Author Topic: 1º Escanhoado com navalha  (Read 13696 times)

Offline nunovix

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 210
  • Respect: 0
    • Email
Re:1º Escanhoado com navalha
« Reply #15 on: March 03, 2012, 08:38:00 pm »
0
Ok pessoal, no outro dia já fiz o 2º escanhoado e correu tudo MUITO melhor.
Para começar comprei um Semogue 2000, e para o quebrar fui fazendo várias espumas com ele ao longo de 3 dias, o que me deu já mais alguma experiência a fazer a espuma.
O facto de ter uma espuma mais perfeita também acabou por beneficiar o escanhoado. Quanto ao escanhoado propriamente dito já estou bastante mais á vontade de meter a navalha na cara, até diria que foi bastante fácil. No entanto ainda há alguns pontos da cara em que tenho de aperfeiçoar o ângulo em que corto, especialmente nas zonas curvas. Onde ainda mantenho alguma dificuldade é na zona do queixo e do bigode...não é pelo ângulo, mas sim porque a barba é TÃO rija que parece que a navalha nem corta, e estou com algum receio de forçar a navalha a cortar...tenho de ir com calma e ver a melhor maneira sem forçar.

Amanhã vou usar pela primeira vez o Semogue 2000 no escanhoado e também vou usar o Pré-Barba que o Teiste ensina a fazer no video, depois logo digo como correu ;)

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:1º Escanhoado com navalha
« Reply #16 on: March 04, 2012, 07:46:03 am »
0
Amanhã vou usar pela primeira vez o Semogue 2000 no escanhoado e também vou usar o Pré-Barba que o Teiste ensina a fazer no video, depois logo digo como correu ;)
Então, amanhã, vai melhorar, e muito! ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline nunovix

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 210
  • Respect: 0
    • Email
Re:1º Escanhoado com navalha
« Reply #17 on: March 05, 2012, 12:17:35 pm »
0
Quote
Então, amanhã, vai melhorar, e muito! ;)
Sim, por acaso ontem (3º escanhoado) correu bastante bem.

4º Escanhoado (hoje)
No que se refere á lâmina na cara já começo a estar bastante confortável, e a conhecer melhor os "maneirismos" da minha cara. Agora ainda tenho de evoluir bastante na maneira de fazer espuma...a principio metia água a mais e creme a menos e a espuma até ficava bem hidratada, mas pouco espessa e cremosa...depois lá fui melhorando, e hoje acho que já fiz uma boa espuma...cremosa e hidratante, mas ainda tive que fazer alguns acertos, não foi logo á primeira.Vai com o tempo e com a experiência...mas fazer uma boa espuma é uma arte!
Hoje já comecei a fazer mais o corte a contra-pêlo e tenho a cara um pouco mais dorida Hehe :D
Em relação á minha maior dificuldade (fazer a barba na zona do queixo e bigode) hoje foi a primeira vez que correu bastante bem, e deve-se ao facto de ter feito a barba ontem, ou seja, hoje tinha de fazer menos desbaste. Quando tenho barba de uma semana aquilo é quase impossivel de desbastar!!! :-\ É rija como cornos  ;D
E assim andamos por cá...a aprender.

Abraço
Nuno

Offline Rui

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 834
  • Respect: +1
Re:1º Escanhoado com navalha
« Reply #18 on: March 05, 2012, 04:43:51 pm »
0
A navalha altera muito a capacidade de corte com a inclinação da lamina na abordagem á pele, as primeiras vezes são de estudo, sentia que tinha de aprender os angulos da cara e a orientação do pelo, isto somado às limitações fisicas que todos temos, eu por exemplo só consigo pegar na navalha com a mão direita, a esquerda é mesmo esquerda.
Depois disto tudo ponderado fica uma técnica que já permite fazer as coisas com alguma qualidade e segurança, a partir dai é que começa a evolução  ;D

Offline nunovix

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 210
  • Respect: 0
    • Email
Re:1º Escanhoado com navalha
« Reply #19 on: March 05, 2012, 04:55:38 pm »
0
A navalha altera muito a capacidade de corte com a inclinação da lamina na abordagem á pele, as primeiras vezes são de estudo, sentia que tinha de aprender os angulos da cara e a orientação do pelo, isto somado às limitações fisicas que todos temos, eu por exemplo só consigo pegar na navalha com a mão direita, a esquerda é mesmo esquerda.
Depois disto tudo ponderado fica uma técnica que já permite fazer as coisas com alguma qualidade e segurança, a partir dai é que começa a evolução  ;D
Eu também não me ajeito muito com a esquerda...dou uns toques mas depende da zona da cara.
Mas ainda estou na fase intermédia, já me sinto seguro mas ainda com muito para desenvolver e melhorar.
« Last Edit: March 05, 2012, 04:59:52 pm by nunovix »

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:1º Escanhoado com navalha
« Reply #20 on: March 06, 2012, 06:59:21 am »
0
Eu também não me ajeito muito com a esquerda...dou uns toques mas depende da zona da cara.
Eu também não! ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Islander

  • Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2196
  • Respect: +9
Re:1º Escanhoado com navalha
« Reply #21 on: March 06, 2012, 10:51:00 am »
0
A navalha altera muito a capacidade de corte com a inclinação da lamina na abordagem á pele, as primeiras vezes são de estudo, sentia que tinha de aprender os angulos da cara e a orientação do pelo, isto somado às limitações fisicas que todos temos, eu por exemplo só consigo pegar na navalha com a mão direita, a esquerda é mesmo esquerda.
Depois disto tudo ponderado fica uma técnica que já permite fazer as coisas com alguma qualidade e segurança, a partir dai é que começa a evolução  ;D
Eu também não me ajeito muito com a esquerda...dou uns toques mas depende da zona da cara.
Mas ainda estou na fase intermédia, já me sinto seguro mas ainda com muito para desenvolver e melhorar.

Já quando me pensava aventurar com navalha obriguei-me a ir usando o máximo possível a mão esquerda mesmo com safety e muito gradualmente é possível melhorar, além de benéfico em termos de cérebro.
Neste momento uso as 2 mãos com navalha e a diferença entre esquerda e direita é cada vez menor e a diferença nos resultados na cara já não se nota como as primeiras vezes!  ;D

Quanto à dificuldade em cortar pelos da zona do queixo, isso também notei muito, cheguei a pensar que seria necessário uma navalha mais em cunha, como muitos na net advogam para barba mais dura(não sei se é verdade ou mito...), mas com a técnica a se desenvolver e procurando melhor angulo e estratégia esse problema praticamente desapareceu.... Claro que uma boa preparação influencia mas aposto contigo que esse problema daqui a uns dias já será de muito menor magnitude.  ;)
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline Rui

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 834
  • Respect: +1
Re:1º Escanhoado com navalha
« Reply #22 on: March 06, 2012, 11:01:29 am »
0
Já pensei ir treinando a mão esquerda mas consigo fazer a barba perfeitamente com a direita, por vezes com alguma torção dos braços mas nada de mais.
Acho que vou começar a testar a minha habilidade com a mão esquerda, estou mesmo a ver que vai fazer bem ao cerebro e mal á cara  :)

Offline nunovix

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 210
  • Respect: 0
    • Email
Re:1º Escanhoado com navalha
« Reply #23 on: March 06, 2012, 12:01:12 pm »
0
Quote
Quanto à dificuldade em cortar pelos da zona do queixo, isso também notei muito, cheguei a pensar que seria necessário uma navalha mais em cunha, como muitos na net advogam para barba mais dura(não sei se é verdade ou mito...), mas com a técnica a se desenvolver e procurando melhor angulo e estratégia esse problema praticamente desapareceu.... Claro que uma boa preparação influencia mas aposto contigo que esse problema daqui a uns dias já será de muito menor magnitude. ;)
Sim é verdade, das últimas vezes já me tem saído bem melhor. Com o aprimorar da técnica vai-se tornando mais fácil.

Quote
Já pensei ir treinando a mão esquerda mas consigo fazer a barba perfeitamente com a direita, por vezes com alguma torção dos braços mas nada de mais.
Acho que vou começar a testar a minha habilidade com a mão esquerda, estou mesmo a ver que vai fazer bem ao cerebro e mal á cara :)
Eu da primeira vez que meti a navalha na mão esquerda para experimentar fazer a barba, pensei Naahh!! parecia que me ía cortar todo... mas depois obriguei-me a tentar, com calma, e verifiquei que não é tão difícil como parecia de ínicio e que com mais treino acho que é algo que está perfeitamente ao meu alcance.
Por isso estou mesmo decidido a deixar o conforto da mão direita para passar a usar também a mão esquerda quando necessário, até porque, como foi aqui dito (e muito bem) melhora bastante a qualidade do escanhoado final.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:1º Escanhoado com navalha
« Reply #24 on: March 06, 2012, 03:51:12 pm »
0
Caros confrades,
Eu, como canhoto de nascimento e ambidestro por força desse "mundo cruel dos destros", tenho facilidade em me barbear com navalha como se deve, ou seja, um lado do rosto com uma mão, recomendo a vocês, destros ou canhotos puros, que tentem! No começo, é realmente complicado, mas depois de alguns escanhoados, vai se tornando mais "natural"! Para ajudar, façam atividades variando as mãos, para aumentar a destreza.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Rui

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 834
  • Respect: +1
Re:1º Escanhoado com navalha
« Reply #25 on: March 06, 2012, 04:02:21 pm »
0
Eu vou tentar, se me cortar todo já sabem que :D a culpa é toda vossa.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:1º Escanhoado com navalha
« Reply #26 on: March 06, 2012, 04:05:31 pm »
0
Essa foi ótima, grande Rui!
 :D :D :D :D :D :D :D :D
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline mlmoraes01

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2784
  • Respect: 0
Re:1º Escanhoado com navalha
« Reply #27 on: March 06, 2012, 07:23:45 pm »
0
Caros confrades,
Eu, como canhoto de nascimento e ambidestro por força desse "mundo cruel dos destros", tenho facilidade em me barbear com navalha como se deve, ou seja, um lado do rosto com uma mão, recomendo a vocês, destros ou canhotos puros, que tentem! No começo, é realmente complicado, mas depois de alguns escanhoados, vai se tornando mais "natural"! Para ajudar, façam atividades variando as mãos, para aumentar a destreza.

Ótimos conselhos, caro doutor, ótimos conselhos!!!

Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:1º Escanhoado com navalha
« Reply #28 on: March 06, 2012, 07:35:39 pm »
0
Caros confrades,
Eu, como canhoto de nascimento e ambidestro por força desse "mundo cruel dos destros", tenho facilidade em me barbear com navalha como se deve, ou seja, um lado do rosto com uma mão, recomendo a vocês, destros ou canhotos puros, que tentem! No começo, é realmente complicado, mas depois de alguns escanhoados, vai se tornando mais "natural"! Para ajudar, façam atividades variando as mãos, para aumentar a destreza.

Ótimos conselhos, caro doutor, ótimos conselhos!!!



Espero que sirvam, caro Márcio!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:1º Escanhoado com navalha
« Reply #29 on: March 07, 2012, 04:52:04 am »
0
Eu vou tentar, se me cortar todo já sabem que :D a culpa é toda vossa.
:D :D :D
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal