Author Topic: Guia de lâminas Single Edge  (Read 4218 times)

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Guia de lâminas Single Edge
« on: August 01, 2012, 10:25:57 pm »
0
Como vi que há algumas duvidas sobre as lâminas Single Edge (SE) , de seguida coloco um tradução autorizada de uma artigo  escrito pelo Tom (aka HoosierTrooper), ao qual expresso o meu agradecimento.

O artigo original, entre outros sítios, pode ser encontrado em: Single edge blade guide
Nota: O artigo original no final imagens com as embalagens das lâminas, como estas pode mudar por favor consultem o artigo original.

Caso verifiquem alguma incorreção na minha tradução por favor indiquem.


Artigo:

Uma das questões mais frequentes relativamente às SE é: Aonde posso comprar laminas para a minha SE? Eu compilei um guia que espero que ajude os fans de SE a encontrar as suas lâminas perfeitas.

American Safety Razor/Personna é de longe o maior produtor de lâminas Single Edge próprias para barbear. Eles fabricam as marcas Treet, Gem Blue Star, CVS e as lâminas PAL. As Treet, Gem Blue Star e CVS são lâminas não revestidas, em aço carbono e vêm embaladas em dispensador cinzentos tipo cofre com uma ranhura para colocar as lâminas usadas. Elas têm 009 RD marcado na espinha, que indica a espessura da lâmina,.009 Polegadas, e RD significa (regular duty) serviço regular. É possível que sejam a mesma lâmina, utilizei um grande número de cada e não consigo distingui-las.

As lâminas PAL também são em aço carbono mas tem revestimento azul escuro, e têm a palavra PAL marcada na espinha. Nunca encontrei as lâminas PAL em loja de retalho, mas parece que vêm embaladas individualmente em mangas de cartão e nos dispensadores ASR. Os sítios que fornecem material médico, que falarei mais à frente, vendem lâminas PAL em grandes quantidades.

As lâminas de aço carbono irão enferrujar ou manchar, se forem deixadas no aparelho de barbear molhado. Eu removo a lâmina depois de cada uso, coloco-a numa toalha de mão dobrada e seco com “pancadinha suave”, depois armazeno num pequeno recipiente de plástico que tem uma bola de algodão e, por vezes, um pacote dessecante. Mesmo com este procedimento algumas vezes as lâminas desenvolvem pontos escuros nos lados, mas nunca tive ferrugem ou manchas no gume da lâmina.

As lâminas Treet são vendidas nas drogarias Rite Aid e, claro, as lâminas CVS estão disponíveis na CVS. As Gem Blue Star e PAL são vendidas em várias drogarias e mercearias independentes e em grandes cadeias de farmácias. Tenho encontrado as Treet nas mercearias IGA e as Gem Blue Star na Family Drug.

ASR também fabrica lâminas SE em aço inox que são inicialmente vendidas pelas farmácias Walgreens, mas também podem ser encontras em drogarias e mercearias independentes. Estas lâminas também vêm nos mesmos dispensadores que as marcas de aço carbono, mas têm GEM STAINLESS marcado na espinha. A embalagem vendida na Walgreens não tem a indicação que são revestidas, mas alguns membros daqui e em outros fóruns contactaram a ASR e foram informados que são. Não consegui confirmar esta informação.

ASR também fornece, a companhias, lâminas em grandes quantidades para utilização em equipamento médico; duas das maiores são www.tedpella.com e www.emsdiasum.com.
Pessoas podem comprar lâminas destes fornecedores de material médico, mas normalmente vêm embaladas em caixas brancas com 100 lâminas, em que cada lâmina vem embrulhada individualmente numa manga de proteção em cartão.  www.razorbladesandmore.com vende estas caixas de 50 e 100.

Além das lojas de retalho e de fornecedores de material medico, a maioria das lâminas SE podem ser compradas em sítios on-line como Amazon www.razorbladesandmore.com www.westcoastshaving.com entre outros.

Feather fabrica lâminas Single Edge, que originalmente foram feitas para caber nos aparelhos da marca, mas estas lâminas também funcionam em aparelhos Valet Auto Strop. As lâminas Feather são diferentes das outras lâminas SE padrão de três maneiras. Em primeiro lugar, não têm espinha, segundo têm recortes no corpo da lâmina, de modo a que encaixam nos modelos da Valet que originalmente foram feitos para apenas utilizarem lâminas proprietárias da Valet, e em terceiro, as lâminas não têm os recortes laterias por isso não vão trabalhar nos aparelhos Micromatic.

As lâminas Feather irão funcionar “sem espinha” em alguns aparelhos SE da Gem/Star/Ever-Ready e podem ser utilizadas em outros adicionando-se a espinha de uma lâmina SE. Antes de utilizar-se a lâmina Feather deve-se testar para garantir que a lâmina não desliza para trás no quadro, a espinha nas SE ajuda a manter a lâmina no lugar. O único vendedor, que conheço, que atualmente tem as lâminas Feather em stock é a www.razorbladesandmore.com.

A terceira companhia que comercializa lâminas SE é a coreana Dorco. Eles provavelmente também fazer as lâminas para algumas lojas como Meijer, Dollar General e Family Dollar. Eu olhei para estas lâminas e normalmente a embalagem só indica que são fabricadas na Coreia, e como a Dorco é a única companhia coreana de lâminas conhecida, então é logico assumir que eles fabricam as lâminas para as lojas mencionadas anteriormente. Dorco também vende lâminas SE que não são rotuladas como lâminas específicas para barbear. Eu testei estas lâminas e elas não são muito boas.

Convido qualquer um que possa adicionar a esta lista, ou corrigir algum erro que fiz, para por favor fazer.

« Last Edit: August 02, 2012, 01:28:15 pm by RF »

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Guia de lâminas Single Edge
« Reply #1 on: August 02, 2012, 12:18:57 am »
0
Bom artigo.

Apenas há a acrescentar que as lâminas GEM Stainless que se encontram, por exemplo, na connaught, são revestidas a PTFE e são aparentemente as mesmas que do lado de lá são conhecidas como "Ted Pella", ou as que eles referem como estando presentes na Walgreens ou na razorbladesandmore.

E acrescentar a connaught como fornecedor, que no caso português, será talvez o mais próximo e confiável (pelo menos que eu conheça) - não é referido nesse artigo, mas tal não me surpreende, pois além de ser Europeu, no B&B não gostam da Connaught.


I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Guia de lâminas Single Edge
« Reply #2 on: August 02, 2012, 10:24:01 am »
0
Belo artigo, parabéns!
Obrigado aos Confrades!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re:Guia de lâminas Single Edge
« Reply #3 on: August 02, 2012, 01:43:25 pm »
0
Bom artigo.

Apenas há a acrescentar que as lâminas GEM Stainless que se encontram, por exemplo, na connaught, são revestidas a PTFE e são aparentemente as mesmas que do lado de lá são conhecidas como "Ted Pella", ou as que eles referem como estando presentes na Walgreens ou na razorbladesandmore.

E acrescentar a connaught como fornecedor, que no caso português, será talvez o mais próximo e confiável (pelo menos que eu conheça) - não é referido nesse artigo, mas tal não me surpreende, pois além de ser Europeu, no B&B não gostam da Connaught.




A connaught não só vende as lâminas que referes mas também vende as Feather SE, que no artigo refere que só viu à venda www.razorbladesandmore.com..
Não sei se é propositado, mas a verdade é que o artigo foi escrito tendo como público-alvo os americanos, não sei como é nos outros países mas em Portugal não me lembro de ver  lâminas SE à venda.

Aproveito para indicar um facto que não é muito explícito no artigo. Existem lâminas SE, que apesar de serem visualmente iguais, não servem para barbear, vê-se muitas destas lâminas com a indicação que servem para raspar.


Como vi a dúvida em outros fóruns sobre o que é o PTFE, este é mais conhecido por Teflon.
« Last Edit: August 02, 2012, 01:46:48 pm by RF »

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Guia de lâminas Single Edge
« Reply #4 on: August 02, 2012, 01:54:15 pm »
0

A connaught não só vende as lâminas que referes mas também vende as Feather SE, que no artigo refere que só viu à venda www.razorbladesandmore.com..
Não sei se é propositado, mas a verdade é que o artigo foi escrito tendo como público-alvo os americanos, não sei como é nos outros países mas em Portugal não me lembro de ver  lâminas SE à venda.

As Feather só trabalham bem em alguns aparelhos, como bem descreveste no artigo, pois não foram concebidas para os aparelhos SE, mas sim para os navalhetes feather. Por exemplo, não funcionam nas Micromatic.

O Rui Miguel Cunha sei que chegou a comprar um pack de 3 lâminas a preço de ouro na Drogaria S. Domingos. Mas era o último, e acredito que seja a excepção, e não a regra.


Aproveito para indicar um facto que não é muito explícito no artigo. Existem lâminas SE, que apesar de serem visualmente iguais, não servem para barbear, vê-se muitas destas lâminas com a indicação que servem para raspar.


Exactamente. E por vezes, há coisas esquisitas... Num outro tópico, eu já tinha referido estas lãminas que se vendem no Walmart, que até têm "Hojas de afeitar" no rótulo, mas todos dizem que são lâminas de carbono fabricadas pela secção de ferramentas industriais da Personna, para uso em ferramentas, e que não são adequadas para barbear... ???
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re:Guia de lâminas Single Edge
« Reply #5 on: August 02, 2012, 02:01:33 pm »
0
As Feather só trabalham bem em alguns aparelhos, como bem descreveste no artigo, pois não foram concebidas para os aparelhos SE, mas sim para os navalhetes feather. Por exemplo, não funcionam nas Micromatic.


As Feather que referi que estão à venda na Connaught, não são as para os navalhetes mas sim as referidas no artigo, serve para as Valet e em alguns modelos da Gem/Star/Ever-Ready. Ou será que há navalhetes da Feather que utilizam estas lâminas?

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Guia de lâminas Single Edge
« Reply #6 on: August 02, 2012, 02:20:11 pm »
0
Tinha essa impressão (talvez por nunca ter visto uma SE dessa marca). Mas agora vejo que provavelmente fiz confusão...
Penso que as confundi com as lâminas feather para a gama de navalhetes dessa marca (Proguard, etc.) My bad... :P

De resto, aqui está uma boa fonte de informação acerca de lâminas (opiniões, etc.): http://theoriginalsafety.proboards.com/index.cgi?board=b
Esse fórum é pequeno, mas também tem alguma boa informação acerca de aparelhos SE. :)
 
« Last Edit: August 02, 2012, 02:21:49 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re:Guia de lâminas Single Edge
« Reply #7 on: August 02, 2012, 04:25:05 pm »
0
Excelente artigo, obrigado pela partilha.

Como postei nas aquisições de julho, arranjei essas lâminas a bom preço.

Pelo que eu entendi do artigo e das discussões, o que correr ao utilizar essas lâminas de uso industrial será de oxidarem após o primeiro uso. Então se deitar-lhes fora ao usar uma vez não terei problemas, suponho, ou estou exposto a mais algum risco?

O pior é que o fabricante nem deu bola para o email que lhe mandei e gostaria de experimentar essas SE.

Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Guia de lâminas Single Edge
« Reply #8 on: August 02, 2012, 04:54:19 pm »
0
Não é só isso - também podem não ter o gume suficientemente afiado ou adequado para proporcionar um bom barbear.
É que lâminas para ferramentas não são propriamente o mesmo que lâminas para barbear...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Guia de lâminas Single Edge
« Reply #9 on: August 02, 2012, 05:26:39 pm »
0
Pelo que eu entendi do artigo e das discussões, o que correr ao utilizar essas lâminas de uso industrial será de oxidarem após o primeiro uso. Então se deitar-lhes fora ao usar uma vez não terei problemas, suponho, ou estou exposto a mais algum risco?

Mete uma na máquina e experimenta, o pior que te pode acontecer é teres um mau escanhoado, mas como já as compraste e já agora mais vale experimentá-las  ;).


Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re:Guia de lâminas Single Edge
« Reply #10 on: August 02, 2012, 11:35:57 pm »
0
De resto, aqui está uma boa fonte de informação acerca de lâminas (opiniões, etc.): http://theoriginalsafety.proboards.com/index.cgi?board=b
Esse fórum é pequeno, mas também tem alguma boa informação acerca de aparelhos SE. :)

Obrigado pela dica, já "dar uma volta" pelo site e parece-me muito interessante.

Nota: Devido a problemas técnicos decidiram mudar o fórum para outra localização, o seu irmão mais novo THE ORIGINAL SAFETY TOO que é gerido pelas mesmas pessoas.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Guia de lâminas Single Edge
« Reply #11 on: August 02, 2012, 11:39:16 pm »
0
Ui, há que actualizar a lista de fóruns. Não tinha reparado...
O B&B também tem uma secção interessante de SE's, e no shavenook há muitos membros que usam esses aparelhos, alguns já os usam há décadas... pois lá nos USA é bem mais fácil arranjar lâminas SE ou injector que em Portugal.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re:Guia de lâminas Single Edge
« Reply #12 on: August 03, 2012, 01:57:37 pm »
0
Tinha essa impressão (talvez por nunca ter visto uma SE dessa marca). Mas agora vejo que provavelmente fiz confusão...
Penso que as confundi com as lâminas feather para a gama de navalhetes dessa marca (Proguard, etc.) My bad... :P


Aqui vai um leilão no ebay com fotos de uma máquina Feather SE, eles tinham de ter um motivo para fazer estas lâminas  ;D



Excelente artigo, obrigado pela partilha.

Como postei nas aquisições de julho, arranjei essas lâminas a bom preço.

Pelo que eu entendi do artigo e das discussões, o que correr ao utilizar essas lâminas de uso industrial será de oxidarem após o primeiro uso. Então se deitar-lhes fora ao usar uma vez não terei problemas, suponho, ou estou exposto a mais algum risco?

O pior é que o fabricante nem deu bola para o email que lhe mandei e gostaria de experimentar essas SE.

Já experimentas-te as lâminas?
« Last Edit: August 03, 2012, 01:59:23 pm by RF »

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re:Guia de lâminas Single Edge
« Reply #13 on: August 03, 2012, 02:00:17 pm »
0
Muito obrigado pelas respostas.
No fim de semana com mais calma irei testar essas lâminas e posto aqui as impressões.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Guia de lâminas Single Edge
« Reply #14 on: May 14, 2013, 02:13:48 am »
0
Empresa americana que tem vários tipos de lâminas SE. O endereço eletrônico é este: http://www.tedpella.com/dissect_html/dissect.htm#anchor1623602
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal