Author Topic: O barbear no "Orquídea's Lounge"  (Read 63274 times)

Offline Orquídea

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 133
  • Respect: 0
    • Orquídea's Lounge
    • Email
Re:O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #60 on: August 05, 2011, 11:22:17 pm »
0
Li e reli o artigo, e gostei. Existem ali algumas falhas, mas nada de especial, ninguém estaria à espera de ser pefeito. Tenho pena é a referência aos pincéis ser muito reduzida. Não se fala dos pincéis de texugo e de cerda de porco, só está referido que existem de cerda natural ou sintética. Mas no geral, está muito bom, ainda por cima foi escrito por uma mulher que obviamente não tem experiência alguma de barbear  :D
Muitas mulheres iriam escrever apenas: não me interessa, nem quero saber, até podem fazer a barba com uma foice. Falemos então de sapatos e malas  ;D

Podes apontar as tuas críticas à vontade!  ;D

Um artigo extenso, mas diria que está lá tudo o que alguém precisa de saber sobre o Barbear Clássico, mas tem vergonha de perguntar! ;D

Cá vai o meu feedback (e isto aprendi noutro sítio), que é pessoal e subjectivo, e pode ser ou não aceite. Mas de certeza que se aproveita algo como sugestão de melhoria:

- Não vejo a imagem da Merkur 23C Long-Handle Classic à direita, apenas a da 34C à esquerda.
- A seguinte frase está um pouco confusa, é melhor reformular: "mas quase a sua totalidade extinguiu-se"
- Mais algum detalhe no parágrafo dos pincéis seria útil. Talvez referir os dois tipos de pêlo natural, e referir a acção de do pincel na criação de espuma, misturando o creme/sabão com ar e água (isto é referido, e bem, mais à frente na parte da técnica).
- Navalhas: a preparação e manutenção do fio têm um pouco mais que se lhe diga, mas deixo aos confrades mais experientes dar o seu bitaite...

Parabéns pelo artigo, a informação está muito bem detalhada e correcta, e caso os leitores queiram saber mais ou explorar as diferentes vertentes do barbear clássico, estamos cá para ajudar. E venham mais artigos como esse!

Eu sei que ficou extenso, por isso é que tive de pôr o barbear clássico num artigo à parte. Não queria (nem podia) explorar todos os aspectos do barbear clássico neste artigo, mas queria que tivesse a informação essencial.

- mistérios do Wordpress... Não imaginam o quanto atrofio com isto! Altera-me o texto todo, as imagens saem do sítio. Dizem que é nabice, mas para mim o Wordpress tem um backoffice que deixa muito a desejar... Já corrigi o problema.  :)
- corrigido  ;)
- os pincéis de pêlos naturais são aqueles que o Lusitano referiu, de porco e de texugo?
- pois, não queria alongar-me muito nesse campo, senão o artigo fica enorme. Estava a pensar escrever depois um artigo mais detalhado sobre o assunto.

Obrigada pela ajuda! Só é possível melhorar com as vossas críticas.  ;)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #61 on: August 05, 2011, 11:32:15 pm »
0

- os pincéis de pêlos naturais são aqueles que o Lusitano referiu, de porco e de texugo?


Basicamente existem 3 tipos de pincéis naturais:
 - Pêlo de cerda (porco/javali), mais baratos, muito comuns e populares nos países do Sul da Europa (Espanha, Portugal, Itália...);
 - Pêlo de texugo, mais caros, luxuosos e muito comuns nos países anglo-saxónicos e do norte da Europa;
 - Pêlo de cavalo (crinas), típicos dos países do médio oriente, onde o uso dos outros tipos de pêlo referidos não é muito popular devido a restrições de carácter religioso. Também em Espanha existem óptimos pincéis deste tipo.

Existem ainda pincéis que são misturas de dois tipos de pêlo - basicamente misturas de cerda/texugo ou cavalo/texugo. Talvez haja misturas de cerda/cavalo, mas nunca vi nenhum.
« Last Edit: August 05, 2011, 11:40:06 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Orquídea

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 133
  • Respect: 0
    • Orquídea's Lounge
    • Email
Re:O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #62 on: August 05, 2011, 11:34:56 pm »
0

- os pincéis de pêlos naturais são aqueles que o Lusitano referiu, de porco e de texugo?


Basicamente existem 3 tipos de pincéis naturais:
 - Pêlo de cerda (porco/javali), mais baratos, muito comuns e populares nos países do Sul da Europa (Espanha, Portugal, Itália...);
 - Pêlo de texugo, mais caros, luxuosos e muito comuns nos países anglo-saxónicos e do norte da Europa;
 - Pêlo de cavalo (crinas), típicos dos países do médio oriente, onde o uso dos outros tipos de pêlo referido não é muito popular devido a restrições de carácter religioso. Também em Espanha existem óptimos pincéis deste tipo.

Existem ainda pincéis que são misturas de dois tipos de pêlo - basicamente misturas de cerda/texugo ou cavalo/texugo. Talvez haja misturas de cerda/cavalo, mas nunca vi nenhum.

Obrigada, oversaturn! Como sempre, muito esclarecedor!  :D

Já corrigi, vejam se agora está melhor. :D
« Last Edit: August 05, 2011, 11:44:19 pm by Orquídea »

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #63 on: August 06, 2011, 11:19:26 am »
0
Caros Cavalheiros, já publiquei o artigo sobre o barbear clássico: http://orquideaslounge.com/homens-como-conseguir-um-barbear-perfeito-barbear-classico-parte-3/ .
Espero que esteja bom e que seja do vosso agrado! :D

Olá Orquídea. Parabéns pelo artigo. Está muito completo e tem uma maozinha minha (literalmente) - na parte de "Fazer espuma na mão com sabão"  :D
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Orquídea

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 133
  • Respect: 0
    • Orquídea's Lounge
    • Email
Re:O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #64 on: August 06, 2011, 09:03:48 pm »
0
Caros Cavalheiros, já publiquei o artigo sobre o barbear clássico: http://orquideaslounge.com/homens-como-conseguir-um-barbear-perfeito-barbear-classico-parte-3/ .
Espero que esteja bom e que seja do vosso agrado! :D

Olá Orquídea. Parabéns pelo artigo. Está muito completo e tem uma maozinha minha (literalmente) - na parte de "Fazer espuma na mão com sabão"  :D

Tem várias mãozinhas.  ;D Li vários artigos seus, nos quais me baseei.

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #65 on: August 08, 2011, 05:20:11 pm »
0
Está muito bom o artigo. Os meus sinceros parabéns.

Offline ruimiguelcunha

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1182
  • E pluribus unum!!!
  • Respect: +39
Re:O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #66 on: August 09, 2011, 12:06:28 am »
0
Quote

Tem várias mãozinhas.  ;D Li vários artigos seus, nos quais me baseei.

Olá Orquídea,
Gostei bastante do artigo e felicito-a por tal!!!
No entanto e se achar que são dignas para acompanhar parte deste seu trabalho de pesquisa sobre "Barbear Classico", posso disponibilizar-lhe as minhas fotografias que publico no "Escanhoado do Dia"... Fica ao seu critério!!!
Bem haja...
Fotografia Documental e Jornalismo
www.ruimiguelcunha.com

Offline Orquídea

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 133
  • Respect: 0
    • Orquídea's Lounge
    • Email
Re:O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #67 on: August 09, 2011, 07:02:00 pm »
0
Está muito bom o artigo. Os meus sinceros parabéns.

Obrigada!  ;D

Quote

Tem várias mãozinhas.  ;D Li vários artigos seus, nos quais me baseei.

Olá Orquídea,
Gostei bastante do artigo e felicito-a por tal!!!
No entanto e se achar que são dignas para acompanhar parte deste seu trabalho de pesquisa sobre "Barbear Classico", posso disponibilizar-lhe as minhas fotografias que publico no "Escanhoado do Dia"... Fica ao seu critério!!!
Bem haja...

Agradeço imenso! Até porque poderão também ser úteis para a Wiki. :D

Fico muitíssimo feliz por o artigo ter sido do vosso agrado. Confesso que estava com um pouco de receio, porque é algo que não domino e vocês são os experts, logo os principais (e melhores) críticos. Obrigada a todos pelos comentários!

E agora, tenho uma novidade! Recebi hoje a encomenda do bleddyn (obrigada! :D), que tão simpaticamente me enviou uma máquina Wilkinson, juntamente com umas lâminas Personna. Confesso que senti-me como uma criança pequena, a quem ofereceram um brinquedo novo mas que ela não percebe muito bem como se brinca...  ;D Achei piada às caixinhas das lâminas, nunca tinha visto uma (se calhar sou tola por achar piada àquilo...  ;D). Achei a máquina muito prática: é só rodar o cabo, colocar a lâmina e fechar. Para além disto, notei bastante a diferença de peso entre esta máquina e qualquer outra que tenha usado. Fiquei em pulgas para experimentá-la e o banho foi uma excelente oportunidade para o fazer. Estava com um medo enorme de cortar-me toda!  ;D Estupidamente, segui a rotina habitual, começando primeiro pelas axilas e passando depois para as pernas. Digo estupidamente, porque apesar de ter corrido bem, se me tivesse cortado, era logo numa zona muito chata... Mas cheia de coragem e estupidez natural, lancei a lâmina directamente à axila esquerda... E qual não é o meu espanto quando vejo a depilação a ficar perfeitinha, mal sentindo a lâmina. Sem cortes nem irritações. Para vos ilustrar a diferença, ultimamente tenho andado a usar Gillettes descartáveis, daquelas que vêm em sacos de meia dúzia. Estas Gillettes são específicas para mulheres, e comecei a usá-las porque a minha Venus andava a irritar-me a pele. Sempre que começava com uma lâmina nova, era quase inevitável cortar-me. Para além de que sentia sempre uma irritação na pele. E, infelizmente, nas axilas nunca conseguia um corte muito rente. Com esta lâmina Personna na máquina Wilkinson, nem senti a lâmina a passar. Sem cortes nem irritações, mesmo sendo uma lâmina nova. E a depilação foi muito rente. Ficou perfeita! Em termos de agressividade, foi quase como passar um algodãozinho pelas pernas!  ;D

Como tal, não podia esperar melhor! Parabéns, cavalheiros, conseguiram converter-me!  ;D


Agora tenho de escrever um artigo sobre depilação tradicional!  ;D
« Last Edit: August 09, 2011, 07:05:56 pm by Orquídea »

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #68 on: August 09, 2011, 07:25:37 pm »
0
Parabéns por mais uma experiência bem sucedida! Sei que me estou a repetir, mas só pode melhorar.
A WS com essas lâminas funciona muito bem, quando for altura de fazer um upgrade ao equipamento, estamos cá para ajudar.

Como tal, não podia esperar melhor! Parabéns, cavalheiros, conseguiram converter-me!  ;D


Agora tenho de escrever um artigo sobre depilação tradicional!  ;D

As boas ideias foram feitas para partilhar. ;D
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #69 on: August 09, 2011, 08:01:41 pm »
0
Parabéns por mais uma experiência bem sucedida! Sei que me estou a repetir, mas só pode melhorar.

+1. Fico contente que tenha corrido tudo bem :).
E fico a aguardar pelo artigo sobre depilação tradicional. Pode ser que ainda consiga converter a minha mulher.
Ou se calhar é melhor não, que ainda me fica com o melhor material que tenho cá em casa ;D.

« Last Edit: August 09, 2011, 08:05:40 pm by bleddyn »

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #70 on: August 09, 2011, 08:08:25 pm »
0
Ora isso já era esperado  :) As Personna são das lâminas mais indicadas para iniciantes. Ainda para mais o Continente vende-as em qualquer das suas lojas. Para quem quer poupar uns cobres, sempre pode comprá-las em maior quantidade. Agora é começar as acquisition disorders  ;D

Offline Orquídea

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 133
  • Respect: 0
    • Orquídea's Lounge
    • Email
Re:O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #71 on: August 09, 2011, 09:10:47 pm »
0
Parabéns por mais uma experiência bem sucedida! Sei que me estou a repetir, mas só pode melhorar.

+1. Fico contente que tenha corrido tudo bem :).
E fico a aguardar pelo artigo sobre depilação tradicional. Pode ser que ainda consiga converter a minha mulher.
Ou se calhar é melhor não, que ainda me fica com o melhor material que tenho cá em casa ;D.



Arranjas-lhe material só para ela!  ;D Podes dizer-lhe que a depilação tradicional é do melhor que há, comprovado por uma mulher.  ;D

Ora isso já era esperado  :) As Personna são das lâminas mais indicadas para iniciantes. Ainda para mais o Continente vende-as em qualquer das suas lojas. Para quem quer poupar uns cobres, sempre pode comprá-las em maior quantidade. Agora é começar as acquisition disorders  ;D

Pois, mas não estava à espera que fossem mais suaves que as lâminas para mulheres! Foi isso que me surpreendeu! Quanto às acquisition disorders, podem começar a recomendar sabões cheirosos. ;D

Offline Firmino

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1244
  • Respect: 0
    • Email
Re:O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #72 on: August 09, 2011, 09:19:52 pm »
0
Gostei do artigo sobre o barbear tradicional, parabéns!

Offline Orquídea

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 133
  • Respect: 0
    • Orquídea's Lounge
    • Email
Re:O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #73 on: August 09, 2011, 09:22:44 pm »
0
Gostei do artigo sobre o barbear tradicional, parabéns!

Obrigada, Firmino!

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #74 on: August 09, 2011, 09:59:36 pm »
0
Cara Orquídea,
Já que estás em busca de sabões ou cremes cheirosos, te indico o D. R. Harris Arlington!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal