Também tive essa impressão.
Me chama a atençao a arkansas translucida... Que alguns falaram nao ser apropriada para navalhas..Né, Cegadede?/
Amigo, lembro qeu colocastes de forma extremamente gentil:- Nao servem ...Sei la se é assim. MAs pouco importa.A verdade é que graduar em termos de mesh uma pedra natural, é besteira.Sabe-se que o grao atua de forma diferente, em situaçoes distintas.VEja a coticule com slur nos teste do cabra ai..E ha mto que perguntar. Sera que o slur foi da mesma coticule? É normal encontrar coticules vintage sem slur stone, ou com slur de outro veio. Sabe-se que cada veio moderno tem uma caracterisitica distinta. Obviametne os antigos tambem tinham sua "personalidade". O mesmo deve acontecer com as arkansas, escher, e o que mais for.Tenho 3 arkansas hard escuras. Pretas. Ou quase. Uma era do pai do meu grande amigo Olimpio. Ele tem 85 anos. Ou 86.AS outras sao modernas. So de olhar pra ela tu ve a diferenca. MEsmo entre as modernas.Ja li muito sober as diferencas das xingling 12k. Acho qeu ai é que ta a beleza delas É igual a mulher. Cada uma um ser diferente. Pelo menos no nome da sogra.. E existe outro problema nesta estoria toda. A forma de usar cada tipo de pedra. Quem garante que o Zoada usou a forma correta de cada tipo de pedra. AS pesquisas, como as das eleicoes, podem ser extremamente tendenciosas. E pequenos detalhes nao documentados podem ter enorme influencia no resultado final.RNao estou contestando o resultado da experiencia. Mesmo pq ele nao conclui nada, de forma especifica. egistra o metodo, e demonstra os resultados tipicos. Os fanatiocos por Escher, acharao mil falhas no teste. Principalmente pelo preço qeu atingem no mercado..Pessoalmente, tenho curtido mto as coticule. AS japas, funcionam mto bem tambem. MAs dizem que os metodos de uso sao mto particulares para cada uma.
Deixo a minha pergunta, será que funcionaria para navalhas?www.youtube.com/watch?v=4--HIDogrc8Com facas já testei e deu certo.