Material > Navalhas

Anatomia de uma navalha de barbear

(1/6) > >>

oversaturn:
Ora bem, num outro tópico, falava o Gil de hastes, pás e outros termos do género, e eu, na minha santa ignorância, pouco percebia :P
Nos fóruns espanhóis, falam muitas vezes de espigas, mas suponho que não se estejam a referir às de trigo...! ;D

Por isso, lembrei-me de abrir este tópico: qual o nome correcto, em português (de Portugal ou do Brasil, não sei se há diferenças) das diferentes partes de uma navalha?

Encontrei esta imagem, em espanhol, que coloco aqui para ajudar. Qual o equivalente, em português, daqueles termos todos?

lamina:
Bem, não é que seja grande conhecedor mas aqui deixo os meus 2 cents do que ouvi a outros bem mais sabedores. Ficarão apenas umas pequenas notas que outros corrigirão/completarão com mais propriedade e sabedoria.

Como se tem de começar por algum lado...

--> punta - ponta (redonda, quadrada, em ferradura..)

--> filo - fio da navalha ou gume

--> grabado - gravação (mergulhando-a em banho de ouro - nas letras douradas por exemplo - ou de ácido, entre outros...)

--> lomo - espinha (que dará estrutura a tudo)

--> filo concavo - o hollow ground/semi, na descrição PT desse termo mesmo, não imagino...Aplicar-se-à o concavo? Investigarei...

--> pá então: a pá será toda aquela parte que começa no angulo de 90º onde termina o hollow ground junto à espinha, desce até ao outro angulo de 90º logo abaixo onde começa o fio e vai até à ponta.Imaginem um remo de canoa india, mão esquerda sobre os "losanguinhos" ali desenhados: tudo à esquerda da mão é pá; inclui-se assim nesta descrição todos os termos anteriores e pá o termo geral para tudo. Havia a filarmónica pá 14,16 etc...

--> já à direita da mão no remo fica a haste, onde a lâmina termina e até à ponta curvada onde repousa o mindinho, para alguns, outros o anelar. Haste é assim tb termo geral para toda a parte que não é lâmina, per se.

-->curiosamente os espanhois escrevem espiga/rabiza/cola...eu também cheguei a ouvir estes termos mas na boa lingua de Camões: ...pega nela pelo rabo para não te cortares...  :D no sentido de cauda (de um porco por exemplo...ou da porca que o torce :D) Mas espiga ou gancho (este gancho é palavra mais recente) será talvez mais poético por estes tempos...

--> os parafusos do cabo: sempre ouvi rebites.Pinos circula também desde que cá estamos!! :D
Mas o último, é verdade, o rebite do remate ou onde acaba o cabo.

--> cabo: não há dúvidas

--> Se tudo correr bem na vossa navalha, e lembram-se na mão no remo (?), aí deverá estar o ponto de equilibrio quando aberta em angulo zero, de forma à própria gravidade trabalhar por vocês. Só têm de aplicar um ligeiro varrimento suave e curto...e pronto!!   :)

Leon:
É isso, acho que está tudo dito em bom Português.

GADREL:

--- Quote from: Leon on February 23, 2012, 11:34:28 am ---É isso, acho que está tudo dito em bom Português.



--- End quote ---
+1!!! ;)

oversaturn:
Finalmente tive tempo para pegar em todas estas informações, compilá-las e modificar a imagem.

Aqui fica:


Qualquer correcção, sugestão, não hesitem :)

Navigation

[0] Message Index

[#] Next page

Go to full version