Author Topic: Carga Schneider TopBall 850 05  (Read 9335 times)

Offline mlmoraes01

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2784
  • Respect: 0
Re:Carga Schneider TopBall 850 05
« Reply #15 on: April 01, 2012, 11:22:56 pm »
0


Ótima explicação, caro Gil, o que me impressiona é que o fabricante deve saber de tudo isso e persiste na fabricação deste produto, porque será que não descontinua este e explora mais as esferográficas ou até mesmo, porque será que não melhora a composição da carga da rollerball???




O "problema" é que custou dinheiro desenvolver essa "boa tecnologia"/tinta RB (dita "Gel") e mesmo assim está como vêem: medíocre, ver sofrível no desempenho. Suponho ainda que as máquinas de enchimento e fabrico foram criadas de raiz para essa densidade de tinta em especial e que vamos fazer? Desligá-las?

Como todas as RB são feitas nas mesmas duas ou três fábricas em todo o mundo, e apenas rebranded sob diversos nomes e embalagens distintas, se um fabricante decide parar que fará o mercado quando souber? E os outros fabricantes sofrerão um efeito dominó?

Neste momento boas RB são as escolares e as de entrada de gama que dada a sua grande rotatividade são produzidas em massa e rapidamente, que as crianças perdem, partem ou dão aos amigos e estão sempre novas a chegar e baratas.

E claro na fiabilidade (e para nunca terem problemas porque querem o workhorse para o dia-a-dia) fiquemo-nos pelas boas esferograficas, que nessas temos já clássicos que poderão experimentar por um ou dois euros.

E nessas confirmadas pelo tempo e pelos mercados worldwide incluiria:

--> a recarga Goliath da Caran d' Ache ( que com o corpo alum. hexagonal, clip e botão da 849 fazem dela um clássico confirmado há longos anos já...)
--> a Bic cristal e laranja, para os puristas da escrita
--> ex aequo nas vendas e qualidade, a Paper Mate Flex Grip ultra
--> a Pentel BK 77 Superb, que é hoje também um objecto de culto

Aliás as 4 acima são já de culto,todas, e se querem comprar algo às cegas, é nestas que devem apostar.

Nas RB, a melhor da actualidade, IMO, será esta:

a 207 da Uniball

http://www.amazon.com/uni-ball-Retractable-Translucent-12-Pack-33950/dp/B000FDR47E

Caro Gil, como sempre elucidando todas as questões! Veja minha ignorância, não sabia que as canetas GEL eram as RollerBall, uso-as muito, no meu dia-a-dia e nunca tive problemas com ela, inclusive esta da Uniball mostrada no site da Amazon e outras da mesma marca e também as Pentel, aliás, adoro canetas gel ou de gel, são sempre muito suaves na escrita, até as pontas fina (apesar de eu gostar mais das pontas média ou grossa); mas o mais estranho disso tudo é que nunca tive problemas com este tipo de caneta, sempre utilizei elas até o final da carga; mas eram canetas que quando acabavam a carga colocava fora e comprava outra, não eram canetas de recarga...

Bom, mas muito obrigado pela aula, foste muito esclarecedor.

Grande abraço

Márcio

Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Carga Schneider TopBall 850 05
« Reply #16 on: April 02, 2012, 01:38:26 am »
0
As rollerball são uma mistura de óleo e pigmento, enquanto as esferog. (ballpoint) uma solução aquosa.

As RB têm o problema de secagem rápida mesmo dentro da recarga.Significa isto que uma RB fabricada nos ultimos 6 meses terá um comportamento irrepreensível, duração de escrita normal e escreve bem mais suave, no geral, que uma BP.

O problema é o tempo de armazenagem no fabricante e posteriormente no varejo: há cargas que ficam nas gavetas 1, 2 e mais anos (8 ou 10) à espera de comprador. Apesar de estarem bem lacradas e se tente reduzir ao máximo a exposição ao ar, no limite, é completamente impossível (senão havia o efeito sifão de seringa e a tinta não corria...) e quando chegam às mãos do varejista e mais tarde do cliente, não se sabe há quanto tempo foram fabricadas...

Pode ter sido 4 meses, 4 anos ou mais e a qualidade dela será exponencial a esse prazo, durará 4 meses ou 14 meses, depende de muitos factores (uso diário ou não, papel com maior ou menor absorvência... etc etc)

No geral, começando com uma RB é levá-la até ao fim de uma forma diária e continuada.Usou-se e parou 5 meses? 10%/15% (?) da tinta secou...Não é o pigmento, que esse continua lá, é o solvente em que está diluído tudo.

Apesar de ser maioritariamente "óleo" (que se sabe não evaporar...se chovesse azeite era uma maçada no fato do casamento!! :D) existe, sem sombra de dúvida, a acção do tempo.

Outra acção que poderá acontecer dentro da carga é a (1) precipitação ou (2)suspensão do pigmento, que cai para o fundo bloqueando a saída (se mais denso) ou fica em suspensão (se menos). Agora, numa ou noutra opção, nada disto me parece bom... >:( (...que acontecerá às cargas guardadas na horizontal dos fundos de gaveta...)

Mas punhamos os 3 fenómenos "under the same umbrella" e falemos em "evaporação": mais o tempo passa mais o dinheiro é "evaporado" até que um dia, passados 12 meses (com verão incluído...)..."Ué?! Nada!? Usei-a 3 dias... :("  Assim o tempo parado dela repercute-se nos dias de utilização.

E depois há também a questão do lote, que a existir um problema numa, será extensivo a todas elas. Levou-se uma recarga, passado 24 hrs deixou de escrever, regressa-se à loja, dão uma nova, acontece o mesmo nessa, regressa novamente e por aí em diante até à ultima do varejista.

Liga-se ao fabricante e dependerá se ele apoia a boa politica do varejista ou não.

Agora também é verdade que há recargas RB que são compradas e duram bastante tempo, mas dependerá de muitas variáveis, claro.

Caro Gil, permita-me uma correção:

É ao contrário, as tintas das canetas rollerball, podem ser de uma solução aquosa, ou um gel, onde o dispersante é um sólido e o disperso é um líquido! Estes géis, apresentam viscosidade variável, dependendo se a caneta está em uso, ou não! A tinta das canetas esferográficas, esta sim, é de base oleosa (muitas vezes o fenoxietanol e álcool benzílico, são usados), portanto viscosa, onde esta tinta auxilia na lubrificação da bola, reduzindo a fricção de sua rolagem!
Há cargas de rollerball, que podem ser reabastecidas com o uso de tinta das canetas-tinteiro, o que comprova suas características semelhantes. Eu mesmo, já fiz isto várias vezes, na falta de cargas da Montblanc, usei a tinta do tinteiro, na recarga da rollerball, mas aviso que não é tarefa fácil, nem tampouco segura!
As cargas esferográficas podem ficar expostas, o que não pode ocorrer com as rollerball. A carga rollerball, por ter uma tinta muito mais fluída, acaba mais rápido, o que, logicamente, depende de seu uso. Nunca tive problemas com ambas as cargas, mas percebo que minhas cargas rollerball, duram menos, quando as canetas são usadas com a mesma intensidade. Abraços.
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Flório

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 735
  • Respect: 0
Re:Carga Schneider TopBall 850 05
« Reply #17 on: April 02, 2012, 01:57:05 am »
0
Gadrel, gostaria muito de saber como reabastecer as cargas RB da MontBlanc. Não é que eu seja pão-duro (só um pouco...) ;D
Abraços.
"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". João Guimarães Rosa.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Carga Schneider TopBall 850 05
« Reply #18 on: April 02, 2012, 02:57:38 am »
0
Opa Amigo Gadrel!! Muito obrigado pela boa obra de misericórdia que é "corrigir os que erram"!!

Significa que até no métier papeleiro são fornecidas informações inexactas. Essa informação foi-me passada por um reputado fabricante da nossa praça lá na sede, desses top 10 que vemos em todo o lado, das fountain pen mas que também têm RB...

Como dizia o meu avô "nunca me arrependi de ouvir os outros..." Grato pelo update!!


Offline mlmoraes01

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2784
  • Respect: 0
Re:Carga Schneider TopBall 850 05
« Reply #19 on: April 02, 2012, 03:44:19 am »
0
As rollerball são uma mistura de óleo e pigmento, enquanto as esferog. (ballpoint) uma solução aquosa.

As RB têm o problema de secagem rápida mesmo dentro da recarga.Significa isto que uma RB fabricada nos ultimos 6 meses terá um comportamento irrepreensível, duração de escrita normal e escreve bem mais suave, no geral, que uma BP.

O problema é o tempo de armazenagem no fabricante e posteriormente no varejo: há cargas que ficam nas gavetas 1, 2 e mais anos (8 ou 10) à espera de comprador. Apesar de estarem bem lacradas e se tente reduzir ao máximo a exposição ao ar, no limite, é completamente impossível (senão havia o efeito sifão de seringa e a tinta não corria...) e quando chegam às mãos do varejista e mais tarde do cliente, não se sabe há quanto tempo foram fabricadas...

Pode ter sido 4 meses, 4 anos ou mais e a qualidade dela será exponencial a esse prazo, durará 4 meses ou 14 meses, depende de muitos factores (uso diário ou não, papel com maior ou menor absorvência... etc etc)

No geral, começando com uma RB é levá-la até ao fim de uma forma diária e continuada.Usou-se e parou 5 meses? 10%/15% (?) da tinta secou...Não é o pigmento, que esse continua lá, é o solvente em que está diluído tudo.

Apesar de ser maioritariamente "óleo" (que se sabe não evaporar...se chovesse azeite era uma maçada no fato do casamento!! :D) existe, sem sombra de dúvida, a acção do tempo.

Outra acção que poderá acontecer dentro da carga é a (1) precipitação ou (2)suspensão do pigmento, que cai para o fundo bloqueando a saída (se mais denso) ou fica em suspensão (se menos). Agora, numa ou noutra opção, nada disto me parece bom... >:( (...que acontecerá às cargas guardadas na horizontal dos fundos de gaveta...)

Mas punhamos os 3 fenómenos "under the same umbrella" e falemos em "evaporação": mais o tempo passa mais o dinheiro é "evaporado" até que um dia, passados 12 meses (com verão incluído...)..."Ué?! Nada!? Usei-a 3 dias... :("  Assim o tempo parado dela repercute-se nos dias de utilização.

E depois há também a questão do lote, que a existir um problema numa, será extensivo a todas elas. Levou-se uma recarga, passado 24 hrs deixou de escrever, regressa-se à loja, dão uma nova, acontece o mesmo nessa, regressa novamente e por aí em diante até à ultima do varejista.

Liga-se ao fabricante e dependerá se ele apoia a boa politica do varejista ou não.

Agora também é verdade que há recargas RB que são compradas e duram bastante tempo, mas dependerá de muitas variáveis, claro.

Caro Gil, permita-me uma correção:

É ao contrário, as tintas das canetas rollerball, podem ser de uma solução aquosa, ou um gel, onde o dispersante é um sólido e o disperso é um líquido! Estes géis, apresentam viscosidade variável, dependendo se a caneta está em uso, ou não! A tinta das canetas esferográficas, esta sim, é de base oleosa (muitas vezes o fenoxietanol e álcool benzílico, são usados), portanto viscosa, onde esta tinta auxilia na lubrificação da bola, reduzindo a fricção de sua rolagem!
Há cargas de rollerball, que podem ser reabastecidas com o uso de tinta das canetas-tinteiro, o que comprova suas características semelhantes. Eu mesmo, já fiz isto várias vezes, na falta de cargas da Montblanc, usei a tinta do tinteiro, na recarga da rollerball, mas aviso que não é tarefa fácil, nem tampouco segura!
As cargas esferográficas podem ficar expostas, o que não pode ocorrer com as rollerball. A carga rollerball, por ter uma tinta muito mais fluída, acaba mais rápido, o que, logicamente, depende de seu uso. Nunca tive problemas com ambas as cargas, mas percebo que minhas cargas rollerball, duram menos, quando as canetas são usadas com a mesma intensidade. Abraços.

Grande Renato, melhorando o que já estava ótimo, pois EU era um ignorante no mundo das canetas... obrigado!

Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Carga Schneider TopBall 850 05
« Reply #20 on: April 03, 2012, 01:18:50 am »
0
Opa Amigo Gadrel!! Muito obrigado pela boa obra de misericórdia que é "corrigir os que erram"!!

Significa que até no métier papeleiro são fornecidas informações inexactas. Essa informação foi-me passada por um reputado fabricante da nossa praça lá na sede, desses top 10 que vemos em todo o lado, das fountain pen mas que também têm RB...

Como dizia o meu avô "nunca me arrependi de ouvir os outros..." Grato pelo update!!


Caríssimo Amigo Gil, qual nada, foi apenas uma ínfima contribuição ao que tu, tão bem, dissertaste! Abraços.
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Carga Schneider TopBall 850 05
« Reply #21 on: April 03, 2012, 04:51:52 pm »
0
 ;) ;)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal