Author Topic: Será que... restauro?  (Read 4465 times)

Offline filipe_azevedo

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Navalhador Maçarico
  • Respect: 0
    • Email
Será que... restauro?
« on: April 25, 2010, 07:48:15 pm »
0
Será possivel que possam ser salvas?! Alguém conhece estas marcas? ???
Poderão voltar a barbear? ???
Se sim como? ???
Partilhem a vossa sabedoria...  ;)

Cumprimentos

Offline hg.neto

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 462
  • Respect: 0
    • Email
Re:Será que... restauro?
« Reply #1 on: April 25, 2010, 11:30:05 pm »
0
Acho que só o Leon pode responder essa pergunta com propriedade.

Abraço!

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Será que... restauro?
« Reply #2 on: April 26, 2010, 02:41:44 pm »
0
Olá,

A segunda navalha parece ter ferrugem profunda pelo que o aço pode ficar poroso e começar a desfazer-se aos poucos.
A primeira parece estar melhor. Os meus reparos são:

1) Na parte de trás (à direita na foto) do fio existe uma zona de ferrugem. Será que afecta o fio nessa zona? Só começando a afiar e olhando com uma lupa é que se vê a profundidade da corrusão.
2) A ponta da lâmina apresenta mais desgaste que o resto da lâmina. Será que mesmo assim, ao pousar a lâmina numa superfície plana consegue entrar em concacto com todo o fio em todo o seu comprimento? Esperemos que sim, se não será mais dificil de afiar.

Tenho algumas navalhas que têm alguma oxidação e uso-as e gosto tanto como das outras que tenho "imaculadas", só se tem que ter cuidado depois de as usar de as cobrir com óleo para prevenir que oxidem. Quanto à questão "estética", não me faz confusão. A minha Puma 19 (que já a coloquei várias vezes no Escanhoado do dia) tem alguma oxidação mas é uma das minhas navalhas favoritas (possivelmente no meu Top 3 e tenho mais de 40).

Abraço
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline filipe_azevedo

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Navalhador Maçarico
  • Respect: 0
    • Email
Re:Será que... restauro?
« Reply #3 on: April 27, 2010, 12:50:40 am »
0
Olá,

Muito obrigado pelo esclarecimento, Leon.

Eu retirei toda a ferrugem das laminas e o resultado foi este:



Leon, achas que as consegues pôr em uso?

Cumprimentos

Offline hg.neto

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 462
  • Respect: 0
    • Email
Re:Será que... restauro?
« Reply #4 on: April 27, 2010, 04:23:39 am »
0
Que milagre aconteceu aí?

Caramba, pelo estado em que se encontravam as navalhas, acho que ficou muito bom.

O que foi feito para obter este resultado?

Abraço.

Offline filipe_azevedo

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Navalhador Maçarico
  • Respect: 0
    • Email
Re:Será que... restauro?
« Reply #5 on: April 28, 2010, 12:59:15 am »
0
Não foi milagre nenhum, uma ferramenta do tipo Dremel, discos de pulir em silicone de grão médio e depois fino, disco de felpa duro com pasta de pulir dura, disco de felpa macia com pasta de pulir fina e acabar com metal polish. :P
É necessária paciência e tempo. ;D
Não seria dificil remover todas as marcas, mas tentei que a temperatura da lâmina não aumentasse por causa da tempera do aço e tentei remover o minimo de metal possivel. Como não sou entendedor de navalhas tentei fazer as coisas pelo seguro...  :P
Em relação a pulir metais, poderia-se facilmente chegar ao efeito espelhado, mas isso necessitaria outro tipo de ferramentas, como caixas de areia, entre outros. A minha experiencia resume-se ao pulimento de caixas e braceletes de relógios, essa sim a minha primeira paixão (relojoaria), esta das navalhas é muito recente :D
Abraço

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Será que... restauro?
« Reply #6 on: April 28, 2010, 04:50:36 pm »
0
Parabéns, Filipe!

Vê-se que tens experiência em restauro.
Fizeste bem em ter cuidado com o aquecimento da lâmina. É costume ter um recipiente de água junto da lâmina para ir arrefecendo de vez em quando, senão a tempera do aço fica estragada.
Também adquiri recentemente uma ferramento do tipo Dremel (não comprei da Dremel porque eram mais caros), mas ainda não tive tempo para fazer uns restauros. Antigamente fazia os restauros lixando as lâminas à mão. Ficava bem, mas demorava muitas horas (e dava-me cabo das mãos).

Não foi milagre nenhum, uma ferramenta do tipo Dremel, discos de pulir em silicone de grão médio e depois fino, disco de felpa duro com pasta de pulir dura, disco de felpa macia com pasta de pulir fina e acabar com metal polish. :P
É necessária paciência e tempo. ;D
Não seria dificil remover todas as marcas, mas tentei que a temperatura da lâmina não aumentasse por causa da tempera do aço e tentei remover o minimo de metal possivel. Como não sou entendedor de navalhas tentei fazer as coisas pelo seguro...  :P
Em relação a pulir metais, poderia-se facilmente chegar ao efeito espelhado, mas isso necessitaria outro tipo de ferramentas, como caixas de areia, entre outros. A minha experiencia resume-se ao pulimento de caixas e braceletes de relógios, essa sim a minha primeira paixão (relojoaria), esta das navalhas é muito recente :D
Abraço
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:Será que... restauro?
« Reply #7 on: April 30, 2010, 01:09:59 am »
0
Tive oportunidade de ver as lâminas já restauradas em mão e, agora que vejo como estavam, é mais notória a intervenção!! Belo trabalho!!

Offline Castro

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 49
  • Respect: 0
    • Email
Re:Será que... restauro?
« Reply #8 on: May 02, 2010, 01:45:31 am »
0
Belo trabalho!

Aproveitando, gostaria de pedir uma dica aos mestres restauradores: a minha Filarmonica tem uma mancha de oxidação em volta do pino de fixação do cabo, que para lixar teria que remover o pino e separar a lamina do cabo, gostaria de saber como poderia fazer isso e recoloca-lo novamente com segurança, ou seja, sem danificar o cabo?

Luiz Castro


Offline filipe_azevedo

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Navalhador Maçarico
  • Respect: 0
    • Email
Re:Será que... restauro?
« Reply #9 on: May 03, 2010, 03:09:31 am »
0
Olá Castro,
O método que eu usei para remover o pino acabou por o destruir... Cortei-lhes a cabeça! ;D
Não sei se é possível remover e depois voltar a utilizar o mesmo. ???
Neste momento a minha grande dificuldade é em arranjar pinos novos. :-[
Cumprimentos

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Será que... restauro?
« Reply #10 on: May 03, 2010, 03:37:07 pm »
0
gostaria de saber como poderia fazer isso e recoloca-lo novamente com segurança, ou seja, sem danificar o cabo?

Usas uma lima com MUITO cuidado para não riscar o cabo e vais limando a cabeça do rebite por detrás do cabo. Os rebites saem todos pela parte de trás e não pela parte da frente do cabo, OK?

Não sei se é possível remover e depois voltar a utilizar o mesmo. ???
Neste momento a minha grande dificuldade é em arranjar pinos novos. :-[

Não, umas vez destruindo o pino, não o consegues reutilizar. Tens que colocar um novo pino e fechar o rebite de novo.
Eu arranjei muitos, mas tive que mandar vir dos EUA da microfasteners.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline filipe_azevedo

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Navalhador Maçarico
  • Respect: 0
    • Email
Re:Será que... restauro?
« Reply #11 on: May 03, 2010, 04:20:22 pm »
0
Exactamente o que eu fiz... Parece que sem saber, acertei!! ;D
Agora já sei quem vai levar as minhas navalhas à pedra e colocar todos os pinos, aí uns 10!!!
Leon, pode tratar disso?! Mal acabe de restaurar os cabos posso entrar em contacto consigo?
Abraço


Offline filipe_azevedo

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Navalhador Maçarico
  • Respect: 0
    • Email
Re:Será que... restauro?
« Reply #12 on: May 04, 2010, 04:34:01 pm »
0
Olá,
Para os interessados aqui têm o método que eu uso para retirar o pin/cravo de uma navalha:
http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=283.0
Cumprimentos

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal