Author Topic: Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga  (Read 14016 times)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga
« Reply #30 on: September 27, 2011, 10:55:04 am »
0
è ruim, dotô..
A caminhada é enorme. Nem iniciei o primeiro passo.

Qto ao preco, o material é carézimo..
E os cuidados enmvolvidos sao enormes, Sao perfeitas.
Abrassom

Caro Prof. Jean,
Se tu estás assim, imagina eu... Devo ter nascido sem pernas... Realmente, a humildade é virtude dos grandes!!!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga
« Reply #31 on: September 27, 2011, 11:15:30 am »
0
Dotô, nao .. È só percepçao da realidade.
Os cabos sao de muirapiranga (vermelha, tbem conehcido como falso pau brasil), e muirapixuna. Os detalhes sao em osso.
Aquele damasco é um caco. Olhe o tamanho do grao revelado no percloreto. E principalmente, o desenho,.. Tem um de cada lado. Meu primeiro damasco de corrente de motoserra ficou assim.
Na epnultima foto, olhe o acabamento da guarda junto ao cabo.
E os riscos no ricasso
terrivel.
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline Flório

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 735
  • Respect: 0
Re:Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga
« Reply #32 on: September 28, 2011, 12:06:27 am »
0
Oi Gadrel! Valeu pela dica. Vou pesquisando nos antiquários para ver se encontro alguma peça legítima. Atualmente estou tentando negociar uma espada militar de formatura da Primeira República, do tempo que nosso país se chamava República dos Estados Unidos do Brasil. Vamos ver consigo algum rolo...
De toda forma, é muito bom poder contar com a ajuda dos confrades.
Fraternal Abraço.
"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". João Guimarães Rosa.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga
« Reply #33 on: September 28, 2011, 01:09:27 am »
0
Oi Gadrel! Valeu pela dica. Vou pesquisando nos antiquários para ver se encontro alguma peça legítima. Atualmente estou tentando negociar uma espada militar de formatura da Primeira República, do tempo que nosso país se chamava República dos Estados Unidos do Brasil. Vamos ver consigo algum rolo...
De toda forma, é muito bom poder contar com a ajuda dos confrades.
Fraternal Abraço.
Disponha, sempre, Caro Flório;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga
« Reply #34 on: September 28, 2011, 02:16:01 am »
0
Oi Gadrel! Valeu pela dica. Vou pesquisando nos antiquários para ver se encontro alguma peça legítima. Atualmente estou tentando negociar uma espada militar de formatura da Primeira República, do tempo que nosso país se chamava República dos Estados Unidos do Brasil. Vamos ver consigo algum rolo...
De toda forma, é muito bom poder contar com a ajuda dos confrades.
Fraternal Abraço.

De se ressaltar que espadas em aço damasco legítimo são EXTREMAMENTE raras. Eu inclusive não recordo de já ter visto alguma ao vivo, mesmo tendo visitado grande parte dos megamuseus do mundo.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga
« Reply #35 on: September 28, 2011, 05:44:13 am »
0
Oi Gadrel! Valeu pela dica. Vou pesquisando nos antiquários para ver se encontro alguma peça legítima. Atualmente estou tentando negociar uma espada militar de formatura da Primeira República, do tempo que nosso país se chamava República dos Estados Unidos do Brasil. Vamos ver consigo algum rolo...
De toda forma, é muito bom poder contar com a ajuda dos confrades.
Fraternal Abraço.

De se ressaltar que espadas em aço damasco legítimo são EXTREMAMENTE raras. Eu inclusive não recordo de já ter visto alguma ao vivo, mesmo tendo visitado grande parte dos megamuseus do mundo.
Muitas delas, estão em coleções particulares e dificilmente são mostradas, verdadeiras jóias.  ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Adriano9

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 37
  • Respect: 0
    • Email
Re:Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga
« Reply #36 on: February 22, 2012, 12:22:28 pm »
0
Caros, acompanhando este tópico, percebi então que o que vale para facas, quando se compara inox vs. carbono, é válido para as navalhas também, correto? Ou seja, generalisticamente falando, as de inox requererem menos cuidados com corrosão mas perdem o fio mais cedo, enquanto as de aço carbono promovem um fio mais afiado, mais duradouro, mas requerem o cuidado na manutenção contra corrosão. Entendi certo?

Mas tenho outra dúvida para os experientes: e na face? Sente-se diferença? O feeling, tanto na face quanto o "feedback" nas mãos, muda? É simplesmente notável ou considerável?

Abraços!

Adriano

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga
« Reply #37 on: February 22, 2012, 12:56:39 pm »
0
Sempre achei que a carbono deslizava melhor, mas na minha face e circunstâncias.

Já na opção inox vs carbono, existe outra coisa que ajudará a escolher que é a...própria personalidade!! Se for do género usar a navalha e guardou, aço inox é a resposta: aguenta uma manutenção menos boa e após 6 meses esquecida na gaveta não tem ferrugem e quase não perdeu fio.

Na navalha carbono isto não é possível, exige cuidado e de ser pampered  :D com aquele óleo se for para guardar uns meses. Mas num uso diário, e ao longo dos anos, bem cuidada ganhará uma patine que é do mais belo efeito!!

Pessoalmente, prefiro as de carbono.Em relação ao aço inox acho a diferença notória na afiação e prefiro as de carbono ao aço: ductilidade é o termo, creio, ou a possibilidade de agir sobre um metal sem ele se romper e mantendo as caracteristicas que lhe queremos aplicar.

Como o fio se vai sempre perder (numa e noutra e facto incontornável) a afiar que seja a mais mole de trabalhar, onde se alcança o melhor fio mesmo se por menos tempo: perfeita a curto prazo com manutenção ligeiramente mais cuidada (carbono) ou quase perfeita mas com menor manutenção.

Daí sempre escolho carbono.

Mas ouviria outros confrades bem mais elucidados na metalurgia... :)
« Last Edit: February 22, 2012, 07:30:57 pm by lamina »

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga
« Reply #38 on: February 22, 2012, 01:28:53 pm »
0
Caros, acompanhando este tópico, percebi então que o que vale para facas, quando se compara inox vs. carbono, é válido para as navalhas também, correto? Ou seja, generalisticamente falando, as de inox requererem menos cuidados com corrosão mas perdem o fio mais cedo, enquanto as de aço carbono promovem um fio mais afiado, mais duradouro, mas requerem o cuidado na manutenção contra corrosão. Entendi certo?

Mas tenho outra dúvida para os experientes: e na face? Sente-se diferença? O feeling, tanto na face quanto o "feedback" nas mãos, muda? É simplesmente notável ou considerável?

Abraços!

Adriano

Sim, compreendestes certo.
Eu considero o feeling consideravel, a afiaçao, estupidamente consideravel.
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga
« Reply #39 on: February 22, 2012, 02:15:07 pm »
0
Tenho 2 navalhas, a Dovo e a Filarmónica, e vou basear minha análise por elas. A Dovo me parece que tem um toque mais seco na pele, levemente mais agressivo que a Fila, perde o fio mais facilmente, mas compensa pela beleza e peso. No geral, empate.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Mais uma opinião a respeito carbono X inox, a pendenga
« Reply #40 on: February 22, 2012, 09:10:54 pm »
0
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal