Author Topic: Duvida com Semogue 1470 - Pouca espuma  (Read 2423 times)

Offline DVincenzo

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 482
  • "Um dia sem rir é um dia perdido" Charles Chaplin
  • Respect: +300
Duvida com Semogue 1470 - Pouca espuma
« on: March 19, 2021, 12:23:36 pm »
0
Olá a todos!

Como rookie que sou, ando ainda numa fase de experiências no que respeita a tudo (sabões, cremes, laminas, pincéis, etc.).

O meu primeiro pincel foi um Semogue C3 Pharos de Texugo, mas devido a alguma leituras e ao facto de querer experimentar um outro tipo de pincel, comprei um pincel de cerdas. O Semogue 1470.

Acontece que sempre que preparo a espuma com este pincel (já o utilizo à cerca de 15 dias, numa base quase diária), sinto que não consigo fazer tanta espuma como no Semogue C3. Eu consigo fazer (ou parece que consigo) uma espuma densa e boa. No entanto ela vai  escasseando a cada passagem, sendo já muito residual na terceira passagem não sobrando quase nada para o pós shave.  :'( Isto tanto acontece tanto quando faço na cara como na taça.

Quando utilizo o Semogue C3, tenho sempre bastante espuma, sobrando ainda bastante para o pós shave.

Está a falhar alguma coisa na minha técnica com este pincel? Tudo indica que sim, mas não consigo perceber o quê, uma vez que eu carrego bastante o pincel (ainda mais do que com o outro pincel). É pelo facto do pincel ainda ser muito novo?

Se me conseguirem ajudar a perceber, eu agradeço.
 
DVincenzo

Offline Tripé

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1006
  • Respect: +414
Re: Duvida com Semogue 1470 - Pouca espuma
« Reply #1 on: March 19, 2021, 02:31:03 pm »
0
É comum os pincéis de cerdas "comerem" mais espuma que os sintéticos ou texugo por exemplo, e é também comum aquando nos preparamos para fazer a segunda passagem a espuma já ter sido"engolida" pelas cerdas e termos de voltar a carregar o pincel.
Por este mesmo motivo dou preferência a pincéis sintéticos, apesar de gostar imenso do meu Semogue SOC Cerdas...
O Senhor das Multilâminas  :)

Offline DVincenzo

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 482
  • "Um dia sem rir é um dia perdido" Charles Chaplin
  • Respect: +300
Re: Duvida com Semogue 1470 - Pouca espuma
« Reply #2 on: March 19, 2021, 02:41:18 pm »
0
É exactamente isso que sinto. Quando acabo a primeira passagem com o 1470 acho que tem ainda bastante espuma e quando vou para a segunda passagem parece que ela foi comida pelas cerdas.

Mas daqui nasce uma nova dúvida. É sempre assim o seu comportamento ou com o utilizar do pincel ele tende a não comer tanta espuma? Desculpem as perguntas, mas é o meu segundo pincel e o primeiro de cerdas.
DVincenzo

Offline Tripé

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1006
  • Respect: +414
Re: Duvida com Semogue 1470 - Pouca espuma
« Reply #3 on: March 19, 2021, 03:05:33 pm »
0
Vai depender muito da qualidade das cerdas, mas com o tempo e utilização continua do pincel, as cerdas vão quebrando e abrindo, originando por norma um consumo inferior de sabão.
Eu pessoalmente optei por utilizar o meu cerdas apenas com cremes de barbear. Trabalho a espuma numa taça até obter uma espuma densa e cremosa, e por cada passagem vou lá buscar um pouco mais de espuma. Faço apenas esta operação com o pincel de cerdas, com os outros pincéis carrego directamente no sabão sem qualquer problema...
Mas há por aqui Confrades que não têm qualquer problema com os pincéis de cerdas e procedem normalmente como com qualquer outro pincel.
O Senhor das Multilâminas  :)

Offline DVincenzo

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 482
  • "Um dia sem rir é um dia perdido" Charles Chaplin
  • Respect: +300
Re: Duvida com Semogue 1470 - Pouca espuma
« Reply #4 on: March 19, 2021, 03:40:43 pm »
+1
Muito obrigado pelas duvidas tiradas.

Estava com algum receio que alguma coisa estivesse a fazer menos bem. Assim sendo, acho que vou trabalhar um pouco mais o pincel na taça, com um sabão barato, a ver se abre mais um pouco e deixa de ser tão comilão de sabão.

DVincenzo

Offline Ishvadenbaden

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1775
  • Respect: +1838
Re: Duvida com Semogue 1470 - Pouca espuma
« Reply #5 on: March 25, 2021, 07:01:26 pm »
0
Eu acho que é até bastante mais comum do que realmente falam. Os Semogue de cerdas têm um problema qualquer que ao fim de algum tempo começam a engolir a espuma que fazem. Eu faço barbear clássico desde 2013 e os meus cerdas da Semogue todos fazem isso agora. Carregamos o pincel uma vez e quando agarramos nele para uma segunda passagem a espuma já despareceu.
Eu sugeria um pincel sintético ou um Silvertip Badger que esse problema já não acontece.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Duvida com Semogue 1470 - Pouca espuma
« Reply #6 on: March 27, 2021, 11:40:04 pm »
0
Os pincéis de cerda retêm naturalmente menos espuma no nó que um pincel de texugo. O pincel de texugo tipo pure da Semogue é particularmente eficiente a espumar, mas a cerda também o é, requerendo menor quantidade de creme ou sabão.

Não há nada de normal em a espuma desaparecer de uma passagem para a outra, a não ser que fique aplicada na cara. Aliás, os Semogue de cerda são ótimos a passar a espuma para a cara. Têm o que na língua inglesa é designado de flowthrough. Os de texugo não são tão bons mas, por regra, nem é devido ao tipo de pêlo mas devido a densidades maiores e lofts curtos e rijos, são chamados de lather hog na língua inglesa.

Passou-me pela mão umas duas dezenas de Semogues com cerda, produzidos de há 20 anos a esta parte e (felizmente) nunca me aconteceu de nenhum comer espuma. Mas os relatos de comedores de espuma têm-se multiplicado nos últimos tempos e parece acontecer de um momento para o outro como se de mágica se tratasse.

Como referi, nunca me aconteceu, mas aconteceu-me várias vezes de a cerda demorar mais de 2 meses a quebrar e a espumar eficientemente. Simplesmente, os pincéis de cerda não espumam muito nem retêm muita espuma nos primeiros tempos. Uns demoram uma semana outros demoram um mês a mostrar o seu esplendor.

Os meus cuidados com os pincéis são simples. Sempre evitei limpezas periódicas de vinagre ou outra coisa potencialmente danosa para o pêlo como água quente ou técnicas de amaciamento acelerado do pêlo. Depois de os "escaldar" - lavar os resíduos do pincel novo com água morna e sabão - sempre os usei normalmente e enxaguei bem, colocando a secar em local seco abrigado da luz solar e, de vez em quando, acondiciono-os com sabão de glicerina.



Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Duvida com Semogue 1470 - Pouca espuma
« Reply #7 on: March 29, 2021, 09:43:15 am »
0
Tenho dezenas de pincéis de cerdas da Semogue e nunca tive problemas em fazer espuma com eles, salvo raras excepções. Apenas o meu 830 teve esse problema, mas é um pincel que usei numa base diária durante anos, e curei-lhe a maleita com umas lavagens em água com vinagre. Ficou novamente bom. :)

Outro pincel em que isso acontece um pouco é o LE  2011 boar, mas este é um pincel muito denso e é natural que seja comilão. Para obviar um pouco esse efeito, quando uso pincéis assim densos (como o LE2009, o LE2011 boar ou o SOC de cerdas), coloco o pincel de molho de véspera :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline DVincenzo

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 482
  • "Um dia sem rir é um dia perdido" Charles Chaplin
  • Respect: +300
Re: Duvida com Semogue 1470 - Pouca espuma
« Reply #8 on: March 29, 2021, 09:53:04 am »
0
Obrigado pelos vossos últimos esclarecimentos.

O meu 1470 entretanto começou a ter um óptimo comportamento e já deixou de ser comilão de espuma.

Eu quando o recebi, andei 15 dias a trabalhá-lo diariamente num sabão normal dove, para o abrir. Estranhei que ao fim de 15 dias ele ainda estivesse tão comilão de espuma, daí a minha pergunta inicial. O que é certo é que não desisti dele e continuei a insistir com ele e de repente começou a produzir não só uma óptima espuma, como a não comer durante as passagens. Parece que é uma questão de paciência que eles vão ao lugar :)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
DVincenzo

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Duvida com Semogue 1470 - Pouca espuma
« Reply #9 on: March 29, 2021, 10:47:27 am »
0
Por vezes os pincéis de cerda demoram um pouco a amaciar e a ficarem no ponto. Mas com um pouco de paciência, a coisa resolve-se. :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Ishvadenbaden

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1775
  • Respect: +1838
Re: Duvida com Semogue 1470 - Pouca espuma
« Reply #10 on: April 01, 2021, 04:42:52 pm »
0
o facto é de que há muitos relatos de comedores de espuma com Semogue cerdas e como bem diz o FML mais recentemente. Provavelmente os pinceis de há 20 anos ou mais eram frabricados com matéria prima diferente ou métodos diferentes.  Os problemas parecem começar a acontecer com pinceis de 2014/15 para a frente. E não é ao princípio de utulização que as coisas correm mal, normalmente os relatos falam de 2 ou 3 anos de utilização rotativa. Concluindo, não acontece com todos, acontece com alguns mas já num número de vezes significativo. Controlo de qualidade das cerdas empregues?

Offline NunoR

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 530
  • Respect: +18
    • Email
Re: Duvida com Semogue 1470 - Pouca espuma
« Reply #11 on: April 05, 2021, 11:12:10 pm »
0
Tenho alguns semogue a uso, de cerdas o incontornável 1305, o 2000 e o 830, como os uso intermitentemente, dependendo se me dá para sabões, crops ou cremes, por vezes passam várias semanas sem irem a uso e nestas situações tenho notado que no primeiro uso têm de facto alguma "fome" e comem alguma espuma, com uso continuado o efeito desaparece.

Também já verifiquei que se ficarem de molho várias horas ou mesmo de véspera como referiu o oversaturn a tendencia para comer espuma diminui muito ou desaparece

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal