Author Topic: Safety razor (dúvidas)  (Read 9714 times)

Offline nunovix

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 210
  • Respect: 0
    • Email
Safety razor (dúvidas)
« on: March 02, 2012, 02:37:48 pm »
0
Qual é a diferença entre uma safety razor "open comb", "closed comb" e uma "tooth comb"?
para além disso há umas que dizem "double edge" e outras não...

Outra coisa as lâminas que se usam nas safety razors dão em média para quantas utilizações?

Obrigado
Nuno

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Safety razor (dúvidas)
« Reply #1 on: March 02, 2012, 02:58:05 pm »
0
Abreviadamente:

Double edge são todas as que usam este tipo de lâminas com dois gumes cortantes (um de cada lado).


As closed comb (pente fechado)têm uma barra de segurança, como esta:


São as mais divulgadas e apreciadas hoje em dia. Incluem muito modelos populares, como as Feather, Gillette tech, as ajustáveis da Gillette e Merkur, as Edwin Jagger, sei lá...

As open comb (pente aberto), em vez de uma barra de segurança, têm uma série de "dentes":


Tooth comb é um nome que ultimamente é dado à Mühle R41 e irmãs, nesta versão actual 2011 onwards, bem como a uma série de máquinas do passado com design comparável...  acaba por ser um design intermédio (ou diferente, mesmo) entre um pente aberto e fechado - intermédio em termos de design, pois no caso da R41 ela é muito agressiva.




De resto, tens aqui um pequeno guia, escrito pelo Teiste.
« Last Edit: March 02, 2012, 04:05:19 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline exasimoes

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 762
  • PT - Lisboa
  • Respect: 0
Re:Safety razor (dúvidas)
« Reply #2 on: March 02, 2012, 03:51:20 pm »
0
Quando comprei a minha DE fiquei na dúvida se adquiria com pente aberto ou não.
Comprei com pente fechado, acho que para iniciantes é o melhor, pelo menos ainda não tirei nenhum bife. ;D
Boa explicação oversaturn, curta e clara.
Obrigado.
"O senso comum não é tão comum assim."

Offline nunovix

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 210
  • Respect: 0
    • Email
Re:Safety razor (dúvidas)
« Reply #3 on: March 02, 2012, 04:12:09 pm »
0
Mas quais são as diferenças entre os barbeares das "open comb", "closed comb" e "tooth comb"?
Pelo que me parece a "tooth comb" é a mais agressiva, seguida da "open comb" e em último a "closed comb" que é a menos agressiva de todas...certo?
E há mais alguma diferença entre elas no estilo de barbear?

Mas e em relação ao "double edge"...não são todas "double edge"? É que umas dizem "double edge" e outras não...mas não usam todas o mesmo tipo de lâminas?

Outra coisa as lâminas que se usam nas safety razors dão em média para quantas utilizações?

Obrigado
Nuno

Offline Islander

  • Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2196
  • Respect: +9
Re:Safety razor (dúvidas)
« Reply #4 on: March 02, 2012, 04:29:55 pm »
0
Todas as Safety razors actuais usam o mesmo tipo de lâminas, penso que não existem excepções como no passado em que existiram fabricantes que tentaram usar outros formatos. Single edge são por regra com o mesmo formato mas apenas metade da lamina, usa-se em navalhetes apenas, acho...
O nº de utilizações depende da pele e da lâmina, varia muito...Já usei lâminas que só conseguia uma utilização, outras que cheguei às 6. Não me refiro a diferenças de qualidade de fabrico do mesmo modelo mas sim de marcas diferentes. Eu normalmente aponto para 3 utilizações como o "minímo" para uma lâmina de qualidade razoável. 3/4 usos será talvez a média dos utilizadores do fórum, penso eu.

Em relação às open comb, existe realmente essa fama de serem muito agressivas, talvez concorde que sejam ligeiramente acima da média das closed comb mas nada de significativo exceptuando sempre alguns casos pontuais. As merkur mais suaves, as fatip e nova R41 mais agressivas, as NEW como muito equilibradas,...
A vantagem que eu lhes vejo é serem mais eficazes, tenho zonas no pescoço com pelos muito deitados que de closed comb nem com 20 passagens consigo arrancá-los, com open comb sinto que "levanta" e limpa esses pelos. Também me parecem ser um excelente compromisso de eficácia e suavidade. Isto são as minhas impressões, concerteza muitos discordam e terão outras impressões.
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Safety razor (dúvidas)
« Reply #5 on: March 02, 2012, 04:32:47 pm »
0
Oi Nuno,

A diferença está na agressividade. Quanto mais agressiva, mais eficaz, porém maior a chance de você se cortar todo. hehehe Na verdade o ideal é o mais suave possível que funcione para você.

Quanto a ser DE, praticamente todas são atualmente, mas acredito que nem todas venham com esta descrição. É aquilo, todo celular tem agenda de contatos, mas nem todos vem descrevendo isto quando você vai comprar.

E por último, a quantidade de utilizações das lâminas varia de acordo com a lâmina em si e de como funcionam para você. Já consegui usar uma Feather 7 vezes muito bem, tem muita gente que usa as Bleue por aí também, mas a média geral é de 3 a 4 usos.
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Safety razor (dúvidas)
« Reply #6 on: March 02, 2012, 04:53:35 pm »
0
Acrescentemos mesas explanação as slant, que "torcem" a lâmina e proporcionam um corte deveras diferente. Em termos de agressividade, ficam entre as closed e as open comb. Falando nelas, acho a New extremamente suaves, talvez mais que muitas closed comb!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Safety razor (dúvidas)
« Reply #7 on: March 02, 2012, 04:59:12 pm »
0
Mas quais são as diferenças entre os barbeares das "open comb", "closed comb" e "tooth comb"?
Pelo que me parece a "tooth comb" é a mais agressiva, seguida da "open comb" e em último a "closed comb" que é a menos agressiva de todas...certo?
E há mais alguma diferença entre elas no estilo de barbear?

A agressividade não depende só do facto de ser pente fechado ou aberto, mas também de uma data de outros factores.
Podes dizer isso como regra geral, mas haverá sempre modelos que fogem à regra.

Por exemplo, a NEW/7 O'Clock de pente aberto que coloquei lá em cima é um bom exemplo de máquina de pente aberto e suave - de certeza que existem máquinas de pente fechado bem mais agressivas que ela.

Mas e em relação ao "double edge"...não são todas "double edge"? É que umas dizem "double edge" e outras não...mas não usam todas o mesmo tipo de lâminas?

Todas as actuais, sim. No passado houve outros formatos, mas caíram em desuso. O que queres dizer com "umas dizem double edge e outras não"? Onde viste isso? Lá por não dizerem, não quer dizer que não sejam.

Há também as "single edge safety razors", que usam lâminas deste estilo:



Mas essas são uma classe à parte (é o caso das GEM), e penso que não há muitos modelos recentes desse estilo (assim de repente só me lembro da Cobra Classic, que usa lâminas estilo injector). aqui uns exemplos:



Também as Schick injectors podem ser consideradas "single edge safety razors":




Outra coisa as lâminas que se usam nas safety razors dão em média para quantas utilizações?

Obrigado
Nuno

Depende da tua lâmina, da máquina, da tua pele, barba, do sabão que usas e se calhar de mais uma dúzia de factores...
A maioria dos utilizadores usa uma lâmina (regra geral) entre 3 a 5 utilizações. Já levei uma Iridium às 7 utilizações... Mas também já vi pessoal a usar a mesma lâmina 15 vezes e mais... cada caso é um caso.
« Last Edit: March 02, 2012, 05:00:45 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline nunovix

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 210
  • Respect: 0
    • Email
Re:Safety razor (dúvidas)
« Reply #8 on: March 02, 2012, 05:03:13 pm »
0
Quote
Eu normalmente aponto para 3 utilizações como o "minímo" para uma lâmina de qualidade razoável. 3/4 usos será talvez a média dos utilizadores do fórum, penso eu.

Quando dizem 3/4 utilizações (em média e por alto), isso quer dizer 3/4 utilizações para cada lado da lâmina, certo? O que quererá dizer 6/8 utilizações no geral...certo?

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Safety razor (dúvidas)
« Reply #9 on: March 02, 2012, 05:07:11 pm »
0
Quando dizem 3/4 utilizações (em média e por alto), isso quer dizer 3/4 utilizações para cada lado da lâmina, certo? O que quererá dizer 6/8 utilizações no geral...certo?

3 ou 4 escanhoados completos. Durante o barbear tens de ir rodando o lado da máquina, basicamente "enches" um lado de espuma e rodas até encheres o outro, depois passas por água e repetes o processo.
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline nunovix

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 210
  • Respect: 0
    • Email
Re:Safety razor (dúvidas)
« Reply #10 on: March 02, 2012, 05:08:57 pm »
0
Quote
Todas as actuais, sim. No passado houve outros formatos, mas caíram em desuso. O que queres dizer com "umas dizem double edge e outras não"? Onde viste isso? Lá por não dizerem, não quer dizer que não sejam.
O que me causou confusão foi aqui no site da Muhle aparecem umas que dizem double edge e outras não...mas já percebi que é tudo a mesma coisa ;)

Offline henrique

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1329
  • Respect: 0
Re:Safety razor (dúvidas)
« Reply #11 on: March 02, 2012, 05:42:43 pm »
0

A vantagem que eu lhes vejo é serem mais eficazes, tenho zonas no pescoço com pelos muito deitados que de closed comb nem com 20 passagens consigo arrancá-los, com open comb sinto que "levanta" e limpa esses pelos.

Arrancar?? ;D

Offline Habushum

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 815
  • Por quem sois? El Rei D. João I
  • Respect: 0
Re:Safety razor (dúvidas)
« Reply #12 on: March 02, 2012, 07:34:26 pm »
0
Quote
Eu normalmente aponto para 3 utilizações como o "minímo" para uma lâmina de qualidade razoável. 3/4 usos será talvez a média dos utilizadores do fórum, penso eu.

Quando dizem 3/4 utilizações (em média e por alto), isso quer dizer 3/4 utilizações para cada lado da lâmina, certo? O que quererá dizer 6/8 utilizações no geral...certo?
Essa questão já foi muito debatida aqui no fórum, principalmente porque algumas lâminas da Gillette têm numeração de ambos os lados, mas o certo é que nada há comprovado que tenhas de virar a lâmina para conseguires retirar o n.º máximo de escanhoados permitidos (pela lâmina e por ti), por ex. com a feather eu costumo fazer 6/7 utilizações, é colocá-la na máquina e retirar após espremê-la  ;D ;D ;D ;D
Um abraço,

Madeira - Portugal
coração em Goiânia - Brasil

Offline pgp

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1378
  • Respect: 0
Re:Safety razor (dúvidas)
« Reply #13 on: March 02, 2012, 07:45:10 pm »
0
Depende da tua lâmina, da máquina, da tua pele, barba, do sabão que usas e se calhar de mais uma dúzia de factores...
A maioria dos utilizadores usa uma lâmina (regra geral) entre 3 a 5 utilizações. Já levei uma Iridium às 7 utilizações... Mas também já vi pessoal a usar a mesma lâmina 15 vezes e mais... cada caso é um caso.

A técnica tem de ter uma grande importância, já que eu raramente consigo usar a mesma lâmina 3 vezes, feather incluída!
Claro, vou a caminho dos 2 meses de Barbear Clássico!
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline nunovix

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 210
  • Respect: 0
    • Email
Re:Safety razor (dúvidas)
« Reply #14 on: March 02, 2012, 08:38:28 pm »
0
Quote
A técnica tem de ter uma grande importância, já que eu raramente consigo usar a mesma lâmina 3 vezes, feather incluída!
Claro, vou a caminho dos 2 meses de Barbear Clássico!

Pois, isso que dizes também me parece bastante importante, porque eu reparo que ainda tenho o vício de me barbear com muitas passagens pequeninas como fazia com a gillete sensor excel, não só prejudico a minha pele como gasto mais a lâmina.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal