Material > Sabões e Cremes

TFS Tradizione - Ciotola Rossa

(1/3) > >>

Merkurocromo:
Esta é a minha primeira avaliação de um produto para a barba, vamos lá ver como me saio. Resolvi escrever-vos sobre este sabão porque não me recordo de ter lido sobre ele aqui e porque acho que merece ser experimentado pelos entusiastas do barbear clássico. Por ser uma primeira avaliação, e porque julgo que no futuro procurarei fazer outras, achei importante aproveitar este momento para pensar numa metodologia que sistematize procedimentos e possa conferir algum grau de objectividade a uma opinião que acaba por ser sempre bastante pessoal. Assim, quando avaliar sabões ou cremes para a barba utilizarei sempre o mesmo equipamento, a única variável será o sabão. A saber:



Máquina = Merkur 34C
Lâmina = Voskhod #1
Pincel = Semogue Texugo (750? Se algum de vós me conseguir identificar este pincel agradeço. Foi-me oferecido e a caixa não trazia nenhuma referência ao modelo. Primeiro pensei que fosse um 730, mas parece-me que o cabo desses é um bocado diferente. De qualquer maneira gosto muito deste pincel e faz-me sempre umas belas espumas)
AFL = Floïd Mentolado Vigoroso

Decidi também que vou atribuir notas de 1 a 5 nas categorias Apresentação, Perfume, Espuma, Protecção, Deslize e Sensação Pós-Barba, fazendo depois uma média final global.

1 = Medíocre
2 = Razoável
3 = Bom
4 = Muito Bom
5 = Excepcional

Por gosto e por hábito faço sempre a espuma na cara, pelo que esse será sempre o método de espumar utilizado nas minhas avaliações. No entanto, farei à parte uma espuma na tigela para verem o aspecto da dita. Como não gosto muito de fazer espuma assim, julgo que nesta primeira vez exagerei um bocadinho na água, mas mais à frente já verão as imagens. Preâmbulo feito, vamos a isto.

***
Apresento-vos o TFS Tradizione — Ciotola Rossa. TFS é acrónimo de Tcheon Fung Sing, um cidadão chinês que chegou a Itália nos anos 30 do século passado. Casou-se com uma italiana e em 1945 abriu uma empresa de produção artesanal de sabões à base de produtos de origem vegetal. Esta empresa de Turim continua ainda hoje a ser gerida pelos descendentes do fundador. A TFS tem muitos produtos, incluindo aftershaves. Julgo que o sabão que vamos analisar de seguida corresponde à sua gama mais baixa e económica. Nunca vi este sabão à venda aqui em Portugal, o meu veio de Itália. Custou 1,95 €.


Apresentação: Boa. Embalagem de plástico vermelho, contendo 125 ml de produto. Em termos de consistência este sabão é parecido com os da Proraso, talvez ligeiramente mais duro. É uma embalagem claramente barata, mas mesmo assim com algum encanto. A cor é bonita mas os elementos que estão colados não vão durar muito tempo. Em termos de qualidade da embalagem de plástico, esta parece-me ligeiramente superior às embalagens da Proraso, acho que se fecha melhor. Para o preço que custa, diria que não está mal. Avaliação = 3.

Seguem-se algumas imagens, onde também poderão ler a composição.







Perfume: Excepcional. Tem um perfume clássico de barbearia tradicional italiana, cheira muito bem a amêndoas amargas. O perfume é forte mas não excessivo, mantém-se na fase da espuma e durante todo o escanhoado. Para quem gosta do cheiro a amêndoa, aqui não há engano possível, para quem não gosta... escusa de ler mais. Avaliação = 5.

Espuma: Excepcional. Este sabão espuma com uma facilidade tremenda. Como decidi não utilizar pré-barba nestas avaliações de sabões e cremes amoleci-o com um bocadinho de água morna enquanto tomava banho e utilizei a aguadilha resultante para massajar a cara antes de a espumar. Julgo que este sabão não necessita desse amolecimento, mas foi bom para preparar o rosto e o pincel ficou carregado em cerca de 30 segundos. Com isso criei espuma para duas passagens, retoques e passagem de conforto. Quatro aplicações, portanto, e ainda sobrou uma quantidade grande no pincel. É uma espuma bastante rica que tolera relativamente bem alguma água em excesso. Avaliação = 5.

Algumas imagens da espuma, feita à parte numa taça. Como já vos expliquei, espumar na taça não é a minha praia e mesmo com uma espuma bastante tolerante a eventuais excessos de água, acho que aqui exagerei um bocadinho.





Protecção: Muito boa, é uma espuma rica e que transmite uma sensação bastante acolchoada. Avaliação = 4.

Deslize: Muito bom, esta espuma lubrifica bastante bem a acção da lâmina, proporcionando um deslize de grande nível. Avaliação = 4.

Sensação Pós-Barba: Razoável. Na minha opinião este é o calcanhar de Aquiles deste sabão. Depois de lavar a cara e antes de colocar o ASL, fico com uma certa sensação de secura. Isto pode ter a ver com a minha pele e outros poderão ter uma experiência diversa neste capítulo, claro. Avaliação = 2.

Avaliação final: 3,83

Considerações finais: Um sabão Bom++, que em termos de relação qualidade/preço me parece quase imbatível. Já o utilizei cinco ou seis vezes e ainda mal apresenta sinais de uso, julgo que esta embalagem durará para muitos e bons escanhoados. Recomendo vivamente que o experimentem.


EDIT: Para a próxima vou usar imagens ao baixo, não me ocorreu logo que se adaptam melhor ao formato do fórum.

joaokrithinas:
Muito obrigado pela avaliação. Gosto muito dos produtos que tenho da TFS, adoro os aromas. Numa próxima vou experimentar esse também.

pleitao:
Obrigado pela review , da TFS mesmo só tenho o Witch Hazel e gosto, depois tenho é um Rasozero e um Razorock que são feitos pela TFS.

Mais um que fica na lista.

Tripé:
Esta é a gama de entrada da TFS e por norma as criticas a este sabão são muito positivas.
Uma óptima opção preço/relação/qualidade.

Ishvadenbaden:
Obrigado pela avaliação.
Não tenho nenhum sabão da TFS embora sempre se tenha lido por aqui coisas positivas. Estes tipo de sabões são óptimos para levar de viagem ou férias tal  como os Proraso , são baratos, têm embalagens de plastico geralmente pequenas, se se perderem ou partirem durante a viagem não faz grande pena e na principal função dão bons barbeados.

Esse pincel parece-me ser um pure badger, será um 740?

Navigation

[0] Message Index

[#] Next page

Go to full version