Author Topic: Benefícios da Arte do Barbear Clássico  (Read 13733 times)

Offline Hortênsia

• Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Respect: 0
Benefícios da Arte do Barbear Clássico
« on: December 06, 2011, 07:30:57 pm »
0
Quais os benefícios e vantagens que encontraste desde que iniciaste na arte do barbear clássico?

Sanaste algum problema que tiveste, depois de começar a praticá-la ?

Pra ti, qual a melhor parte de se fazer uso da forma antiga de barbear ?

Essas perguntas ajudarão a muitos indecisos e duvidosos a respeito desta prática e acho que seriam muito interessantes e importantes, as repostas.

Desde já, agradeço a todos que responderem.

Offline mlmoraes01

• Realmente Musgo
Re:Benefícios da Arte do Barbear Clássico
« Reply #1 on: December 06, 2011, 08:32:39 pm »
0
Quais os benefícios e vantagens que encontraste desde que iniciaste na arte do barbear clássico?

Essas perguntas ajudarão a muitos indecisos e duvidosos a respeito desta prática e acho que seriam muito interessantes e importantes, as repostas.

Desde já, agradeço a todos que responderem.

Devido a utilização de produtos que antes não usava, sinto minha pele mais "saudável"

Sim, melhorei muito a técnica depois de muitos cortes no início, e nem era tanto o problema de não estar fazendo as passagens corretamente, mas sim de achar a(s) lâmina(s) que me adaptava

Acho que não tenho uma melhor parte, todas as partes são prazerosas, desde a escolha dos produtos para comprar até a finalização com o aftershave... 

Grande abraço

Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline brunofontes

• Affair com uma British Aristocrat
    • Restaurantes no Centro do Rio
« Reply #2 on: December 06, 2011, 08:37:20 pm »
0
Vantagens:

- Psicológica 1: sou muito ansioso e acabo tendo dificuldade de ir dormir, fazendo uma coisa ou outra. Com o Barbear clássico, fico com vontade de ir me barbear a noite e ele fecha o meu dia. Depois dele vou direto para a cama. Ainda não consegui ir dormir cedo, pois acabo demorando no barbear, mas consegui fazer com que o meu horário de ir dormir variasse menos.

- Psicológica 2: é uma terapia. Esqueço do mundo me barbeando.

- Física 1: Agora eu estou sempre barbeado.
Bem, eu não tinha problema algum com as multilâminas, pelo contrário, as vezes fazia barba até a seco na boa! O único problema mesmo é que eu não tinha a menor paciência pra isso, então estava SEMPRE com barba de 2, 3 ou mesmo 4 dias.

- Física 2: Com o uso de produtos melhores, minha pele (que é péssima) melhorou razoavelmente. Está sempre aveludada.

Melhor parte:
Todas! :P
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline orlandosn

• Devoto de São Martin de Candre
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
« Reply #3 on: December 06, 2011, 09:18:55 pm »
0

Consigo um barbear apurado, sem cortes e sem irritação na pele.  
Funciona como uma "terapia": é um momento anti-stress, e que me transmite conforto e bem-estar.  ;D

Já não há pelos encravados, nem fico com a pele constantemente irritada.  :D

Além da "terapia" e conforto ? A parte da lâmina a cortar os pelos:  rssss.... rssss.... ;)
« Last Edit: December 06, 2011, 09:22:52 pm by orlandosn »
Orlando

Offline Hortênsia

• Casca DOVO
  • **
« Reply #4 on: December 06, 2011, 09:26:51 pm »
0
Caros, amigos, que bacana que resolveram contar pra gente o que sentem em relção às minhas perguntas... Fico muito feliz com as respostas, muito boas !

Mas eu mesma não disse qual a vantagem, pra mim, nesta arte.
No meu caso não é o barbear, obviamente, hehehe, mas comecei a fazer uso do aparelho antigo há pouco tempo e em comparação com os barbeadores modernos tenho tido as seguintes vantagens:
Os pelos demoram mais a crescer, já que o corte é feito mais rente a pele e não encravam mais.
A pele fica extremamente macia, talvez não só pelo aparelho, mas também pelos produtos usados.
Sem falar na depilação com cera que tem muitos contras na hora de fazer (é muito dolorosa), e depois de fazer também, pois é preciso esperar um tempo pra poder fazer novamente, isso gerava um desconforto, além dos indesejáveis pelos encravados.

Agora, falando em relação ao barbear propriamente dito, posso falar como apreciadora da arte, como admiradora dos homens que usam a forma antiga de barbear.
Não sei na opinião das mulheres em geral, mas na minha, não gosto de barba por fazer, algumas dizem que é sexy, eu não acho. Um homem bem barbeado torna-se muito mais belo e atraente, e o que proporciona esse barbeadado perfeito, é o clássico, sem contar que essa "terapia", a qual vocês se referem, reflete não só interiormente, mas exteriormente também.

Eu, particularmente, ainda tenho a vantagem de sempre estar "testando" o barbear clássico, pois a cada produto ou aparelho novo e também antigo que meu namorado usa, lá estou eu dando o meu palpite...hehe.

Abraços

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #5 on: December 06, 2011, 09:50:34 pm »
0
Caros confrades,
Eu concordo em gênero, número e "degrau" convosco!
Fiquei mais vaidoso e cuidadoso comigo mesmo após "entrar nessa"! E meu humor deu um up tremendo!
E a Hortênsia agradece!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline nunogrl

• Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Respect: +59
    • Email
« Reply #6 on: December 06, 2011, 10:54:39 pm »
0
Vários:
- Conheci qualidade em produtos de baixo preço que antes me passavam ao lado e que não os considerava um boa compra por os considerar ultrapassados.
- tornei-me um coleccionador - não faço simplesmente a barba - escolho o material cuidadosamente de acordo com o estado de espírito e as condições metereológicas. É como quem escolhe a camisa e os botões de punho antes de sair de casa. Além disso, ando perfumado todo o dia de uma forma inconsciente - algo que gosto, mas nunca tive gosto em colocar perfume...
- fazer a barba não é mais um sacrifífio... com multilaminas era impossível fazer mais do que uma passagem e mesmo assim só poderia voltar a fazer a barba 2 dias depois para não provocar demasiada irritação. Hoje em dia faço três passagens todos os dias. Estar com a pele bem tratada ajuda na autoconfiança no dia a dia e também melora qualidade de vida.
- terapia: porque fazer a barba é um momento solitário (mesmo que se esteja acompanhado). Requer perícia e concentração e providencia-nos aqueles minutos diários dedicados a nós mesmos.
- desenvolver dotes fotográficos ;)

Claro! tal como o Bruno Fontes passei a dormir melhor. Encaixar este "passatempo" na minha vida melhorou a minha saúde mental, pois todos os dias há um evento especial na minha casa de banho que eu não quero perder!!
Basta ler esta frase para perceber que se por um lado eliminei alguns problemas, por outro também criei outros :D

A comunidade que se juntou em redor deste tema (e neste fórum) é fantástica e despretensiosa! Conhecer "novos" antigos produtos é algo memorável.
A qualidade de vida que é melhorada somente por se sentir mais apresentável  não tem preço!
O prazer de procurar e de vez em quando encontrar maravilhas em feiras de velharias por preços irrisórios!
Encontrar material de luxo esquecido em lojas esquecidas!
A camaradagem sempre presente aqui no fórum :D

com certeza que há mais coisas... mas por agora só me recordo destas :)
abraço
Nuno

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #7 on: December 06, 2011, 11:02:45 pm »
0
Bom, a tudo isso que o Nuno disse, eu acrescentaria apenas isto:

- Passei a poupar um dinheiral ao não comprar as multi-lâminas hiper-inflaccionadas da Gillette. O pior é que passei a gastá-lo em sabões, máquinas, pincéis e toda uma parafernália que dantes nem sabia que existia!  ;D :D ;D :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline henrique

• Numa nice c/ Old Spice
« Reply #8 on: December 06, 2011, 11:06:18 pm »
0
Vários:
- Conheci qualidade em produtos de baixo preço que antes me passavam ao lado e que não os considerava um boa compra por os considerar ultrapassados.
- tornei-me um coleccionador - não faço simplesmente a barba - escolho o material cuidadosamente de acordo com o estado de espírito e as condições metereológicas. É como quem escolhe a camisa e os botões de punho antes de sair de casa. Além disso, ando perfumado todo o dia de uma forma inconsciente - algo que gosto, mas nunca tive gosto em colocar perfume...
- fazer a barba não é mais um sacrifífio... com multilaminas era impossível fazer mais do que uma passagem e mesmo assim só poderia voltar a fazer a barba 2 dias depois para não provocar demasiada irritação. Hoje em dia faço três passagens todos os dias. Estar com a pele bem tratada ajuda na autoconfiança no dia a dia e também melora qualidade de vida.
- terapia: porque fazer a barba é um momento solitário (mesmo que se esteja acompanhado). Requer perícia e concentração e providencia-nos aqueles minutos diários dedicados a nós mesmos.
- desenvolver dotes fotográficos ;)

Claro! tal como o Bruno Fontes passei a dormir melhor. Encaixar este "passatempo" na minha vida melhorou a minha saúde mental, pois todos os dias há um evento especial na minha casa de banho que eu não quero perder!!
Basta ler esta frase para perceber que se por um lado eliminei alguns problemas, por outro também criei outros :D

A comunidade que se juntou em redor deste tema (e neste fórum) é fantástica e despretensiosa! Conhecer "novos" antigos produtos é algo memorável.
A qualidade de vida que é melhorada somente por se sentir mais apresentável  não tem preço!
O prazer de procurar e de vez em quando encontrar maravilhas em feiras de velharias por preços irrisórios!
Encontrar material de luxo esquecido em lojas esquecidas!
A camaradagem sempre presente aqui no fórum :D

com certeza que há mais coisas... mas por agora só me recordo destas :)
abraço
Nuno

And this is why we call him The Boss ;D

Offline Vitor

• Vigorosamente Floïd
  • Respect: +1
    • Email
« Reply #9 on: December 06, 2011, 11:16:25 pm »
0
Muito dava para responder as questoes aqui expostas, mas resumindo um pouco 'e isto;

Eu  decidi ir para o barbear classico por pensar que seria mais economico  ::) obviamente que me enganei mas nem por isso me arrependo  ;) eu como sempre gostei de me barbear, habito adquirido em 3 anos de servico militar no barbear classico fiquei ainda a gostar mais  :D

Nada de especial. Somente a minha esposa que nao se queixa que a minha barba arranha ;D ;D

O facto de destinar um pouco mais de "tempo para mim e para o espelho"  e isso faz me sentir bem por dentro e se transmite para fora como 'e logico, e como eu prefiro a navalha isso me faz ter mais tempo para mim  :D :D 'e quase como um monge quando esta em reclusao no templo assim eu me sinto quando estou a me barbear

Offline mlmoraes01

• Realmente Musgo
« Reply #10 on: December 07, 2011, 12:09:30 am »
0

- Passei a poupar um dinheiral ao não comprar as multi-lâminas hiper-inflaccionadas da Gillette. O pior é que passei a gastá-lo em sabões, máquinas, pincéis e toda uma parafernália que dantes nem sabia que existia!  ;D :D ;D :D

Acredito que esta frase precisa de uma pequena correção... vamos lá, refazendo...

- Passei a poupar um dinheiral ao não comprar as multi-lâminas hiper-inflaccionadas da Gillette. O pior é que passei a gastá-lo, muito mais, em sabões, máquinas, pincéis e toda uma parafernália que dantes nem sabia que existia!  ;D :D ;D :D

Agora sim, perfeita...  :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D

Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline GADREL

• D.Quijote de La Toja
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
« Reply #11 on: December 07, 2011, 05:31:55 am »
0

Faço minhas, as palavras do Caro Confrade oversaturn!!! ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Rui

• Arkoólico anónimo
  • Respect: +1
« Reply #12 on: December 07, 2011, 10:32:14 am »
0

As principais vantagens para mim não estão relacionadas com os produtos mas sim com a satisfação de me barbear e de uma forma mais cuidada e que necessita de tempo, tempo dedicado a mim, que cada vez faltava mais.

Voltar aos produtos tradicionais está a ser uma descoberta, felizmente moro em Lisboa e o espaço de pesquiza é infinito, longo caminho de descoberta, com a ajuda do barbear classico.

Ganhei um enorme reforço à minha sanidade mental, ando mais atento a mim e aguardo ansioso pelo momento de começar a preparar tudo para o grande evento que passou a ser o momento de barbear, tudo isto descontrai e ajuda a encontrar um tempo para olhar para "dentro", em sentido figurado não abro caminho para o meu interior à navalhada :-)

A necessidade de tempo e de concentração para fazer a barba sem cortes, os momentos que passo aqui a tentar saber mais e a partilhar as poucas experiencias de barbear que vou tendo e o momento em que vou entrar na casa de banho e começar a fazer espuma.

Offline Hortênsia

• Casca DOVO
  • **
« Reply #13 on: December 07, 2011, 10:54:53 am »
0
Só tenho uma palavra a dizer à vocês que já responderam:

Uauuu !!!

Offline Colcurinho

• Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • Respect: +16
« Reply #14 on: December 07, 2011, 07:16:03 pm »
0
1. Quais os benefícios e vantagens que encontraste desde que iniciaste na arte do barbear clássico?

Menos irritação, um barbear mais apurado.

2. Para ti, qual a melhor parte de se fazer uso da forma antiga de barbear?

Tenho prazer. É uma sensação diferente. Formar espuma, estar relaxado a barbear-me, sem pressas. Sabe bem.

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal