Author Topic: Parker 21  (Read 17364 times)

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re:Parker 21
« Reply #15 on: March 20, 2012, 07:50:10 pm »
0
Entretanto consegui encontrar uma foto na internet, parece que é de rosca, mas para já não consegui mover nem um milimetro lol


« Last Edit: March 21, 2012, 12:17:51 pm by jltgonca »

Offline henrique

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1329
  • Respect: 0
Re:Parker 21
« Reply #16 on: March 20, 2012, 08:03:38 pm »
0
Entretanto consegui encontrar uma foto na internet, parece que é de rosca, mas para já não consegui mover nem um milimetro lol

http://www.penturners.org/forum/attachments/f50/2201d1222912408-parker-21-disassembly-help-second.jpg


É um bocado diferente do que eu cá tenho  :-\

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Parker 21
« Reply #17 on: March 20, 2012, 11:23:24 pm »
0
Parabéns por essa preciosidade!

Segui os conselhos do GADREL para pôr a minha Esprit novamente em condições, água corrente fria foi o suficiente. Essa precisou de um bocadinho mais, mas a técnica está aprovada.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re:Parker 21
« Reply #18 on: March 21, 2012, 12:04:40 pm »
0
É um bocado diferente do que eu cá tenho  :-\

Pois o sistema é diferente.

Parabéns por essa preciosidade!

Segui os conselhos do GADREL para pôr a minha Esprit novamente em condições, água corrente fria foi o suficiente. Essa precisou de um bocadinho mais, mas a técnica está aprovada.

Obrigado!
Sim a técnica está mais que aprovada!

Do que estive a ler parece-me que haverá então uma fuga ali naquele anel (onde a tampa segura por fricção) o que pode indicar simplesmente o selante usado já não funcionar a 100%, mas para ver tenho que desenrroscar o que pode ser dificil...

Para já deixei durante a noite em água, depois vou tentar com cuidado e talvez aplicando um pouco de calor, por exemplo com água um pouco morna, para ver se solta.

A esperança é a última a morrer lol Mesmo que não tenha remédio, pelo menos tentei! ;)

EDIT:

entretanto fui verificar fugas no saco de borracha, com a caneta emersa em água para ver de onde poderia sair bolhas de ar, apenas bastantes bolhas e grandes na ponta na primeira vez, na segunda pequeninas bolhas também na ponta, e apartir daqui mais nada e nada de bolhas de outros sítios.

Aparentemente o sistema está bom, o respiradouro estará no lugar. Pelo que a teoria da fuga e selante sem efeito será a minha melhor ideia.

Agora para desenrroscar talvez tenha de aplicar um pouco de calor até 60º para o selante deixar que desenrrosque, ainda vou ver como fazer isso.

A caneta já está completamente limpa, já não sai água azul, e já se consegue ver o saco de borracha transparente a contra-luz.
« Last Edit: March 21, 2012, 12:23:32 pm by audax »

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Parker 21
« Reply #19 on: March 22, 2012, 08:46:16 am »
0
Lembrem-se, Caros Confrades, em canetas-tinteiro, só água fria! ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re:Parker 21
« Reply #20 on: March 22, 2012, 03:08:58 pm »
0
Efectivamente, na limpeza apenas usei água fria como aconselhado e resulta muitíssimo bem.

Mas como tinha que desmontar a caneta para tentar ver qual o problema, tive que investigar como o fazer.

Para desenrroscar, como na rosca leva um selante, shellac, ou goma laca em português, será necessário aplicar, com muito cuidado, algum calor para que o selante volte a um estado mais líquido que permita desenrroscar.

Com muito cuidado, com um secador, apliquei calor localizado, aos poucos, sempre atenção para não aquecer muito e ia sempre tentando rodar, com um pouco de paciência lá consegui, resultado:



Não consegui verificar nada de mal, nada partido etc pelo que suponho que seria o selante que já não estaria bem, poderia ter "quebrado" e então deixar passar tinta que fica armazenada ali na ponta ("hood"). Pelo que penso que após limpeza se voltar a aplicar selante e montar, deverá estar em condições, se não a outra hipotese poderá ser alguma fuga no saco de borracha.

Agora a questão: tenho de ir á procura onde arranjar a tal goma laca, tenho de dar uma volta aqui pelas drogarias lol

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re:Parker 21
« Reply #21 on: March 23, 2012, 01:04:57 pm »
0
Ainda estou a tentar tirar aquela parte de metal que protege a borracha e funciona também como "squeezer", pois é por aí que por vezes sai uma gotinha de água agora nos testes.

Aquilo é fixo apenas por pressão, não tem rosca, mas é diífcil como tudo pois é um encaixe muito apertado...

A saga continua lol

P.S.: quen diria que eu iria para um forum de barbear clássico e acabar a reparar uma caneta vintage de aparo  ;D ;D

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Parker 21
« Reply #22 on: March 24, 2012, 12:16:06 am »
0
Ainda estou a tentar tirar aquela parte de metal que protege a borracha e funciona também como "squeezer", pois é por aí que por vezes sai uma gotinha de água agora nos testes.
O Ink Sac(borracha), deve estar estragado, por ação danosa das tintas.
No caso da Parker 21, a manutenção torna-se uma tarefa muito mais difícil, do que nas Parker 51, pois a princípio, ela não foi projetada para isso, pois sendo uma caneta barata, em sua época, a grande maioria quando fora de serviço, ia para o lixo!
Abraços e boa sorte! ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re:Parker 21
« Reply #23 on: March 24, 2012, 12:40:31 pm »
0
Sim efectivamente era o sac que não estava em condições.

Fui uma luta para conseguir tirar filler/guard pois fica mesmo muito apertado, realmente estas Parker 21 não forma projectadas para manutenção. No entanto consegui e sem estragos, ou quase, o clutch ring separou-se as suas partes (que me parecem "coladas" também com shellac).

Bem o sac estava muito solto, verifiquei tinta entre o sac e o plástico, onde deveria estar "hermético" e com pouco shellac, também nessa zona estava algo ressequido, facilmente saiu sem esforço.

Assim sendo não haverá grandes dúvidas de onde vinha o problema, pois era por aí que saía um pouco de tinta e depois por cima também (ficava entre o filler/guard e o sac).

Já encontrei este site que vendo peças:

http://www.pendemonium.com/

Portanto agora é encomendar o sac, que para a Parker 21 será: Pen Sac 17-1/2N
Shellac para "colar"/selar o sac e as roscas e tmabém um clutch ring, just in case lol

Realmente está a dar trabalho, se calhar a caneta não valerá este trabalho todo (se bem que as peças são baratitas) mas o valor sentimental é maior e, admito, até me está a dar prazer fazer este trabalho, espero ter sucesso  :D

Abraço Gadrel!
E obrigado a todos pelas dicas etc
 ;)

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Parker 21
« Reply #24 on: March 25, 2012, 12:17:16 am »
0
Caro audax, que boa notícia!
O site que indicaste é dos melhores, boas compras!
Abraços e boa sorte! :D
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Parker 21
« Reply #25 on: March 25, 2012, 02:04:19 am »
0
Achei o site com navegação pouco amigável! Mas interessante!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re:Parker 21
« Reply #26 on: March 25, 2012, 02:45:58 pm »
0
Obrigado Gadrel e até fico mais descansado por ter o aval positivo sobre o site  :D

Sim caro jltgonca também achei o site pouco amigável, mas tem muita coisa interessante.

Bem amanhã já devo fazer a encomenda, vamos lá ver  ;D

P.S.: entretanto ao ver várias coisas sobre o mundo das canetas acabei me lembrando da minha primeira caneta de aparo, ou caneta de tinta permanente, teria eu uns 8 ou 9 e a usei na escola durante uns anitos... e agora a foto para rir:




http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll?VISuperSize&item=120772659677


Sim uma caneta das tartarugas ninja :D :D :D ;D ;D, mas que eu adorava e escrevia muito bem. É bem provável que ainda a tenha por aí perdida algures...  ;D

NUma nota mais séria lol vi agora uma caneta que me enche as medidas de uma marca que sempre tive um certo fascinio, sem qualquer razão em particular lol apenas gosto: Waterman e agora em particular a Hemisphére



Simples e elegante.
« Last Edit: March 25, 2012, 06:28:31 pm by jltgonca »

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Parker 21
« Reply #27 on: March 25, 2012, 06:29:10 pm »
0
Essa Waterman é demaaaaaaaiissssss!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline maxlawbr

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 540
  • Respect: 0
    • Email
Re:Parker 21
« Reply #28 on: March 25, 2012, 10:11:13 pm »
0
Para limpeza, deixe de molho em água morna! E tintas, compre sempre Parker!

Exato,

Tintas Parker, a única com Solv.X

Deixe de molho, dê umas apertadas na bomba para encher o reservatório de tinta com água e "soprar" a tinta suja para fora, e só.

Se a coisa estiver muito encrustrada, use uma ou duas gotas de Cândida na água.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Parker 21
« Reply #29 on: March 26, 2012, 03:38:41 am »
0
Para limpeza, deixe de molho em água morna! E tintas, compre sempre Parker!

Exato,

Tintas Parker, a única com Solv.X

Deixe de molho, dê umas apertadas na bomba para encher o reservatório de tinta com água e "soprar" a tinta suja para fora, e só.

Se a coisa estiver muito encrustrada, use uma ou duas gotas de Cândida na água.
Se me permite, Caro Max, só água fria, mais nada!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal