Material > Avaliação de Sabões e Stick

Pre de Provence, savon à raser

(1/6) > >>

oversaturn:
Pre de Provence, savon à raser
Ora bem, para não dizerem por aí que gosto de tudo, e que só faço revisões de material que gosto, e mais não-sei-quantas, resolvi escrever esta revisão acerca do Pre de Provence. ;D

É um sabão de barbear bem conhecido, supostamente fabricado em França, que no entanto apenas é produzido para (e vendido no) mercado norte-americano. De origem vegetal, baseado em óleo de palma, glicerina e com manteiga de karité.

A origem desta marca é objecto de debate - supostamente seria francesa, mas alguns produtos têm erros gramaticais de língua francesa que fazem pensar que a origem pode ser outra... desde logo, nesta imagem podemos ver um deles... a palavra "crème", em francês, será feminino, logo o adjectivo correcto será "enrichie", como está na caixa, e não "enrichi" como está no tubo, um erro que nem um miúdo da primária cometeria. :P O tubo e a caixa tem dizeres diferentes, é um de cada naçon, carago... :P E desde logo a ausência de um fabricante ou da sua morada, não ajuda a esclarecer o mistério.

Mas bom, deixemo-nos de pormenores de somenos importância e passemos à review do sabão. Para esta review, vou usar novamente usar o "formato" roubado ao nosso fórum-irmão, o foroafeitado. ;D

1 -  Formulação:


--- Quote --- Potassium Palmate - Sodium Palmate - Potassium Palm Kernelate - Sodium Palm Kernelate - Glycerin - Water (Aqua) - Palm Kernel Acid - Fragance (Parfum) - Sodium Chloride - Shea Butter (Butyrospermum Parkii) - Pentasodium Pentetate - Tetrasodiun Etidronate - Rosemary (Rosmarinus Officinalis) Extract - Sunflower (Helianthus Annuus) Seed Oil - Citronellol - Coumarin - D - Limonene - Eugenol - Hexyl Cinnamal - Linanool.
--- End quote ---

Trata-se, portanto, de um sabão de base vegetal, baseado em óleo de palma e glicerina. Tem como componentes mais exóticos a manteiga de karité, o extracto de alecrim e o óleo de girassol.

Tão-pouco se vislumbram ingredientes como parabenos, sorbatos, benzoatos, propilenoglicóis, corantes ou conservantes, o que deve agradar a quem tenha problemas com esses componentes, quer sejam de ordem alergológica ou "ideológica". :D

2 - Apresentação:

É um sabão duro, talvez tripple-milled, de 150g de peso. O sabão tem uma gravação na parte de cima em alto-relevo, com o logótipo da marca. Na parte de baixo supostamente terá a mesma gravação mas em baixo relevo, mas infelizmente nunca consegui tirar o meu sabão de dentro da lata, talvez por a mesma me ter chegado amolgada, obra dos serviços postais portugueses. :P A lata é em si muito prática e leve, isso sim, e apesar de não ser (nem pretender ser) propriamente luxuosa, é uma apresentação leve, simples, bonita e eficaz, sem dúvida.
Uma nota talvez para o rótulo, que é de papel simples e pouco resistente à água. Se tiverem o azar de pousar a lata numa superfície molhada, é natural que o rótulo inferior desapareça, e que tenham que consultar este tópico para saber a composição do sabão. Por exemplo, os rótulos da Nanny's são bem mais resistentes. Mas sinceramente  não acho que isto seja um pormenor importante.


3 - Duração:

Elevada. São 150g de um sabão que provavelmente até será um tripple-milled. O que quer dizer que será um sabão duradouro, provavelmente vários meses, mesmo usado diariamente.

4. - Carga de sabão:

Algo demorada. A espuma que sai ao início é muito arejada, e é preciso carregar durante mais tempo que outros sabões, mesmo os tripple-milled do género DR Harris, Provence Santé ou L'Occitane Cade. Há que ter um pouco de paciência, caso contrário, a espuma sairá demasiado arejada. Ajuda bastante humedecer previamente a superfície do sabão.


5 - Capacidade para formar espuma:

Média. Como disse anteriormente, a espuma que sai em primeiro lugar é muito leve e arejada. Diz quem sabe que isto se deve a uma elevada concentração de óleos de alecrim e girassol - sinceramente não posso confirmar se isto é verdade ou não. Após carregar o pincel, requer um pouco de trabalho, quer se faça a espuma na cara ou na tigela, com texugo ou com cerda.

6 - Rácio água/sabão:

Não é um sabão muito tolerante ao excesso de água. A espuma tem uma tendência irritante para se tornar arejada e fina com alguma facilidade, logo não convém juntar demasiada água.


7 - Qualidade da espuma:

Média. Para mim, é uma das minhas principais questões com este sabão. Apesar da espuma resultante ser volumosa e perfeitamente apta para o barbear, não apresenta o brilho ou a densidade que se podem encontrar em outros sabões, como o Provence Santé, o Valobra ou o stick Wilkinson. Eu tenho uma preferência pessoal por espumas densas (se quisesse espumas arejadas, usava espuma de lata, ora!) porque me resultam mais protectoras e hidratantes. Com este sabão, a espuma nunca fica propriamente no ponto que gosto.
Curiosamente, não vejo muito navalheiros a preferir este sabão, e consigo perceber porquê. Essa espuma ligeira  e pouco densa transmite pouca segurança.

8.- Proteção e deslize:

Regular. O deslize é, em geral, muito bom. Em termos de protecção, apesar da espuma ser volumosa, não é propriamente muito densa, e não me transmite a mesma segurança de outros sabões cuja espuma é mais densa.


9 - Sensação na cara:

Boa. É uma sensação neutra, não se sente qualquer sensação refrescante, mentolada ou outra sensação esquisita. O óleo de alecrim pode causar reacção em pessoas sensíveis ou alérgicas a esse componente.

10 - Hidratação e sensação após barbear:

Boa. É certo que tem manteiga de karité, e isso nota-se. A pele fica bem hidratada após o escanhoado, com uma sensação fresca e limpa.


11 - Aroma:

Um aroma fresco e limpo, com um toque herbal/cítrico, mas tampouco nada de extraordinário ou que acrescente algo de novo ao mundo o barbear tradicional. No mundo dos aromas, cada um terá a sua opinião e todas serão válidas, mas devo dizer que não fiquei propriamente impressionado. É verdade que é um aroma fresco, limpo e agradável - mas o aroma do meu detergente de roupa também o é. ;D

12 - Preço e disponibilidade:

Nas lojas norte-americanas, um sabão destes custa cerca de usd$14. Um bom preço, mas a que se tem que juntar as despesas de envio desde o país do Tio Sam. Estranhamente, este sabão supostamente francês apenas se vende nos mercados dos Estados Unidos e do Canadá.

13 - Conclusão:

Um bom sabão de barbear, com qualidade e com uma quantidade duradoura que proporcionará muitos e bons escanhoados.

No entanto, torna-se para mim difícil recomendar positivamente este sabão. A performance não é má, mas tampouco se destaca nesse aspecto. O aroma é fresco, limpo e tal, mas nada para se atirar foguetes. O facto de apenas estar disponível no mercado norte-americano decididamente não ajuda, pois o torna difícil de obter na Europa. Tem um bom pós-barba, é certo, mas o mesmo posso eu dizer de uma data de sabões semelhantes.

Sinceramente, não acho que valha a pena ir a uma loja dos USA para encomendar este sabão. Pessoalmente, acho que se forem à loja da esquina comprar uns sticks Wilkinson ou La Toja, ficam melhor servidos e gastam menos dinheiro. Se querem mesmo comprar algo vindo dos US of A, um Provence Santé ou um RazoRock são opções bem melhores. Se mesmo assim, a curiosidade vos picar, pois adiante!, que eu sinceramente não o recomendo pelas razões que expus acima, mas cada um é como cada qual, e se o comprarem, certamente vos dará muitos e bons escanhoados, pois acaba por ser um produto correcto.

Sei que esta review pode não reflectir o gosto de alguns e até mesmo desagradar a outros (tenho que ir buscar o capacete que já deve vir aí o Lusitano com um cacete na mão :P ;D). Mas muito sinceramente, são estas as minhas impressões acerca deste sabão, e não poderia escrever nada diferente.

GADREL:
Excelente review, Caro oversaturn e concordo que é um bom sabão, mas não é o melhor que já usei! :D

mlmoraes01:

--- Quote from: GADREL on March 29, 2012, 12:26:03 am ---Excelente review, Caro oversaturn e concordo que é um bom sabão, mas não é o melhor que já usei! :D

--- End quote ---

+1!!! Mas gosto do aroma, o que isso vem a ser um gosto pessoal, como todos os aromas!!!

Madaíl:
Obrigado caríssimo! Excelente exposição! Há tempos quando vi julgo eu, as tuas fotos com o sabão achei catita e pesquisei, mas nem cheguei ao ponto de ver mesmo as várias opiniões...O que automaticamente me puxou o pé para trás foi o tal "made in France" que muito provavelmente será United Estates of Francerica ou Franadá ou qq coisa assim.. "Hmmmm não me cheira" pensei eu.. :)

Parabéns e obrigado pelo trabalho! 5*!

oversaturn:
Obrigado pelos vossos comentários, pessoal!


--- Quote from: Madaíl on March 29, 2012, 01:36:19 am ---Obrigado caríssimo! Excelente exposição! Há tempos quando vi julgo eu, as tuas fotos com o sabão achei catita e pesquisei, mas nem cheguei ao ponto de ver mesmo as várias opiniões...O que automaticamente me puxou o pé para trás foi o tal "made in France" que muito provavelmente será United Estates of Francerica ou Franadá ou qq coisa assim.. "Hmmmm não me cheira" pensei eu.. :)

Parabéns e obrigado pelo trabalho! 5*!

--- End quote ---

Exactamente! Geralmente um produto fabricado em França é marcado como "Fabriqué en France", "Produit de France" ou quanto muito, "Made in France" ou algo do género - os franceses são muito ciosos neste aspecto, e até concordo. Este põe "Product of France", o que não bate certo com o espírito Francês...

Não é essencialmente um mau produto, (tem até uma boa quantidade de adeptos nos fóruns norte-americanos), acaba por ser um produto bastante correcto, mas sinceramente a mim não me impressionou...

Navigation

[0] Message Index

[#] Next page

Go to full version