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henrique:
As canetas de aparo que por aqui tenho não fazem aquela escrita um bocado mais artística (ok a mão do escritor também não o é muito), para aqueles com mais experiência que tipo de aparo, ou caneta recomendam para dar um efeito visual mais interessante?

lamina:
Oa aparos ou nibs podem ter diferentes larguras (à ponta que assenta no papel) e diversos cortes: rectos/horizontais ou em ângulo (para a esquerda ou direita)

Quanto mais grosso for o nib mais confortável é a escrita.Um nib fino assenta no papel como uma faca, um grosso como uma bola.

O fino terá tendência a cortar o papel e a afundar-se, um grosso não.Porquê? Questão de distribuir o mesmo peso de 40 kls por exemplo, aplicados pela mão, numa superficie de metal de 1 mm ou de 2 mm. Quanto mais largo for o nib mais o peso se distribui por toda a área da ponta e isto exponencialmente.

Para começar bem e sem problemas, na arte da caligrafia, por exemplo, ou mesmo no dia-a-dia, sem sentir nenhum arrastamento/fricção ao papel? A Joy 3.50 vermelha da Lamy.

A escrita em itálico tem um nib cortado em ângulo: olhando para ela à contra-luz vê-se que não é horizontal mas é cortado "em rampa" por assim dizer.

Nos nibs apesar de cada fabricante ter, frequentemente, a sua própria largura e standard, é mais ou menos aceite que 3 F's será extra fino (FFF) M  médio (e é quase sempre este que vem de fábrica para alcançar o maior consenso possível entre todos os eventuais compradores) e o B será o mais largo de todos (1 Bold, BB, BBB).

Nos últimos dez anos a tendência é para a escrita fina e extra-fina devido a uma certa standartização que as rollers de gel trouxeram, cuja pigmento da tinta está diluído em óleo, e já não numa solução mais aquosa.

Este gosto pela escrita fina, migra assim para as permanentes, apesar do nib fino marcar mais o papel fazendo sulcos e gastar-se mais depressa porque menor área por onde distribuir o peso, logo mais atrito/fricção.

Hoje qualquer nib pode ser substituído (sem excepção) variando os preços dos dois euros aos 200 e 300 euros, ver mais, daqueles feitos à mão de ouro (ou banhados a ouro) para uma caneta especifica (cuja linha da tinta/o conduto que traz a tinta do depósito para a frente do aparo) é cortado com uma micro-serra rotativa de diamante com micróns de largura ou um trabalho de precisão e alta-joalharia.

orlandosn:

--- Quote from: lamina on March 10, 2012, 12:26:05 am ---Para começar bem e sem problemas, na arte da caligrafia, por exemplo, ou mesmo no dia-a-dia, sem sentir nenhum arrastamento/fricção ao papel? A Joy 3.50 vermelha da Lamy.

--- End quote ---

Gil, sabe se esta Lamy Joy 3.50 é coisa para custar horrores de euros ? ??? E já agora... a Lamy Safari ?  ???

maxlawbr:
Caramba,

O Gil é também, o guru da caneta, perfeita a explicação.

Uma Lamy Safari está na faixa dos 35 dólares, nos EUA, e é uma caneta excelente. Usei uma nos tempos de colégio e ela aguentou firme todas as suas provações, só não a tenho porque perdi na época da faculdade, daí começei a usar umas mais caras e a tomar mais cuidado.

Veja no site oficial.

http://www.lamyusa.com/fountain_main_safari.php

Eu acho que a Lamy é uma excelente caneta para quem quer começar, sem contar que é uma caneta bonita e estilosa.

Para fazer as coisas de calígrafo, eu andei vendo um kit da Sheaffer, que tem monte de ponta diferente para usar para cada tipo de letra e de escrita, chama Sheaffer Calligraphy, e vi no site oficial da marca que tem até uma caneta de escrita regular.

http://www.sheaffer.com/writing/index.php?catID=3

É um assunto deveras interessante.

Max

GADREL:

--- Quote from: henrique on March 09, 2012, 11:58:33 pm ---As canetas de aparo que por aqui tenho não fazem aquela escrita um bocado mais artística (ok a mão do escritor também não o é muito), para aqueles com mais experiência que tipo de aparo, ou caneta recomendam para dar um efeito visual mais interessante?

--- End quote ---
Lamy Safari, Parker Frontier, Waterman Phileas, Sheaffer Prelude... (penas M ou B)
Todas ótimas canetas! ;)

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