Author Topic: Novo no site. Preciso de ajuda.  (Read 4875 times)

Offline Fabio

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 10
  • Respect: 0
Novo no site. Preciso de ajuda.
« on: April 12, 2012, 05:48:52 pm »
0
Oi,

Eu sou novo no site, mas eu já visito o mesmo já faz algum tempo. Uns meses atrás eu decidi por optar por fazer a barba usando navalhas. Desde pequeno (uns 14 anos) a minha barba já demonstrava sinais de que daria trabalho, não que eu não goste dela... só acho complicado me barbear.

Vejam bem, a minha barba é espessa e muito grossa. Só para se ter uma ideia uma lamina do aparelho mach 3 só consegue barbear metade do meu rosto, depois disso o aparelho perde o fio e fica mais díficil me barbear adequadamente pois chega a parecer que a lâmina entorta e acaba por ferir o meu rosto em alguns lugares.

Então quando eu comecei a trabalhar e receber meu próprio salário (nossa, esse tópico está virando uma historia um tanto quanto longa... qualquer coisa pulem pro final...) e com isso eu pude começar a fazer um investimento para a minha saúde facial eu resolvi comprar um aparelho eletrico o que sinceramente foi um erro. Vejam bem, se eu me barbear hoje de manhã (mesmo passando o barbeador no sentido contrario do crescimento da barba depois de ter me barbeado) no mesmo dia a noite a minha barba já demonstra os primeiros pontinhos pretos do pelo que está nascendo, na verdade logo depois de me barbear o meus rosto não fica da mesma cor da pele, ele fica azul na região da barba.

Com isso o aparelho eletrico ficava cheio de pelos ainda na metade do rosto, me obrigando a esvazia-lo e depois continuar o serviço. Sem falar que era como deixar uma capivara roer o meu rosto. Era muito desagradavel e em certos momentos ele travava porque o pelo é muito grosso.

Depois disso (eu já com os meus 24 anos) resolvi que o ideal mesmo era usar uma navalha. Reuni o maximo de informações que eu pude daqui do site (modelos, marcas, tecnicas, videos no youtube...) e depois de muita busca e trabalho (já que eu não tenho um cartão de credito internacional) eu pude comprar minha primeira navalha... infelizmente não foi uma Solingen, mas sim uma GolDollar e me falaram bem dela.

Porém como tinha me falado ela veio sem desamolada. Então eu voltei ao site do Barbear Clássico e procurei informações sobre pedras de afiar e descobri um novo mundo que falava sobre modelos, tecnicas especificas e granagem da pedra. Infelizmente eu acho que exagerei um pouco e comprei uma pedra de 6000 granas, o que pelo o que eu entendi não é uma predra ruim, se sua navalha já estiver afiada e precisar apenas de um retoque.

Comecei a perceber que eu era ainda muito inexperiente para possuir uma navalha e então eu decidi ser humilde e aprender a me barbear com um navalhete. Este sim daria menos trabalho e seria mais higiênico, só que dessa vez eu resolvi ser mais cauteloso e comprei um modelo simples que vinha com uma lâmina de bônus. Fiz a compra no mercado livre e depois de uma semana o produto já estava em casa e pronto para uso.

Encaixei a lâmina de aparência simples no aparelho, até hoje me lembro das letras em prateado escrito "Feather" na capa protetora de papel que cobre o fio da navalha descartável. Eu sempre faço a barba semanalmente, por isso eu pareço o Chuck Norris nos fins de semana, pois depois de uma semana sem me barbear o pelo já tem um bom comprimento. Ah, mas a minha barbar parecia que estava solta no meu rosto... a minha pele sequer notou a lâmina passar por ela (ao contrario da navalha desamolada que parecia que eu estava usando uma lixa para me barbear).

Naquele momento eu finalmente encontrei a combinação perfeita para um barbear do jeito que eu gosto... não dá de descrever a emoção que tive de finalmente me barbear com suavidade e sem irritar o meu rosto, e depois de todos os anos da minha vida que eu poderia estar me aperfeiçoando nesta arte... era como ter escalado uma montanha ingreme usando apenas os dedos e descobrir que do outro lado dela existia uma escada para subir e um escorregador para descer...

Eu me barbeiei com cuidado e fiquei orgulhoso de mim mesmo por ter me cortado apenas uma vez (no queixo no meio daquele cortezinho que define o meu rosto). Imediatamente encomendei uma caixa de lâminas de navalhete "Mega" (uma caixa vermelho e amarela [http://inverto.com.br/loja/toucador/navalhas-e-navalhetes/lamina-para-navalhete-mega.html]). O meu mais novo erro, em comparação com a lâmina "Feather" essas lâminas "Mega" são uma porcaria. No inicio pensei que seria porque o meu pelo estava muito grande, mas mesmo depois de ter me barbeado normalmente (com um mach 3) e ter deixado o pelo crescer só um pouco (dois ou três dias) só para testar, essa lâmina "Mega" não deram resultado.

Era como usar um caco de vidro. Eu pequisei aqui no site e descobri que as "Feather" são uma das lâminas mais afiadas que existe no mercado de navalhetes.





Bem, vejam vocês que acompanharam minha situação (ou que simplesmente pularam para o final). O que eu devo fazer? Encomendar uma caixa de lâminas "Feather" ou comprar uma pedra boa e afiar de vez a minha navalha GolDOllar? Se for o caso de comprar as lâminas ou a pedra em site eu posso comprar? Existe algum site (de preferência Brasileiro ou que aceite Boleto Bancario como forma de pagamento) onde eu possa mandar afiar a lâmina? Que granagem devo usar? Quanto tempo demora para afiar uma lâmina (nunca sei se eu que demorei pouco tempo passando na pedra de 6000 granas ou porque eu precisava de uma granagem menor mesmo...)?

Offline mlmoraes01

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2784
  • Respect: 0
Re:Novo no site. Preciso de ajuda.
« Reply #1 on: April 12, 2012, 06:42:41 pm »
0
Bem-vindo, Fabio, bela apresentação, e que barba a sua, nunca ouvi falar de uma barba que entortasse a lâmina... bom, vamos lá por partes...

-Navalha Gold Dollar é uma navalha que gosto e recomendo, ainda mais para quem está começando e quer testar antes de adquirir uma peça mais renomada... a primeira afiação o meu conselho é enviar para um profissional, aqui no Brasil temos o Callega (www.callega.com) que faz um ótimo trabalho, é membro deste fórum, se quiser entrar em contato com ele é só mandar uma MP ou pelo site dele...

-A pedra para afiar, essa 6000 que você comprou é muito baixa para dar um bom fio na navalha, provavelmente a tua navalha ficou arranhando o rosto, pois não ficou com o fio "polido"; como exemplo, o pessoal anda finalizando o fio da navalha com pedras 16000 antes de ir para o strop; não desmerecendo quem gosta de fazer afiação como hobby, mas afiação de uma navalha tem que ser com um profissional, pelo menos para o primeiro uso (esta é minha opinião)...

-Navalhete, se já iniciou com ele e gostou, ainda mais usando a lâmina mais afiada que existe no mercado, e não teve nenhum problema, continua, pelo menos para treinar as passagens e ter uma navalha BEM afiada... você verá que uma navalha é muito melhor que um navalhete.

Bom, acho que estiquei o assunto demais, desejo-lhe ótimas barbas, e mais uma vez, Bem-vindo!!!

Um grande abraço e não tema em fazer perguntas

Márcio

Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re:Novo no site. Preciso de ajuda.
« Reply #2 on: April 12, 2012, 06:47:11 pm »
0
Pelo que percebi estás no Brasil. A minha opinião é a seguinte: gostas da tua navalha, do peso dela, da arte de a utilizar, etc...? Recomendo que fales ao callega (membro aqui do fórum, ele domina as navalhas e os seus fios aí no Brasil) e pode colocar-te a navalha prontinha para utilizar. Apenas vais necessitar de um assentador (podes usar um cinto de couro nos primeiros tempos). Afiar navalhas não é tão simples como parece e pode mesmo arruinar a mesma se for mal feito e ele, concerteza, pode fazer-te uma afiação impecável para que disfrutes de uma pele que nem "rabinho de nenem"  ;)

Navalhete nunca usei mas dizem que não perdoa...há quem use lâminas próprias e há quem use laminas de DE partidas ao meio. Existem cententas de marcas, aqui podes descobrir mais acerca de cada uma e arranjares um sample pack para escolheres a que mais te agradar.

Bem vindo ao grupo ;)

Hay que barbear cada dia mas!

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Novo no site. Preciso de ajuda.
« Reply #3 on: April 12, 2012, 07:05:41 pm »
0
O que mais posso dizer? Pega uma banqueta, senta, e aproveita a prosa, que é boa!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Fabio

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 10
  • Respect: 0
Re:Novo no site. Preciso de ajuda.
« Reply #4 on: April 12, 2012, 09:01:44 pm »
0
Obrigado por responderem, porém como todo bom aprendiz agora tenho mais dúvidas de quando eu criei o tópico.

Vejam bem, obrigado por me recomendarem um profissional para afiar a navalha e por ressaltar o lado bom dos navalhetes, mas a minha dúvida agora é sobre assentar a lâmina.

Eu via aqueles assentadores feito em couro, mas não entendia para que serve e como funciona (eu entendo que precisa passar de um lado e do outro da lâmina, mas para que?)?

Outra dúvida muito boa... pelo o que eu entendi de pedras de amolar quanto maior a granagem da pedra menor o tamanho do grão que ela é feita e consequentemente menos metal ela retira a cada passada na pedra. Ou seja, eu pensei que a minha navalha não ficou afiada porque eu precisava primeiro passa-la em uma pedra de 1000 granos e depois que ela já estivesse "afiada" passar em outra pedra de uns 6000 granos (a que eu tenho em casa) para fazer um fio mais preciso ainda...

Mas você me disse que eu preciso mesmo é de uma pedra de MAIS granagem? Uma de uns 16.000 granos? É isso mesmo?

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Novo no site. Preciso de ajuda.
« Reply #5 on: April 12, 2012, 09:13:54 pm »
0
Caro Fabio,
O usual é usar pedras com progressão 2x, ou seja, 1000, 2000, 4000, 8000, 16000 e até 32000, acredite! Eu mantenho as minhas navalhas com uma pedra combinada 4000/8000, e assentador com óxido de cromo e couro liso após. De vez em quando, elas viajam até o "latom" do Callega, para serem bem tratadas por um Hone Meister!
O assentador se usa para aquecer e preparar o fio da navalha para o barbear. Sempre antes de cada escanhoado. Usualmente com óxido de cromo (grão em torno de 16000) em couro rugoso e após, couro liso.
 
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Fabio

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 10
  • Respect: 0
Re:Novo no site. Preciso de ajuda.
« Reply #6 on: April 12, 2012, 09:27:11 pm »
0
Então o que eu pensei estava certo? Eu preciso primeiro de uma pedra de menor granagem (1000 por exemplo) para fazer um fio mais ou menos e depois usar uma de maior granagem (em progressão aritimetica pelo valor dobrado da pedra anterior [essa frase saiu mais complicada do que eu queria...]) para fazer um corte mais afiado a ponto de ter Hone Maisters que usam pedras de granagem 32000?

E quanto ao assentador... ele só serve para esquentar a lâmina? Se ele servir para afia-la também então qual a utilidade das pedras? Não é mais fácil afiar tudo na pedra e pular a parte do assentador?

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Novo no site. Preciso de ajuda.
« Reply #7 on: April 12, 2012, 09:27:16 pm »
0
Bem-vindo!
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline mlmoraes01

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2784
  • Respect: 0
Re:Novo no site. Preciso de ajuda.
« Reply #8 on: April 12, 2012, 09:48:11 pm »
0
Então o que eu pensei estava certo? Eu preciso primeiro de uma pedra de menor granagem (1000 por exemplo) para fazer um fio mais ou menos e depois usar uma de maior granagem (em progressão aritimetica pelo valor dobrado da pedra anterior [essa frase saiu mais complicada do que eu queria...]) para fazer um corte mais afiado a ponto de ter Hone Maisters que usam pedras de granagem 32000?

E quanto ao assentador... ele só serve para esquentar a lâmina? Se ele servir para afia-la também então qual a utilidade das pedras? Não é mais fácil afiar tudo na pedra e pular a parte do assentador?

Bom, o conselho que posso te dar é o seguinte, se você já tem conhecimento de como é o fio de uma navalha, compre as pedras (4000, 8000 e 16000), caso contrário, mande a navalha para um profissional fazer o serviço... como você quer afiar uma navalha se não conhece como é o fio? Outra coisa, o fio da navalha se bem cuidado ele dura bastante, então mandá-las eventualmente a um profissional custa bem mais barato do que comprar as pedras, além de ter a garantia de estar muito bem afiada.
O assentador (strop) serve para dar um "polimento" no fio, "alinhar" o fio, "manter" o fio, não é para afiar, mas pode servir para finalizar uma afiação, colocando óxido de cromo sobre o couro...

Bom, ainda falando em strop, se você for fazer negócio com o Callega, ele também faz uns Padlle Strop de excelente qualidade (com 2 lados, 1 lado couro e outro com óxido sobre o couro) e a bom preço!!!

Bom, vai perguntando que vamos respondendo a medida do possível...

Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline Fabio

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 10
  • Respect: 0
Re:Novo no site. Preciso de ajuda.
« Reply #9 on: April 12, 2012, 09:56:18 pm »
0
Obrigado pelas boas vindas...

Offline Razors_Edge

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 238
  • Respect: 0
    • Email
Re:Novo no site. Preciso de ajuda.
« Reply #10 on: April 12, 2012, 10:48:42 pm »
0
Bem-vindo Fabio!
Eu creio que a melhor saída seja enviar para o Callega mesmo. Estou aguardando a chegada de duas gold dollar que enviarei a ele juntamente com uma dovo. Como não sou bom nem em afiar facas tenho muito receio em estragar as navalhas, que certamente exigem um trato mais apurado e refinado...além do que serão passadas no rosto e não em um bife lol.

Boa sorte na empreitada...e não esqueça do strop como mencionou o colega Márcio....e de seguir as dicas de como usá-lo também, para não estragar o fio.
"Não é a força, mas a constância dos bons sentimentos que conduz os homens à felicidade."

Offline Islander

  • Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2196
  • Respect: +9
Re:Novo no site. Preciso de ajuda.
« Reply #11 on: April 13, 2012, 12:05:38 am »
0
Mande a quem sabe afiar definitivamente! Não é fácil nem barato começar a afiar as próprias navalhas e será difícil saber o que é uma navalha afiada por esse caminho. Nem que seja para ter uma referência, convém ter uma devidamente preparada.

E tem que investir num strop/assentador, isso é fundamental.

http://www.whippeddog.com/products/view/poor-man-strop-kit

Esse "quebra o galho", é barato e dá para manter uma navalha durante uns tempitos...

Entretanto pode comprar umas laminas feather que são um investimento baixo e pode ir explorando o navalhete visto que se deu bem....
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline Arpeggio

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 322
  • Respect: 0
Re:Novo no site. Preciso de ajuda.
« Reply #12 on: April 13, 2012, 12:33:10 am »
0
Companheiro, junta-te ao clube das barbas rijas e chatas. Ex-chatas, porque agora estou sempre a desejar que a barba cresça para a ir fazer! Ahahahah ;D

Também tive muitos problemas com a minha barba antes de conhecer este fórum, aliás, foram estes cavalheiros que me deram um novo aspecto à cara, sem cortes e irritações! Estás em excelentes mãos. ;)

A Mach 3, a Wilkinson Quattro e a Gillette Fusion deixavam-me a barba por fazer e cortavam-me a pele. Por ter a barba muito dura, cerrada e deitada, encravava toda... Entretanto os nossos amigos recomendaram-me uma safety razor suave e ensinaram-me algumas técnicas. Nunca mais tive um pêlo encravado, tenho a pele numa maravilha e a barba sempre feita.

Não conheço navalhas, mas acredito nas suas virtudes. Afia bem a tua e desfruta! Quando começares a usar o pincel e o sabão/creme de barbear vais desejar fazer a barba todos os dias!!  ;D ;D ;D
 

Offline pgp

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1378
  • Respect: 0
Re:Novo no site. Preciso de ajuda.
« Reply #13 on: April 13, 2012, 10:31:53 am »
0
Bem-vindo Fábio!

E não vou acrescentar muito mais, por que me parece que já tens aqui as dicas todas para desbravar esse matagal!
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Novo no site. Preciso de ajuda.
« Reply #14 on: April 13, 2012, 10:42:16 am »
0
Olá! Bem-vindo! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal