Author Topic: DIY Tutorial "Como fazer um pincel"  (Read 5461 times)

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
DIY Tutorial "Como fazer um pincel"
« on: July 04, 2020, 05:01:54 pm »
+3
Pois é, vamos então fazer um tutorial de como fazer um pincel em casa por menos de 5€, 10€, 15€… e isto vai ser a beleza deste tutorial pois serão vocês a definir o preço do vosso pincel.
Vai ser literalmente um “DIY Homemade shaving brush, the easy way” ;)
Para começar vamos traçar os objectivos. Vamos fazer um pincel com materiais baratos e com um nível de dificuldade que coloque esta tarefa ao alcance de todos. Mas vamos mais além, vamos criar todo um processo de valorização para que este pincel não envergonhe os nossos SotD.

A ideia surgiu quando me ofereceram este pincel da The Body Shop. Este espécime em particular, não sei se são todos assim, apresentava um buraco no nó que sinceramente me desencorajou de o utilizar. O cabo, no entanto, embora com o verniz estalado tem uns veios que me pareceram muito promissores. Por ser simples e algo banal não me pareceu justificar aplicar qualquer esforço na sua recuperação.







O grande volte-face foi quando comecei a olhar para a coisa por literalmente outro angulo. :)

Vamos então começar por remover o nó. Ora aqui está a foto da praxe com o canivete ao lado. Neste passo o que há a reter é que por muito cuidado que se tenha vão haver sempre pelos por todo o lado.



Para tirar o copo tive de usar uma broca. Muito cuidado neste passo para não estragar o pincel. Com uns quantos furos cuidadosos e com um alicate de pontas o copo saiu sem dificuldade de maior.



A seguir foi lixar o cabo. Como tinha em casa lixa de 120 e 240 foi esta a progressão que usei. Temos de perder algum tempo nesta fase pois o objectivo é remover todo o verniz. Isto vai ser especialmente importante para a fase seguinte. Felizmente considero esta fase como a mais relaxante. É terapia no seu melhor.  :D. A dica aqui é fazer sempre no sentido do grão. Evitem o facilitismo de andar com o cabo á roda enquanto se segura na lixa. Isso só irá criar marcas da lixa e dificultar o acabamento.



A seguir, depois de todo o verniz tirado, é tempo de realçar os veios. Utilizei um maçarico de cozinha. Em alguns sítios onde ainda havia restos do verniz este começou a arder, mas não é motivo para preocupação. No final depois de os veios estarem bem realçados passei novamente com a lixa mais fina. Não se pode exercer muita pressão. É mesmo ao de leve e só para retirar o verniz queimado.



Neste passo marquei o centro do pincel e com uma broca de centragem de 25mm abri um bocado da madeira. Lá para frente irão ver o propósito disto.



Optei por dar uma camada de tapa poros. Não precisam de o fazer porque no final o cabo irá ser envernizado. O meu objectivo para o fazer foi meramente estético. O cabo já estava bastante bonito, mas queria dar-lhe uma aspecto mais manchado, como se a madeira já tivesse tido uso.  Na minha opinião isso acresce ao caracter final. Mas repito, não precisam de o fazer. Depois de mais uma sessão de lixadela e ficou assim.





Agora foi a altura para encher o buraco do nó anterior. Recorri á caixinha de bricolage da filhota e fiz uns testes.



Escolhido o motivo foi só encher o buraco com umas moedas e…ATENÇÂO… areia das dunas do Sudoeste Alentejano. Isto vai ser muito importante para a promoção do pincel.





Para envernizar coloquei um parafuso para uma maior facilidade de manuseio. Utilizei um verniz mate em spray. As opções aqui seriam mate ou brilhante mas pessoalmente prefiro o mate. Dei cerca de 5 /6 demãos.



E agora a minha grande epifania. Virar o cabo de cabeça para baixo e acrescentar a parte superior de outro pincel e ficamos com isto.



Ou seja, com dois pinceis fraquitos… conseguimos fazer um top e á nossa vontade.
Basta ir ao Ebay ou á Aliexpress e vendo a coisa desta perspetiva é facílimo encontrar pinceis que sirvam este propósito. Eu já encomendei um cujo cabo é todo catita e parece prestar-se a esta técnica. No passado fiz um pincel que ficou parecidíssimo com este, só que tive me esmifrar todo para conseguir dar esta forma e mesmo assim ficou todo torto, desculpem…rustico ;). Assim são favas contadas.

Teste com um nó colocado.



Neste caso e já que estava embalado e embevecido decidi fazer um copo de madeira. Deu-me algum (muito) trabalho pelo que aconselho comprarem um pincel doador para esta parte de cima.
Fiz uma incrustação com resina e pó fluorescente turquesa.

.

Depois de ambas as peças devidamente envernizadas foi questão de as unir. Esta parte foi melindrosa porque vai-se a ver o gajo que fez a peça superior não a deixou bem redonda, mas adiante.

Os cuidados a ter nesta etapa é alinhar ambas as peças e não deixar sair a cola pelos lados quando se proceder á colagem. Daí o tal buraco que fiz com a broca de centragem alguns passos atrás. Isto permite que a cola se concentre ao centro e não saia. Aconteceu que acabei por colocar esta em demasia pelo que acabou por sair á mesma. Não foi problema de maior, mas implicou um trabalho extra para remover e disfarçar.

Finalmente chegou a altura de colar o nó. O escolhido foi um Oumo SHD 24mm 2 bandas com pontas em gel. Esta parte não é de somenos importância e convém dedicar-lhe alguma atenção. Idealmente experimentaria este nó num cabo provisório colado com cola termofusivel para aferir qual o loft que fosse mais do meu agrado. Neste caso não o fiz, mas tipicamente poder-se-á considerar como ponto de partida para o loft, o dobro da base do nó. Neste caso seria qualquer coisa como 48mm. Como não conheço este nó e na ausência de qualquer ensaio decidi ir para uns 51mm. O processo de colagem é banal, cola de dois componentes colocada directamente no copo, misturar bem e colar o nó tendo o cuidado de o deixar bem direito.




O produto final:



Pormenor do trevo



Pormenor da Fluorescência






Marketing:

Agora com o pincel feito é altura de o valorizar. Não se iludem, o pincel é apenas uma parte do que compramos. A apresentação é tudo e vale a pena investir aqui algum tempo e esforço.
Vamos considerar 4 pontos:

•   1. A marca. Como o pincel tem um trevo embutido e foi feito no Alentejo o nome “Trevo do Alentejo” pareceu-me natural e adequado.

•   2. A apresentação. Não se envia um pincel deste gabarito numa caixa de cartão. Não senhor, isso é para as marcas banais. Este pincel é tão exclusivo que irá ter direito a uma caixa personalizada. Mais, esta caixa ficará recheada de esteva, alecrim e lavanda até ao seu envio. O cheiro impregnado garantirá ao cliente uma experiencia sensorial impar. No fundo, bem escondida dos olhares inquisidores das nossas esposas uma surpresa fará as delicias de qualquer cavalheiro.

•   3. A historia. Sempre na 1 pessoa do plural, épica e grandiosa tem de incutir identidade e confiança. Este texto irá ser imprimido e acompanhara o pincel, servindo simultaneamente como certificado de autenticidade. Sim porque no futuro estes pinceis vão valorizar varias vezes o seu valor inicial. Um numero de série fará as delicias de qualquer um. Neste caso e como é tão exclusivo o numero de serie será qualquer coisa como 1/1.

Trevo do Alentejo
Nascido em plena Costa Vicentina, são as escarpas agrestes e selvagens que lhe desenham o perfil e lhe definem o estilo. Carrega na sua essência as areias a) lambidas pelas vagas de um mar turquesa b) que viu, desde tempos imemoriais, a partida de tantos valerosos dos nossos, para os mais longínquos lugares de um planeta que chamamos nosso. Do montado trouxemos a inspiração e o respeito pelos materiais. Assim o nosso cabo tem a certificação Forest Stewardship Council c). Trabalhámos de perto com os nossos fornecedores para adotar um nó que fosse nada menos de uma imponência deslumbrante. Orgulhamo-nos de o ter conseguido. Os nossos nós, integralmente feitos com pelo de texugo, em duas bandas com uma super alta densidade, carregam nas suas pontas de gel a languidez do alvor Alentejano.

Notas:
A)   Eis o porquê de ter incluído areia no enchimento do cabo.
B)   Alusão á incrustação no copo na base
C)   Retirado do site do The Body Shop. “…and made from FSC wood.”

•   4. O preço. Como fui eu que fiz o pincel posso dar-lhe o valor que muito bem entender. No BC apreciamos a exclusividade dos nossos artigos. Parte dessa unicidade advém do preço, curiosamente e ao contrario dos artigos comuns em que a rapaziada do marketing estratégico há muito descobriram que é mais fácil impingir algo por 99,99€ do que 100€. A este nível vai ser mais fácil entramos nos três dígitos, assim sendo este pincel vai valer 110€ se “Trevo do Alentejo” vier a ser uma marca. Por outro lado, se “Trevo do Alentejo” não for marca, mas sim nome, então estamos na presença de um pincel tão único e exclusivo que até tem direito a um nome. Alguém tem de pagar essa exclusividade e aí custará somente 220€. Ainda não decidi…. vamos a ver.  : :D :D

PS: fui verificar o meu stock de trevos e só tenho mais 4. Consultei o meu staff e decidimos criar a empresa L.A. Brushworks, sendo L.A. o acrónimo de Litoral Alentejano. Pensamos que com esta designação e com os nossos preços conseguir uma boa penetração no mercado norte americano. O “Trevo do Alentejo” ficará como uma unidade independente de negócios podendo, caso surja a oportunidade, ser cedida a outro grupo.  :D

Notas Finais:

Agora fora de brincadeiras, esta técnica revelou-se extremamente simples e qualquer que se disponha a tal consegue criar um pincel desta forma. Eu compliquei um bom bocado e tenho de confessar que me deu muito trabalho, essencialmente por desconhecimento, toda a parte de incrustação. Usei resina epóxi com pó fluorescente, mas quis deixar o trevo fora da resina. Tive de o fazer em 3 etapas. Tive também de esperar o ponto exacto em que a resina atingisse o estado de solidez necessário que impedisse o trevo de se afundar. Se o voltasse a fazer deixaria o trevo totalmente dentro da resina e abdicaria da fluorescência. Outra coisa que me aconteceu foi que quando deitei a resina e porque o pincel não estava perfeitamente nivelado esta começou a ir mais para um dos lados. Tive de vigiar constantemente rodando o cabo sempre que necessário.
Para a incrustação circular alem do pó fluorescente usei umas daquelas pedras azuis que estão numa das fotos, partidas aos pedacinhos. O objetivo é criar sombras na fluorescência. Isso foi conseguido, mas partir as pedras em pedacinhos foi difícil. Em suma se não quiserem complicar ponham uma moeda, areão da praia, madrepérola de conchas da praia, etc. Em vez de resina epóxi usem supercola 3. Já o fiz e fica igualmente bom.
Adorava que alguns de vocês também aplicassem esta técnica em pinceis baratos e mostrassem a vossa versão. Eu já encomendei um cabo deste género para outro projecto igual.

Ficam as fotos com o conjunto final.








HILDA!!!!!


   

Para finalizar: não vou ficar com este pincel. Não que ele não preste, muito pelo contrario. O pincel saiu mesmo bastante bem e sabe Deus o que me custa não poder experimentar este nó.
Faço gosto em o poder oferecer, para isso vou criar o PIF nas “Oportunidades”. Apareçam por lá.

« Last Edit: July 04, 2020, 05:08:00 pm by PauloF »

Offline Ivan Reis

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 233
  • Respect: +520
Re: DIY Tutorial "Como fazer um pincel"
« Reply #1 on: July 04, 2020, 08:57:15 pm »
+1
Muito, muito boa a ideia e todo o processo. Parabéns

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: DIY Tutorial "Como fazer um pincel"
« Reply #2 on: July 04, 2020, 11:05:08 pm »
0
Excelente tutorial carregado de originalidade e imaginacao. Muito obrigado pela tua generosidade.
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline Ishvadenbaden

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1773
  • Respect: +1836
Re: DIY Tutorial "Como fazer um pincel"
« Reply #3 on: July 05, 2020, 03:33:04 pm »
0
Absolutamente maravilhoso post sobre barbear clássico. Muitos Parabéns.

Offline pleitao

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1249
  • Respect: +680
    • Email
Re: DIY Tutorial "Como fazer um pincel"
« Reply #4 on: July 05, 2020, 03:41:15 pm »
0
Obrigado pelo DIY, excelente, muitos parabéns

Offline Tripé

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1006
  • Respect: +414
Re: DIY Tutorial "Como fazer um pincel"
« Reply #5 on: July 05, 2020, 04:50:51 pm »
0
Fantástico! :o
O Senhor das Multilâminas  :)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: DIY Tutorial "Como fazer um pincel"
« Reply #6 on: July 06, 2020, 01:11:56 pm »
0
Uma delícia, este post! O pincel ficou espectacular!  :o :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline NunoR

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 530
  • Respect: +18
    • Email
Re: DIY Tutorial "Como fazer um pincel"
« Reply #7 on: July 06, 2020, 11:13:13 pm »
0
O pincel ficou mesmo muito bonito, parabéns

Offline Thony

  • Trade Count: (0)
  • Leve como uma Feather
  • ************************
  • Posts: 2451
  • Respect: +1379
    • Email
Re: DIY Tutorial "Como fazer um pincel"
« Reply #8 on: July 08, 2020, 03:44:16 am »
0
Uma delicia ler este relato...........................Muito bom humor do autor, meus parabens pelo relato e pela obra prima ue ficou este "Pincel Alentejano"

Offline JJ Marwan

  • Trade Count: (0)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5156
  • Respect: +4176
    • Email
Re: DIY Tutorial "Como fazer um pincel"
« Reply #9 on: July 08, 2020, 09:08:31 am »
0
Gracias mil por mostrar y compartir, MAESTRO....

Offline DarkSpy

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 66
  • Respect: +7
    • Email
Re: DIY Tutorial "Como fazer um pincel"
« Reply #10 on: July 08, 2020, 07:50:19 pm »
0
Só tenho a dizer.. WOW.

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: DIY Tutorial "Como fazer um pincel"
« Reply #11 on: July 08, 2020, 09:07:58 pm »
0
Espectacular!!!!!! 8)

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: DIY Tutorial "Como fazer um pincel"
« Reply #12 on: July 13, 2020, 12:28:14 pm »
0
Bem legal! Num proximo tenta usar o escurecimento dos veios com tanino e depois o vinagre com ferrugem. Uso em cachimbos e gosto mais dos resultados

Sent from my MI 8 Lite using Tapatalk

I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: DIY Tutorial "Como fazer um pincel"
« Reply #13 on: July 13, 2020, 01:24:25 pm »
0
A ideia de virar o cabo de pernas para o ar e colar-lhe uma "cabeça" foi simplesmente brutal. Muito bom!

E adorei a operação de "marketing", muito engraçada mesmo! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: DIY Tutorial "Como fazer um pincel"
« Reply #14 on: July 13, 2020, 11:05:12 pm »
0
Prosterno-me perante a obra e a iniciativa!

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal