Author Topic: Discussão sobre higienização e desinfecção de navalhas  (Read 21023 times)

Offline mlmoraes01

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2784
  • Respect: 0
Re:Discussão sobre higienização e desinfecção de navalhas
« Reply #45 on: December 01, 2011, 01:58:20 am »
0
jltgonca, você deveria saber que para podermos falar que algo "é" ou "não é", falar com certeza sobre riscos e prevalencias, temos que fazer um estudo usando no mínimo dois grupos de 200 pessoas, um exposto ao risco e o outro grupo não. Depois de algum tempo analizamos o resultado e dizemos se pode ou não ser uma verdade. NUNCA podemos falar ciêntificamente se algo está certo ou errado estatisticamente analizando apenas UM ÚNICO caso. Você nunca ter pego nada usando navalhas velhas e mal limpas, é o mesmo que eu afirmar que fumar NÃO CAUSA CÂNCER nos pulmões pois meu avô fumou mais de 40 anos e morreu aos 82 anos dormindo. Isso se chama SORTE. Não tem NADA de ciêntifico, apenas uma analise superficial de um único caso.

Opa, eu AFIRMO que fumar NÃO CAUSA CÂNCER, o que ocorre que as pessoas que fumam tem uma maior pré disposição de ter Câncer de Pulmão ou outro qualquer...

Não estou estimulando ninguém a fumar ou a não largar do cigarro, eu sou ex-fumante, mais um tempo serei não-fumante

Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline mlmoraes01

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2784
  • Respect: 0
Re:Discussão sobre higienização e desinfecção de navalhas
« Reply #46 on: December 01, 2011, 02:04:09 am »
0
Bom, com todo esse assunto de infecta e não infecta se o preço da navalha usada não cair e os restaurantes não  trocarem seus talheres, pratos e copos por peças descartáveis, estamos que nem cachorro correndo atrás do rabo, não chegaremos a lugar nenhum

« Last Edit: December 01, 2011, 02:12:16 am by mlmoraes01 »
Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline Flório

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 735
  • Respect: 0
Re:Discussão sobre higienização e desinfecção de navalhas
« Reply #47 on: December 01, 2011, 03:42:39 am »
0
Sem querer ferir suscetibilidades, no interior da questão propriamente barbística, navalhas vintage são uma boa maneira de cultivar a arte do barbear clássico, acrescentam história, e isso é uma das coisas que tornam o hábito corriqueiro do barbear numa atividade de lazer e relaxamento, além de estimular muitas páginas de bom papo ;)

Muito já foi escrito sobre isso, lembram do tópico do Barbicide?

Sempre é bom aprender mais, e segurança é fundamental.
"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". João Guimarães Rosa.

Offline Firmino

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1244
  • Respect: 0
    • Email
Re:Discussão sobre higienização e desinfecção de navalhas
« Reply #48 on: December 01, 2011, 04:03:52 am »
0
jltgonca, você deveria saber que para podermos falar que algo "é" ou "não é", falar com certeza sobre riscos e prevalencias, temos que fazer um estudo usando no mínimo dois grupos de 200 pessoas, um exposto ao risco e o outro grupo não. Depois de algum tempo analizamos o resultado e dizemos se pode ou não ser uma verdade. NUNCA podemos falar ciêntificamente se algo está certo ou errado estatisticamente analizando apenas UM ÚNICO caso. Você nunca ter pego nada usando navalhas velhas e mal limpas, é o mesmo que eu afirmar que fumar NÃO CAUSA CÂNCER nos pulmões pois meu avô fumou mais de 40 anos e morreu aos 82 anos dormindo. Isso se chama SORTE. Não tem NADA de ciêntifico, apenas uma analise superficial de um único caso.

Sem sacanagem, eu conheço pessoalmente diverrrrsas pessoas que tiveram vários tipos de câncer, nenhuma delas fumava. Nunca conheci tb ninguém que fumasse que teve qualquer tipo de câncer.... :P

Agora sobre as navalhas, eu tb não gosto de navalha velha, mas por outros motivos, não gosto de nada usado de uma forma geral...além do fato que tem  muita navalha nova boa vendendo por aí e as antigas estão inflacionadas demais....agora quanto a desinfecção....cada um é cada um....não vejo motivos para paranóias, vai ser azarado lá na casa do c. pra pegar uma aids ou hepatite usando navalha antiga.....Quem se encapa aí pra receber um .....? Se fosse assim acho que todas as pessoas que conheço estavam debaixo da terra agora, mortas por um vírus.... Agora na hora de dar marcha ré no quibe os homossexuais sabem que chance de contrair alguma coisa é enorme....então...existem possibilidades e enorrrmes possibilidades. Tem gente que se agarra nas menores chances e vivem paranoicamente, mas estão 100% seguros. Outros não ligam para essas menores chances, não vivem na paranóia, mas tem um mínima chance de contrair algo.... Aí meu amigo é de cada um....agora se o tiago tá falando aí sobre o risco de contrair algo, é bom pra elucidar os q não sabem....mas eu, sinceramente, não vou ficar na paranóia no restaurante por causa de uma afta....nem na hora q a Sheila Carvalho abrir as pernas na minha cara e falar....vemmmmmmm meu filho.....pode ter uma úlcera na minha boca filhão q eu não penso 2 vezes....rs


uma opinião de um ser-vivente ,só pra participar do bate papo......

abraços!

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Discussão sobre higienização e desinfecção de navalhas
« Reply #49 on: December 01, 2011, 08:22:39 am »
0
Sem sacanagem, eu conheço pessoalmente diverrrrsas pessoas que tiveram vários tipos de câncer, nenhuma delas fumava. Nunca conheci tb ninguém que fumasse que teve qualquer tipo de câncer.... :P
+1!!!  ;)


LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Discussão sobre higienização e desinfecção de navalhas
« Reply #50 on: December 01, 2011, 09:17:58 am »
0
Gente, que coisa..
Misturar esta coisa porca de sexo........
 ::)
Tocar uma gaitinha de boca cabeluda...... Nossa. Nao conheco nada melhor..
Bem, nem eu estou sendo pago pra dar aulas. E também sou professor.
Com relacao a navalhas, ja se discutiu muito por ai.
Nao afiei milhares de navalhas. mas afiei muitas. E muitas de marcas famosas e fabricadas hoje.
Nao conheco navalhas melhores que as vintage.
Pq? Nao sei, mas eram otimas.
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Discussão sobre higienização e desinfecção de navalhas
« Reply #51 on: December 01, 2011, 09:24:41 am »
0
Gente, que coisa..
Misturar esta coisa porca de sexo........
 ::)
Tocar uma gaitinha de boca cabeluda...... Nossa. Nao conheco nada melhor..
Bem, nem eu estou sendo pago pra dar aulas. E também sou professor.
Com relacao a navalhas, ja se discutiu muito por ai.
Nao afiei milhares de navalhas. mas afiei muitas. E muitas de marcas famosas e fabricadas hoje.
Nao conheco navalhas melhores que as vintage.
Pq? Nao sei, mas eram otimas.

LOL!!!  ;D ;D ;D
Quanto às navalhas vintage, deve ser devido ao esmero com que eram feitas!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Discussão sobre higienização e desinfecção de navalhas
« Reply #52 on: December 02, 2011, 11:33:02 pm »
0
Pronto! Tópico limpo e arrumado, e mesmo assim se calhar haveria aí mais uns posts que se calhar deviam ir pro lixo. Mas já tive um trabalhão dos diabos com esta brincadeira.

Agora vejam lá se se portam bem, que já são gente crescida.

Criei novos tópicos:

 - Um acerca de lojas onde comprar navalhas novas no Brasil, na secção correspondente;
 - um tópico com as fotos da colecção de navalhas do confrade Thiago C., na secção navalhas (se calhar também não ficava nada mal na secção Colecções);
 - e este mesmo tópico acerca de higienização e desinfecção de navalhas, e toda a discussão relacionada.

Tudo aquilo que veio a seguir, incluindo filosofias, frases feitas e divagações, foi separado e será apagado.

Agora vejam lá se se portam bem, pois na história deste fórum, nunca se castigou nem baniu ninguém, ao contrário da quase totalidade dos fóruns que vejo por aí. E seria bom que continuássemos assim.

Mas já sabem, se se portarem mal, lembrem-se do castigo: uma visita a esta antiga, típica e tradicional barbearia, sem sequer terem direito a sabão Lagarto! ;D

I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Discussão sobre higienização e desinfecção de navalhas
« Reply #53 on: December 02, 2011, 11:35:59 pm »
0
OK, chefia! Para o bem de todos, me abstenho!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Discussão sobre higienização e desinfecção de navalhas
« Reply #54 on: December 02, 2011, 11:50:28 pm »
0
Mas já sabem, se se portarem mal, lembrem-se do castigo: uma visita a esta antiga, típica e tradicional barbearia, sem sequer terem direito a sabão Lagarto! ;D
Pelo jeito, nesta típica barbearia, se arrancam os pelos! :D :D :D
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Flório

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 735
  • Respect: 0
Re:Discussão sobre higienização e desinfecção de navalhas
« Reply #55 on: December 03, 2011, 12:02:02 am »
0
Pronto! Tópico limpo e arrumado, e mesmo assim se calhar haveria aí mais uns posts que se calhar deviam ir pro lixo. Mas já tive um trabalhão dos diabos com esta brincadeira.

Agora vejam lá se se portam bem, que já são gente crescida.

Criei novos tópicos:

 - Um acerca de lojas onde comprar navalhas novas no Brasil, na secção correspondente;
 - um tópico com as fotos da colecção de navalhas do confrade Thiago C., na secção navalhas (se calhar também não ficava nada mal na secção Colecções);
 - e este mesmo tópico acerca de higienização e desinfecção de navalhas, e toda a discussão relacionada.

Tudo aquilo que veio a seguir, incluindo filosofias, frases feitas e divagações, foi separado e será apagado.

Agora vejam lá se se portam bem, pois na história deste fórum, nunca se castigou nem baniu ninguém, ao contrário da quase totalidade dos fóruns que vejo por aí. E seria bom que continuássemos assim.

Mas já sabem, se se portarem mal, lembrem-se do castigo: uma visita a esta antiga, típica e tradicional barbearia, sem sequer terem direito a sabão Lagarto! ;D


A satisfação está no rosto do freguês.
"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". João Guimarães Rosa.

Thiago C.

  • Guest
  • Trade Count: (0)
Re:Discussão sobre higienização e desinfecção de navalhas
« Reply #56 on: December 04, 2011, 06:13:27 am »
0
No mercado livre tem uma navalha rudimentar, igual a essa da foto acima, à venda. Quem se interessa por colecionismos, é uma dica legal.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Discussão sobre higienização e desinfecção de navalhas
« Reply #57 on: December 04, 2011, 07:33:16 am »
0
Nesta discussão sobre desinfecção/esterilização de navalhas, poderíamos incluir estes produtos:

Sterilife, que é um esterilizante químico líquido e desinfetante de alto nível à base de ácido peracético.
http://www.lifemed.com.br/modules/mastop_publish/?tac=PRODUTOS_-_STERILIFE

Manual de Biossegurança da FOAR-UNESP:
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=unesp%20bioseguran%C3%A7a&source=web&cd=1&ved=0CCMQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.foar.unesp.br%2Fcomite%2Fbiosseguranca%2Fmanual_biosseguranca.pdf&ei=ASDbTvueGou-gAfu9JHqDA&usg=AFQjCNHAFTZSBaeNFibs3aTHAJdnIbzoyQ&cad=rja
Este produto, ao que parece, poderia ser usado, aqui no Brasil, para esterilização das navalhas, aparelhos e lâminas de barbear.

Barbicide, que já nos foi apresentado anteriormente, e que tem aprovação do EPA (US Environmental Protection Agency), como eficaz contra o HIV, Hepatite B e Hepatite C, produto este, aliás, que se encontra à venda em Portugal. No Brasil desconheço sua presença.
http://www.epa.gov/oppad001/chemregindex.htm
http://www.epa.gov/oppad001/list_d_hepatitisbhiv.pdf
http://www.epa.gov/oppad001/list_f_hepatitisC.pdf

Vamos nos aprofundar no assunto, pois se estão disponíveis, poderíamos usá-los. ;)
Abraços.



LEGIO PATRIA NOSTRA.

Thiago C.

  • Guest
  • Trade Count: (0)
Re:Discussão sobre higienização e desinfecção de navalhas
« Reply #58 on: December 04, 2011, 03:16:10 pm »
0
Gadrel, se vc leu o artigo do link que enviou, percebeu exatamemte o que eu já tinha falado aqui. No artigo de desinfecção química, o texto deixa bem claro que a desinfecção APENAS química, fica restrita a materias termosensíveis e portanto lâminas metálicas não se encaixam nesse procedimento. Em caso de material metálico como nossas navalhas, é necessário, além dos esterilizantes quimicos , como o hipoclorito, a autoclavagem.


Espero ter ajudado.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Discussão sobre higienização e desinfecção de navalhas
« Reply #59 on: December 04, 2011, 11:24:45 pm »
0
Gadrel, se vc leu o artigo do link que enviou, percebeu exatamemte o que eu já tinha falado aqui. No artigo de desinfecção química, o texto deixa bem claro que a desinfecção APENAS química, fica restrita a materias termosensíveis e portanto lâminas metálicas não se encaixam nesse procedimento. Em caso de material metálico como nossas navalhas, é necessário, além dos esterilizantes quimicos , como o hipoclorito, a autoclavagem.


Espero ter ajudado.
A qual link, você se refere Thiago?
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal