Author Topic: U.S. Army - Gillette Khaki Set  (Read 446 times)

Offline jsantos

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 3
  • Respect: 0
U.S. Army - Gillette Khaki Set
« on: October 27, 2022, 08:41:08 pm »
0
Boa noite a todos,

Queria partilhar convosco outra Gillette que tenho e adoro, sempre gostei de história o que adicionado a este vício não ajuda.

Existem duas versões desta variante americana"Khaki Set" da I Guerra Mundial:

- a versão normal que podia ser comprada pelo público comum e oferecida aos familiares no exército.

- esta versão que tenho, foi encomendada pelo exército americano diretamente à Gillette para ser oferecida aos militares. Os pormenores de "property US Army" e o número de série indicam que esta apresentou-se mesmo ao serviço.

Há duas versões para esta oferta aos militares. Muito resumidamente para não me tornar chato,  uma razão prende-se com a guerra "química" que surgiu nesta altura, como o gás mostarda. Um soldado barbeado garantia uma melhor colocação da máscara de gás. A segunda razão/versão estava relacionada com os surtos de piolhos nas trincheiras, em que um cabelo rapado e uma barba feita ajudavam a controlar.

Não é muito valiosa, mas a história, o número de série, o facto de ter vindo de França o que indica mais uma vez que provavelmente foi oferecida por um soldado, fazem dela uma das minhas favoritas da coleção.

PS: não digam aos americanos que a tenho eh eh eh

Cumprimentos a todos

 






Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal