Material > Faça você mesmo

Semogue 830 - mudar o nó

<< < (2/3) > >>

XmaiKel:

--- Quote from: manuel on June 14, 2020, 07:48:06 pm ---Eu primeiro experimentava uma limpeza profunda no pincel, talvez com borax. Deitar fora esse nó parece-me um desperdício.

--- End quote ---
Também tenho pena do nó, já tentei limpar e pouco melhorou. Embora como ele está, não tenho prazer em usá-lo, pese que a falta de rendimento na espuma possa dever-se a falta de utilização, já que o pincel está encostado aí há 2 anos (quando comprei o sintético Barbear Clássico 2017, que também não dá para comparar as espumas de um com o outro).
Vai aqui uma foto dele no auge:



--- Quote from: PauloF on June 14, 2020, 09:47:28 pm ---https://www.aliexpress.com/item/32853379173.html?spm=2114.12010612.8148356.3.204d56d9kB8vDF

Este nó da  Virginia Sheng costumava ser bastante equilibrado. Suave, denso q.b. e sem aquele efeito mola indesejável num nó deste tipo. Agora já se sabe, isto foi há uns anos atrás. Não sei se o nó ainda é o mesmo.

Se deitares mãos á obra toma atenção que o copo de metal (nós chamamos erradamente de anilha) pode tirar uns bons 4mm ao nó. Ou seja se o 830 é anunciado como tendo 22mm, na realidade pode ter apenas 18mm.

Isso vai condicionar o nó a comprar se quiseres manter o copo.

--- End quote ---

Também vi estes nós no eBay, mas não sabia se eram de qualidade, pelo que coloquei esta questão.


--- Quote from: Lusitano on June 14, 2020, 10:43:38 pm ---PauloF, se calhar nesse caso seria melhor ele tirar logo o nó primeiro, para ver bem as medidas e evitar estar a comprar um nó desadequado.

--- End quote ---

Bem pensado.
Qual será a melhor forma de tirar o nó? Água quente?

Obrigado a todos pelas respostas.

oversaturn:
Já comprei nós da Virginia Sheng (em texugo) e eram óptimos. 100% satisfeito com esse fornecedor.

Recomendo a tirares o nó (processo da água a ferver, há aí algures uns videos) e só depois tirares as medidas. Pode acontecer é a anilha sair juntamente com o nó.

Lusitano:
Emanuel, esse processo da água a ferver pode ser aplicado a cabos de madeira ou só acrílicos? E quando salta o copo junto com o nó, a única forma depois de tirar o nó de dentro do copinho é com dremel?

oversaturn:

--- Quote from: Lusitano on June 15, 2020, 06:25:58 pm ---Emanuel, esse processo da água a ferver pode ser aplicado a cabos de madeira ou só acrílicos? E quando salta o copo junto com o nó, a única forma depois de tirar o nó de dentro do copinho é com dremel?

--- End quote ---

Pode ser que o nó descole da anilha com água quente, mas nunca fiz isso, posso estar errado. :P
De preferência este método deve ser usado em resina/acrílico/plástico, etc. Com madeiras nunca fiz.

PauloF:

--- Quote from: Lusitano on June 14, 2020, 10:43:38 pm ---PauloF, se calhar nesse caso seria melhor ele tirar logo o nó primeiro, para ver bem as medidas e evitar estar a comprar um nó desadequado.

--- End quote ---

Essa seria a minha abordagem.


--- Quote from: manuel on June 14, 2020, 07:48:06 pm ---Eu primeiro experimentava uma limpeza profunda no pincel, talvez com borax. Deitar fora esse nó parece-me um desperdício.

--- End quote ---

Eu obtive bons resultados no 1305 com vinagre de limpeza, desse que se vende no Continente por 0,70€ ou 0,80€.

O truque foi deixá-lo bastante tempo num copo com esse vinagre (sem diluição) e de vez em quando espalmá-lo e andar com ele á volta.

Navigation

[0] Message Index

[#] Next page

[*] Previous page

Go to full version