Author Topic: Navalha WAPIENICA  (Read 15000 times)

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
    • Vintage Scent
Re: Navalha WAPIENICA
« Reply #15 on: October 03, 2012, 10:56:29 pm »
No meu caso, é mais uma questão de gosto pessoal, prefiro dar uns 130€ por uma Dovo Bismarck nova. Ainda não me convence muito a ideia de comprar navalhas usadas e ainda por um preço súperior.

Não vejo porque não. As navalhas de antigamente são de melhor qualidade. Na altura havia muita concorrência e grande "know-how", como tal, o produto final era muito bom, fosse qual fosse a marca.

...uma nova linha de navalhas que em breve vai ser comercializada…
Oh SPICE, não há alguma coisa que nos querias contar??? :P

Sou todo ouvidos, mas especialmente sou todo "mãos e cara", isto é, estou curioso para fazer o test-drive. Quanto aos cabos serem todos "XPTO", o eBay está carregado de navalhas com cabos bonitos, mas que a lâmina vale menos que o cabo. Que aço usaram?
« Last Edit: October 03, 2012, 10:58:33 pm by Leon »
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
Re: Navalha WAPIENICA
« Reply #16 on: October 03, 2012, 11:05:29 pm »
No meu caso, é mais uma questão de gosto pessoal, prefiro dar uns 130€ por uma Dovo Bismarck nova. Ainda não me convence muito a ideia de comprar navalhas usadas e ainda por um preço súperior.

Não vejo porque não. As navalhas de antigamente são de melhor qualidade. Na altura havia muita concorrência e grande "know-how", como tal, o produto final era muito bom, fosse qual fosse a marca.


As Filarmonica (hoje tão valorizadas) foram, na altura, a resposta barata e local dos espanhóis ao material de Solingen, Sheffield, Eskilstuna e etc.... E mesmo sendo uma navalha pensada para ser low-cost, na sua época, era de excelente qualidade, daí a procura, e os preços que atingem no ebay, hoje em dia...

Mas também não digo que não a uma TI ou a uma Dovo nova... mandem-nas para minha casa, que eu tomo conta delas. :D

...uma nova linha de navalhas que em breve vai ser comercializada…
Oh SPICE, não há alguma coisa que nos querias contar??? :P

Sou todo ouvidos, mas especialmente sou todo "mãos e cara", isto é, estou curioso para fazer o test-drive. Quanto aos cabos serem todos "XPTO", o eBay está carregado de navalhas com cabos bonitos, mas que a lâmina vale menos que o cabo. Que aço usaram?

Muito, muito interessante... :)
« Last Edit: October 03, 2012, 11:09:01 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline BeKhO_84

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 487
Re: Navalha WAPIENICA
« Reply #17 on: October 05, 2012, 02:42:35 am »
Não vejo porque não. As navalhas de antigamente são de melhor qualidade. Na altura havia muita concorrência e grande "know-how", como tal, o produto final era muito bom, fosse qual fosse a marca.

Não digo que sejam melhores ou piores, mas uma navalha usada dificilmente esta impecável em termos de oxidação e digamos que... pronto eu sou um bocado picuinhas nesse aspeto.

Mas já agora aproveito para colocar uma duvida, imagino que hajam marcas (como a Dovo por exemplo) que tenham trabalhado ininterruptamente, pelo que até agora não devem ter perdido o know-how dos seus empregados (mestres navalheiros ou como lhe chamem) e tendo ainda em conta que hoje em dia devem ter melhores ferramentas do que digamos 30-40 anos atras, porque é que as navalhas de hoje em dia são piores. Apenas falta de concorrência?
BeKhO_84

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re: Navalha WAPIENICA
« Reply #18 on: October 05, 2012, 11:13:54 am »
Pq as antigas eram feitas a mao, pq antigamente as empresas se preocupavam com qualdiade e hoje com produtividade, pq quem fazia tinha SKILL.., Pq hoje os empresários só olham pra maquina como patrimonio, pq antigamente o patrimonio era o funcionario, pq este mundo privilegia o que vem da china a preço de merreca. E convenhamos, os xingling tão aprendendo a fazer coisa boa.
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
    • Vintage Scent
Re: Navalha WAPIENICA
« Reply #19 on: October 05, 2012, 07:01:32 pm »
Não digo que sejam melhores ou piores, mas uma navalha usada dificilmente esta impecável em termos de oxidação e digamos que... pronto eu sou um bocado picuinhas nesse aspeto.

Impecável, só as NOS. Mas as minhas de "barbear corrente", as que uso dia a dia, são os meus patinhos feios. Têm "patina", pontos de oxidação, mas barbeiam que são um sonho. Recentemente "ressuscitei" uma James Barlow com 150 anos e uma Heljestrand MK 5 com quase 1 século que ambas metem qualquer navalha de produção corrente no bolso.

Mas já agora aproveito para colocar uma duvida, imagino que hajam marcas (como a Dovo por exemplo) que tenham trabalhado ininterruptamente, pelo que até agora não devem ter perdido o know-how dos seus empregados (mestres navalheiros ou como lhe chamem) e tendo ainda em conta que hoje em dia devem ter melhores ferramentas do que digamos 30-40 anos atras, porque é que as navalhas de hoje em dia são piores. Apenas falta de concorrência?

Nem sempre. Pegando no teu exemplo, a Dovo "oscilou" de qualidade durante a sua história. Só conhecendo e percebendo o trajecto da marca se consegue traçar a qualidade. Por ex., as melhores "Dovo" são da época "Fritz Bracht" que foi a idade de ouro que a empresa atravessou.
Resumindo, a marca pode ser a mesma, mas muda-se a administração, as máquinas, os profissionais e, claro, a qualidade reflecte-se no produto final, como por ex. a Puma. Só tenho uma Puma, modelo 19 quase 8/8'' e a suavidade do fio é impressionante. Agora que a Puma voltou, as suas novas navalhas não são grande coisa, de acordo com as opiniões.
Não há 100% de certeza, mas diz-se que a Filarmónica começou o declínio nos anos 70-80 por haver um crescente interesse nas lâminas descartáveis modernas que começavam a aparecer. Ao contrário da Thiers-Issard, a Filarmónica entrou rapidamente numa espiral descendente. Diz-se que na altura mandavam os herdeiros de José Monserrat Pou que se calhar não tinham muito jeito para aquilo. Há um rumor até que as ultimas navalhas feitas terão sido feitas no Paquistão...
« Last Edit: October 05, 2012, 09:03:07 pm by Leon »
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re: Navalha WAPIENICA
« Reply #20 on: October 05, 2012, 08:30:02 pm »
Como se diz aqui no Brasil, boniteza não põe mesa.
Se esta feia, mas ta boa, é o que vale. Acabei de lembrar da minha vizinha, Raimunda.. feia de cara, mas boa de b.... (orelha)...  ::)
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline BeKhO_84

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 487
Re: Navalha WAPIENICA
« Reply #21 on: October 09, 2012, 01:59:41 am »
Leon não sabia que a Dovo tinha oscilado tanto na sua qualidade, pois assim de facto faz sentido que as vintage sejam melhores.

Epah isso das Filarmonicas do Paquistão, a ser verdade é muito mau.

Já agora o que é isso que chamas de "patina"? É que desgraçadamente a minha dovo best quality depois do meu último e mais dramático :P barbeado ficou como que manchada, só reparei quando a estava a limpar no fim do barbeado, ficou com uma leve marca como que preta/cinzento escuro. Fazes ideia o que poderá ter manchado a navalha durante o barbeado?


Oh callega não te sabia apreciador de... orelhas :P :P :P
BeKhO_84

Offline SPICE

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 127
    • Email
Re: Navalha WAPIENICA
« Reply #22 on: October 09, 2012, 06:11:06 am »
No meu caso, é mais uma questão de gosto pessoal, prefiro dar uns 130€ por uma Dovo Bismarck nova. Ainda não me convence muito a ideia de comprar navalhas usadas e ainda por um preço súperior.

Não vejo porque não. As navalhas de antigamente são de melhor qualidade. Na altura havia muita concorrência e grande "know-how", como tal, o produto final era muito bom, fosse qual fosse a marca.

...uma nova linha de navalhas que em breve vai ser comercializada…
Oh SPICE, não há alguma coisa que nos querias contar??? :P

Sou todo ouvidos, mas especialmente sou todo "mãos e cara", isto é, estou curioso para fazer o test-drive.

Peço desculpado atraso na resposta, mas não tinha visto o post. Trata-se, pelo que me foi dito, de um grupo que decidiu lançar uma nova linha  a partir de 2013...Assim que me enviarem as amostras desta nova Marca terei todo o prazer em fazer chegar uma as suas mãos para o referido "test drive"  ;)...Penso que até final de Novembro. Pouco sei sobre os aços utilizados, mas pelas fotos que vi e a descrição dos cabos ficai realmente impressionado: todos materiais nobres, osso e madeiras seleccionadas. A ver vamos  :D
« Last Edit: October 09, 2012, 06:15:09 am by SPICE »
Spice must flow ...

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
    • Vintage Scent
Re: Navalha WAPIENICA
« Reply #23 on: October 09, 2012, 10:53:57 am »
Leon não sabia que a Dovo tinha oscilado tanto na sua qualidade, pois assim de facto faz sentido que as vintage sejam melhores.

Epah isso das Filarmonicas do Paquistão, a ser verdade é muito mau.

Já agora o que é isso que chamas de "patina"? É que desgraçadamente a minha dovo best quality depois do meu último e mais dramático :P barbeado ficou como que manchada, só reparei quando a estava a limpar no fim do barbeado, ficou com uma leve marca como que preta/cinzento escuro. Fazes ideia o que poderá ter manchado a navalha durante o barbeado?


Oh callega não te sabia apreciador de... orelhas :P :P :P

As manchas podem ser o calcário da água. Há aços que mancham com muita facilidade. A minha Le Grelot near wedge é uma "desgraçada". Usei-a meia dúzia de vezes e ficou com "sardas".

"Patina", ou Pátina, é um processo que ocorre em aço já com muitos anos que lhe dá um aspecto mais "envelhecido".

In Wikipedia - "Pátina é um composto químico que se forma na superfície de um metal. Ela se forma naturalmente, pela exposição aos elementos e ao clima, ou artificialmente, com a adição de produtos químicos por artistas ou metalúrgicos."
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Rui

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 834
Re: Navalha WAPIENICA
« Reply #24 on: October 09, 2012, 04:41:04 pm »
A Dovo Best Quality que tenho tambem ganhou manchas porque uma vez passei-lhe um creme de lavanda e não a limpei bem e por isso ficou manchada, mas funciona lindamente.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal