Author Topic: Algumas dúvidas básicas: dificuldades ao barbear com navalhete  (Read 18977 times)

Offline gcayres

• Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Respect: 0
    • Email
0
Pessoal,
me apresentei ha alguns dias atrás, contanto que havia comprado um navalhete para substituir a gilette descartavel comum...
A coisa se mostra promissora pra mim, mas estou com alguns pequenos problemas que nao venho conseguindo solucionar, por isso peço algumas dicas, por favor.

1) Fazer a espuma: tenho usado um creme bozzano, com um pincel comum. nao tenho conseguido na espuma nada proximo do que se costuma ver nos videos que postam aqui... a espuma fica pouco densa e nao dura muito na cara... enquanto vou barbeando a espuma vai "desaparecendo" sozinha... tenho umedecido o pincel em agua quente por um tempo antes de fazer a espuma, escorro um pouco e bato com o pincel úmido...

2) O contra-pelo. Tenho conseguido fazer duas passagens sem grandes dificuldades, a não ser a minha barba que cresce de um jeito muito variado. Fui fazendo a coisa de um modo gradual: primeiro só a primeira passagem; depois a primeira com a segunda nos lugares mais faceis; depois primeira e segunda em tudo; depois primeira, segunda e terceira só nas "costeletas". e não consegui passar daí, e mesmo assim com alguma dificuldade, porque a lamina vem prendendo muito nos pelos... o que posso fazer?

3) Locais menos acessíveis: alguma dica para conseguir melhorar o passar da lâmina nos lugares mais difíceis? dobra do queixo, bigode proximo ao nariz, curvas do pescoço, o "gogó"...

obrigado pelas boas vindas do outro topico!

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
Re:Algumas dúvidas básicas: dificuldades ao barbear com navalhete
« Reply #1 on: August 13, 2012, 09:30:06 am »
0
Posso ajudar em relação ao primeiro ponto (apesar de não conhecer o Bozzano): se a espuma está como descreves, o melhor é usares mais produto.

O ponto 2 parece ser consequência da qualidade da espuma: melhora isso e resolverás o problema.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Matulão

• No fio da navalha
    • Email
« Reply #2 on: August 13, 2012, 11:43:41 am »
0
A questão do queixo e do bigode, vai fazendo devagar com muita calma que a prática leva te á perfeição, comigo essa questão tanbem se pôs mas com o tempo foi-se revolvendo.

Offline brunofontes

• Affair com uma British Aristocrat
    • Restaurantes no Centro do Rio
« Reply #3 on: August 13, 2012, 10:02:11 pm »
0
Sobre a parte 1: É bom fazer testes também com diferentes quantidades de água. As vezes tá ficando com água de mais ou não está trabalhando o suficiente.

Tenho um creme bozzano e dá para fazer uma espuma boazinha com ele! :)
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline Rui

• Arkoólico anónimo
  • Respect: +1
« Reply #4 on: August 14, 2012, 10:55:15 am »
0
NO meu caso e parece que no seu tambem a barba nasce em varias direções mas com o tempo vai conhecer todas as direções por regiões da cara e depois tudo parece mais facil.
Eu normalmente faço uma passagem a favor e outra contra pelo sendo que isso tem varias direções na minha cara :-)
depois dou retoques que são normalmente na região do queixo e de um dos lados do pescoço que são para mim as partes mais dificeis.
No caso do pescoço é só uma questão de pulso uma pequena inclinação na lamina e fica perfeito, mas no caso do queixo já a tecnica tem que ser diferente e eu faço uma de cima para baixo outra de baixo para cima e como fico com pelos na cova que tenho faço uma da direita para a esquerda e outr ada esquerda para a direita com cuidado para não aumentar a cova do queixo.

Offline brunofontes

• Affair com uma British Aristocrat
    • Restaurantes no Centro do Rio
« Reply #5 on: August 14, 2012, 04:12:20 pm »
0
NO meu caso e parece que no seu tambem a barba nasce em varias direções mas com o tempo vai conhecer todas as direções por regiões da cara e depois tudo parece mais facil.
Eu normalmente faço uma passagem a favor e outra contra pelo sendo que isso tem varias direções na minha cara :-)
depois dou retoques que são normalmente na região do queixo e de um dos lados do pescoço que são para mim as partes mais dificeis.
No caso do pescoço é só uma questão de pulso uma pequena inclinação na lamina e fica perfeito, mas no caso do queixo já a tecnica tem que ser diferente e eu faço uma de cima para baixo outra de baixo para cima e como fico com pelos na cova que tenho faço uma da direita para a esquerda e outr ada esquerda para a direita com cuidado para não aumentar a cova do queixo.

Minha barba também cresce em direções diversas. Por vezes fica algum ponto mal feito, pois acabo passando na direção errada e não faço o contra-pelo.
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline Rui

• Arkoólico anónimo
  • Respect: +1
« Reply #6 on: August 14, 2012, 05:18:16 pm »
0

Minha barba também cresce em direções diversas. Por vezes fica algum ponto mal feito, pois acabo passando na direção errada e não faço o contra-pelo.
[/quote]

Comigo é um problema recorrente, mas como passo sempre a mão pela cara a seguir a todas as passagens vou decorando as direções do pelo e com o habito vai correndo bem.

Offline gcayres

• Casca DOVO
  • **
    • Email
« Reply #7 on: August 21, 2012, 10:17:13 pm »
0
Ola amigos, obrigado pelas dicas...

consegui melhorar a espuma CONSIDERAVELMENTE... mas ainda assim venho tendo dificuldades com o contra-pelo... a lamina continua "agarrando" nos pelos... apesar de ter dado uma certa melhorada.

como só tenho feito a barba com o navalhete nos finais de semana pra fazer com calma, as experiências têm sido lentas...

mas obrigado mesmo assim!

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #8 on: August 22, 2012, 12:31:44 pm »
0
Tente não molhar a lâmina, já que a água é adstringente.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline BeKhO_84

• Cella na tigela
« Reply #9 on: August 22, 2012, 01:13:53 pm »
0
Tente não molhar a lâmina, já que a água é adstringente.

Se calhar é esse o meu problema com a navalha também, após cada passagem passo a lamina por agua, só que depois fica mais dificil o deslizar pela cara.

Vou experimentar  ;) obrigado pela ideia jltgonca.
BeKhO_84

Offline JPCoelho

• Fatboy Slim
« Reply #10 on: August 24, 2012, 01:14:38 am »
0
Assim como nas Safery razors, o correto é não fazer pressão com o navalhete contra a pele?Acho que o meu navalhete é muito leve, sempre acabo com razor burns.

Sobre a questão 3.O Geofatboy tem um video que pode te ajudar:
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=ThH3EWRHUZI" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=ThH3EWRHUZI</a>
Curitiba-Paraná-Brasil

Offline lamina

• Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Algumas dúvidas básicas: dificuldades ao barbear com navalhete
« Reply #11 on: August 24, 2012, 09:23:34 pm »
0

No queixo varrimentos laterais ajudam... ;)

Offline GADREL

• D.Quijote de La Toja
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
« Reply #12 on: August 26, 2012, 01:47:23 am »
0

No queixo varrimentos laterais ajudam... ;)

+1!!! ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline gcayres

• Casca DOVO
  • **
    • Email
« Reply #13 on: September 17, 2012, 01:33:09 am »
0
Continuando o assunto...

a situação com o navalhete vem melhorando um pouco lentamente...
adquirindo mais habilidade com ela e conseguindo fazer direito a terceira passagem em mais lugares, apesar de o bigode e as laterais do queixo ainda não estarem dando certo.

mas gostaria de aproveitar aqui para pensar numa outra coisa: tenho demorado MUITO para fazer a barba com a navalhete, o que só me possibilita fazer a barba com ela aos finais de semana por causa do trabalho.
no cotidiano, tenho usado o multilaminas descartavel mesmo, que foi o grande motivo da minha insatisfação e que me levou a procurar ver como usar o navalhete.
um "safety razor" me permitiria um ganho de tempo considerável, mesmo que com menos qualidade?

meu trabalho não é nada exigente com relação à barba (poderia até mesmo não fazê-la se quisesse), então costumeiramente faço a barba apenas com uma passagem no sentido dos pelos para ir trabalhar... será que um SR seria útil nesses casos?
Se for, o unico que já vi vendendo aqui no Rio de Janeiro foi um que me pareceu de qualidade bem ruim...
achei num desses sites que traz produtos da china um de 5 dólares. valeria a pena arriscar?

abraços, obrigado pela ajuda!

Offline john3voltas

• Vigorosamente Floïd
« Reply #14 on: September 17, 2012, 01:49:50 am »
0
Não sei se encontras a Wilkinson Classic à venda aí no Brasil.
Se encontrares, compra porque é uma boa safety razor para o preço (3€) e vai poder ajudar-te no contra-pêlo.
Agora, pergunto-me se estarás a encontrar problemas com as lâminas que estás a usar.
Se percebo bem, um navalhete deve ser uma navalha que leva lâminas double-edge ou single-edge, certo?
Se sim, o problema pode estar nas lâminas e não na técnica.
Tenho 2 safety razors e sempre que uso lâminas BIC Platinum a minha cara entra pra obras...
Eu no teu lugar experimentava outras lâminas.
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal