Author Topic: Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant  (Read 41124 times)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #15 on: June 29, 2012, 04:52:42 pm »
0
Bom, não há nada como experimentar. Se resultar melhor dessa maneira, então que seja!

Houve um tópico com esta dúvida num dos fóruns espanhóis. Com votação e tudo. A maior parte dos membros respondeu: ponho a lâmina como calha, nem olho, e siga. Também é uma opção ;D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #16 on: June 29, 2012, 07:07:25 pm »
0
A maior parte dos membros respondeu: ponho a lâmina como calha, nem olho, e siga. Também é uma opção ;D

Depois vem aquela "conversa mole" de que as lâminas e máquinas são agressivas! As Slant são "faca na manteiga"!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re:Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #17 on: June 30, 2012, 12:05:59 pm »
0
Bom, não há nada como experimentar. Se resultar melhor dessa maneira, então que seja!

Houve um tópico com esta dúvida num dos fóruns espanhóis. Com votação e tudo. A maior parte dos membros respondeu: ponho a lâmina como calha, nem olho, e siga. Também é uma opção ;D

Eu também prossigo do jeito que está. Mas da próxima atentarei para a posição da lâmina.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re:Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #18 on: June 30, 2012, 12:38:17 pm »
0
...A maior parte dos membros respondeu: ponho a lâmina como calha, nem olho, e siga. Também é uma opção ;D

Gostaria de ser assim, mas não consigo  :P

Perco um tempo alinhando a lâmina na Slant, e isto não é um ponto positivo nela. Em questão de alinhamento, das máquinas que tive/tenho, a Merkur está mais parecida com a Superbarba chinesa do que com Muhle, Gillette e EJ. Nestas últimas três só há uma forma de alinhar, e fica simetricamente perfeita a olho nú. Só com esforço consciente dá para desalinhar a lâmina, e muito de leve. Não consigo entender a dificuldade que a Merkur tem com isto. A Slim foi feita com a tecnologia disponível 40 anos atrás e é mais precisa, a EJ é feita com tecnologia atual e também é igualmente precisa.

Esta folga da Slant é a responsável por estas interpretações, que permite dois alinhamentos numa mesma máquina. Se eles tem uma recomendação do jeito de alinhar, e se a máquina fosse justa, não daria margem de erro.

Isto não tira o mérito da máquina, que é fantástica, mas não me incomodaria de não haver este problema.

E, no meu caso, tenho alinhado pela tampa superior, como na segunda foto do primeiro post deste tópico.
But the tigers come at night

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re:Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #19 on: August 06, 2012, 05:56:40 pm »
0
...A maior parte dos membros respondeu: ponho a lâmina como calha, nem olho, e siga. Também é uma opção ;D

Gostaria de ser assim, mas não consigo  :P

Perco um tempo alinhando a lâmina na Slant, e isto não é um ponto positivo nela. Em questão de alinhamento, das máquinas que tive/tenho, a Merkur está mais parecida com a Superbarba chinesa do que com Muhle, Gillette e EJ. Nestas últimas três só há uma forma de alinhar, e fica simetricamente perfeita a olho nú. Só com esforço consciente dá para desalinhar a lâmina, e muito de leve. Não consigo entender a dificuldade que a Merkur tem com isto. A Slim foi feita com a tecnologia disponível 40 anos atrás e é mais precisa, a EJ é feita com tecnologia atual e também é igualmente precisa.

Esta folga da Slant é a responsável por estas interpretações, que permite dois alinhamentos numa mesma máquina. Se eles tem uma recomendação do jeito de alinhar, e se a máquina fosse justa, não daria margem de erro.

Isto não tira o mérito da máquina, que é fantástica, mas não me incomodaria de não haver este problema.

E, no meu caso, tenho alinhado pela tampa superior, como na segunda foto do primeiro post deste tópico.

Concordo, perco sempre algum tempo com os alinhamentos, e acho que não faz sentido as MRK virem com este tipo de folgas. Enfim, não é defeito é feitio.

Offline Miquinba

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 1
  • Respect: 0
Re: Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #20 on: July 26, 2014, 02:50:46 pm »
0
Olá amigos, sou novo no fórum, mas já venho tratando com o barbear clássico.
Vou dar minha opinião a respeito do alinhamento da slant e que tem funcionado comigo.

Creio que o conceito principal da slant é o corte diagonal.
Seguindo esse conceito, as indicações do fabricante são as mais indicadas caso queira fazer um corte diagonal.

Pelo seguinte.
Se você alinhar a lamina com a barra de segurança, o corte será reto, pois a barra de segurança funciona como a guia do seu rosto, ou seja, a barra de segurança esta paralela ao seu rosto, e consequentemente a lamina. Dessa forma você tem um corte reto.

E quando você alinha a lamina com a tampa superior, a mesma estará desalinhada, diagonal com a barra de segurança, e consequentemente com o seu rosto, e finalmente criando o efeito guilhotina sobre os fios da barba. Efeito já explicado no post O conceito slant.

Dessa forma, ao alinhar com a barra de segurança, estaríamos jogando no lixo todo o conceito do corte diagonal, então, qual o sentido de adquirir uma slant?

Bem, essa é minha opinião, baseada apenas nas minhas pesquisas, por favor avaliem se faz sentido.

Obrigado

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #21 on: July 27, 2014, 01:36:10 am »
0
Olá amigos, sou novo no fórum, mas já venho tratando com o barbear clássico.
Vou dar minha opinião a respeito do alinhamento da slant e que tem funcionado comigo.

Creio que o conceito principal da slant é o corte diagonal.
Seguindo esse conceito, as indicações do fabricante são as mais indicadas caso queira fazer um corte diagonal.

Pelo seguinte.
Se você alinhar a lamina com a barra de segurança, o corte será reto, pois a barra de segurança funciona como a guia do seu rosto, ou seja, a barra de segurança esta paralela ao seu rosto, e consequentemente a lamina. Dessa forma você tem um corte reto.

E quando você alinha a lamina com a tampa superior, a mesma estará desalinhada, diagonal com a barra de segurança, e consequentemente com o seu rosto, e finalmente criando o efeito guilhotina sobre os fios da barba. Efeito já explicado no post O conceito slant.

Dessa forma, ao alinhar com a barra de segurança, estaríamos jogando no lixo todo o conceito do corte diagonal, então, qual o sentido de adquirir uma slant?

Bem, essa é minha opinião, baseada apenas nas minhas pesquisas, por favor avaliem se faz sentido.

Obrigado
Caro Confrade, quando puder, passe por aqui e se apresente aos demais Confrades.
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #22 on: July 27, 2014, 12:18:04 pm »
0
Olá amigos, sou novo no fórum, mas já venho tratando com o barbear clássico.
Vou dar minha opinião a respeito do alinhamento da slant e que tem funcionado comigo.

Creio que o conceito principal da slant é o corte diagonal.
Seguindo esse conceito, as indicações do fabricante são as mais indicadas caso queira fazer um corte diagonal.

Pelo seguinte.
Se você alinhar a lamina com a barra de segurança, o corte será reto, pois a barra de segurança funciona como a guia do seu rosto, ou seja, a barra de segurança esta paralela ao seu rosto, e consequentemente a lamina. Dessa forma você tem um corte reto.

E quando você alinha a lamina com a tampa superior, a mesma estará desalinhada, diagonal com a barra de segurança, e consequentemente com o seu rosto, e finalmente criando o efeito guilhotina sobre os fios da barba. Efeito já explicado no post O conceito slant.

Dessa forma, ao alinhar com a barra de segurança, estaríamos jogando no lixo todo o conceito do corte diagonal, então, qual o sentido de adquirir uma slant?

Bem, essa é minha opinião, baseada apenas nas minhas pesquisas, por favor avaliem se faz sentido.

Obrigado

Não, a barra de segurança também opera na diagonal. O alinhamento da lâmina com as barras provoca uma exposição excessiva de um lado do fio da lâmina que torna o barbear mais agressivo e menos eficiente.

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #23 on: July 27, 2014, 01:28:36 pm »
0

Não, a barra de segurança também opera na diagonal. O alinhamento da lâmina com as barras provoca uma exposição excessiva de um lado do fio da lâmina que torna o barbear mais agressivo e menos eficiente.


Exactamente.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #24 on: March 19, 2015, 04:13:41 am »
0
Bons dias ,confrades
Boas explicações...
No meu caso a minha primeira Merkur é a 42c e ainda hoje
reparei que não sendo selant tb não é simetrica não sei se
possa considerare defeito de fabrico mas mesmo com ajuste
na lamina fica sempre um lado mais exposto do que outro e
é visivél a olho nu a wilkinson de 5 euros neste aspecto é
perfeitamente simetrica...
No entanto para concluir , a Merkur em capacidade de corte
ganha de caras á wilkinson.
Será que os confrades tb sentem essa situação nas vossas Merkur´s
cumprimentos
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #25 on: March 19, 2015, 11:22:01 am »
0
Bons dias ,confrades
Boas explicações...
No meu caso a minha primeira Merkur é a 42c e ainda hoje
reparei que não sendo selant tb não é simetrica não sei se
possa considerare defeito de fabrico mas mesmo com ajuste
na lamina fica sempre um lado mais exposto do que outro e
é visivél a olho nu a wilkinson de 5 euros neste aspecto é
perfeitamente simetrica...
No entanto para concluir , a Merkur em capacidade de corte
ganha de caras á wilkinson.
Será que os confrades tb sentem essa situação nas vossas Merkur´s
cumprimentos
Experimenta carregar a lâmina com o top plate descansado na pia, põe a lâmina, e o baseplate em cima, depois o Cabo.

Ou, simplesmente segura a lâmina no lugar com o dedo enquanto encaixa tudo.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re: Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #26 on: April 05, 2015, 07:01:24 pm »
0
Bons dias ,confrades
Boas explicações...
No meu caso a minha primeira Merkur é a 42c e ainda hoje
reparei que não sendo selant tb não é simetrica não sei se
possa considerare defeito de fabrico mas mesmo com ajuste
na lamina fica sempre um lado mais exposto do que outro e
é visivél a olho nu a wilkinson de 5 euros neste aspecto é
perfeitamente simetrica...
No entanto para concluir , a Merkur em capacidade de corte
ganha de caras á wilkinson.
Será que os confrades tb sentem essa situação nas vossas Merkur´s
cumprimentos

Tal e qual.
Com um jeitinho antes de apertar tudo é relativamente fácil alinhar a lâmina.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #27 on: April 23, 2015, 02:59:29 am »
0
Tal e qual.
Com um jeitinho antes de apertar tudo é relativamente fácil alinhar a lâmina.

Obrigado ,BRG e Gago

Deixei passar este tópico e só agora vi as vossas respostas , mas mais uma vez obrigado.

Cumprimentos
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline Migas72

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1247
  • Respect: +248
    • Email
Re: Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #28 on: April 24, 2019, 06:47:39 pm »
0
Obrigado pelos vossos esclarecimentos, pois, esta semana vou fazer o meu primeiro escanhoado com uma Merkur 37c.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk


Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal