Author Topic: Até que ponto é grave manter o pincel virado para cima?  (Read 13565 times)

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re:Até que ponto é grave manter o pincel virado para cima?
« Reply #15 on: July 26, 2011, 09:22:20 am »
0
Algum dos cavalheiros teve a experiência de ver o seu pincel encurtar a vida útil por ele ficar com os
"cabelos" para cima?

Até que ponto a humidade danifica o "couro cabeludo" do pincel?

Se me permitem uma opinião feminina...
O objectivo de virar o pincel para baixo, é para que toda a água escorra do mesmo, por acção da gravidade. Isto mantém o pincel seco. Se ficar virado para cima, a água irá acumular-se na base das cerdas. A humidade que aí se acumula é responsável pela proliferação de fungos e bactérias, que irão posteriormente ser "espanhados" na vossa pele aquando da próxima utilização. Bactérias e fungos = infecções. Para não falar de que, partindo do princípio de que utilizam pincéis de cerdas naturais, a humidade irá "apodrecer" as fibras naturais e encurtar a vida do pincel.

De facto, o grande problema parece-me ser a retenção de humidade no nó, que não tem possibilidades de descer até à superfície exposta ao ar.

Quote
Esqueci de um detalhe, quando ficam muito mollhados, de um dia pro outro, seco os pincéis com um secador de cabelos em temperatura baixa

Hei de fazer isso. ;)
« Last Edit: August 03, 2011, 10:22:26 am by nunogrl »

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Até que ponto é grave manter o pincel virado para cima?
« Reply #16 on: July 26, 2011, 11:17:00 am »
0
Eu tenho vários suportes de pincel, nem sempre tive e a verdade é que eles sempre secaram na mesma! O mais importante é que eles estejam num sítio seco e de preferência com algum movimento de ar, num quarto onde uma janela costume estar aberta, em oposição a uma casa de banho, onde em principio não haverá essa corrente de ar e estará sujeito à humidade que fica de um banho com água mais quente!
A verdade é que um pincel no suporte fica esteticamente mais agradável, e nem que seja só por isso acho que para mim já faz sentido, e além disso conseguem-se arranjar suportes por menos de dois euros... inclusive ando a dar uma olhada nestes mais personalizados que também não são ridiculamente caros (já o envio poderá ser, não faço ideia) e ajudam a manter alguma organização. Outra ideia que tinha era de ter 7 suportes cada um referente a um dia da semana para que pudesse manter-me mais a par da minha rotação, mas compreendo que isto possa parecer um pouco OCD!  ;D :D ;)


Os pincéis da marca Simpson vêm mesmo com o conselho de os deixar secar com o cabo virado para baixo, ou seja sem suporte. No entanto penso que a Semogue já recomenda o contrário, por isso até as marcas diferem em opiniões! De notar que há uma diferença enorme nos tempos de secagem de um pincel de cerda e um de texugo!
« Last Edit: July 26, 2011, 11:20:29 am by rntdcarvalho »
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re:Até que ponto é grave manter o pincel virado para cima?
« Reply #17 on: July 26, 2011, 11:48:07 am »
0
De notar que há uma diferença enorme nos tempos de secagem de um pincel de cerda e um de texugo!

Qual é que seca mais rapidamente?

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Até que ponto é grave manter o pincel virado para cima?
« Reply #18 on: July 26, 2011, 11:51:44 am »
0
Qual é que seca mais rapidamente?

Texugo.
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5243
  • Respect: +40
Re:Até que ponto é grave manter o pincel virado para cima?
« Reply #19 on: July 26, 2011, 01:02:37 pm »
0
Os pincéis da marca Simpson vêm mesmo com o conselho de os deixar secar com o cabo virado para baixo, ou seja sem suporte. No entanto penso que a Semogue já recomenda o contrário, por isso até as marcas diferem em opiniões! De notar que há uma diferença enorme nos tempos de secagem de um pincel de cerda e um de texugo!

Isso é porque a Simpson quer é encher os bolsos, dizem para ficar virado para cima para apodrecer o pelo e teres que comprar outro  :D :D Agora fora de brincadeiras, estamos a falar de pincéis feitos com pelos de animais, que logicamente tem resistência limitada ao ataque de bactérias e fungos. Na minha opinião, o pelo de texugo será o melhor para resistir dado que seca muito mais rapidamente do que a cerda de porco. Mas também penso que não será pelo pincel estar virado para cima que vai durar pouco tempo. Poderá reduzir o tempo de serviço, mas não será nada de especial.
« Last Edit: July 26, 2011, 01:29:34 pm by Lusitano »

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Até que ponto é grave manter o pincel virado para cima?
« Reply #20 on: July 26, 2011, 03:23:10 pm »
0
Estava aqui quieto, mas resolvi opinar.
Pensem. Se o pinmcel esta com o pelo para cima, a agua escorre ate o cabo e ali fica.
Se estiver de cabeca pra baixo, ela escorre ate a ponta do pelo e se vai.
Alguns pinceis, como o de cabo oco mostrado na reforma, podera acumiular agua em seu interior. OS de madeira, irao acumular agua na madeira, e assim vai,
Nao vejo vantagem em deixar virado pra cima.
Mas, aceito contraponto;
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Até que ponto é grave manter o pincel virado para cima?
« Reply #21 on: July 26, 2011, 03:33:44 pm »
0
Estava aqui quieto, mas resolvi opinar.
Pensem. Se o pinmcel esta com o pelo para cima, a agua escorre ate o cabo e ali fica.
Se estiver de cabeca pra baixo, ela escorre ate a ponta do pelo e se vai.
Alguns pinceis, como o de cabo oco mostrado na reforma, podera acumiular agua em seu interior. OS de madeira, irao acumular agua na madeira, e assim vai,
Nao vejo vantagem em deixar virado pra cima.
Mas, aceito contraponto;

Mestre Callega, segundo a sua teoria os da Simpson não apresentam problemas, uma vez que todos os cabos são daquela resina de imitação de marfim... duvido que a água faça alguma coisa ao cabo. Já em relação ao nó... não sei como o fazem, mas qual acha que é a probabilidade de o excesso de água danificar a cola que une os pêlos da rama?
« Last Edit: July 26, 2011, 04:06:52 pm by rntdcarvalho »
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline eduzaneti

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: 0
    • Email
Re:Até que ponto é grave manter o pincel virado para cima?
« Reply #22 on: July 26, 2011, 04:04:31 pm »
0
não sei como o fazem, mas qual acha que é a probabilidade de o excesso de água danificar a cola que unes os pêlos da rama?

Não a curto prazo, mas sim em longo prazo poderia trincar a cola como acontece com os pinceis que vimos quebrados por ai, penso eu.
Eduardo Zaneti 
Paraná - Brasil

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Até que ponto é grave manter o pincel virado para cima?
« Reply #23 on: July 26, 2011, 07:13:09 pm »
0
Pois, nao sei..
Acho eu alem de apodrecer a cola, pode apodrecer os pelos na base.. Pense, a agua escorrendo e concentrando na base, e nao indo pra ponta do pelo..
Vai saber.
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Até que ponto é grave manter o pincel virado para cima?
« Reply #24 on: July 26, 2011, 10:09:04 pm »
0
De notar que há uma diferença enorme nos tempos de secagem de um pincel de cerda e um de texugo!

Qual é que seca mais rapidamente?

O sintético, claro... 8)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Até que ponto é grave manter o pincel virado para cima?
« Reply #25 on: July 27, 2011, 07:00:36 am »
0
Deixei-o virado para baixo, por algum tempo, algumas horas e depois vire-os para cima e deixe-os lá!
Num local bem arejado. Resolvido!
Nunca tive problemas com os meus, sejam eles de cerda ou texugo!
:D
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Até que ponto é grave manter o pincel virado para cima?
« Reply #26 on: August 03, 2011, 10:32:55 am »
0
De notar que há uma diferença enorme nos tempos de secagem de um pincel de cerda e um de texugo!

Qual é que seca mais rapidamente?

Os pincéis de texugo secam em aproximadamente 4 horas, conforme li não sei aonde  :P
Os pincéis de cerda demoram bastante mais, cerca de 24 horas.

O meu procedimento para secar os pincéis é igual seja qual for o pincel (excepto quando estou de viagem e não é possível pedir no hotel para me deixarem colocar o pincel a secar ;D ) nestas situações o pincel fica dentro da caixa de plástico, e no espaço de uma semana pode-se ver a formar bolor. :o :o :o

Eu deixo o pincel acabado de usar (espremido e sacudido) num suporte com os pêlos voltados para baixo, no dia seguinte (caso não queira usar o mesmo pincel) coloco-o na prateleira junto aos outros com o pêlo voltado para cima.

Todos os pincéis (excepto o do serviço do dia) estão voltados para cima maior parte do tempo e parecem-me de boa saúde.

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Até que ponto é grave manter o pincel virado para cima?
« Reply #27 on: August 03, 2011, 03:39:07 pm »
0
Acrdeito que esta seja uma medida suficiente. Ja que ao conservar de cabeca para baixo por 24h a agua nao se deposita na base do pelo.
COm relacao ao tempo de secagem, na minha experiencia demora mais. O tweserman é o que seca mais rapido. Os de javali, os que mais demoram.
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Até que ponto é grave manter o pincel virado para cima?
« Reply #28 on: August 03, 2011, 05:03:50 pm »
0
Concordo com o Mestre Callega, os de texugo secam rápido mas 4 horas é muito pouco, excepto em pincéis pouco densos e de nó mais pequeno, porque eu também ponho os meus a secar num suporte após utilização, e depois à hora de almoço quando geralmente tiro a foro do EdD, já passadas mais de 4 horas, posso garantir que os meus pincéis maiores ainda continuam molhados, especialmente na base. Já os de nó mais pequeno como o Semogue 2010 (22mm) estão quase secos, e acredito que um daqueles pincéis de viagem de nó e loft pequeno até demorem menos de 4 horas a secar.
Já o meu pincel de viagem de cerda, que até tem dimensões de nó grandes para o de viagem habitual, demora 24 horas ou mais a secar que ainda ontem tive a prova, e deixei-o a secar ao pé da janela aberta uma vez que não tenho suporte para ele, estou de viagem!
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Até que ponto é grave manter o pincel virado para cima?
« Reply #29 on: August 03, 2011, 09:28:48 pm »
0
Ora bem, depois de alguma pesquisa, estava a ver que não encontrava algo que li já faz tempo, e que me impressionou pela abordagem científica feita à coisa.
Ora aqui vai: How quickly are badger brushes supposed to dry?

O fulano pesou a água residual que ficou em vários pincéis, durante várias horas, durante a secagem, e vários modelos, de texugo e de cerda. Entre os quais o nosso bem conhecido Semogue 830.

Aqui vai o gráfico:



Ora, segundo o senso comum, um pincel de cerda demora mais tempo a secar que um de texugo. E um pincel seca mais rápido se estiver pendurado com a rama para baixo.
Maaaaaaas... algumas conclusões dele são surpreendentes.

Por exemplo, vemos ali um Semogue 830 e um Omega 81052 a secar mais rápido que um Simpson's Duke 1, o que contraria o senso comum;
A maioria dos pincéis, mesmo de texugo, demoram entre 36 a mais de 60 horas até ficarem totalmente secos;
E se forem cuscos como eu... podem ainda encontrar outras coisas curiosas como esta e esta, das quais se conclui a maioria dos pincéis testados, em geral, secam mais rápido quando estão virados... para cima.

E mais umas coisas engraçadas, que podem ver aqui. É só ir carregando para ir avançando nas imagens.

Conclusões?
1 - Nem tudo é o que parece, e por vezes o senso comum é um gajo lixado;
2 - Um pincel a secar demora tempo pra caraças. Por isso preciso de ter muitos... ;D para ir rodando, e assim evitar que tenham fungos, ou que se degradem com a humidade. :D
« Last Edit: August 03, 2011, 09:34:21 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal