Author Topic: Duvidas de um iniciante (tanto em fórum como no barbear clássico)  (Read 10419 times)

Offline pedro1986

• Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Respect: 0
Olá a todos, sou um iniciante em fóruns e na arte do barbear clássico. Não sei se existe algum tópico a respeito do que irei perguntar (é provável que exista), portanto caso não seja o tópico apropriado, por favor me indiquem qual é.

Bom, vamos lá a minha dúvida. Há algumas semanas tenho estudado sobre navalhas e navalhetes, já que pretendo comprar um desses para mim. Meus estudos acabaram por me trazer aqui, e vi que esse lugar é o local onde se há mais informações sobre o assunto. Eu gostaria de saber suas opiniões a respeito de um kit que encontrei no Amazon. É um bom kit? Vale o preço? É melhor eu comprar individualmente? Caso não seja uma boa aposta vcs poderiam me indicar algo?
Eu tenho facilidade de comprar no exterior, principalmente pela Amazon e não me importo em gastar até 150 dólares com o kit e cerca de 50 dólares com loções de barbear. Ou seja, tenho um total de 200 dólares para gastar.

Segue abaixo o kit que eu encontrei

http://www.amazon.com/DOVO-506B-Straight-Razor-Shaving/dp/B006O5OREA/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=1336646322&sr=8-3

Muito obrigado a todos

Pedro Henrique

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
Re:Duvidas de um iniciante (tanto em fórum como no barbear clássico)
« Reply #1 on: May 10, 2012, 12:01:34 pm »
0
Olá!

Esse kit não está muito mal de preço... mas em minha opinião, tem uns pontos fracos. A saber:

Falta um strop (assentador), essencial para a manutenção da navalha;
O sabão funciona, mas tampouco é um sabão que eu recomendaria... o mesmo para o pincel; a tigelita isso sim, é engraçada.
A navalha é a entrada de gama da Dovo, penso que ficarias bem servido, mas nesse capítulo, haverá quem te possa aconselhar melhor. Não te esqueças que a navalha não deve chegar afiada como deve ser, terás que a enviar a alguém para que a afie.

Haverá neste fórum pessoal que saberá mais de navalhas que eu, e que te poderá aconselhar melhor. E já agora, onde vives? No Brasil?
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Rui

• Arkoólico anónimo
  • Respect: +1
« Reply #2 on: May 10, 2012, 12:16:14 pm »
0
Acho o preço aceitavel para o equipamento, não sendo barato tambem não é caro mas com os portes as coisas podem ficar um pouco amis caras.
Todo esse material ou equivalente é facil de comprar em Lisboa, mas para quem não tem lojas perto tem d encontrar soluções e esta pode ser uma delas.
Gosto da navalha não vem pronta a barbear mas quase, e com facilidade se mantem o fio dela, tenho uma e gosto muito, não sendo a melhor do mundo cumpre de forma muito aceitavel.
A taça para fazer espuma e o pincel eu preferiria escolher com maior proximaidade (numa Loja), a taça parece-me pequena (mas eu gosto de fazer espuma à vontade) e o mercado esta cheio de pinceis que cumprem bem a preços muito razoaveis.
Para inicio não é mau, mas com paciencia e alguns passeios pela baixa isto sairia ligeiramente mais barato e com qualidade.

Offline pedro1986

• Casca DOVO
  • **
« Reply #3 on: May 10, 2012, 12:58:54 pm »
0
oversaturn

Eu moro no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro.

Obrigado pelas dicas, vou ficar no aguardo de outras opiniões. Não tenho pressa para comprar, já que irei viajar para os EUA somente no final de junho. Então tenho tempo para pesquisar.

Offline Razors_Edge

• Faz 444 passagens
    • Email
« Reply #4 on: May 10, 2012, 02:35:23 pm »
0
Bem-vindo!

Caro Pedro, pretende comprar quando for para os EUA ou importar? Se comprar lá, compensa procurar uma loja física, a depender da cidade. Pois ai poderá ver os produtos pessoalmente. Caso vá pedir pela internet para que entregue em algum local lá, poderá ter uma gama maior de coisas a escolher e evitar as taxas de importação do Brasil.

Não quero ser garoto propagada mas vou fazer uma recomendação:

Moro no Brasil e fiz minha primeira aquisição no site Straight Razor Designs logo que iniciei com a navalha. Lá existem kits muito bons, creio que com qualidade bem acima do que este da amazon. Facilita bem comprar tudo junto logo no início, apesar de não poder escolher com detalhes por itens de sua preferência.

O Strop do SRD é de excelente qualidade, e eles têm kits com pinceis de texugo acompanhado de suporte, sabão(com opção do aroma), bowl e styptic pencil (que certamente irá utilizar nas primeiras afeitadas com navalha/navalhete caso nunca tenha manejado um). O after shave você talvez possa escolher algum no próprio site, ou quem sabe utilizar um brasileiro mesmo, como alguns bons da nívea.

Aqui seguem os kits.
http://www.straightrazordesigns.com/straight-razor-wet-shaving-sets

As navalhas dovo são de boa qualidade, e neste site já enviam afiadas para barbear.

Eles enviam até um dvd para iniciantes, caso opte por se aprofundar mais no mundo do barbear clássico (eu pessoalmente preferi economizar o preço dele).

Existem vários vendedores no fórum que tem excelentes lojas também, talvez outros colegas possam te orientar em bons produtos nestas. E há um tópico por ai com os endereço de todas creio eu.

Precisando, é só perguntar.
"Não é a força, mas a constância dos bons sentimentos que conduz os homens à felicidade."

Offline pedro1986

• Casca DOVO
  • **
« Reply #5 on: May 10, 2012, 02:44:27 pm »
0
Bem-vindo!

Caro Pedro, pretende comprar quando for para os EUA ou importar? Se comprar lá, compensa procurar uma loja física, a depender da cidade. Pois ai poderá ver os produtos pessoalmente. Caso vá pedir pela internet para que entregue em algum local lá, poderá ter uma gama maior de coisas a escolher e evitar as taxas de importação do Brasil.

Moro no Brasil e fiz minha primeira aquisição no site Straight Razor Designs logo que iniciei com a navalha. Lá existem kits muito bons, creio que com qualidade bem acima do que este da amazon. Facilita bem comprar tudo junto logo no início, apesar de não poder escolher com detalhes por itens de sua preferência.

O Strop do SRD é de excelente qualidade, e eles têm kits com pinceis de texugo acompanhado de suporte, sabão(com opção do aroma), bowl e styptic pencil (que certamente irá utilizar nas primeiras afeitadas com navalha/navalhete caso nunca tenha manejado um). O after shave você talvez possa escolher algum no próprio site, ou quem sabe utilizar um brasileiro mesmo, como alguns bons da nívea.

Aqui seguem os kits.

As navalhas dovo são de boa qualidade, e neste site já enviam afiadas para barbear.

Eles enviam até um dvd para iniciantes, caso opte por se aprofundar mais no mundo do barbear clássico (eu pessoalmente preferi economizar o preço dele).

Existem vários vendedores no fórum que tem excelentes lojas também, talvez outros colegas possam te orientar em bons produtos nestas. E há um tópico por ai com os endereço de todas creio eu.

Eu estarei em uma cidade do interior do Colorado, ficarei cerca de 3 dias. Minha idéia é comprar tudo pela internet e pedir para entregar na casa de um amigo. Quanto a lojas físicas, não terei tempo de procurar uma por lá, até pq não há na cidade em que ficarei (Fort Collins).

Já o site SRD, achei interessante, no entanto fiquei mais perdido ainda! Tem tantas opções que irei demorar um pouco para escolher. Alguma sugestão?

Offline Razors_Edge

• Faz 444 passagens
    • Email
« Reply #6 on: May 10, 2012, 04:19:05 pm »
0
Bem-vindo!

Aqui seguem os kits.

Eu estarei em uma cidade do interior do Colorado, ficarei cerca de 3 dias. Minha idéia é comprar tudo pela internet e pedir para entregar na casa de um amigo. Quanto a lojas físicas, não terei tempo de procurar uma por lá, até pq não há na cidade em que ficarei (Fort Collins).

Já o site SRD, achei interessante, no entanto fiquei mais perdido ainda! Tem tantas opções que irei demorar um pouco para escolher. Alguma sugestão?

Quanto a navalha, acho que não há uma que seja ruim no site. Fica a seu critério escolher a que agrada mais, só aconselho a medida 5/8 que possibilita um manuseio melhor para quem está iniciando (na minha opinião e conforme me foi passado de início), possibilita um melhor manejo pelo peso, tamanho e balanço. Há também quem não goste de cabos de plástico, ou madeira etc, ai é coisa pessoal e há modelo para todo gosto. Há navalhas de aço carbono e aço inox. Por enquanto tenho me dado muito bem com as carbono, que segundo alguns facilita obter um fio mais agudo.

O strop se puder eu aconselho pegar um mais largo de 3'', pois acho que é mais fácil passar a navalha nele, o movimento é menos complexo. Num strop mais fino você acaba fazendo um movimento em X para passar toda a lâmina (que é mais larga que o strop de 2"), e sem experiência pode acabar lascando as beiradas do strop ou até cortando-o ou partindo no meio (e ai o prejuízo é bem maior). Há também os paddle strops, que são rígidos (sob madeira) e acho que também mais fáceis de utilizar. E aconselho assistir vídeos e obter recomendações de como usar o strop.

O resto dos itens acho que ficam mais a gosto pessoal. Modelo de bowl/mug, pincel, sabão, pré e pós barba. Aconselho a procurar reviews de alguns destes, caso tenha interesses mais específicos nestes campos.

Num aspecto geral eu gostei muito do kit que recebi, inclusive do sabão com a marca do próprio site. Apesar de alguns não gostarem de sabão glicerinado eu me adaptei bem e gostei muito do cheiro do que escolhi, inclusive consigo uma boa espuma com ele na caneca e também diretamente no rosto.

Algumas coisas você irá adaptar com o tempo ao seu gosto pessoal por meio de experimentação....E ai, para alguns, começa o perigo do TOCBC (transtorno obsessivo compulsivo por barbear clássico).

Se cometi algumas impropriedades/imprecisões os colegas mais experientes que são bem técnicos que me corrijam.
"Não é a força, mas a constância dos bons sentimentos que conduz os homens à felicidade."

Offline brg

• Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • Respect: +13
« Reply #7 on: May 10, 2012, 08:42:38 pm »
0
Bem-vindo!
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline GADREL

• D.Quijote de La Toja
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
« Reply #8 on: May 11, 2012, 06:48:00 am »
0
Bem-vindo!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline pedro1986

• Casca DOVO
  • **
« Reply #9 on: May 11, 2012, 12:26:24 pm »
0
Bem-vindo!

Aqui seguem os kits.

Quanto a navalha, acho que não há uma que seja ruim no site. Fica a seu critério escolher a que agrada mais, só aconselho a medida 5/8 que possibilita um manuseio melhor para quem está iniciando (na minha opinião e conforme me foi passado de início), possibilita um melhor manejo pelo peso, tamanho e balanço. Há também quem não goste de cabos de plástico, ou madeira etc, ai é coisa pessoal e há modelo para todo gosto. Há navalhas de aço carbono e aço inox. Por enquanto tenho me dado muito bem com as carbono, que segundo alguns facilita obter um fio mais agudo.

O strop se puder eu aconselho pegar um mais largo de 3'', pois acho que é mais fácil passar a navalha nele, o movimento é menos complexo. Num strop mais fino você acaba fazendo um movimento em X para passar toda a lâmina (que é mais larga que o strop de 2"), e sem experiência pode acabar lascando as beiradas do strop ou até cortando-o ou partindo no meio (e ai o prejuízo é bem maior). Há também os paddle strops, que são rígidos (sob madeira) e acho que também mais fáceis de utilizar. E aconselho assistir vídeos e obter recomendações de como usar o strop.

O resto dos itens acho que ficam mais a gosto pessoal. Modelo de bowl/mug, pincel, sabão, pré e pós barba. Aconselho a procurar reviews de alguns destes, caso tenha interesses mais específicos nestes campos.

Num aspecto geral eu gostei muito do kit que recebi, inclusive do sabão com a marca do próprio site. Apesar de alguns não gostarem de sabão glicerinado eu me adaptei bem e gostei muito do cheiro do que escolhi, inclusive consigo uma boa espuma com ele na caneca e também diretamente no rosto.

Algumas coisas você irá adaptar com o tempo ao seu gosto pessoal por meio de experimentação....E ai, para alguns, começa o perigo do TOCBC (transtorno obsessivo compulsivo por barbear clássico).

Se cometi algumas impropriedades/imprecisões os colegas mais experientes que são bem técnicos que me corrijam.

Eu acho que irei comprar um dos kits que vi  no SRD mas agora fiquei na dúvida quanto ao tamanho. Vc disse que 5/8 é ideal para iniciantes, mas em todos os lugares que pesquisei li que a 6/8 é a melhor (me corrijam se eu estiver errado, apenas estou dizendo o que li em outros fóruns). Afinal, tem tanta diferença assim no tamanho da lamina? Eu quero comprar essa navalha e não comprar mais nada tão cedo, será que se optar pela 5/8 com o tempo irei querer mudar para uma 6/8?
Quanto ao sabão e loção  pós barba, o que vcs acham dessas marcas:

http://www.amazon.com/3-pack-2-25-Conk-Almond-Shaving/dp/B001Q7QABO/ref=sr_1_4?ie=UTF8&qid=1336734792&sr=8-4

http://www.amazon.com/gp/product/B002TBC5RY/ref=ox_sc_act_title_2?ie=UTF8&m=A1CTQ5L1MOO2H6

Pelo que li são muito boas, quero aproveitar e comprar tudo de uma vez. Alguem sabe dizer quanto tempo dura um sabão desses?

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • D.Quijote de La Toja
  • *
« Reply #10 on: May 11, 2012, 01:10:48 pm »
0
O aftershave: depende do teu tipo de pele. Esse da Vichy nunca experimentei.
O sabão: eu não recomendaria o Col. Conk, pois não sou apreciador de sabões de glicerina. Hidratam pouco, a espuma não é lá grande coisa e gastam-se num instante.

Na amazon, tens aqui um exemplo de um bom sabão de barba e que não é caro (Provence Santé).

A compra tem mesmo que ser feita na amazon? Há nos USA muitas lojas de confiança que vendem material adequado.

Offline pedro1986

• Casca DOVO
  • **
« Reply #11 on: May 11, 2012, 01:20:48 pm »
0
O aftershave: depende do teu tipo de pele. Esse da Vichy nunca experimentei.
O sabão: eu não recomendaria o Col. Conk, pois não sou apreciador de sabões de glicerina. Hidratam pouco, a espuma não é lá grande coisa e gastam-se num instante.

Na amazon, tens aqui um exemplo de um bom sabão de barba e que não é caro (Provence Santé).

A compra tem mesmo que ser feita na amazon? Há nos USA muitas lojas de confiança que vendem material adequado.

Posso fazer compras em qualquer loja, eu compro pela amazon por estar acostumado, mas aceito qualquer sugestão. Só lembrando que não terei tempo de visitar lojas físicas, por isso quero comprar tudo online.

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • D.Quijote de La Toja
  • *
« Reply #12 on: May 11, 2012, 01:41:15 pm »
0
Algumas lojas de confiança nos USA e com bons preços, e onde já comprei:

- www.bullgooseshaving.net - excelente serviço e bons preços, e entrega rápida nos USA. Recomendo, para mim é uma das lojas de referência nos USA. Opinião aqui.
 - www.westcoastshaving.com - Outra loja de referência nos USA (para mim).
 - www.razorbladesandmore.com - Serviço rápido e impecável, já comprei lá um item que mandei entregar nos USA no âmbito de uma troca. Recomendo também.

Outras lojas bem reputadas nos USA:

- http://www.italianbarber.com/ - também tem muito material bom, e tanto ao que sei, bom serviço também
 - A já falada straightrazordesigns;
 - www.whippeddog.com - uma loja muuuito interessante que vende um conjunto chamado "Poor man's strop" - um kit para manutenção de navalhas que inclui assentador (strop) de couro e outro de balsa por um preço estupendo.

E há mais uma carrada de lojas
« Last Edit: May 11, 2012, 01:43:00 pm by oversaturn »

Offline pedro1986

• Casca DOVO
  • **
« Reply #13 on: May 11, 2012, 01:58:38 pm »
0
Algumas lojas de confiança nos USA e com bons preços, e onde já comprei:

- www.bullgooseshaving.net - excelente serviço e bons preços, e entrega rápida nos USA. Recomendo, para mim é uma das lojas de referência nos USA. Opinião aqui.
 - www.westcoastshaving.com - Outra loja de referência nos USA (para mim).
 - www.razorbladesandmore.com - Serviço rápido e impecável, já comprei lá um item que mandei entregar nos USA no âmbito de uma troca. Recomendo também.

Outras lojas bem reputadas nos USA:

- http://www.italianbarber.com/ - também tem muito material bom, e tanto ao que sei, bom serviço também
 - A já falada straightrazordesigns;
 - www.whippeddog.com - uma loja muuuito interessante que vende um conjunto chamado "Poor man's strop" - um kit para manutenção de navalhas que inclui assentador (strop) de couro e outro de balsa por um preço estupendo.

E há mais uma carrada de lojas

Obrigado, irei dar uma pesquisada agora mesmo!

Offline Razors_Edge

• Faz 444 passagens
    • Email
« Reply #14 on: May 11, 2012, 02:36:05 pm »
0
Bem-vindo!

Aqui seguem os kits.

Eu acho que irei comprar um dos kits que vi  no SRD mas agora fiquei na dúvida quanto ao tamanho. Vc disse que 5/8 é ideal para iniciantes, mas em todos os lugares que pesquisei li que a 6/8 é a melhor (me corrijam se eu estiver errado, apenas estou dizendo o que li em outros fóruns). Afinal, tem tanta diferença assim no tamanho da lamina? Eu quero comprar essa navalha e não comprar mais nada tão cedo, será que se optar pela 5/8 com o tempo irei querer mudar para uma 6/8?
Quanto ao sabão e loção  pós barba, o que vcs acham dessas marcas:

http://www.amazon.com/3-pack-2-25-Conk-Almond-Shaving/dp/B001Q7QABO/ref=sr_1_4?ie=UTF8&qid=1336734792&sr=8-4

http://www.amazon.com/gp/product/B002TBC5RY/ref=ox_sc_act_title_2?ie=UTF8&m=A1CTQ5L1MOO2H6

Pelo que li são muito boas, quero aproveitar e comprar tudo de uma vez. Alguem sabe dizer quanto tempo dura um sabão desses?

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Vichy é uma marca muito conceituada pelo que me disseram. Minha dermatologista me recomendou recentemente um desodorante em creme dessa marca, para quem transpira demais...foi caro a beça pelo tamanho minúsculo, mas tenho usado com ótimos efeitos hehe. Agora, quanto ao after shave...não faço ideia.  ;D

Se você gostar de produtos mentolados/eucalipto vá com a linha da proraso...É muito confiável...quase todo mundo gosta....é fácil de achar nos EUA e o preço geralmente é bom.  Eu uso muito o creme da proraso, o pré e pós ....e gosto muito da refrescância dele. E tanto o sabão como o creme são bons com espuma de qualidade, comprei os maiores potes de pré/pós e o travesseiro de proraso e não me arrependo, uso e abuso. Ai vai mais do seu estilo...e se sua pele é oleosa...ressecada, sensível (tem proraso específico para isso tb).

Você também pode olhar aqui no fórum mesmo, tem alguns produtos que sempre estão "no rosto do povo", visite a seção de escanhoado do dia e vai ver a experiência das pessoas e o que é mais reincidente. Podemos nem sempre concordar com a maioria, mas é proporcionalmente mais difícil errar quando todos gostam de um produto. No Brasil e em Portugal muitos gostam bastante do AZULEN (pós) do boticário, que realmente é bom (mas pode ter um cheiro persistente o que não agrada alguns).

Quanto ao tamanho da lâmina...você está certo em relação ao que os "gurus" indicam...No straight razor place o SR Lynn Abrams fala que a 6/8 é o meio termo para iniciantes....Contudo isso não quer dizer "melhor" ou que as outras sejam piores (nada a ver isso). Eu me adaptei muito bem à 5/8, achei bem adequada ao tamanho do meu rosto e mãos (e minhas mãos são grandes), mas isso é muito relativo. Tem baixinho de mão pequena que adora uma 8/8, e nego que curte fazer a barba até com um cutelo. kkk é relativo...E tem um detalhe...quanto maior geralmente mais cara também.

No início um colega aqui do fórum me indicou também a experiência de manusear o navalhete sem lâmina com as duas mãos até pegar o jeito...foi uma dica valiosa...porque a navalha não perdoa, se você inclinar ela em 90º ela vai cortar seu rosto...e se ela for de ponta quadrada (reta) tem que ter uma habilidade um pouco mais acurada também para não riscar o rosto. E para o barbear ficar apurado dos dois lados será mais fácil se tiver um manejo ambidestro.

A ferramenta pesquisa aqui do fórum é bastante útil também e o pessoal já fez review e comentários de vários itens.

Tentei ajudar de forma mais completa conforme o que sei, porque as vezes é muito chato (pelo menos eu acho) ficar procurando detalhes  de todos produtos, cada um em um lugar ... Mas ainda tenho muito que aprender também. E desculpe se não consigo ser sucinto..é um defeito meu.  ;D.

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal