Bem-vindo!Entre a Merkur e a EJ, tenho ambas e recomendo. O facto de uma máquina ser mais ou menos agressiva pode ser compensado usando uma lâmina mais/menos afiada. A EJ é boa para iniciar, suave e eficaz.
Para se iniciar nesta nobre Arte?!Primeiro vai ter de fixar os seus movimentos: a coordenação olho-mão, a motricidade fina e toda a memória muscular (ou percepção cinestésica) associada ao acto.Para começar esta tarefa recomendaria uma Muhle R89 ou uma EJ: permitem erros de iniciante, são suaves na face, design depurado e bonito, bem equilibradas e já consensuais entre os wetshavers, cá e externamente, creio.A 37C Slant é também uma excelente máquina, mas está subjacente já ter interiorizado os movimentos da mão.Ao pegar nela e aplicá-la à face não é um movimento que pareça natural, exige alguma habituação ver assim a lâmina torcida e a guardbar em ângulo, existe um certo receio latente ao pousá-la na face...isto não me tirará uma talhada...?Quanto a comprar duas agora?! O que sempre recomendo é ir com calma e experimentar primeiro uma mais suave e trial risk-free, aprender os gestos, aprender o sabão, aprender as lâminas mais adequadas ao seu rosto e todos os demais rituais associados,cristalizando assim o seu know-how nestes primeiros tempos.Depois já com essa matriz interiorizada e standard de medida, poderá passar para outras máquinas, porque tem onde construir e acumular mais saber, evoluindo assim no seu gosto estético e pessoal.E depois com 19 anos, e não me levará a mal, ainda "está tudo por fazer": vai gostar de mais coisas entretanto (mesmo nesta área...), aprender outros sabores e o gosto sempre a mudar até acabar por vincar a sua própria personalidade lá mais para a frente.Neste momento ainda é tudo muito volúvel: supondo que compra as duas e acaba por gostar mais de uma do que de outra...nunca saberá se foi por falta de técnica e descoordenação de newbie ou se realmente não gosta mesmo dela "porque sim"...Repare ainda que ambas estão em produção actualmente.Gostou mesmo deste mundo, quer avançar...amanhã continuarão disponíveis. Lia-o acima "... para o futuro quando tiver mais técnica..." O futuro, se assim o posso dizer, não existe. Existe sim apenas o hoje e as suas circunstâncias actuais. Porque não espera mais um pouco para saber o homem que será de futuro? Continuará a gostar da mesma forma como hoje o faz? Gosta agora para o futuro? Talvez venha a desenvolver outro gosto pessoal pq entretanto também cresceu neste mundo? Quantos de nós trouxemos os gostos dos nossos 19 anos? Claro, muita coisa ficou desses "loucos anos" mas muita coisa também deixamos para trás... Mas de tudo isto fará a triagem do que julgar útil e, claro, mera opinião pessoal.Bem-vindo!!
Para se iniciar nesta nobre Arte?!Primeiro vai ter de fixar os seus movimentos: a coordenação olho-mão, a motricidade fina e toda a memória muscular (ou percepção cinestésica) associada ao acto.Para começar esta tarefa recomendaria uma Muhle R89 ou uma EJ: permitem erros de iniciante, são suaves na face, design depurado e bonito, bem equilibradas e já consensuais entre os wetshavers, cá e externamente, creio.A 37C Slant é também uma excelente máquina, mas está subjacente já ter interiorizado os movimentos da mão.Ao pegar nela e aplicá-la à face não é um movimento que pareça natural, exige alguma habituação ver assim a lâmina torcida e a guardbar em ângulo, existe um certo receio latente ao pousá-la na face...isto não me tirará uma talhada...?Quanto a comprar duas agora?! O que sempre recomendo é ir com calma e experimentar primeiro uma mais suave e trial risk-free, aprender os gestos, aprender o sabão, aprender as lâminas mais adequadas ao seu rosto e todos os demais rituais associados,cristalizando assim o seu know-how nestes primeiros tempos.Depois já com essa matriz interiorizada e standard de medida, poderá passar para outras máquinas, porque tem onde construir e acumular mais saber, evoluindo assim no seu gosto estético e pessoal.E depois com 19 anos, e não me levará a mal, ainda "está tudo por fazer": vai gostar de mais coisas entretanto (mesmo nesta área...), aprender outros sabores e o gosto sempre a mudar até acabar por vincar a sua própria personalidade lá mais para a frente.Neste momento ainda é tudo muito volúvel: supondo que compra as duas e acaba por gostar mais de uma do que de outra...nunca saberá se foi por falta de técnica e descoordenação de newbie ou se realmente não gosta mesmo dela "porque sim"...Repare ainda que ambas estão em produção actualmente.Gostou mesmo deste mundo, quer avançar...amanhã continuarão disponíveis. Lia-o acima "... para o futuro quando tiver mais técnica..." O futuro, se assim o posso dizer, não existe. Existe sim apenas o hoje e as suas circunstâncias actuais. Porque não espera mais um pouco para saber o homem que será de futuro? Continuará a gostar da mesma forma como hoje o faz? Gosta agora para o futuro? Talvez venha a desenvolver outro gosto pessoal pq entretanto também cresceu neste mundo? Quantos de nós trouxemos os gostos dos nossos 19 anos? Claro, muita coisa ficou desses "loucos anos" mas muita coisa também deixamos para trás... Mas de tudo isto fará a triagem daquilo que julgar útil e, claro, mera opinião pessoal.Bem-vindo!!
Obrigado pela "aula", ou melhor, convenhamo-nos chamar de "O CONSELHO" do Grande Lamina... hehe! E obrigado à todos pelos comentários e pelas saudações de boas vindas! vou seguir com uma Muhle R89, um bom pincel Semogue e comprar um pack de lâminas mistas... quanto ao sabão...realmente é melhor que o creme ? é que eu nunca utilizei... Abraço à todos!