Author Topic: Dicas sobre reforma de navalhas  (Read 28371 times)

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Dicas sobre reforma de navalhas
« Reply #60 on: January 04, 2012, 02:02:46 pm »
0
Aluminio  nao serve pra pimos.
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline Rui

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 834
  • Respect: +1
Re:Dicas sobre reforma de navalhas
« Reply #61 on: January 04, 2012, 02:33:26 pm »
0
Tenho muitas duvidas que as pedras sejam mais importantes do que as navalhas, eu tenho uma navalha que depois de muito trabalhada e dá mesmo muito trabalho, fica a cortar cabelos só de os ver :-), mas após a 1ª passagem que é razoavel perde logo muito poder de corte e volta a dar muito trabalha para que volte a ser utilizavel com conforto, penso que um bom aço é fundamental, pela minha pouca experiencia foi me dadado a perceber que uma má lamina é sempre uma má lamina por muito boas que sejam as pedras, ou pelo menos a sua manutenção é sempre dificil.

Offline thiagoscharmann

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 138
  • Respect: 0
Re:Dicas sobre reforma de navalhas
« Reply #62 on: January 04, 2012, 03:20:17 pm »
0
Enviado por: callega 
Inserir Citação
Aluminio  nao serve pra pimos.

Muito mole?

Offline egnomestre

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 163
  • Respect: 0
Re:Dicas sobre reforma de navalhas
« Reply #63 on: January 04, 2012, 05:32:15 pm »
0
Tenho muitas duvidas que as pedras sejam mais importantes do que as navalhas, eu tenho uma navalha que depois de muito trabalhada e dá mesmo muito trabalho, fica a cortar cabelos só de os ver :-), mas após a 1ª passagem que é razoavel perde logo muito poder de corte e volta a dar muito trabalha para que volte a ser utilizavel com conforto, penso que um bom aço é fundamental, pela minha pouca experiencia foi me dadado a perceber que uma má lamina é sempre uma má lamina por muito boas que sejam as pedras, ou pelo menos a sua manutenção é sempre dificil.


Concordo. Alguns preferem comprar uma navalha barata inveis di gastar um pouco mais e comprar uma boa. Num acho essa economia inteligente, pois a raiva que vai passar afiando a maldita num compensa o crime.

Se procurar acha navalha boa com preço bom.

" A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos."
Montesquieu

Offline Mengao

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 899
  • Respect: +1
Re:Dicas sobre reforma de navalhas
« Reply #64 on: January 04, 2012, 06:19:59 pm »
0
Tenho muitas duvidas que as pedras sejam mais importantes do que as navalhas, eu tenho uma navalha que depois de muito trabalhada e dá mesmo muito trabalho, fica a cortar cabelos só de os ver :-), mas após a 1ª passagem que é razoavel perde logo muito poder de corte e volta a dar muito trabalha para que volte a ser utilizavel com conforto, penso que um bom aço é fundamental, pela minha pouca experiencia foi me dadado a perceber que uma má lamina é sempre uma má lamina por muito boas que sejam as pedras, ou pelo menos a sua manutenção é sempre dificil.


Concordo. Alguns preferem comprar uma navalha barata inveis di gastar um pouco mais e comprar uma boa. Num acho essa economia inteligente, pois a raiva que vai passar afiando a maldita num compensa o crime.

Se procurar acha navalha boa com preço bom.



eu acreditava nisso ate o callega passar um tempo na praia com uma gold dollar sem precisar afiar...
antes eu sabia, que eu nao sabia nem fazer a barba com uma navalha nem afiar uma navalha.
agora eu descobri que tambem nao sei manter uma navalha tambem.

se aquela maxima for ferdade, que tem que piorar para depois melhorar, eu estou no caminho certo!!
life's too short to shave with poor shaving soap

Offline egnomestre

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 163
  • Respect: 0
Re:Dicas sobre reforma de navalhas
« Reply #65 on: January 04, 2012, 06:38:02 pm »
0
Tenho muitas duvidas que as pedras sejam mais importantes do que as navalhas, eu tenho uma navalha que depois de muito trabalhada e dá mesmo muito trabalho, fica a cortar cabelos só de os ver :-), mas após a 1ª passagem que é razoavel perde logo muito poder de corte e volta a dar muito trabalha para que volte a ser utilizavel com conforto, penso que um bom aço é fundamental, pela minha pouca experiencia foi me dadado a perceber que uma má lamina é sempre uma má lamina por muito boas que sejam as pedras, ou pelo menos a sua manutenção é sempre dificil.

Concordo. Alguns preferem comprar uma navalha barata inveis di gastar um pouco mais e
comprar uma boa. Num acho essa economia inteligente, pois a raiva que vai passar afiando a
maldita num compensa o crime.
Se procurar acha navalha boa com preço bom.

eu acreditava nisso ate o callega passar um tempo na praia com uma gold dollar sem precisar
afiar...
antes eu sabia, que eu nao sabia nem fazer a barba com uma navalha nem afiar uma navalha.
agora eu descobri que tambem nao sei manter uma navalha tambem.
se aquela maxima for ferdade, que tem que piorar para depois melhorar, eu estou no caminho
certo!

Acho que  a maioria aqui num é ferrero, cuteleiro ou amolador proficional, então acho que pra maioria ia ser muito dificel fazer o que o calega feiz. Pra maioria acho melhor investir um pouquinho mais. Mais é só opinião.
" A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos."
Montesquieu

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Dicas sobre reforma de navalhas
« Reply #66 on: January 04, 2012, 08:04:34 pm »
0
Ah, meu DEUS.
.Uma navalha como a gold dolar é muito mais facil de afiar (deposi de feito o correto "bevel") do qeu uma Zwilling.
Manter o fio num strop, tambem.
Continuo usando a mesma gold, sem afiar.
Pra afiar, bem, ai sim tem que ter conhecimento.
Vejo qeu estao no caminho de pensamento errado.   Pedra nao funciona sozinha.
Precisa de mto conhecimento e dedicacao pra chegar la.
De qualquqer forma, como ja afirmei anteriormente, de nada adianta querer usar navalha se nao sabes manter. Mesmo apos a melhor pedra (pelo menos é o que garante todo hone meister porfi) tem que ir pro strop. A pedra nao chega no nivel de polimento oferecido pelo strop. E se tem que aprender a usar ele, vai durar mto tempo antes de ´precisar usar a famigerada "pedrinha". E se for o caso de comrpar uma pedra, iunvista numa barber hone de qualdiade.
Uma barber, um strop, e alguem que possa dar uma afiada de qualidade. Nao precisa mais do que isot pra passar um bom tempo tendo prazer em usar uma navalha.
A propósito, devo estar no decimo quinto dia seguido usando a gold. Embora tenha voltado da praia ontem.. A unica diferenca é que aqui nao tem a salinidade de la.
« Last Edit: January 04, 2012, 09:56:13 pm by oversaturn »
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline eduzaneti

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: 0
    • Email
Re:Dicas sobre reforma de navalhas
« Reply #67 on: January 04, 2012, 08:38:30 pm »
0
Callega tu é foda!

A propósito, eu devo usar como o strop? Digo, faz umas 20 passagens e testa se não estiver bom, mais umas 20 e assim vai?
Eduardo Zaneti 
Paraná - Brasil

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Dicas sobre reforma de navalhas
« Reply #68 on: January 04, 2012, 09:15:22 pm »
0
Edu, eu paso mais vezes. Meu teste é no cabelo. Testo no cabelo da nuca. Conforme se comporta o corte, paro.
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline eduzaneti

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: 0
    • Email
Re:Dicas sobre reforma de navalhas
« Reply #69 on: January 05, 2012, 12:06:08 am »
0
Entendi.
Valew amigo.
Eduardo Zaneti 
Paraná - Brasil

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Dicas sobre reforma de navalhas
« Reply #70 on: January 05, 2012, 05:26:30 am »
0
A propósito, devo estar no decimo quinto dia seguido usando a gold. Embora tenha voltado da praia ontem.. A unica diferenca é que aqui nao tem a salinidade de la.
Parabéns, quem sabe, sabe!!! ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Dicas sobre reforma de navalhas
« Reply #71 on: January 05, 2012, 09:36:42 am »
0
Amigo Gadrel, nao é conhecimento nao.. É vontade de aprender.
Abrassom
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Dicas sobre reforma de navalhas
« Reply #72 on: January 05, 2012, 09:56:41 am »
0
Edu, eu paso mais vezes. Meu teste é no cabelo. Testo no cabelo da nuca. Conforme se comporta o corte, paro.

O som do corte de uma navalha bem tratada é completamente diferente de uma pouco cuidada, seja no strop ou pedras! O teste do cabelo da nuca comprova! Ouve-se o som e testa-se a resistência do cabelo ao corte, quase nula quando a navalha está "boa"!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline egnomestre

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 163
  • Respect: 0
Re:Dicas sobre reforma de navalhas
« Reply #73 on: January 06, 2012, 01:58:18 am »
0
Chegaro as primeiras encomenda pra reforma das navalhas. Chegaro os pino de latão e as arruelas com os bullseye. Como já tava desmontadas começei por uma Puma 89 tirando as marcas que consegui da lâmina e do cabo, que tava bem arruinado devido a uns lascados e uns riscos fortes perto dos pinos de latão, usando uma miniretifica Dremel.

Como ainda não chegaram as pedras, os dentes e a afiação fico pruma segunda etapa.

Antes


Depois


Na segunda foto coloquei a caixa original dela, que agora ela não cabe mais devido a espessura com os bullseye.



" A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos."
Montesquieu

Offline egnomestre

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 163
  • Respect: 0
Re:Dicas sobre reforma de navalhas
« Reply #74 on: January 06, 2012, 02:51:33 am »
0
Mais uma. Mas na mesma posição para facilita a comparação.

" A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos."
Montesquieu

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal