.

#10: Gold aluminum LD; muito semelhante à LD excepto pelo pormenor óbvio do revestimento a ouro e às portas borboleta de alumínio. Creio que era ouro anodizado, e não um revestimento. Muito leves, dizia-se que as LD Rockets pesavam menos que uma ouça (~29g). Têm gravações semelhantes às LD/Paperclip, e com apenas 29 gramas, é a 2ª Rocket mais leve.

#12: Gillette #58; Não tenho a certeza se este modelo é uma Rocket ou uma British Aristocrat. De qualquer maneira, estou a incluí-la aqui apenas porque é deslumbrante, e um das minhas favoritas. Como podem ver, tem muito em comum com a HD, mas com um recartilhado muito mais complexo. Foram embaladas em caixas rígidas vermelhas, facilmente reconhecíveis. Podem ver aqui duas variantes dessa caixa, uma com o típico anel de retenção em couro vermelho, e a outra sem ele.
Algumas delas eram gravadas com a inscrição Patent Pending debaixo do cabeçal (modelos de 1953). Outras têm a inscrição Brit. Pat. 694093 e algumas tinham ainda a gravação II. O peso varia entre 68 e 72 gramas. Se existir a impressão de uma coroa real na parte de cima da tampa da caixa, é conhecida como #58 "Coronation" e foi fabricado em 1953 para celebrar a coroação da Rainha Isabel II.

[/url]

Flare Tip Rockets


#13: Flare Tip Rocket; esta é talvez a Rocket mais comum, e tem um design muito parecido com a Flare Tip Super Speed. Vinham nas mesmas caixas que a Parat; algumas destas caixas eram claras e vermelhas, outras eram claras e brancas e outras ainda eram quase quadradas como as dos últimos modelos das SuperSpeed. Algumas tinham a gravação II debaixo do cabeçal. Pesavam 59 gramas e tinham ainda a gravação Brit. Pat. 694093 debaixo do cabeçal.

Flare Tip Rocket, Red Tip Rocket

#14: Blue Tip Rocket; é provavelmente a Flare Tip mais rara de todas, e é parte de uma série de máquinas com agressividade “pré-ajustada”, tal como as equivalentes SuperSpeeds. Estas máquinas leves têm também o cabo em alumínio (tal como as SuperSpeed Blue Tip) e pesam 47 gramas. Ao todo, vi quatro destas em todo o tempo que investiguei. Gravação “Brit. Pat. 694093” e “I” debaixo do cabeçal.

#15: Red Tip Rocket; a minha Rocket favorita e uma das mais difíceis de encontrar. Um pouco mais agressiva até que a SuperSpeed Red Tip, é parte da mesma série com agressividade “pré-ajustada” tal como a Rocket Blue Tip. Para quem tiver uma barba densa ou procurar o barbear mais apurado, este é o modelo a procurar. Gravação “III” e “Brit. Pat. 694093” debaixo do cabeçal. Um peso-pesado com 68 gramas.

#16: TV Rocket; a única Rocket que conheço que é revestida a Ródio. Não sei explicar porquê, mas lá que é brilhante, é. Talvez tenha sido fabricada para uma promoção como a da “Cavalcade of Sports” nos USA - e tal como a SuperSpeed TV Special, foi apenas produzida em 1958. Ninguém sabe o porquê, mas estas máquinas são algo raras. Tem o símbolo “II” debaixo do cabeçal e #Patent Pending” ou Brit. Pat. 694093 gravado no interior do cabeçal. Pesa o mesmo que que a comum Rocket Flare Tip, ou seja, 59 gramas.




#20: Flare Tip Rocket; Penso que estas serão Flare Tips mais recentes que têm “A” ou “S” gravado debaixo do cabeçal, mas apenas de um dos lados. O significado disto fica aberto à interpretação de cada um. Estas Rockets também têm placas laterais com o mesmo formato das SuperSpeeds americanas. Têm também um cabeçal ligeiramente menos espesso. Gravação “Brit. Pat. 694093” no interior do cabeçal, 58 gramas.


Flare Tip, S code Flare Tip

Há ainda umas diferenças bizarras entre algumas Rockets que não sou capaz de explicar. Algumas Rockets têm dentes gravados debaixo do cabeçal, na peça única que forma a barra central e as placas laterais. Não faço ideia qual o propósito deles ou porque os puseram ali.
 
40’s style Rockets


Flare Tip Rockets


Red Tip Rockets

#58’s

SuperSpeeds Inglesas

 

Apesar de não serem verdadeiramente Rockets, de acordo com a minha definição, incluo aqui estes modelos para clarificar confusões aquando da sua identificação. Por toda a sua aparência, parecem ser SuperSpeeds americanas, mas têm as placas laterais pontiagudas típicas das Rocket. Estas “SuperSpeeds inglesas” são bastante menos comuns do que as análogas Rocket, e todas as que tenho têm “dentes” debaixo do cabeçal que são ligeiramente diferentes dos das Rockets já mostrados acima.

#17: English Blue Tip Super Speed; tal como a Blue Tip americana, tem um cabo em alumínio e é apta para barbas leves e barbeares suaves. Gravada com “Brit. Pat. 694093” e “I”, pesa 46 gramas.

English Blue Tip Super Speed, American Blue Tip SS


#18: English Super Speed; Esta máquina bastante incomum é fabricada à imagem da Superspeed americana de 1954-1957 Super Speed. Gravada com “Brit. Pat. 694093” e “II” debaixo do cabeçal, pesa 57 gramas.

#19: English Red Tip Super Speed; esta é a versão inglesa da Red Tip Super Speed americana. Gravada com “Brit. Pat. 694093” e “III” debaixo do cabeçal, pesa uns substanciais 66 gramas.

Red Tip Rocket, English Red Tip Super Speed

Rockets Americanas

Só para confundir ainda mais, eu tenho uma máquina de fabrico americano que funciona tal qual uma Rocket. A esta bizarria, chamo-lhe “American Rocket”. Até agora, foi a única com a qual me cruzei. Edit: desde então já tomei conhecimento de mais duas. Pesa 58 gramas.

American Rocket



Bom, e é tudo. Espero que tenha respondido a algumas questões, ajudado a identificar algumas safety-razors e tenha contribuído para despoletar a paixão por tudo o que se relaciona com as Gillette Rocket.
Obviamente, se alguém encontrar algum erro, ou encontrar alguma informação, que o diga de modo a que eu possa atualizar a informação.

I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Thony

  • Trade Count: (0)
  • Leve como uma Feather
  • ************************
  • Posts: 2451
  • Respect: +1379
    • Email
Re: Gillette Rocket, a DE elegante
« Reply #1 on: May 27, 2020, 02:52:13 am »
0
Muito interessante o texto.........

Offline Ishvadenbaden

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1773
  • Respect: +1836
Re: Gillette Rocket, a DE elegante
« Reply #2 on: May 27, 2020, 11:09:56 am »
0
Muito obrigado! Isto é um mundo muito maior do que as pessoas imaginam.

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2701
  • Respect: +1618
    • Email
Re: Gillette Rocket, a DE elegante
« Reply #3 on: May 27, 2020, 03:36:45 pm »
0
Que grande trabalho, Emanuel! Em primeiro lugar, chapeau ao autor do artigo original. Mas o teu trabalho tb não foi nada pequeno. Eu dificilmente me daria ao trabalho de ler o original, mas esta tua tradução, colocada aqui no nosso cantinho, fica bem mais à mão e enriquece o fórum.

Acho que merece claramente o "fixed post"! Venha um pinezinho aqui para a mesa do canto, ó sôr administrador!

Offline Tripé

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1006
  • Respect: +414
Re: Gillette Rocket, a DE elegante
« Reply #4 on: May 27, 2020, 04:09:46 pm »
0
Obrigado pela excelente aula através da "Telescola" ;D
O Senhor das Multilâminas  :)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Gillette Rocket, a DE elegante
« Reply #5 on: May 27, 2020, 08:37:22 pm »
0
Obrigado! Foi também uma tentativa de salvaguardar esta informação (que por causa dos apagões do Photobucket fica "amputada" no artigo original).

E de a partilhar pois pode ajudar alguém. Já por muitas vezes necessitei desta informação. É como diz o ditado: "A fome e o frio... metem a lebre ao caminho

Também existe um guia acerca de Superspeeds. Talvez um dia me dê para traduzir esse.
Mas aqui em Portugal, as Rocket acabam por ser mais comuns (ou pelo menos foi o que aconteceu comigo!

Eis as que tenho e que se enquadram neste artigo: :)


Na foto:
Dentro da caixa: Gillette #58;
Gillette Rocket; Gillette Rocket Flare Tip "S" code; Rocket HD500; Gillette #58.


:)

Enviado do meu Redmi Note 6 Pro através do Tapatalk

« Last Edit: May 27, 2020, 08:45:01 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Ishvadenbaden

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1773
  • Respect: +1836
Re: Gillette Rocket, a DE elegante
« Reply #6 on: May 27, 2020, 10:37:21 pm »
0
Belíssimas, todas! Fantástica coleção.

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Gillette Rocket, a DE elegante
« Reply #7 on: May 30, 2020, 03:44:44 pm »
0
Excelente contributo para o nosso acervo. Obrigado @oversaturn!
Já tinha passado algumas vezes por este post e é bom saber que agora temos as imagens salvaguardadas.

Uma historia engraçada, como gosto de máquinas leves andei durante uns tempos á cata das Gillette Rocket de alumínio para oferecer aos meus filhos como primeira máquina, afinal são máquinas icônicas, extremamente suaves e permissivas.

Sempre pensei nelas como as #3: aluminum 40’s style Rocket.

Uns anos depois resolvi, pesar as máquinas. As minhas pesam +- 33grs, longe portanto das 27grs que o autor refere.

Fui ao site do mr-razor e aí descobri que afinal são Aristocrat Jr. Achei piada ao facto porque afinal foram oferta ao juniores. :D

Ou seja, como o @Ishvadenbaden refere: Isto é um mundo.





  • 1 #10: Gold aluminum LD (ao centro).
  • 2 que seriam as #3: aluminum 40’s style Rocket (nos extremos).





https://www.mr-razor.com/Rasierer/One-Piece%20solid%20guard%20bar/solid%20guard%20bar.htm






Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Gillette Rocket, a DE elegante
« Reply #8 on: June 01, 2020, 01:02:24 am »
0
Pois é, por vezes é difícil identificar uma dada máquina sem uma balança!


Muito interessante essa tua máquina. Basicamente uma Paperclip - excepto pelo cabo que é o normal das Rocket em vez do HD.
Ou, visto de outra maneira, uma Aristocrat Jr. mas com um baseplate comum em vez do "flat bottom" e com cabo em alumínio.

Uma coisa é certa, acabaste de enriquecer o tópico com essas tuas máquinas! :D




E eu bem me parecia que tinha uma Parat algures... aqui a foto actualizada da colecção caseira de British Rocket  TTO's:



Na foto:
Dentro da caixa: Gillette #58;
Gillette Rocket; Gillette Parat; Gillette Rocket Flare Tip "S" code; Rocket HD500; Gillette #58.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2701
  • Respect: +1618
    • Email
Re: Gillette Rocket, a DE elegante
« Reply #9 on: June 01, 2020, 12:12:39 pm »
0
Fantástico, Emanuel! E isso tem ido tudo a uso, ou só saem da gaveta para as fotos? :)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Gillette Rocket, a DE elegante
« Reply #10 on: June 01, 2020, 02:21:27 pm »
0
Fantástico, Emanuel! E isso tem ido tudo a uso, ou só saem da gaveta para as fotos? :)

Estas já as usei todas. :)
Mas destas, as que mais uso são as Aristocrats (geralmente a #22 e a #16) e também a #58. :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Gillette Rocket, a DE elegante
« Reply #11 on: June 02, 2020, 06:59:04 pm »
0
Mais 2 que me fizeram confusão e sinceramente ainda não entendi totalmente.

À esquerda uma #13: Flare Tip Rocket. Tem inscrito BRIT PAT 694093 dentro do cabeçal e Made in England II na parte inferior. Pesa, na minha balança 59grs.
À direita uma #20: Flare Tip Rocket.Tem inscrito BRIT PAT 694093 dentro do cabeçal e Made in England na parte inferior. Pesa, na minha balança 58grs.







Ora o que é curioso aqui é que a #20: Flare Tip Rocket (dir.), embora feita em Inglaterra, conforme a inscrição, tem a barra central e as placas laterais americanas. Essa peças tornam o cabeçal bastante menor que a #13: Flare Tip Rocket (esq.). Inclusive se repararem, com estas peças Inglesas a barra central fica mais alta que as portas. Com a barra e placas laterais Americanas a barra central fica ao mesmo nível das portas.





Basicamente é uma Flare Tip Inglesa mas parcialmente montada com peças Americanas. Dá para notar uma pequena diferença no barbear. Nunca percebi o porquê desta particularidade.


« Last Edit: June 02, 2020, 07:50:50 pm by PauloF »

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Gillette Rocket, a DE elegante
« Reply #12 on: June 02, 2020, 11:08:00 pm »
0
Na minha opinião, os ingleses, durante alguns períodos da sua história, montavam as máquinas (e os sets) com as peças que calhava terem disponíveis, na altura, nos seus armazéns e pronto.

Isso - e a ausência de códigos de fabrico até uma época bastante tardia - dificulta (e de que maneira!) a identificação e sobretudo a datação dos modelos ingleses. :P

Não só máquinas, mas também alguns sets que se vêem por essa net fora são muito difíceis de perceber.
Se muitos serão reaproveitamento de caixas antigas por parte do utilizador (que quando comprava uma máquina nova, guardava-a na caixa que já tinha e pronto), outros parecem ter sido lançados no mercado em combinações pouco comuns...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Vitor

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 641
  • Respect: +1
    • Email
Re: Gillette Rocket, a DE elegante
« Reply #13 on: June 03, 2020, 10:43:08 pm »
0
E ja agora o que tera feito o autor do texto ao balde das DE's? Fiquei curioso.
Saudacoes caros confrades

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Gillette Rocket, a DE elegante
« Reply #14 on: June 04, 2020, 11:13:49 pm »
0
Gran tópico!

Enviado por telepatia através do Tapatalk


Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal