Author Topic: Novos cremes Musgo Real e afins já disponíveis  (Read 71985 times)

Offline Captain Flint

• Yo-ho-ho, and a bottle of Bay Rum!
  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • *
  • Broguish
  • Respect: +25
Re:Novos cremes Musgo Real e afins já disponíveis
« Reply #180 on: August 05, 2012, 09:22:27 am »
0
Eu usei o "sabonete" ontem à tarde e hoje de manhã, e devo dizer que concordo absolutamente com o Oversaturn.

Não é um sabão mau de todo, até tem umas qualidades interessantes - bom deslize, boa protecção, boa hidratação pos-barba, mas... o problema é realmente a espuma. Mesmo recorrendo ao método "seco", que normalmente é infalivel, não se consegue mais que uma espuma arejada e com pouca durabilidade (desaparece que é uma coisa parva). Se o pessoal da Musgo Real conseguisse fazer uma versão que proporcionasse espuma mais densa e cremosa, nesse caso este sabão seria provavelmente perfeito; mas se continuarem assim não vão a lado nenhum, e é melhor ficarem-se pelo creme de barbear (que como todos sabemos é excelente).

Ainda hoje falava à minha cara-metade sobre isso: até parece que este pessoal perdeu o know-how antigo na arte de fabricar sabões de barbear. O stick vintage que o Islander descobriu na Madeira ha ano e meio atras encontra-se a léguas de distância deste "sabonete". Como ja quase ninguém faz a barba com sabões, eles provavelmente não obtiveram um feedback correcto da nova formulação.

Enfim, mais uma vez, este sabão não é mau de todo; mas também não é grande espiga. Ainda vou experimenta-lo mais uma vez hoje à tardinha mas não tenho grande esperanças. Até o Woods of Windsor vegetal, com que muita gente diz não conseguir fazer espuma, me parece bastante melhor que este Musgo Real.

Para quem esteja curioso relativamente ao odor do dito: é igual ou pelo menos extremamente parecido com o aroma do sabão de banho. Não é muito intenso mas tem uma longevidade consideravel.

UPDATE: Aquilo que escrevi anteriormente ja não se aplica a 100%. O terceiro escanhoado correu bastante melhor que os dois precedentes: a espuma ficou razoavelmente menos fofa, o que proporcionou um melhor acolchoamento. Muito provavelmente este MR nunca vai fazer espuma tão abondante como o Tabac ou o MWF, mas a propriedade que eu mais procuro num sabão não é tanto a quantidade da espuma mas sim a elasticidade da mesma. Parece que este MR melhora com uso continuado: o essencial é não molhar (ou salpicar) o sabão antes de o atacar com o pincel (bem escorrido).  
« Last Edit: August 05, 2012, 07:02:34 pm by Captain Flint »
Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better.

Samuel Beckett

Offline SLB04

• Trade Count: (+3)
  • Homem de Confiança
  • Respect: +27
« Reply #181 on: August 05, 2012, 09:30:04 am »
0
Muito obrigado, pela tua impressão, Capitão. Penso que não fiz erro em encomendar apenas os cremes. :P

Offline Captain Flint

• Homem de Confiança
  • *
  • Broguish
« Reply #182 on: August 05, 2012, 07:03:07 pm »
0
Aquilo que escrevi anteriormente ja não se aplica a 100%. O terceiro escanhoado correu bastante melhor que os dois precedentes: a espuma ficou razoavelmente menos fofa, o que proporcionou um melhor acolchoamento. Muito provavelmente este MR nunca vai fazer espuma tão abondante como o Tabac ou o MWF, mas a propriedade que eu mais procuro num sabão não é tanto a quantidade da espuma mas sim a elasticidade da mesma. Parece que este MR melhora com uso continuado: o essencial é não molhar (ou salpicar) o sabão antes de o atacar com o pincel (bem escorrido). 

Samuel Beckett

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #183 on: August 05, 2012, 07:08:55 pm »
0
Aquilo que escrevi anteriormente ja não se aplica a 100%. O terceiro escanhoado correu bastante melhor que os dois precedentes: a espuma ficou razoavelmente menos fofa, o que proporcionou um melhor acolchoamento. Muito provavelmente este MR nunca vai fazer espuma tão abondante como o Tabac ou o MWF, mas a propriedade que eu mais procuro num sabão não é tanto a quantidade da espuma mas sim a elasticidade da mesma. Parece que este MR melhora com uso continuado: o essencial é não molhar (ou salpicar) o sabão antes de o atacar com o pincel (bem escorrido). 

Pois... eu também só à terceira é que consegui algo desse sabão...
Muito pouca água parece ser o segredo - a tua experiência parece ser muito semelhante à minha, Vasco.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Captain Flint

• Homem de Confiança
  • *
  • Broguish
« Reply #184 on: August 07, 2012, 01:13:26 pm »
0

Pois... eu também só à terceira é que consegui algo desse sabão...
Muito pouca água parece ser o segredo - a tua experiência parece ser muito semelhante à minha, Vasco.

Parece que sim. Mas o pincel também é uma variavel importante. Da-me impressão que um pincel com cerda dura (estilo Omega) sai-se melhor que um com cerda mais branda (estilo Vulfix). Enfim, a ver vamos.
Hoje de manhã voltei a usar o "sabonete", e consegui uma espuma razoavel, mas não sei até que ponto vale a pena insistir com este MR. E' pena, mas é verdade.

Mais alguém experimentou o "sabonete"?

Samuel Beckett

Offline mariachi

• Dia de Derby
  • Respect: 0
    • Email
« Reply #185 on: August 15, 2012, 01:17:02 pm »
0
Gostei do creme! Precisa de muita água mas faz espuma que se farta. À segunda tentativa sairá melhor de certeza. Não percebo porque dizem que aquilo é brushless... tentei fazer só com as mãos e foi uma seca...

Offline Leon

• Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
« Reply #186 on: August 16, 2012, 12:20:02 pm »
0
Ainda hoje falava à minha cara-metade sobre isso: até parece que este pessoal perdeu o know-how antigo na arte de fabricar sabões de barbear. O stick vintage que o Islander descobriu na Madeira ha ano e meio atras encontra-se a léguas de distância deste "sabonete". Como ja quase ninguém faz a barba com sabões, eles provavelmente não obtiveram um feedback correcto da nova formulação.

Vasco, receio que não haja ninguém na Ach Brito que saiba fazer um sabão de barbear.

A pessoa que mais sabia disso saiu há muitos anos. Tive o prazer de falar com ele algumas vezes e contava-me como era "antigamente" na fábrica ainda no Porto. Deitavam o sebo para tinas enormes, era um "cheirete" e fazia-se uma "porcaria", mas a verdade é que o resultado final era suberbo, como sabemos pelo stick que o nosso caro Islander descobriu...
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Renato Ferreira

• Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • Respect: +4
« Reply #187 on: August 16, 2012, 12:31:27 pm »
0

Vasco, receio que não haja ninguém na Ach Brito que saiba fazer um sabão de barbear.

A pessoa que mais sabia disso saiu há muitos anos. Tive o prazer de falar com ele algumas vezes e contava-me como era "antigamente" na fábrica ainda no Porto. Deitavam o sebo para tinas enormes, era um "cheirete" e fazia-se uma "porcaria", mas a verdade é que o resultado final era suberbo, como sabemos pelo stick que o nosso caro Islander descobriu...

Oh Leon, eu nada sei sobre indústria se sabões nem como isso funcionava na época, mas como falaste com pessoal técnico da época...Existem dossiers de fabrico. Na altura não eram usados? Todos os produtos desenvolvidos e produzidos devem ser documentados para que em qualquer altura possam ser fabricados de novo. Digo isto porque na indústria metalomecânica existem as fichas de fase, gamas de maquinagem...enfim elas integram o dossier de fabrico, onde se encontram todos os procedimentos a realizar e máquinas necessárias. É a receita.

Nos sabões não existia isso? Será que atualmente existe? Creio que é uma falha grave a nível de gestão industrial caso isso não se verifique...
Hay que barbear cada dia mas!

Offline Leon

• *
  • Porto, Portugal
    • Vintage Scent
« Reply #188 on: August 16, 2012, 02:16:13 pm »
0
Oh Leon, eu nada sei sobre indústria se sabões nem como isso funcionava na época, mas como falaste com pessoal técnico da época...Existem dossiers de fabrico. Na altura não eram usados? Todos os produtos desenvolvidos e produzidos devem ser documentados para que em qualquer altura possam ser fabricados de novo. Digo isto porque na indústria metalomecânica existem as fichas de fase, gamas de maquinagem...enfim elas integram o dossier de fabrico, onde se encontram todos os procedimentos a realizar e máquinas necessárias. É a receita.

Nos sabões não existia isso? Será que atualmente existe? Creio que é uma falha grave a nível de gestão industrial caso isso não se verifique...

Não faço ideia se existem dossiers ou não. O que existe estará na cabeça de algumas pessoas e como muitas outras artes perdidas, esta pode ter os dias contados.
Só o simples facto de agora não processarem o sebo como faziam antes já é uma diferença grande. Possivelmente nas novas instalações nem têm meios para processar sebo. Ou então nessas instalações nem fazem a base, já a compram e apenas fazem a transformação final (dar a forma e aroma e depois embalarem) e aí ainda menos capacidade de "retocarem" a fórmula terão. Se têm que pedir a terceiros para lhes fazerem uma base diferente então estão lixados, não adianta inundar a mailbox deles para nada.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline lamina

• Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Novos cremes Musgo Real e afins já disponíveis
« Reply #189 on: August 16, 2012, 02:39:44 pm »
0

"In a perfect world" o MO de cada produto estaria disponível e quando fosse necessário bastaria apenas abrir o "Receituário" e reproduzir qualquer artigo que se quisesse, sempre com as mesmas quantidades de matérias-primas e resultado final.

Como já se passaram várias décadas desde esse artigo não me espantava nada que a "ficha de produto" (neste e noutros produtos) se tivesse perdido e já nada exista nos arquivos.

E existir teriam ido buscar a do stick e reproduziam-no exactamente em formato sabão...Para quê investir em R&D quando temos a receita?

Offline Leon

• *
  • Porto, Portugal
    • Vintage Scent
« Reply #190 on: August 16, 2012, 02:51:55 pm »
0
E existir teriam ido buscar a do stick e reproduziam-no exactamente em formato sabão...Para quê investir em R&D quando temos a receita?

Exactamente! É a prova cabal que eles não têm a mínima ideia de como fazer um sabão de barba.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Offline Renato Ferreira

• Arkoólico anónimo
« Reply #191 on: August 16, 2012, 06:14:08 pm »
0

"In a perfect world" o MO de cada produto estaria disponível e quando fosse necessário bastaria apenas abrir o "Receituário" e reproduzir qualquer artigo que se quisesse, sempre com as mesmas quantidades de matérias-primas e resultado final.

Como já se passaram várias décadas desde esse artigo não me espantava nada que a "ficha de produto" (neste e noutros produtos) se tivesse perdido e já nada exista nos arquivos.

Entendo-o perfeitamente e é pena que se percam essas informações. Estou até a lembrar-me da conversa das DE's. A Gillette deixou de as fabricar mas a Merkur deixou-se ficar a fazê-las. Hoje estão a voltar à moda e pronto...se isto se expandir mais talvez ponham gente a coçar a cabeça lá na P&G.

E ainda por cima hoje é só preciso um computador, já não precisamos daqueles arquivos mortos pelas paredes e folhas amareladas e cheias de "dedadas". Bem, já me estou a imaginar a entrar com o meu carocha na "Garagem de Arrifana". Era ver os mecânicos a tentar perceber onde se liga a ficha do computador para fazer o diagnóstico... ;D ;D

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #192 on: August 16, 2012, 08:26:00 pm »
0
Pois, já não é preciso diagramas deste estilo hoje em dia: :D

I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Renato Ferreira

• Arkoólico anónimo
« Reply #193 on: August 16, 2012, 08:46:57 pm »
0
Ahaha ;D essa perspectiva explodida está bem fixe! Se tivesse feito uma coisa dessas no exame de Desenho Técnico tinha tido 20 na hora.

Offline MotaJV

• Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
« Reply #194 on: August 16, 2012, 08:53:19 pm »
0
Que lindo!
But the tigers come at night