Author Topic: charutos  (Read 147341 times)

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: charutos
« Reply #465 on: February 02, 2016, 12:48:33 pm »
0
Já foi á 10 anos ou mais e se não me engano comprei no
CC Colombo lenbro-me que foi
uma caixa de cartão com meia
duzia de charutos.
Talvez por nunca ter fumado
charutos , achei muito forte e
não gostei particularmente do
sabor .
Gostava de comprar algo que
não fosse tão forte e com aroma
mais agradável.
Talvez eu até não goste do fumo
de xarutos mas gostava de ir experimentado exporadicamente
alguns , até posso vir a gostar de algum em particular.

Saudações!



"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: charutos
« Reply #466 on: February 02, 2016, 09:00:36 pm »
0
Então vamos lá ver se eu consigo ajudar um pouco a despertar esse gosto pelos charutos. :)

Em primeiro lugar, deixa-me dizer que, de uma forma geral, só aprecio charutos cubanos - a grande maioria dos charutos não cubanos que fumei até hoje não foram do meu agrado, ainda que sejam evidentemente mais baratos que os cubanos, especialmente se comprados localmente.

Considerando então vitolas de venda normal que permitam pelo menos 30min de degustação, sem entrar nas vitolas maiores que já atiram para as 2h, e procurando sabores aromáticos não muito fortes, eu recomendaria:

- Romeo y Julieta Mille Fleur: um clássico, que até se vê em alguns casamentos, é um charuto muito consensual pela sua suavidade e tamanho, mantendo sabores agradáveis;
- H. Upmann Magnum 50: um dos meus charutos preferidos (senão mesmo O preferido), o perfil de sabor apresenta madeira, couro, e caramelo. Charuto bonito, de tamanho já imponente, e geralmente com um excelente tiro;
- H. Upmann Half Corona: um charuto pequeno, mas cheio de sabor e intensidade, dentro do perfil habitual da marca H. Upmann;
- Partagas Shorts: marca conhecida por ser das mais fortes do portfolio cubano, mas que com o Shorts apresenta um charuto curto mas muito agradável, ideal para acompanhar um expresso;
- Juan Lopez No. 2: um robusto ainda pouco conhecido, mas com um perfil de sabor muito suave e adocicado. Esta vitola, robusto, é também uma das mais apreciadas actualmente;
- Montecristo No. 4: uma das marcas míticas de Cuba, aqui com uma vitola mais pequena mas com todo o sabor típico da marca perfeitamente presente;
- Trinidad Coloniales: marca pouco conhecida do público em geral, mas com charutos de uma apresentação e sabor muito refinados. O Coloniales em particular apresenta sabores bastante cítricos e suaves;
- Quai d'Orsay Coronas: marca conhecida pela sua suavidade, esta corona é muito bem conseguida e equilibrada;
- El Rey Del Mundo Demi-Tasse: uma vitola muito semelhante à de cigarrilha, mas nada de confusões: é um charuto muito agradável, acompanha na perfeição um bom champanhe ou vinho branco;

Nota: muitos apreciadores recomendam charutos da marca Hoyo de Monterrey a novos fumadores, nomeadamente o Epicure No. 2. Eu não o faço porque é uma marca que habitualmente não me agrada, pelo que também não os posso recomendar, mas poderá ser um charuto a experimentares também.
 

Para arrancar, acho que estes charutos já te vão permitir ter uma ideia das tuas próprias preferências, e poderás depois avançar para outras marcas e vitolas um pouco mais fortes, mas que ainda assim podes vir a apreciar.

Alguns destes charutos conseguirás comprar em tubos individuais cá em PT, outros em caixas de 3 ou 5, mas infelizmente alguns deles só mesmo em caixas de 10 ou 25 (dado que a venda individual de produtos de tabaco em PT é absurdamente proibida), pelo que se estiveres interessado tenho todo o gosto em ceder-te uma ou duas unidades de algum charuto que te desperte mais a curiosidade... e que eu tenha no meu humidificador, claro está! :)

Por falar em humidificador, se não tens um local onde conservar os charutos a uma temperatura e humidade apropriadas, aconselho-te que os vás comprando à medida que fores fumando, caso contrário os charutos vão-se deteriorando, podendo mesmo ficar irremediavelmente estragados.

Qualquer dúvida, apita! ;)
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Vitor

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 641
  • Respect: +1
    • Email
Re: charutos
« Reply #467 on: February 03, 2016, 08:00:42 am »
0
Bons dias,

Peço desculpa por me meter na conversa, mas tambem gostaria de dar a minha opiniao sobre charutos, como ja foi dito aqui os charutos realmente variam há sabores para tudo e para todos (e tambem depende da carteira de cada um) e pode tambem se tornar um habito interessante como é o meu caso....

Não concordo de maneira nenhuma em dizer que só os charutos cubanos é que sao bons, pessoalmente nao sou um aficionado por charutos cubanos, hoje em dia a Nicaragua ou a Republica dominicana ja ultrapassam largamente a qualidade dos ditos cubanos, basta ler as revistas da area para se perceber isso, faz anos que os cubanos estao destronados dos primeiros lugares tanto em sabor como em preço.

Basta que o charuto mais caro do mercado imaginem é das Honduras "Gurkha Black Dragon"
A marca Arturo Fuente por exemplo é das marcas eleitas por grande numero de aficionados e é da Republica Dominicana, em Portugal por norma as lojas de charutos so vendem cubanos porque sao "rentaveis" a malta gosta de ir para os cafes para mostrar que estao a "queimar" um cubano. 

Em Portugal nao existe lojas por assim dizer mesmo de charutos, apenas vendem cubanos, eu ja frequentei lojas como a da davidoff em geneve ou cigar world em dusseldorf e nunca vi sequer uma imitaçao em portugal....
O estabelicimento que eu frequento é o "van dalen" aqui em Roterdao vejam a pagina deles aqui por exemplo  http://www.sigaren.com/index.php.

Em caso de quererem comentar estou livre para discussao.
Saudaçoes

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: charutos
« Reply #468 on: February 03, 2016, 08:51:17 am »
0


Então vamos lá ver se eu consigo ajudar um pouco a despertar esse gosto pelos charutos. :)

Em primeiro lugar, deixa-me dizer que, de uma forma geral, só aprecio charutos cubanos - a grande maioria dos charutos não cubanos que fumei até hoje não foram do meu agrado, ainda que sejam evidentemente mais baratos que os cubanos, especialmente se comprados localmente.

Considerando então vitolas de venda normal que permitam pelo menos 30min de degustação, sem entrar nas vitolas maiores que já atiram para as 2h, e procurando sabores aromáticos não muito fortes, eu recomendaria:

- Romeo y Julieta Mille Fleur: um clássico, que até se vê em alguns casamentos, é um charuto muito consensual pela sua suavidade e tamanho, mantendo sabores agradáveis;
- H. Upmann Magnum 50: um dos meus charutos preferidos (senão mesmo O preferido), o perfil de sabor apresenta madeira, couro, e caramelo. Charuto bonito, de tamanho já imponente, e geralmente com um excelente tiro;
- H. Upmann Half Corona: um charuto pequeno, mas cheio de sabor e intensidade, dentro do perfil habitual da marca H. Upmann;
- Partagas Shorts: marca conhecida por ser das mais fortes do portfolio cubano, mas que com o Shorts apresenta um charuto curto mas muito agradável, ideal para acompanhar um expresso;
- Juan Lopez No. 2: um robusto ainda pouco conhecido, mas com um perfil de sabor muito suave e adocicado. Esta vitola, robusto, é também uma das mais apreciadas actualmente;
- Montecristo No. 4: uma das marcas míticas de Cuba, aqui com uma vitola mais pequena mas com todo o sabor típico da marca perfeitamente presente;
- Trinidad Coloniales: marca pouco conhecida do público em geral, mas com charutos de uma apresentação e sabor muito refinados. O Coloniales em particular apresenta sabores bastante cítricos e suaves;
- Quai d'Orsay Coronas: marca conhecida pela sua suavidade, esta corona é muito bem conseguida e equilibrada;
- El Rey Del Mundo Demi-Tasse: uma vitola muito semelhante à de cigarrilha, mas nada de confusões: é um charuto muito agradável, acompanha na perfeição um bom champanhe ou vinho branco;

Nota: muitos apreciadores recomendam charutos da marca Hoyo de Monterrey a novos fumadores, nomeadamente o Epicure No. 2. Eu não o faço porque é uma marca que habitualmente não me agrada, pelo que também não os posso recomendar, mas poderá ser um charuto a experimentares também.
 

Para arrancar, acho que estes charutos já te vão permitir ter uma ideia das tuas próprias preferências, e poderás depois avançar para outras marcas e vitolas um pouco mais fortes, mas que ainda assim podes vir a apreciar.

Alguns destes charutos conseguirás comprar em tubos individuais cá em PT, outros em caixas de 3 ou 5, mas infelizmente alguns deles só mesmo em caixas de 10 ou 25 (dado que a venda individual de produtos de tabaco em PT é absurdamente proibida), pelo que se estiveres interessado tenho todo o gosto em ceder-te uma ou duas unidades de algum charuto que te desperte mais a curiosidade... e que eu tenha no meu humidificador, claro está! :)

Por falar em humidificador, se não tens um local onde conservar os charutos a uma temperatura e humidade apropriadas, aconselho-te que os vás comprando à medida que fores fumando, caso contrário os charutos vão-se deteriorando, podendo mesmo ficar irremediavelmente estragados.

Qualquer dúvida, apita! ;)

Bom dia , confrade!

Muito obrigado pelo esclarecimento , vou começar por experimentar talvez
o H. Upmann Magnun 50 , não sei se
este é vendido em cx pequena se for
somente em apresentação de 20
unidades fica mais complicado.
Dos que o confrade referiu , quaís são
os que são vendidos á unidade?

Saudações!





Então vamos lá ver se eu consigo ajudar um pouco a despertar esse gosto pelos charutos. :)

Em primeiro lugar, deixa-me dizer que, de uma forma geral, só aprecio charutos cubanos - a grande maioria dos charutos não cubanos que fumei até hoje não foram do meu agrado, ainda que sejam evidentemente mais baratos que os cubanos, especialmente se comprados localmente.

Considerando então vitolas de venda normal que permitam pelo menos 30min de degustação, sem entrar nas vitolas maiores que já atiram para as 2h, e procurando sabores aromáticos não muito fortes, eu recomendaria:

- Romeo y Julieta Mille Fleur: um clássico, que até se vê em alguns casamentos, é um charuto muito consensual pela sua suavidade e tamanho, mantendo sabores agradáveis;
- H. Upmann Magnum 50: um dos meus charutos preferidos (senão mesmo O preferido), o perfil de sabor apresenta madeira, couro, e caramelo. Charuto bonito, de tamanho já imponente, e geralmente com um excelente tiro;
- H. Upmann Half Corona: um charuto pequeno, mas cheio de sabor e intensidade, dentro do perfil habitual da marca H. Upmann;
- Partagas Shorts: marca conhecida por ser das mais fortes do portfolio cubano, mas que com o Shorts apresenta um charuto curto mas muito agradável, ideal para acompanhar um expresso;
- Juan Lopez No. 2: um robusto ainda pouco conhecido, mas com um perfil de sabor muito suave e adocicado. Esta vitola, robusto, é também uma das mais apreciadas actualmente;
- Montecristo No. 4: uma das marcas míticas de Cuba, aqui com uma vitola mais pequena mas com todo o sabor típico da marca perfeitamente presente;
- Trinidad Coloniales: marca pouco conhecida do público em geral, mas com charutos de uma apresentação e sabor muito refinados. O Coloniales em particular apresenta sabores bastante cítricos e suaves;
- Quai d'Orsay Coronas: marca conhecida pela sua suavidade, esta corona é muito bem conseguida e equilibrada;
- El Rey Del Mundo Demi-Tasse: uma vitola muito semelhante à de cigarrilha, mas nada de confusões: é um charuto muito agradável, acompanha na perfeição um bom champanhe ou vinho branco;

Nota: muitos apreciadores recomendam charutos da marca Hoyo de Monterrey a novos fumadores, nomeadamente o Epicure No. 2. Eu não o faço porque é uma marca que habitualmente não me agrada, pelo que também não os posso recomendar, mas poderá ser um charuto a experimentares também.
 

Para arrancar, acho que estes charutos já te vão permitir ter uma ideia das tuas próprias preferências, e poderás depois avançar para outras marcas e vitolas um pouco mais fortes, mas que ainda assim podes vir a apreciar.

Alguns destes charutos conseguirás comprar em tubos individuais cá em PT, outros em caixas de 3 ou 5, mas infelizmente alguns deles só mesmo em caixas de 10 ou 25 (dado que a venda individual de produtos de tabaco em PT é absurdamente proibida), pelo que se estiveres interessado tenho todo o gosto em ceder-te uma ou duas unidades de algum charuto que te desperte mais a curiosidade... e que eu tenha no meu humidificador, claro está! :)

Por falar em humidificador, se não tens um local onde conservar os charutos a uma temperatura e humidade apropriadas, aconselho-te que os vás comprando à medida que fores fumando, caso contrário os charutos vão-se deteriorando, podendo mesmo ficar irremediavelmente estragados.

Qualquer dúvida, apita! ;)
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: charutos
« Reply #469 on: February 03, 2016, 11:45:42 am »
0
Bom dia , confrade! Muito obrigado pelo esclarecimento , vou começar por experimentar talvez o H. Upmann Magnun 50 , não sei se este é vendido em cx pequena se for somente em apresentação de 20 unidades fica mais complicado. Dos que o confrade referiu , quaís são os que são vendidos á unidade? Saudações!

De nada, ao dispor. :)
O Magnum 50, se não me engano, é vendido em Portugal em caixas com 3 tubos, portanto poderá ser uma boa opção, para começar. Deves contar com aproximadamente 1h de degustação, para uma vitola desse tamanho.

À unidade mesmo, serão muito poucos, infelizmente, porque só podem ser vendidos em unidade se estiverem em tubo. Eu não sei de cor quais porque já não compro unidades em PT há muito tempo, mas do que me lembro o RyJ Mille Fleur existe em tubos, o Upmann Half Corona pode ser comprado em latas (muito práticas, por sinal) de 5 charutos, o Montecristo No 4 deve existir em caixas pequenas ou até mesmo tubos, o El Rey Del Mundo Demi-Tasse não sei, e o Partagas Shorts, Juan Lopez No 2, Trini Coloniales e Quai d'Orsay Coronas só em caixas de 25, penso.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: charutos
« Reply #470 on: February 03, 2016, 12:03:14 pm »
0
Bons dias, Peço desculpa por me meter na conversa, mas tambem gostaria de dar a minha opiniao sobre charutos, como ja foi dito aqui os charutos realmente variam há sabores para tudo e para todos (e tambem depende da carteira de cada um) e pode tambem se tornar um habito interessante como é o meu caso.... Não concordo de maneira nenhuma em dizer que só os charutos cubanos é que sao bons, pessoalmente nao sou um aficionado por charutos cubanos, hoje em dia a Nicaragua ou a Republica dominicana ja ultrapassam largamente a qualidade dos ditos cubanos, basta ler as revistas da area para se perceber isso, faz anos que os cubanos estao destronados dos primeiros lugares tanto em sabor como em preço. Basta que o charuto mais caro do mercado imaginem é das Honduras "Gurkha Black Dragon" A marca Arturo Fuente por exemplo é das marcas eleitas por grande numero de aficionados e é da Republica Dominicana, em Portugal por norma as lojas de charutos so vendem cubanos porque sao "rentaveis" a malta gosta de ir para os cafes para mostrar que estao a "queimar" um cubano. Em Portugal nao existe lojas por assim dizer mesmo de charutos, apenas vendem cubanos, eu ja frequentei lojas como a da davidoff em geneve ou cigar world em dusseldorf e nunca vi sequer uma imitaçao em portugal.... O estabelicimento que eu frequento é o "van dalen" aqui em Roterdao vejam a pagina deles aqui por exemplo http://www.sigaren.com/index.php. Em caso de quererem comentar estou livre para discussao. Saudaçoes


Não tem nada que pedir desculpa, meu caro! Este tópico, como qualquer outro deste Fórum, agradece toda e qualquer participação positiva. :)

Quando diz que em Portugal não existem lojas de charutos propriamente ditas, tem em grande parte razão, no entanto existem as Casa Havaneza de Lisboa e Porto, e a La Casa Del Habano no Parque das Nações, que são inteiramente dedicadas ao charuto, e com aquele espírito de que os apreciadores tanto gostam.
Curiosamente, tirando estas casas, as restantes lojas Cigarworld (presentes nos El Corte Ingles Lisboa e Porto) tem um stock maior de não-Cubanos do que de Cubanos, e frequentemente os recomendam, suspeito que devido à maior margem que proporcionarão à casa, assim como ao seu preço mais acessível.

Quanto à preferência por Cubanos ou não-Cubanos, acho que é mesmo isso, uma preferência. Tenho alguns colegas que também são apreciadores de charutos não-Cubanos, no entanto mesmo eles, na sua maioria, reconhecem preferir os Cubanos, de uma forma geral. Confesso-lhe que o preço mais elevado ou reviews e Tops de revistas da especialidade influenciam muito pouco as minhas preferências, invariavelmente deixo que seja o meu palato a decidir aquilo de que mais gosta.

Não quero com isto dizer que charutos não-Cubanos não devem ser considerados por quem se inicia nestas andanças, mas eu não serei com certeza a pessoa certa para os aconselhar, dado que na sua grande maioria não os aprecio. Talvez o confrade possa dar umas dicas! ;)

Como no barbear clássico, também nos charutos se aplica o lema YMMV, que é como quem diz que não há certos ou errados, há gostos e preferências, e quase todas elas igualmente válidas. Idealmente penso que cada um deve descobrir por si mesmo aquilo que lhe dá mais prazer, e manter-se fiel a si próprio, independentemente das opiniões ou modas do momento.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: charutos
« Reply #471 on: February 03, 2016, 12:16:29 pm »
0
Antes de ontem um Bolivar em tubo Numero 2.

Que charuto!!!  Me lembrou o bolivar brasileiro porem numa versão mais fraca. A tragada a frio me veio chocolate a minha mae veio "pao de mel"... fumei com muito gosto. Infelizmente nao o acho no brasil, se tivesse so iria deste.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re: charutos
« Reply #472 on: February 03, 2016, 04:04:53 pm »
0
Não encontrou na Tabacaria Nacional, em SP?

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: charutos
« Reply #473 on: February 03, 2016, 09:44:25 pm »
0


De nada, ao dispor. :)
O Magnum 50, se não me engano, é vendido em Portugal em caixas com 3 tubos, portanto poderá ser uma boa opção, para começar. Deves contar com aproximadamente 1h de degustação, para uma vitola desse tamanho.

À unidade mesmo, serão muito poucos, infelizmente, porque só podem ser vendidos em unidade se estiverem em tubo. Eu não sei de cor quais porque já não compro unidades em PT há muito tempo, mas do que me lembro o RyJ Mille Fleur existe em tubos, o Upmann Half Corona pode ser comprado em latas (muito práticas, por sinal) de 5 charutos, o Montecristo No 4 deve existir em caixas pequenas ou até mesmo tubos, o El Rey Del Mundo Demi-Tasse não sei, e o Partagas Shorts, Juan Lopez No 2, Trini Coloniales e Quai d'Orsay Coronas só em caixas de 25, penso.

Olha uma coisa!
Aqui no Aqua (Jumbo) de Portimão , existe uma tabacaria / papelaria que
teem muitos (alguns) tubos e caixas
vou tentar pedir um dos que me indicaste , agora em relação ás
guilhotinas teem dos 7euros ate pelo
menos 30 .
As mais baratas são tipo tesoura ... estas servem para testar , ou mais vale
comprar logo uma melhorsita .
O proximo jogo do SLB já vai ser á
patrão...

Abraço
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: charutos
« Reply #474 on: February 03, 2016, 10:26:17 pm »
0
Olha uma coisa! Aqui no Aqua (Jumbo) de Portimão , existe uma tabacaria / papelaria que teem muitos (alguns) tubos e caixas vou tentar pedir um dos que me indicaste , agora em relação ás guilhotinas teem dos 7euros ate pelo menos 30 . As mais baratas são tipo tesoura ... estas servem para testar , ou mais vale comprar logo uma melhorsita . O proximo jogo do SLB já vai ser á patrão... Abraço

Na minha experiência, os cortadores muito baratos têm um de dois problemas: ou não cortam nada desde o início, ou deixam de o fazer pouco depois. E quando não cortam bem, obrigam a cortar muito acima da cabeça, e aí corres o risco da capa se desenrolar. Se encontrares algum com corpo todo metálico, sem ser muito caro, opta por aí. Como referência, as guilhotinas (e cortadores no geral) da Xikar são muito boas, mas também carotas.

Já agora, verifica se essa tabacaria tem os charutos devidamente conservados, principalmente no que toca à humidade. É essencial que estejam dentro de um humidificador, seja ele um móvel ou mesmo uma sala inteira. Habitualmente essas lojas não especializadas não tem grandes cuidados, e podes estar a pagar por um charuto completamente seco, que não vai queimar bem e não te vai agradar.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: charutos
« Reply #475 on: February 03, 2016, 10:35:17 pm »
0
Na minha experiência, os cortadores muito baratos têm um de dois problemas: ou não cortam nada desde o início, ou deixam de o fazer pouco depois. E quando não cortam bem, obrigam a cortar muito acima da cabeça, e aí corres o risco da capa se desenrolar. Se encontrares algum com corpo todo metálico, sem ser muito caro, opta por aí. Como referência, as guilhotinas (e cortadores no geral) da Xikar são muito boas, mas também carotas.

Já agora, verifica se essa tabacaria tem os charutos devidamente conservados, principalmente no que toca à humidade. É essencial que estejam dentro de um humidificador, seja ele um móvel ou mesmo uma sala inteira. Habitualmente essas lojas não especializadas não tem grandes cuidados, e podes estar a pagar por um charuto completamente seco, que não vai queimar bem e não te vai agradar.
Era isso que eu estava a penssar em
relação á guilhotina, vou comprar uma
melhor , para não gastar dinheiro duas
vezes.
Quanto ao acondicionamento , eles teem um movél de vidro ... não é
muito grande mas teem alguma  variedade ... e é um humidificador.
Para começar , devo de encontrar algo.
Amanhã , já vou vêr mais em promenor.
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: charutos
« Reply #476 on: February 03, 2016, 10:48:15 pm »
0

Não encontrou na Tabacaria Nacional, em SP?

Procurei no comprecharutos.com sem sucesso
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re: charutos
« Reply #477 on: February 04, 2016, 11:30:17 am »
0
Veja no www.charutosecachimbos.com.br

Acessando o site, vá ao chat ao vivo e peça ao atendente que te mande por e-mail um catálogo dos charutos.

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: charutos
« Reply #478 on: February 04, 2016, 02:09:11 pm »
0
sem sucesso. =P nao tem... mas valeu a dica!
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: charutos
« Reply #479 on: February 05, 2016, 12:59:03 am »
0
Trinidad Vigia - sabores cítricos tão habituais nos Trinidad, aqui a denotar ainda alguma frescura, mas também um imenso potencial de envelhecimento. Tenho que comprar uma caixinha para por de lado.

David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal