Author Topic: Ajude-me a iniciar nesta Arte! =D  (Read 6588 times)

Offline ErickP

• Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Respect: 0
    • Email
Ajude-me a iniciar nesta Arte! =D
« on: March 03, 2012, 02:44:12 pm »
0
Estou com imensa vontade de me iniciar no barbear clássico, mas também possuo imensa dúvidas a cerca de qual kit de equipamentos devo comprar.
 Em primeiro lugar, possuo uma barba levemente falhada, e que demora um pouco a crescer (acredito que devido eu possuir apenas 19 anos), devido a estes fatores eu não consigo fazer a barba todos os dias, ainda mais com lâminas descartáveis, sem me irritar ou ficar com borbulhas, portanto só com intervalos de 2 em 2 dias consigo um resultado aceitável. uso tambem um barbeador phillips eletrico, mas ele não corta muito rente e é desprazeroso a sua utilização.
 Gostaria portanto de uma máquina que me deixasse bem escanhoado sem irritar minha pele ao fazer minha barba todos os dias. Surge então a dúvida: uma Slant bar Merkur 37C seria ideal? ou devo começar com uma merkur 34 C ? conheço pouco sobre as muhle e edwin jagger, será que se encaixariam melhor a meu caso em relação à merkur? estou afim de comprar na shaving.ie, dizem que entregam rápido e os preços são bons. se possível me indique um kit de lâminas, pincel e máquina.

*lembrando que gostaria de uma breve explicação sobre a Slant Bar se possível.
Obrigado pela atenção de todos colegas e me perdoem pelo incômodo.   ;D

Offline eduzaneti

• Numa nice c/ Old Spice
    • Email
Re:Ajude-me a iniciar nesta Arte! =D
« Reply #1 on: March 03, 2012, 02:49:07 pm »
0
Aqui vai minha opnião:

As Merkur são mais agressivas, portanto acho que não seria mais indicada.
As Muhle/EJ e Gillette antiga são bem suaves, são pro dia-a-dia pra mim.

Pincel tem uma infinidade... Semogue, Omega, chineses e etc... vai do seu gosto e bolso.

Lamina? só testando.
Eduardo Zaneti 
Paraná - Brasil

Offline ErickP

• Maçarico
  • *
    • Email
« Reply #2 on: March 03, 2012, 02:52:06 pm »
0
eduzaneti, muito obrigado pela opnião dada, a menor agressividade de outras marcas influenciariam na qualidade do corte? como sou iniciante gostaria de algo com nobre qualidade e de fácil aprendizado, se possível, é claro.

Offline brg

• Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • Respect: +13
« Reply #3 on: March 03, 2012, 02:59:20 pm »
0
Bem-vindo!

Entre a Merkur e a EJ, tenho ambas e recomendo. O facto de uma máquina ser mais ou menos agressiva pode ser compensado usando uma lâmina mais/menos afiada. A EJ é boa para iniciar, suave e eficaz.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline ErickP

• Maçarico
  • *
    • Email
« Reply #4 on: March 03, 2012, 03:17:03 pm »
0
Bem-vindo!

Entre a Merkur e a EJ, tenho ambas e recomendo. O facto de uma máquina ser mais ou menos agressiva pode ser compensado usando uma lâmina mais/menos afiada. A EJ é boa para iniciar, suave e eficaz.

Endendo; e no caso de uma slant bar° é muito perigoso começar com uma dessas? estou pensando agora em comprar uma open e uma slant quem sabe pra quando tiver mais experiência. axo q uma slant da Merkur e uma Open da EJ q tal? obrigado!

Offline brg

• Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • Respect: +13
« Reply #5 on: March 03, 2012, 04:40:36 pm »
0
Tenho a Mühle R41 Open Comb anterior ao modelo actual, e na minha opinião é mais agressiva que a 34C. Não conheço a Slant, mas todas elas funcionam, com níveis diversos de agressividade.

A EJ seria melhor para iniciar, sabendo que de início os resultados não serão os mais apurados (qualquer que seja a máquina). Depois se achares a EJ pouco eficaz, podes sempre vendê-la facilmente.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #6 on: March 03, 2012, 04:49:56 pm »
0
Como os confrades deram todas as dicas, só me resta dar as boas-vindas!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline lamina

• Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Ajude-me a iniciar nesta Arte! =D
« Reply #7 on: March 03, 2012, 05:09:28 pm »
0
Para se iniciar nesta nobre Arte?!

Primeiro vai ter de fixar os seus movimentos: a coordenação olho-mão, a motricidade fina e toda a memória muscular (ou percepção cinestésica) associada ao acto.

Para começar esta tarefa recomendaria uma Muhle R89 ou uma EJ: permitem erros de iniciante, são suaves na face, design depurado e bonito, bem equilibradas e já consensuais entre os wetshavers, cá e externamente, creio.

A 37C Slant é também uma excelente máquina, mas está subjacente já ter interiorizado os movimentos da mão.Ao pegar nela e aplicá-la à face não é um movimento que pareça natural, exige alguma habituação ver assim a lâmina torcida e a guardbar em ângulo, existe um certo receio latente ao pousá-la na face...isto não me tirará uma talhada...?

Quanto a comprar duas agora?! O que sempre recomendo é ir com calma e experimentar primeiro uma mais suave e trial risk-free, aprender os gestos, aprender o sabão, aprender as lâminas mais adequadas ao seu rosto e todos os demais rituais associados,cristalizando assim o seu know-how nestes primeiros tempos.

Depois já com essa matriz interiorizada e standard de medida, poderá passar para outras máquinas, porque tem onde construir e acumular mais saber, evoluindo assim no seu gosto estético e pessoal.

E depois com 19 anos, e não me levará a mal, ainda "está tudo por fazer": vai gostar de mais coisas entretanto (mesmo nesta área...), aprender outros sabores e o gosto sempre a mudar até acabar por vincar a sua própria personalidade lá mais para a frente.Neste momento ainda é tudo muito volúvel: supondo que compra as duas e acaba por gostar mais de uma do que de outra...nunca saberá se foi por falta de técnica e descoordenação de newbie ou se realmente não gosta mesmo dela "porque sim"...

Repare ainda que ambas estão em produção actualmente.Gostou mesmo deste mundo, quer avançar...amanhã continuarão disponíveis. Lia-o acima "... para o futuro quando tiver mais técnica..." O futuro, se assim o posso dizer, não existe. Existe sim apenas o hoje e as suas circunstâncias actuais. Porque não espera mais um pouco para saber o homem que será de futuro? Continuará a gostar da mesma forma como hoje o faz? Gosta agora para o futuro? Talvez venha a desenvolver outro gosto pessoal pq entretanto também cresceu neste mundo? Quantos de nós trouxemos os gostos dos nossos 19 anos? Claro, muita coisa ficou desses "loucos anos"  8) mas muita coisa também deixamos para trás...  

Mas de tudo isto fará a triagem daquilo que julgar útil e, claro, mera opinião pessoal.

Bem-vindo!!
« Last Edit: March 03, 2012, 05:45:20 pm by lamina »

Offline bleddyn

• A obra de Valobra
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
« Reply #8 on: March 03, 2012, 05:20:04 pm »
0
Depois do que o lamina escreveu em cima e que subscrevo na íntegra só posso acrescentar isto: Bem-vindo.
O resto já está tudo (e bem) dito ;).

Offline ClaudioBP

• Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • Respect: +316
    • Email
« Reply #9 on: March 03, 2012, 05:45:40 pm »
0

Primeiro vai ter de fixar os seus movimentos: a coordenação olho-mão, a motricidade fina e toda a memória muscular (ou percepção cinestésica) associada ao acto.

Para começar esta tarefa recomendaria uma Muhle R89 ou uma EJ: permitem erros de iniciante, são suaves na face, design depurado e bonito, bem equilibradas e já consensuais entre os wetshavers, cá e externamente, creio.

A 37C Slant é também uma excelente máquina, mas está subjacente já ter interiorizado os movimentos da mão.Ao pegar nela e aplicá-la à face não é um movimento que pareça natural, exige alguma habituação ver assim a lâmina torcida e a guardbar em ângulo, existe um certo receio latente ao pousá-la na face...isto não me tirará uma talhada...?

Quanto a comprar duas agora?! O que sempre recomendo é ir com calma e experimentar primeiro uma mais suave e trial risk-free, aprender os gestos, aprender o sabão, aprender as lâminas mais adequadas ao seu rosto e todos os demais rituais associados,cristalizando assim o seu know-how nestes primeiros tempos.

Depois já com essa matriz interiorizada e standard de medida, poderá passar para outras máquinas, porque tem onde construir e acumular mais saber, evoluindo assim no seu gosto estético e pessoal.

E depois com 19 anos, e não me levará a mal, ainda "está tudo por fazer": vai gostar de mais coisas entretanto (mesmo nesta área...), aprender outros sabores e o gosto sempre a mudar até acabar por vincar a sua própria personalidade lá mais para a frente.Neste momento ainda é tudo muito volúvel: supondo que compra as duas e acaba por gostar mais de uma do que de outra...nunca saberá se foi por falta de técnica e descoordenação de newbie ou se realmente não gosta mesmo dela "porque sim"...

Repare ainda que ambas estão em produção actualmente.Gostou mesmo deste mundo, quer avançar...amanhã continuarão disponíveis. Lia-o acima "... para o futuro quando tiver mais técnica..." O futuro, se assim o posso dizer, não existe. Existe sim apenas o hoje e as suas circunstâncias actuais. Porque não espera mais um pouco para saber o homem que será de futuro? Continuará a gostar da mesma forma como hoje o faz? Gosta agora para o futuro? Talvez venha a desenvolver outro gosto pessoal pq entretanto também cresceu neste mundo? Quantos de nós trouxemos os gostos dos nossos 19 anos? Claro, muita coisa ficou desses "loucos anos"  8) mas muita coisa também deixamos para trás...  

Mas de tudo isto fará a triagem do que julgar útil e, claro, mera opinião pessoal.

Bem-vindo!!

O homem do norte já falou tudo!!! bem-vindo!
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline ErickP

• Maçarico
  • *
    • Email
« Reply #10 on: March 03, 2012, 06:01:50 pm »
0

Mas de tudo isto fará a triagem daquilo que julgar útil e, claro, mera opinião pessoal.

Bem-vindo!!

Obrigado pela "aula", ou melhor, convenhamo-nos chamar de "O CONSELHO" do Grande Lamina... hehe! E obrigado à todos pelos comentários e pelas saudações de boas vindas! vou seguir com uma Muhle R89, um bom pincel Semogue e comprar um pack de lâminas mistas... quanto ao sabão...realmente é melhor que o creme ? é que eu nunca utilizei... Abraço à todos!

Offline orlandosn

• Devoto de São Martin de Candre
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
« Reply #11 on: March 03, 2012, 06:07:09 pm »
0

Obrigado pela "aula", ou melhor, convenhamo-nos chamar de "O CONSELHO" do Grande Lamina... hehe! E obrigado à todos pelos comentários e pelas saudações de boas vindas! vou seguir com uma Muhle R89, um bom pincel Semogue e comprar um pack de lâminas mistas... quanto ao sabão...realmente é melhor que o creme ? é que eu nunca utilizei... Abraço à todos!

Boas escolhas, sábias palavras. E bem-vindo! ;)

Nota: é cada vez mais um prazer ler o que o Gil escreve!  :)

Orlando

Offline mlmoraes01

• Realmente Musgo
« Reply #12 on: March 03, 2012, 06:32:54 pm »
0
Bem-vindo, Erick!!!

Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #13 on: March 03, 2012, 11:34:35 pm »
0
Olá, bem vindo! :)

Já tens bons conselhos, dados por Mestre Gil, nada mais há a dizer! Estás em boas mãos!
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #14 on: March 03, 2012, 11:49:39 pm »
0
Uma máquina que é excelente para iniciação é a Gillette New Short Comb: leve, suave, bastante perdoadora de erros iniciais e linda, principalmente se for rodium replated como a minha!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal