Author Topic: As navalhas de Thiago C. (com fotos!)  (Read 7637 times)

Thiago C.

  • Guest
  • Trade Count: (0)
Re:As navalhas de Thiago C. (com fotos!)
« Reply #15 on: December 03, 2011, 04:55:27 pm »
0
Criaram um tópico só para por minhas fotos? To me sentindo importante! rsrsrs
Já que alguem criou este topico só para esse objetivo, vou continuar colocando aqui algumas fotos de navalhas que possui e que pretendo adquirir um dia. Espero que gostem!

Navalha Frohn com uns 50-60 anos


Offline Flório

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 735
  • Respect: 0
Re:As navalhas de Thiago C. (com fotos!)
« Reply #16 on: December 03, 2011, 06:55:44 pm »
0
Linda essa última senhora que você postou. Pra 60 anos até que dá um caldo  ;).
Como você mantém o fio delas. Pergunto isso porque recentemente adquiri uma Dovo 6/8, que perdeu muito do seu desempenho inicial (e agora está parada) por falta de dedicação à afiação. Essa é a questão das navalhas que eu ainda não consegui resolver.
"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". João Guimarães Rosa.

Offline eduzaneti

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: 0
    • Email
Re:As navalhas de Thiago C. (com fotos!)
« Reply #17 on: December 03, 2011, 07:24:12 pm »
0
Linda essa última senhora que você postou. Pra 60 anos até que dá um caldo  ;).
Como você mantém o fio delas. Pergunto isso porque recentemente adquiri uma Dovo 6/8, que perdeu muito do seu desempenho inicial (e agora está parada) por falta de dedicação à afiação. Essa é a questão das navalhas que eu ainda não consegui resolver.

Flório como a Dovo ja vem afiada, não seria só uma questão de strop e pasta abrasiva?
O strop voce mesmo pode faze-lo.
Eduardo Zaneti 
Paraná - Brasil

Offline Firmino

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1244
  • Respect: 0
    • Email
Re:As navalhas de Thiago C. (com fotos!)
« Reply #18 on: December 03, 2011, 07:32:26 pm »
0
Linda essa última senhora que você postou. Pra 60 anos até que dá um caldo  ;).
Como você mantém o fio delas. Pergunto isso porque recentemente adquiri uma Dovo 6/8, que perdeu muito do seu desempenho inicial (e agora está parada) por falta de dedicação à afiação. Essa é a questão das navalhas que eu ainda não consegui resolver.

Flório como a Dovo ja vem afiada, não seria só uma questão de strop e pasta abrasiva?
O strop voce mesmo pode faze-lo.

A Dovo não vem afiada ... ela vem com algo que possa parecer um fio cortante....mas não apta para utilizar em barbear. Pelo menos a minha foi assim.

Offline Flório

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 735
  • Respect: 0
Re:As navalhas de Thiago C. (com fotos!)
« Reply #19 on: December 03, 2011, 08:53:32 pm »
0
Então, ela vem com uma afiação da fábrica, mas não é uma brastemp. Nada daquele fio, igual ao que o Callega postou e que faz aquele som... Senti a necessidade de fazer uma certa pressão para cortar, e aí parei.
Tentei o strop com pasta Jacaré verde, mas só estava conseguindo fazer a barba das bochechas a favor do pelo.
Só de imaginar este desempenho no pescoço, no contra-pelo, já pego a merkur 1904 pra terminar o serviço.
"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". João Guimarães Rosa.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:As navalhas de Thiago C. (com fotos!)
« Reply #20 on: December 03, 2011, 10:11:57 pm »
0
Criaram um tópico só para por minhas fotos? To me sentindo importante! rsrsrs
Já que alguem criou este topico só para esse objetivo, vou continuar colocando aqui algumas fotos de navalhas que possui e que pretendo adquirir um dia. Espero que gostem!
...

Ora essa, venham de lá mais fotos que é disso que o pessoal gosta!! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:As navalhas de Thiago C. (com fotos!)
« Reply #21 on: December 04, 2011, 01:05:20 am »
0
Linda essa última senhora que você postou. Pra 60 anos até que dá um caldo  ;).
Como você mantém o fio delas. Pergunto isso porque recentemente adquiri uma Dovo 6/8, que perdeu muito do seu desempenho inicial (e agora está parada) por falta de dedicação à afiação. Essa é a questão das navalhas que eu ainda não consegui resolver.

Flório como a Dovo ja vem afiada, não seria só uma questão de strop e pasta abrasiva?
O strop voce mesmo pode faze-lo.

A Dovo não vem afiada ... ela vem com algo que possa parecer um fio cortante....mas não apta para utilizar em barbear. Pelo menos a minha foi assim.
É isso mesmo, quando saídas da fábrica, quase a totalidade das navalhas, não são "shave ready". Tem que ser afiadas!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Thiago C.

  • Guest
  • Trade Count: (0)
Re:As navalhas de Thiago C. (com fotos!)
« Reply #22 on: December 04, 2011, 01:25:14 am »
0
Sempre uso o Strop e a pasta vermelha, seguida da amarela. Uso primeiro o strop com as pastas e depois um 2º strop só no couro. Nunca precisei de pedras nessas lâminas que já vem quase prontas. Pedra só quando o fio tá muito regaçado, ou quando a navalha é meia boca, como as Gold Dollar.

Quanto as navalhas já virem prontas para o corte, comigo só aconteceu 2 vezes. Apenas a Klass e a Böker Micarta vieram pronta. O resto tive que, no mínimo,  perder um tempinho no strop.

Thiago C.

  • Guest
  • Trade Count: (0)
Re:As navalhas de Thiago C. (com fotos!)
« Reply #23 on: December 04, 2011, 01:39:51 am »
0
Esta é uma C.V, navalha suéca com uns 30 anos. Foi um das navalhas mais usadas por barbeiros no Brasil. Acredito que pelo custo - benefício. Paguei apenas 100 reais por este exemplar, que contem apenas algumas manchas, sem pontos de ferrugem ou desgastes. O fio está perfeito e perfeitamente paralelo ao corpo.

C.V Heljestrand Mk 31

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:As navalhas de Thiago C. (com fotos!)
« Reply #24 on: December 04, 2011, 01:43:42 am »
0
Mas você, Confrade Thiago C, consegue HHT, com uma navalha, sem passá-la em pedra?
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Thiago C.

  • Guest
  • Trade Count: (0)
Re:As navalhas de Thiago C. (com fotos!)
« Reply #25 on: December 04, 2011, 01:55:19 am »
0
Gadrel, quando a lâmina tá quase pronta, não há necessidade de pedra. Só uso pedra quando a lâmina não corta bem( não depila os pelos do antebraço a seco). Pode-se dizer que só stropando consigo um HTT 3. Mas acho que já tá otimo pois não gosto de usar pedra pelo risco de marcar a lâmina, deixar algum risco. Tento deixar minhas navalhas o mais perto do original possivel. Quase sem marcas de uso. Por exemplo, mimha Klass parece que nunca foi usada, e é a navalha que mais uso.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:As navalhas de Thiago C. (com fotos!)
« Reply #26 on: December 04, 2011, 07:02:31 am »
0
Caro Thiago,
Se for usado o ângulo correto na afiação, a navalha fica sem riscos, somente o bisel é afiado! Além do que, só no strop a afiação dura muito pouco tempo e é deveras trabalhoso! Como diz o confrade cegadede: - Toca uma pedra nessa navalha que ela agradece!
« Last Edit: December 04, 2011, 07:04:29 am by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Thiago C.

  • Guest
  • Trade Count: (0)
Re:As navalhas de Thiago C. (com fotos!)
« Reply #27 on: December 04, 2011, 03:02:36 pm »
0
Realmente o fio dura pouco mesmo, mas tenho muito reveio de machucar a lâmina, portanto prefiro ter um pouco mais de trabalho. Nas lâminas mais velhinhas e judiadas, ou nas mais porqueiras, uso a pedra, mas de vez em quando a mão dá uma escapadinha e lá vem o risco. Não gosto muito de pedras em lâminas pequenas. Nos meus canivetes, também evito as pedras grandes. Costumo usar uma pedra tipo caneta da Victorinox e o assentador apenas.

Thiago C.

  • Guest
  • Trade Count: (0)
Re:As navalhas de Thiago C. (com fotos!)
« Reply #28 on: December 04, 2011, 03:30:14 pm »
0
Material de "trabalho".  ;D


Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal